Como usar ferramentas de vendas para entender melhor o cliente

Como usar ferramentas de vendas para entender melhor o cliente
Pedro Freitas
Pedro Freitas

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Aprofunde e potencialize seus relacionamentos como vendedor(a) por meio das novas tecnologias

Se você trabalha com vendas, é bem capaz que passe boa parte do seu tempo buscando formas de se aproximar de potenciais clientes e expandir seu mercado de trabalho, não é mesmo?

Hoje em dia acaba sendo muito importante construir um relacionamento saudável com suas parcerias para gerar um ambiente de confiança e próspero para os negócios. E é por isso que nós da Alura trazemos a você algumas sugestões de ferramentas de vendas para elevar seu potencial de trabalho.

Essas novas tecnologias podem te ajudar no dia a dia operacional de vendas e em seus processos comerciais. Então, confere aí algumas dicas que podem elevar a qualidade do seu e-mail marketing, ligações e estratégias!

1. Sistema CRM

bússola apontando para a palavra cliente
Fonte: Shutterstock

Antes de falarmos especificamente sobre vendas, precisamos falar sobre organização e eficiência. O sistema CRM é responsável por reunir em um só lugar informações sobre relatórios, históricos de negociações e, por muitas vezes, fornecer integração com outras plataformas de automação de marketing.

Usar uma plataforma como o CRM te permite a elevar os índices de produtividade e previsibilidade do comércio. Por oferecer uma base de dados completa, o CRM otimiza os processos de tomada de decisão, e a análise das métricas de desempenho te fornece a informação necessária para reduzir os riscos no negócio.

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2. Help Scout

imagem do helpscout
Fonte: Help Scout

Agora que você já tem as informações do seu negócio organizadas, chegou a hora de pensar em outra etapa importante do setor de vendas: a prospecção. O Help Scout é uma ferramenta de organização de e-mails, que também pode ser integrada ao CRM, e de fortalecimento do relacionamento entre cliente e empresa.

Cada vendedor(a) possui um login próprio dentro do Help Scout, onde pode manter contato frequente com seus clientes e atualizar o banco de dados da empresa. Essa ferramenta registra todo o histórico do relacionamento entre as duas partes e colabora para a agilidade na comunicação.

Por exemplo: a empresa contrata uma nova funcionária e ela precisa contatar um cliente que nunca estabeleceu conversas antes. Não tem problema! A plataforma te fornecerá um histórico completo das mensagens anteriores e, por fim, também realizará um relatório completo sobre o desempenho da equipe.

3. Find that Lead

imagem da página inicial do find that lead
Fonte: Find that lead

Ainda na área de prospecção, muitas vezes as estratégias de Inbound Marketing não são suficientes para fornecer o fluxo esperado de clientes da empresa. Portanto, outras setores de relacionamentos, como o Outbound marketing, ainda são fundamentais para o cotidiano de uma empresa.

O Find that Lead é uma extensão para Google Chrome que fornece ferramentas de social selling(utilização das redes sociais para criar e manter relacionamentos com o público e, como conseqüência, gerar vendas.) para os vendedores. Por esse programa, a empresa consegue captar e-mails vindos do LinkedIn, Twitter e sites do cliente visitados pelo recurso.

Em poucos minutos, você tem em suas mãos tornas as informações sobre o perfil de seu potencial cliente e pode adotar a estratégia correta para abordar essa pessoa. Em casos de empresas que trabalham com B2B, você também pode descobrir facilmente quem é a pessoa tomadora de decisões no negócio.

BÔNUS: Estude, estude e estude!

Ter o conhecimento sobre as técnicas ideais para o ambiente de comércio é uma peça-chave para alcançar o sucesso. E não existe outra forma de atingir esses objetivos senão estudar muito sobre o assunto.

A Alura fornece mais de 1,1 mil cursos para você se aprimorar nas novas tecnologias do mundo dos negócios e se aperfeiçoar nas vendas. Pela nossa comunidade ativa, aulas em vídeo com altíssima qualidade e exercícios práticos, você estará preparado em um piscar de olhos!

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