Media Content do Pinterest

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Cidiclei Almeida
Cidiclei Almeida

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Neste artigo você vai aprender sobre algumas funcionalidades do Pinterest para impulsionar o seu negócio.

Aplicativo do Pinterest em uma tela de dispositivo móvel #inset

Você já conhece ou ouviu falar do Pinterest? De forma resumida, o Pinterest é uma rede social baseada em imagens e categorias que serve de inspiração para o que você procura no momento. A variedade de imagens e possibilidades é tão grande que é possível sair dessa pesquisa com muitas ideias e também com muitas dúvidas! Brincadeiras à parte, é comum isso acontecer quando temos uma infinidade de opções e inspirações.

O Pinterest pode ser acessado por meio do seu site na web e, também, por aplicativos disponíveis para Android e iOS. Quando você entra na rede social, você pode escolher os tipos de conteúdos que deseja ver no feed inicial ou buscar por algum tipo de ideia na barra de pesquisa, caso sua procura seja mais específica.

Imagem mostrando a barra de busca da plataforma Pinterest e várias fotos de decoração de sala #inset

Os pins

Quando você encontra um conteúdo do seu interesse e deseja salvar uma imagem ou produto, você pode pinar esse conteúdo para ficar salvo em seu mural. Para isso, você deve ter um perfil criado. Salvando essa imagem você não corre o risco de perder esse material!

Os pins são muito mais do que imagens, são bookmarks visuais e interativos que, quando clicados, levam o usuário ao site de origem do conteúdo em questão. Inclusive, há uma extensão do Pinterest disponível para os navegadores com a qual você pode salvar imagens de qualquer site em suas coleções.

E o que importa tudo isso? Importa que, tanto os pins, quanto os bookmarks, podem ser uma grande fonte de tráfego orgânico para o seu site ou produto, já que pesquisas revelam um público de interesse muito valioso.

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Pinterest Ads - A novidade da vez

Recém chegado no Brasil, mais especificamente em abril de 2021, o Pinterest Ads é uma plataforma de publicidade de rede. Por meio dela, é possível patrocinar pins em diversos formatos, seja em vídeo, imagem, carrossel e app pin. Além do alcance que sua marca e produto pode obter, o Pinterest Ads oferece ferramentas muito completas, se liga nessa lista:

  • Segmentação automatizada: Eles escolhem o público com base nos detalhes do seu Pin;

  • Interesses: Alcance pessoas com base em interesses, como receitas ou decoração. Seus anúncios aparecerão enquanto as pessoas navegam pelos feeds iniciais;

  • Dados demográficos: Delimitação do público certo usando informações como idade, gênero, local e idioma;

  • Palavras-chave: Termos específicos de pesquisa para alcançar pessoas prontas para agir. Seus anúncios aparecerão nos resultados da pesquisa e nos Pins relacionados;

  • Listas de clientes: Lista de clientes para alcançar pessoas que já tiveram engajamento com o seu site, loja ou conteúdo do Pinterest;

  • Comportamentos semelhantes: Use públicos com comportamentos semelhantes para encontrar pessoas com interesses e comportamentos parecidos com os dos clientes que você já conquistou.

Por conta dessas possibilidades é que muitas marcas e lojas estão presentes no Pinterest.

E tem mais…

O SEO (Search Engine Optimization) do Pinterest é tão bem posicionado que chega a ultrapassar o Google Imagens.

Mas se isso ainda não te surpreendeu, veja os dados fornecidos pela própria página do Pinterest Business:

  • 93% dos Pinadores usam o Pinterest para planejar compras;

  • 87% dos Pinadores compraram algo devido ao conteúdo que viram no Pinterest;

  • 72% dos Pinadores afirmaram que o Pinterest os apresenta a novas marcas e serviços;

  • 10 bilhões de recomendações são feitas todos os dias.

Bom, acho que agora conseguimos te mostrar o potencial desta plataforma!

Para finalizar...

O Pinterest é uma plataforma em que os anúncios agregam valor ao conteúdo. Como entram no Pinterest para descobrir ideias novas, as pessoas estão mais abertas a anúncios e conteúdos de marcas do que estariam em outras plataformas.

Segundo a plataforma, 97% das principais pesquisas no Pinterest não estão relacionadas a uma marca, o que representa uma ótima oportunidade para você alcançar as pessoas antes dos seus concorrentes. Ou seja, sua marca pode aparecer para as pessoas certas no momento certo.

Além disso, você alcança pessoas que tomam decisões de compra. Quase metade das mulheres no Brasil, 45% das pessoas da Geração Z e 60% das mães brasileiras usam o Pinterest.

Bem, agora você pode acessar o Pinterest e navegar nessa plataforma fantástica, que pode ser usada tanto para criar conteúdos maravilhosos através dos Pins, quanto para alavancar seu negócio com um tráfego muito valioso.

E se você deseja explorar mais as possibilidades do Tráfego Pago, conheça nosso curso Google Ads na formação de Marketing Digital.

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