Dia Internacional da Mulher: Onde é nosso lugar?

Izabella Oliveira
Izabella Oliveira

Compartilhe

imagem de capa com mulheres de mãos dadas

As coisas já mudaram no mundo onde vivemos, e caminhamos para ainda mais mudanças todos os dias. Mas ainda assim, as mulheres enfrentam dificuldades no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

Muitas se sentem em um ambiente não favorável, por conta da maior parte das áreas e dos cargos serem ocupados por homens. Há, ainda, problemas como: desigualdades salariais entre homens e mulheres, mesmo quando ambos estão na mesma posição, dificuldade em conquistar a credibilidade de clientes e a falta de protagonismo em palestras e eventos das áreas em que atuam.

Percebemos isso através da história de mulheres que se disponibilizaram a contar seus depoimentos para que pudéssemos incentivar outras mulheres. Elas nos contaram suas trajetórias numa pesquisa que fizemos com a Workana. Muitas delas decidiram, em algum momento, mudar de carreira, mostrando que o cenário pode ser diferente e que podemos estar onde quisermos, fazendo o que quisermos.

Ada Lovelace - a mãe da computação

Foi, não somente a primeira mulher, mas a primeira pessoa a programar na história, escrevendo algoritmos para o funcionamento de uma máquina mecânica.

Ada Lovelace começou a estudar matemática, incentivada pela mãe, desde a primeira infância. Um de seus orientadores foi, também, o primeiro professor da Universidade de Londres - que foi a primeira universidade da Inglaterra onde mulheres podiam se graduar.

Mais de cem anos de sua morte, Ada é referência no mundo da computação. Seus estudos e dedicação abriram portas para o que temos hoje.

Você pode!

Dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional das Mulheres. Esta data também representa a luta para buscar, a cada dia, nosso lugar no mundo. E este lugar pode ser onde nós quisermos!

Nos próximos dias você poderá acompanhar nas Redes Sociais da Alura e da Workana as histórias inspiradoras de mulheres que estão desenvolvendo suas carreiras através da tecnologia. Fique atenta, nos siga e conheça os cases!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão