Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

O que é e como se preparar para a Business Agility

Camila Farinho
Camila Farinho

Compartilhe

Nos tempos atuais de incertezas e mudanças, as empresas com modelos tradicionais não dão conta de responder rapidamente a um momento em que as tecnologias se renovam constantemente.

Para responder rapidamente a essas mudanças, muitas empresas estão em busca do modelo Business Agility, que se trata de agilidade do negócio. E quando falamos em Business Agility, estamos falando em muito mais do que aplicar apenas os métodos ágeis. As empresas estão repensando todo os seus modelos de negócios, destravando muitas vezes processos e burocracias que impedem que a organização cresça de maneira ágil.

O ponto de partida das organizações é adaptar a cultura organizacional a essas mudanças também. Se uma empresa não tiver como valor na cultura a adaptabilidade, dificilmente terá sucesso com a mudança comportamental das pessoas.

Os colaboradores precisam se adaptar a esse ambiente e estar preparados para as mudanças. Adaptabilidade é uma característica determinante para fazer parte de uma organização com a cultura ágil.

Mas como você pode se preparar para trabalhar em uma empresa com a cultura ágil?

Aqui vai algumas dicas:

  • Aprender sobre o manifesto Ágil: O primeiro ponto é aprender sobre fundamentos de agilidade. Independente da área que você trabalhar, precisará entender esse mundo, para a engrenagem funcionar.

  • Explorar um pouco sobre o Mindset necessário para embarcar no mundo Ágil: Explorar características como autonomia, confiança e colaboração são características chaves nesse processo de mudança.

  • Conhecer os papéis e suas responsabilidades: Conhecer os papéis necessários e suas responsabilidades, faz parte para que uma transformação ágil seja bem sucedida. Explorar como as equipes ágeis são organizadas, vai ajudar muito a fazer parte desse novo universo.

  • Agilidade no dia a dia: Aprender como priorizar tarefas, mensurar resultados, identificar gargalos e tudo que possa agilizar o fluxo de trabalho.

  • Entrega de valor: Toda essa mudança se resume em entregar valor para o cliente de maneira rápida, e com qualidade. Esteja preparado para se alinhar com a cultura ágil da empresa e gerar mais valor para o negócio e para o cliente.

Nesse mundo de de tantas mudanças, muitas empresas já começaram ou vão começar a enraizar a cultura ágil, e estarão em busca de pessoas atualizadas, e nós como colaboradores precisamos estar preparados para entregar o que estão buscando.

Se você pensa em se preparar, ou preparar toda a sua empresa, conheça nossa Formação Bussiness Agility. Com ela, você, sua equipe, e toda a empresa vão poder colocar tudo em prática!

Camila Farinho
Camila Farinho

Camila é coordenadora comercial B2B na Alura. Começou sua carreira no grupo Caelum e tem grande experiência com a área de Educação e Tecnologia. Trabalhou com Product Owner durante 6 anos em um projeto interno, e tem vivência com times de tecnologia e comercial.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão