Qlik, o que é?

Qlik, o que é?
Afonso Augusto Santana Sales Rios
Afonso Augusto Santana Sales Rios

Compartilhe

Empresas do mundo todo vêm investindo recursos em tecnologia a fim de utilizar ferramentas que auxiliam na tomada de decisões de seus negócios com base nos dados coletados e indicadores.

Com o aumento crescente do volume de informações e a necessidade de comparar uma enorme quantidade de dados de diferentes tipos de arquivos, fontes e base de dados, essas empresas enfrentam alguns desafios. Esses desafios podem partir da organização dos dados, de maneira simples e acessível, até a transformação desses mesmos dados em análises descomplicadas. Para isso, é realizado a utilização de uma ampla variedade de gráficos e elementos de visualização de dados para apresentação às partes interessadas (stakeholders).

Ilustração exibindo dois personagens, um homem e uma mulher. O homem está sentado à mesa com um notebook que está projetando diversos gráficos e dados. A mulher está de pé observando e analisando a projeção.

Uma das ferramentas que buscam solucionar esse tipo de problema, além de proporcionar para as pessoas usuárias um ambiente de fácil exploração e análise dos dados é o Qlik.

Neste artigo, vamos entender o que é o Qlik, quais são seus principais produtos e como ele funciona.

O que é Qlik?

A Qlik é uma empresa de software fundada em 1993 em Lund, na Suécia, mas atualmente com sede na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Com mais de 38 mil clientes ativos, a empresa possui uma gama de produtos ligados à área de Business Intelligence (BI) com foco na exibição de dados de informações gerenciais.

Gif com a personagem Hermione (da série de filmes Harry Potter) e um texto escrito na parte inferior da imagem “É Qlik, não “Click!” ”.

Segundo o CEO da empresa, Mike Capone, a visão da Qlik consiste em:

“Nossa visão é de um mundo alfabetizado em dados. Onde pessoas, empresas, organizações e governos lidam com seus desafios mais complexos com dados.”

A Fast Company, revista americana de negócios, indicou a Qlik, em 2017, como uma das Top 10 empresas mais inovadoras, pontuando que para organizações que trabalham em problemas complexos e com muitos dados, a Qlik é um grande achado.

Podemos citar também o Quadrante Mágico 2021 de Gartner que posiciona a Qlik como uma ferramenta líder, junto a Microsoft Power BI e o Tableau, identificando-a como uma ferramenta de forte visão de produto impulsionado por ML (Machine Learning) e IA (Inteligência Artificial).

Mas, além desses pontos, o que faz da Qlik uma ferramenta especial?

  • Intuitiva: usa interfaces simples de “arrastar” e “soltar” para criar visualizações de dados interativas e flexíveis. Os dados se adaptam automaticamente aos parâmetros definidos pelo usuário (sem a necessidade de recorrer a desenvolvedores ou cientistas de dados) trazendo visualizações inteligentes.

  • Flexível: oferece, através de sua Plataforma de Inteligência Ativa, a possibilidade de combinar uma série de serviços em nuvem, como a AWS, Azure e Google Cloud. Esses serviços favorecem o fornecimento de dados em tempo real, prontos para analytics e úteis para qualquer ambiente de analytics, desde o Qlik até o Tableau, Power BI e outros.

  • Centralizada no gerenciamento: possibilita, por meio de uma plataforma centralizada, localizar e compartilhar as análises de maneira ágil.

  • Portfólio abrangente de recursos: a Integração de dados da Qlik oferece recursos acessíveis de descoberta de dados para analistas e consumidores finais aliado ao suporte de uma série de ferramentas que disponibilizam os dados prontos para analytics em tempo real, automação de streaming, catalogação e publicação destes na nuvem desejada.

  • Storytelling com dados: permite o compartilhamento de portfólios organizados que auxiliam na formação de uma linha de raciocínio compartilhando insights com os seus dados.

  • Alfabetização de dados e foco no cliente: o Programa de Alfabetização de Dados da Qlik desenvolve a capacidade das pessoas na leitura, manipulação, análise e comunicação com os dados. Esse programa capacita funcionários de todos os níveis a fazer as perguntas certas sobre dados, desenvolver conhecimento, tomar decisões e comunicar o significado a outras pessoas.

Produtos

A Qlik possui dois principais produtos:

Qlik Data Integration:

Apresenta uma gama de ferramentas que fornecem uma integração de dados com softwares de BI como Tableau, Power BI e outros mais. Essa integração de dados potencializa a descoberta e disponibilidade de dados para fazer análises em tempo real, automatizando o fluxo dos dados, a catalogação e publicação destes na nuvem desejada.

Qlik Analytics

Dentro dos produtos da Qlik Analytics temos duas principais ferramentas chamadas Qlik Sense e Qlik View.

Logomarca da Qlik View (à esquerda) e da Qlik Sense (à direita com um sinal de adição entre elas (centro).

Qlik Sense

Considerado uma das ferramentas mais populares da Qlik, o Qlik Sense fornece uma interface moderna e interativa, na qual a pessoa usuária pode usar todas as diversas ferramentas da Qlik para modelar e gerenciar os dados, criar visualizações, layouts e o storytelling dos dados.

