Como participar da comunidade da Alura pelo Discord

Como participar da comunidade da Alura pelo Discord
Adriana Vieira
Adriana Vieira

Compartilhe

Uma parte muito importante da experiência de quem estuda na Alura é poder compartilhar e trocar informações em comunidade. Quando você acessa o Discord, é natural que apareçam algumas dúvidas, especialmente se nunca utilizou esta aplicação.

Siga os passos para ter acesso à agenda de eventos, novos conteúdos do Aluraverso, vagas de emprego e, claro, conversar com o pessoal.

1. Acesse a comunidade do Discord

Logo depois de fazer o login na plataforma, você já encontra no topo um banner com um link que leva à comunidade! Você também pode acessar pelo menu superior “Comunidade”, conforme a imagem.

Caso você já tenha a aplicação instalada, você será direcionado para o Discord. E caso não tenha, não é necessário instalar! É só fazer uma conta e acessar pela web.

Página inicial de acesso à comunidade do Discord.

2. Filtre os assuntos do seu interesse

No canto superior esquerdo, você tem todos os seus servidores. Com o servidor Alura selecionado, você encontra a categoria Informações. Ali, você tem o canal de boas-vindas, onde é bem importante selecionar as escolas das quais você participa e quer acompanhar.

Feito isso, automaticamente a escola que você escolheu aparece como uma nova categoria, logo abaixo de “Alura Geral”. Aqui eu selecionei a escola Ux Design para você ver como fica:

Página para selecionar a escola de UX & Design.

Ainda na categoria Informações, você encontra as regras para se comunicar da melhor forma na comunidade. Já em Avisos e Agenda, você fica sabendo de tudo que está rolando de novo no Aluraverso e acessa em primeira mão informações de eventos, Lives, vídeos e episódios de podcast. Por fim, em Atendimento, você acessa os links para tirar todas as suas dúvidas relativas à plataforma da Alura.

3. Configure o seu usuário

Ao lado do seu nome de usuário, no canto inferior esquerdo, você encontra um botão de configurações de usuário. Em Perfil do Usuário, você pode incluir uma foto para o seu avatar, mudar a cor de fundo e fazer uma descrição no campo Sobre Mim (é possível usar markdown e links).

É bem importante acessar também o tópico Voz e Vídeo e dar permissão para o microfone e para a câmera. Ali você pode testar como está o volume e também configurar uma tecla específica para usar o modo Aperte Para Falar, se preferir.

Configurações de voz no painel de voz e vídeo.

Outra dica nessa parte das Configurações é adquirir o Nitro. Ele não é necessário para ter uma boa experiência na comunidade do Discord, mas é ótimo para quem adora emojis e figurinhas, quer usar um avatar animado, personalizar videochamadas com fundos especiais e muito mais.

4. Explore as categorias

Na categoria Alura Geral, você encontra vários canais para interagir! Entre os principais, está um chat com toda a comunidade, um canal para se apresentar, outro de links e artigos e outro só com depoimentos onde você encontra bastante troca de experiências dos colegas. Participe também de canais para descontrair um pouco, como o off topic, Jogos e Filmes.

Mais abaixo, tem a categoria que você marcou lá no início. Ali, você tem acesso a avisos mais específicos dessa escola. No canal Projetos, você compartilha o que tem feito e no canal Links e artigos, você encontra conteúdos de instrutores ou artigos interessantes dessa área específica. Ainda tem um canal só para Vagas de emprego, para quem estiver em busca de uma oportunidade profissional.

O canal Por onde começar merece a atenção de quem está iniciando os estudos! Como existem muitas direções e possibilidades, foram disponibilizados ali vários planos de estudos possíveis, feitos pelos alunos e alunas e pelo Scuba Team.

Plano de estudos.

5. Faça chamadas de voz ou vídeo

Quer fazer uma videochamada? Na lista de usuários à direita, clique com o botão direito no nome de quem deseja interagir e vá em Perfil. No canto superior direito você já encontra a opção de Chamada de voz e Videochamada. Por ali também é possível adicionar mais pessoas à conversa.

Faça chamadas de voz e vídeo.

Se estiver acessando pelo celular, toque na foto da pessoa ou do grupo que deseja conversar. Em seguida toque em “Vídeo”.

6. Use a função criar tópicos para conversar

Quando quiser interagir com a mensagem de algum canal, você pode responder normalmente ou você pode criar um novo tópico. É uma maneira de organizar a conversa e criar um feed separado para ela. O tópico existirá dentro do próprio canal, mas terá um lugar diferente onde os membros podem falar sobre um assunto específico.

É como se fosse um canal dentro do canal, mas que pode ser facilmente removido quando a conversa acabar. Quando quiser pesquisar um tema no canal, é interessante também ver os tópicos já criados para ver se a informação que você precisa já está lá.

Use a função criar tópicos para conversar.

7. Filtre suas menções na caixa de entrada

Ao conferir sua caixa de entrada, existem alguns filtros que podem ajudar na sua experiência. A caixa de entrada é um ícone no canto superior direito, ao lado da barra de busca. Em Não Lidas, estão todas as mensagens dos canais não silenciados.

Se você for em Menções, há uma opção de filtro à direita. Ali você pode escolher ver as menções apenas do servidor da Alura ou de todos que você participa. Pode também escolher ver ou ocultar as menções para @everyone, assim como ver ou ocultar menções ao seu cargo (no caso, a escola que você segue).

Filtre menções na caixa de entrada.

Espero que tenha gostado das dicas para usar o Discord! Agora é só aproveitar a comunidade para tirar dúvidas, trocar experiências e ficar por dentro de tudo que está acontecendo no Aluraverso.

Adriana Vieira
Adriana Vieira

Analista de Conteúdo na Alura.

Veja outros artigos sobre Programação