MicroStrategy, o que é?

MicroStrategy, o que é?
Beatriz Magalhães
Beatriz Magalhães

Compartilhe

As ferramentas de visualização de dados estão cada vez mais conhecidas devido à grande necessidade de analisá-los. Considerando essa oportunidade, novas opções de ferramentas para análise de dados vêm surgindo e cada uma delas busca trazer diferenciais para conseguir um bom posicionamento no mercado.

Nesse artigo, iremos conhecer e estudar sobre uma dessas empresas e seu software de visualização. Vamos lá?

Alt text: Três pessoas vestidas formalmente em uma pista de corrida. A primeira, uma mulher, está olhando para frente; a segunda, um homem, está utilizando uma lupa observando o que está à frente; e o terceira, um homem, utilizando um notebook.

A MicroStrategy é uma empresa que foi fundada por Michael Saylor em 1989 e possui um valor de mercado de quase US$ 2,8 bilhões. Ela iniciou apostando em novas soluções de inteligência de negócios e hoje possui soluções como software móvel e serviços baseados na nuvem.

A empresa foca em criar serviços personalizados de acordo com a necessidade de cada área ou cliente, por isso, conta com soluções para diferentes contextos como:

Serviços financeiros: Idealizada especificamente para instituições financeiras, focando em reduzir custos, gerar receita, melhorar a experiência do cliente, gerenciar riscos e navegar pelos requisitos regulatórios.

Cuidados de saúde: Pensada para o sucesso do cliente em saúde e produtos farmacêuticos, visando otimizar os fluxos de trabalho operacionais, melhorar o fornecimento de produtos/serviços e trazer uma experiência de alto nível de atendimento ao paciente.

Análise superiores para varejo: Voltada aos varejistas para aprimorar o gerenciamento do inventário, cadeia de abastecimento e operações da loja.

Análise de dados orientada por missão: Voltada ao setor público para fornecer informações significativas rapidamente, ajudando na tomada de decisões políticas.

Análise de dados para tecnologia e parceria com OEM’s (Fabricantes Originais de Equipamentos): Pensada para agregar valor aos seus clientes e aumentar a adoção por meio de análises com automação em massa, governança, segurança, escalabilidade e baixo custo de propriedade.

Explorando outros produtos da empresa

Como já foi mencionado, a gama de produtos da MicroStrategy vai além do software de visualização e vale a pena saber um pouco mais sobre os outros produtos que a empresa pode nos oferecer.

HiperInteligência: Promete fornecer insights e ações instantâneas, permitindo a tomada de decisões baseadas em dados em tempo real.

Inteligência incorporada: Modifica e amplia com facilidade a funcionalidade analítica para tomar melhores decisões de negócios.

Nuvem: Armazena os aplicativos de análise em um só lugar, poupando tempo de trabalho.

Parcerias com a empresa: Possibilita que o cliente faça parcerias com especialistas da MicroStrategy para obter resultados com mais rapidez.

Iniciativa educativa: Oferece treinamento por meio de cursos que geram certificados profissionais para analistas, arquitetos, administradores e cientistas de dados.

No site oficial da MicroStrategy, conhecemos um pouco mais de todos os produtos, além de termos acesso a um material de apoio com vídeos e textos, que nos ajudarão na utilização da ferramenta.

alt text: Logo da empresa MicroStrategy, representado pelo seu nome escrito com letras vermelhas.

Falando do software de visualização em questão, o MicroStrategy Workstation permite que façamos análises de forma simplificada, possibilitando que desenvolvedores ou pessoas com menos experiência consigam criar e administrar aplicativos sofisticados de análise corporativa.

O MicroStrategy Workstation tem um grande leque de possibilidades de ações como:

  • conectar-se a vários outros sistemas MicroStrategy;
  • agendar conjuntos de dados para publicação;
  • compartilhar dossiês (nome dado pela ferramenta ao seus dashboards); e adicionando-os às bibliotecas dos usuários, entre outras funções.

alt text: Ilustração de um notebook com um dashboard em sua tela. A sua volta existem outros itens ilustrados com textos e gráficos que se conectam ao notebook central.

Caso você queira interagir mais com essa temática, a ferramenta também possui uma comunidade, na qual existem discussões sobre vários temas relacionados ao software, como soluções de problemas e entendimento das suas funcionalidades.

Créditos:

Escrita:

Produção técnica:

Produção didática:

Beatriz Magalhães
Beatriz Magalhães

Beatriz cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Faz parte do Scuba Team e tem focado seus estudos na área de banco de dados e Business Intelligence, atuando nos fóruns dessas áreas. É muito curiosa e adora aprender coisas novas e compartilhar com outras pessoas.

Veja outros artigos sobre Data Science