Ele é uma ferramenta de BI com analytics nativo em nuvem baseado em Inteligência Artificial (IA) e uma série de recursos para facilitar a análise de dados. Pela simplicidade, o Qlik Sense é mais acessível para usuárias(os) de todos os níveis de conhecimento.

Qlik View

O Qlik View é uma ferramenta de análise e visualização de dados que permite buscar, integrar, processar e analisar dados das mais diversas fontes. É bastante utilizado no desenvolvimento de modelos de dados, aplicativos analíticos e painéis semi ou totalmente customizados a fim de criar relatórios para as(os) usuárias(os) finais através de ponto de acesso.

Diferentemente do Qlik Sense, o Qlik View fornece recursos para o processamento analítico online (OLAP) com o propósito de realizar operações analíticas de dados multidimensionais.

Existem algumas diferenças entre as duas ferramentas mas, de uma forma geral, o Qlik Sense é uma ferramenta que possui análises mais visuais, enquanto que o QlikView, análises mais técnicas.

Personagens animados Woody e Buzz Lightyear (da série de filmes Toy Story) com um texto escrito no topo e na parte inferior da imagem “Data, data everywhere”( em português, “Dados, dados em todos os lugares”.

Além disso, a Qlik possui diversos produtos complementares como:

Qlik Cloud Platform: plataforma na nuvem com opções de implementação híbrida, que oferece escolhas e flexibilidade na forma como você implementa, armazena e analisa dados em uma ou mais nuvens.

Qlik AutoML: ferramenta de machine learning automatizada para analistas. Esta ferramenta gera facilmente modelos, auxilia em previsões e teste de cenários de negócios usando uma experiência simples e sem código.

Qlik Replicate: ferramenta de replicação e ingestão de dados. Ela permite que organizações acelerem a replicação, a ingestão e o streaming em uma ampla variedade de bancos de dados heterogêneos, data warehouses e plataformas de big data.

Qlik Compose for Data Lakes: solução que automatiza os pipelines de dados para criar conjuntos de dados prontos para análise provenientes de Data Lakes.

Qlik Compose for Data Warehouse: solução que automatiza e otimiza a criação e a operação de data warehouses. Ela automatiza o projeto do warehouse, gerando código ETL, e aplicando atualizações seguindo os padrões de design.

Qlik Enterprise Manager: ferramenta que fornece uma interface de gerenciamento para soluções de dados Attunity e que auxilia no projeto, monitoramento e execução de tarefas do Qlik Replicate e do Qlik Compose em grandes empresas.

Qlik Catalog: serviço de criação de catálogos que documenta e localiza automaticamente quaisquer relacionamentos entre conjuntos de dados e por diversas ferramentas de BI, fornecendo a visão de todos os dados que a organização tem disponível para análise.

Licenças

A precificação no ambiente da Qlik está dividida em duas soluções:

  • Analytics de Dados: com os produtos Qlik Sense Business e Qlik Sense Enterprise SaaS.
  • Integração de Dados: com produtos como Qlik Replicate, Qlik Compose entre outros.

Na solução Analytics de Dados, a licença da Qlik Sense Business (solução na nuvem para análise entre grupos e equipes) é de U$ 30,00 por usuária(o) por mês, sendo cobrada anualmente.

Já para o Qlik Sense Enterprise SaaS (solução na nuvem para escalar e estender análises em departamentos e organizações) é requerido entrar em contato com a Qlik para consulta com os representantes de vendas.

O mesmo acontece com os produtos de Integração de Dados, em que é requerido entrar em contato com a Qlik para consulta dos valores.

Além disso, podemos destacar que o Qlik Sense e o Qlik View possuem versões pagas mais robustas. Entretanto, no caso do Qlik View, você pode ter uma versão gratuita, que pode ser aplicada para uso pessoal. Já o Qlik Sense, possui apenas versões pagas, mas conseguimos instalá-lo e utilizá-lo, de maneira gratuita, através da versão teste (free trial) na qual é possível navegar em boa parte de suas funcionalidades dentro dos 30 dias de uso.

Gif de um dashboard em que um homem com trajes formais (camisa e gravata) destaca o topo do dashboard exibindo algumas engrenagens e, logo após, volta a posicionar o topo no lugar.

Resumindo, a Qlik possui uma série de ferramentas que permitem uma exploração aberta e movida pela curiosidade, fornecendo às pessoas usuárias (em qualquer nível de habilidade) a capacidade de fazer descobertas em seus dados, auxiliando-os na obtenção de resultados e análises relevantes.

Para ter acesso a comunidade Qlik, explorar projetos, extensões e visualizações para turbinar seus projetos utilizando a ferramenta, acesse o Qlik Developer.

Afonso Augusto Santana Sales Rios
Afonso Augusto Santana Sales Rios

Afonso é formado em Engenharia Elétrica, mas sempre com um pézinho na área da educação básica e tecnológica. Apaixonado por tecnologia, futebol e estudo de línguas, tenta trazer um pouco de ambos os mundos para seus estudos. Atuou como professor de Matemática em escolas públicas de Petrolina, através de um ONG na área de educação, e em projetos educacionais em diversos estados. Com conhecimento na linguagem Python, vem se desenvolvendo em Data Visualization e em outras ferramentas de BI.

Veja outros artigos sobre Data Science