Design para marketing digital: quais são os primeiros passos?

Design para marketing digital: quais são os primeiros passos?
priscila.stuani
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O marketing digital é uma grande área de especialização muitas vezes inexplorada por quem está prestes a começar sua carreira.

A verdade é que nenhuma estratégia de marketing se sustenta sem comunicação visual, e a procura por designers na área só cresce a cada ano.

Se você se interessa e quer saber mais sobre o assunto, nós te ajudamos a dar os primeiros passos para ser um profissional de design para marketing digital.

Por que o design é tão importante para o marketing digital?

O objetivo do marketing digital é promover produtos e marcas por meio de mídias digitais, principalmente a internet. Para isso, uma estratégia bem desenvolvida é aquela que atrai, informa, converte e encanta o público para transformá-lo em um cliente fidelizado e engajado.

Você já identificou onde entra o seu trabalho de design nessa história? A comunicação visual é fundamental para o marketing digital. O design gráfico é a forma de apresentar o conteúdo e guiar o usuário para o próximo passo sem que ele se perca ou desista no caminho.

Banner promocional da Alura, com chamada para um evento ao vivo no dia 12 de fevereiro às 18h30, com os dizeres

Por que aliar beleza e funcionalidade?

O design sempre foi um casamento entre forma e função, mas no marketing digital a segunda parte ganha um pouco mais de destaque.

O encantamento visual é muito importante para atração e compartilhamento de um produto ou marca, mas esse é um esforço desperdiçado caso o designer não consiga guiar o público para uma próxima etapa de conversão.

Se você se interessa e pretende trabalhar nessa área, deve prestar muita atenção para a usabilidade do seu trabalho. É uma questão de descobrir como fazer o usuário navegar pelo conteúdo e instigá-lo a clicar no botão certo, na hora certa.

Quais são as melhores práticas de design para marketing digital?

Certo, você entendeu a importância da sua profissão para o marketing digital. Mas como colocar em prática o seu design para trabalhar nessa área? É o que vamos mostrar agora.

Sites

É claro que o site de um produto ou marca é o centro da estratégia de marketing digital. O designer contratado para cuidar dessa área costuma se preocupar muito com a navegação e exposição da marca, para facilitar a conversão de usuários em clientes.

Isso significa criar Landing Pages atraentes e que mostrem tudo o que ele precisa saber imediatamente. Deve conter chamadas destacadas, descrições bem diagramadas para fácil leitura e imagens atraentes.

Caso a conversão seja feita em várias etapas, também é necessário pensar em todo o fluxo do processo. Dessa maneira, pode-se usar formulários intuitivos, navegação bem sinalizada e dicas visuais pelo percurso.

Blogs

Uma estratégia bastante presente hoje nos planejamentos de marketing pelo mundo é o marketing de conteúdo. Ao contrário da mídia tradicional, que expõe a marca para um público geral de forma uniforme, essa estratégia é uma forma de oferecer às pessoas um conteúdo relevante na hora certa para que os clientes venham até a empresa por conta própria.

No centro do marketing de conteúdo está o uso de blogs, que necessitam de um designer para uma diagramação focada em conversão. O design de blogs deve valorizar o conteúdo e garantir a facilidade da leitura, para depois guiar o usuário intuitivamente a se aprofundar mais naquele produto ou marca.

Imagens para redes sociais

Outro alicerce do marketing digital é o engajamento do público por meio das redes sociais. Hoje em dia, não se faz esse trabalho sem a ajuda de um designer.

Todas as empresas já perceberam que a comunicação por meio de imagens, vídeos, infográficos e animações tem uma chance muito maior de atingir o público e gerar compartilhamentos do que apenas o texto sozinho.

Seja em uma capa de Facebook, uma imagem para o Instagram ou um GIF para o Twitter, uma campanha de marketing digital bem-sucedida sabe criar uma linguagem visual própria e aplicá-la em suas redes sociais. Todo designer interessado nessa área adora este tipo de desafio.

E-mail marketing

Design para e-mail? Sim! O e-mail não é só uma ferramenta muito importante para estratégias de marketing digital, como a atuação de um designer nessa peça em específico pode alavancar as conversões de uma empresa.

O importante aqui é que o profissional saiba criar um design simples, porém impactante, que chame a atenção em um segundo e não deixe que o usuário feche a mensagem.

Outra característica do e-mail marketing que exige um designer atento e interessado é a forma como os e-mails são lidos. As plataformas mobile se tornaram quase onipresentes para pessoas que checam suas mensagens o dia inteiro.

Por isso, as práticas de design responsivo são indispensáveis para não atrapalhar a experiência de atração da marca. Independentemente de como o seu cliente abra a caixa de entrada do e-mail dele, o conteúdo de sua marca tem que estar lá, limpo, claro, objetivo e passando a mensagem para o qual foi criado.

Call to action

Em todas as situações acima, o trabalho mais importante de um designer no marketing digital é criar os chamados "Call to action" (Chamado Para a Ação — CTA) da melhor forma para atrair e converter clientes.

Um CTA pode ser um link, um botão para cadastro, um formulário para capturar e-mails, um bom e velho "Compre agora!" ou qualquer chamada que instigue o usuário a tomar uma ação para se aproximar mais de consumir uma marca ou produto.

Essa é uma tarefa essencial de um designer, demanda muito estudo e várias tentativas. Dependendo da natureza do público-alvo e do seu comportamento na internet, é preciso testar formas, tamanhos, cores e o posicionamento de CTAs para encontrar o mais eficiente em atrair cliques.

O design para marketing digital é uma área repleta de desafios para o profissional que está começando a sua carreira. Precisa de pessoas que gostem de estar o tempo todo testando novas possibilidades e criando novas formas de se comunicar visualmente.

Esse é o seu caso? Então compartilhe este artigo no Facebook e no Twitter e quem sabe você não começa a criar uma rede de contatos com profissionais tão interessados quanto você!

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