Conectando o Workbench ao MySQL no Linux

Conectando o Workbench ao MySQL no Linux

No dia a dia de um(a) DBA, pessoas desenvolvedoras e até mesmo engenheiros(as) de dados é necessário ter acesso aos dados guardados, modelar um banco de dados ou fazer uma consulta. O MySQL Workbench é uma ferramenta gráfica que permite trabalhar de forma fácil e descomplicada com servidores de banco de dados. Neste artigo, iremos aprender a instalar e a conectar o Workbench ao MySQL no Linux. Vamos lá!?

Quadrado na cor azul escuro e com transparência mostrando a interface do Workbench. No centro deste quadrado é apresentado o desenho de uma chave de boca. Do lado direito da chave é apresentada a forma de um golfinho e de um banco de dados, ambas com traços de cor branca. Embaixo das formas, está a palavra “MySQL Workbench”.

Baixando o MySQL Workbench

Ao acessar a página de download do MySQL Workbench, iremos selecionar o sistema operacional (Ubuntu Linux) e a versão (20.04) que está sendo utilizada neste tutorial. Depois de realizar essa ação, a página mostrará dois arquivos com essa versão, faremos o download do primeiro. Esse arquivo tem extensão .deb, que é um tipo de arquivo executável do Linux.

Site da página de download dos arquivos MySQL. No canto superior da imagem é apresentada a URL: https://dev.mysql.com/downloads/workbench/. Logo abaixo, na cor azul, é apresentada a frase: MySQL Community Downloads. No centro da imagem temos duas opções para realização de download. No lado direito, a primeira palavra download é apresentada destacada por um retângulo vermelho.

Em seguida, o site pedirá para fazer o login na Oracle ou para criar um login, mas não é necessário. Para continuar, clique em “apenas fazer o download”.

Página do site de downloads do MySQL. No canto inferior esquerdo está escrito “No thanks, just start my donwload”, destacado com um retângulo vermelho.

Depois de feito o download, vamos abrir o terminal do Linux e começar a instalação.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Preparando o ambiente para instalação

Antes de tudo, não podemos esquecer de fazer o login como root no terminal. Para isso, use o seguinte comando no terminal:

sudo su

A sua senha será solicitada, digite e aperte enter.

Feito isso, estamos prontos para começar a instalação.

Instalando o MySQL Workbench

Antes de darmos o comando para a instalação, precisamos navegar até a pasta onde se encontra o arquivo baixado. Geralmente, os arquivos baixados ficam dentro da pasta Downloads. Para isso, use o seguinte comando no terminal:

cd Downloads

Aperte enter e você estará dentro da pasta de Downloads.

Agora, precisamos descompactar o arquivo para que a instalação possa ser feita. Para isso, use o seguinte comando no terminal:

dpkg -i mysql-workbench-community_8.0.27-1ubuntu21.04_amd64.deb
Gif mostrando o terminal do Linux executando o comando “dpkg -i mysql-workbench-community_8.0.27-1ubuntu21.04_amd64.deb”

Atenção nesse comando: o nome do arquivo no comando precisa estar igual ao nome do arquivo dentro da pasta. Caso contrário, será retornado um erro informando que o arquivo não foi encontrado.

Mais um ponto de atenção: durante a execução do comando será mostrado alguns erros, mas esses erros não implicam em nenhum problema na instalação.

Agora estamos prontos para, de fato, instalar o MySQL Workbench. Para isso, use o seguinte comando no terminal:

apt-get -f install
Gif mostrando o terminal do Linux executando o comando “apt-get -f install”.

Depois da execução do comando terminar, vamos verificar se o MySQL Workbench foi instalado, pesquisando pelos aplicativos.

Tela de pesquisa dos aplicativos no Linux, com fundo de cor roxa. A palavra “workbench” é apresentada dentro da caixa de pesquisa e  logo abaixo é demonstrado o logotipo do MySQL. O logo tem o fundo na cor azul escuro e a forma de um golfinho e uma chave de boca destacada em branco.

Conectando ao MySQL Workbench

Vamos abrir o MySQL Workbench clicando no ícone e começar a configurar a conexão. Se você tiver o MySQL Server instalado, por padrão, no Workbench a conexão localhost vem pré-configurada.

Tela inicial do MySQL Workbench com a mensagem “Welcome to MySQL Workbench” e abaixo da mensagem, um texto descritivo sobre o Workbench e a conexão local pré-configurada.

Ao clicar duas vezes sobre a conexão, abrirá uma janela que solicita a senha. Então, é só digitar a senha e clicar em ok.

Prontinho, conexão feita! Agora você pode começar a praticar e criar banco de dados, tabelas e querys.

Gif apresentado a tela inicial do MySQL Workbench e a aba de login com a conexão local pré-configurada.

Gostou deste artigo e quer conhecer ainda mais sobre banco de dados e o MySQL?

A Formação SQL com MySQL Server da Oracle foi feita para você! Aqui, te ajudaremos em todos os passos do processo, desde a instalação até a criação de um banco de dados.

Maria Gabriela Oliva
Maria Gabriela Oliva

Oi, eu sou a Maria.Sou graduada em Sistemas para Internet, apaixonada por tecnologia, dados e gatos. Já atuei em algumas áreas antes de vir para área de dados, como: devops e desenvolvimento de software. Atualmente estou na área de dados, com conhecimento em banco de dados, SQL e nas mais variadas ferramentas de Business Intelligence.

Veja outros artigos sobre Data Science