Mulheres em tech: autoras da Casa do Código

Mulheres em tech: autoras da Casa do Código
Adriana Vieira
Adriana Vieira

Compartilhe

Para este artigo da série Mulheres em Tech, queremos resgatar a campanha #LeiaMulheres e te convidar a conhecer os livros assinados por mulheres da Casa do Código, editora da Alura. Conheça algumas de nossas autoras, seus livros e o que elas têm a dizer sobre a equidade no setor editorial.

Joice Barbosa Mendes

A professora Joice Barbosa Mendes autora do livro Lógica de Programação com Portugol publicado na Casa do Código.

Mesmo com o constante contato com a escrita na docência, a professora Joice Barbosa Mendes conta que escrever um livro é uma experiência diferente. Para além de descrever o conhecimento técnico, é preciso pensar e repensar a forma de apresentar o conteúdo, considerando o público para o qual o livro é destinado.

Seu livro Lógica de Programação com Portugol foi feito em parceria com seu grande amigo e colega, o prof. Rafael Muniz. A ideia do livro é a inclusão de pessoas na tecnologia e na programação. O Portugol foi escolhido por ser codificado utilizando o nosso idioma, considerando que uma das barreiras encontradas pelas pessoas iniciantes em programação é o domínio do inglês.

Sobre a baixa representatividade feminina no setor editorial, especialmente na área de tecnologia, Joice revela esperança:

“As mulheres estão reconhecendo que não há espaços que não possamos ocupar, não há atividades que não tenhamos capacidade para desempenhar, e não há áreas de conhecimentos que não possamos ter domínio e escrever sobre”.

Rosangela Marquesone

Rosangela Marquesone autora do livro Big Data: Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados publicado na Casa do Código.

A autora Rosangela Marquesone tinha um sonho: escrever um livro sobre Big Data. Ela conta que, antes de escrevê-lo, já era encantada com os livros da Casa do Código quando, mesmo com alguma insegurança, resolveu arriscar e perguntar se havia interesse no seu projeto:

“Para minha alegria, disseram que sim, e a partir daí me deram todo o suporte para que esse sonho se tornasse realidade. O maior desafio para mim foi manter o ritmo, buscando não desanimar nos dias que estava sem inspiração”.

Sobre a equidade no setor editorial, a Rosangela acredita no poder da representatividade e que, com mais mulheres autoras, vamos mostrar que esse espaço fica muito mais rico com a diversidade.

Conheça seu livro Big Data: Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados, para pessoas estudantes e profissionais que estão iniciando sua carreira em dados.

Julia Naomi

Alguém aí apaixonado por desenvolvimento de jogos? A Julia Naomi escreveu o livro Lean Game Development, em que aborda o tema de forma enxuta e interativa. Com ele, é possível entender um pouco mais de processos e metodologias lean e ágeis de modo que o planejamento e a capacidade de reação a mudanças do projeto seja mais flexível e orgânica.

Este foi o primeiro de três livros assinados por ela! Ela conta que as ideias estavam bem frescas, então escrevê-lo foi bastante tranquilo. Um momento muito recompensador que ela destaca foi quando recebeu feedbacks de um brasileiro que trabalhava na Square Enix do Japão e de um diretor de uma empresa de hardwares sobre como o livro tinha ajudado na organização de projetos e times.

Ela também é a autora de TDD para Games, voltado a pessoas desenvolvedoras de jogos, em especial para Unity, que tem interesse em melhorar suas práticas de escrita de testes. E do livro Programação Funcional e Concorrente em Rust.

A Julia percebe uma visibilidade menor dos livros escritos por mulheres, mas como ponto positivo de sua experiência, destaca:

“Amo que todos os meus processos com a Casa do Código foram feitos por mulheres do início ao fim!”

Adriélly Calil

Adriélly Calil autora do livro Inbound Marketing: Estratégias práticas para empresas e projetos publicado na Casa do Código.

A Casa do Código também tem livros de Negócios! A Adriélly Calil é autora de Inbound Marketing: Estratégias práticas para empresas e projetos, ideal para quem quer compreender como essa metodologia pode auxiliar no crescimento de empresas e projetos.

Além de destacar o quanto é gratificante escrever um livro por ser uma oportunidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo, ela destaca a parte mais desafiadora ao fazer um livro técnico: pesquisar muito para ter uma visão mais ampla e eliminar aspectos específicos que funcionam apenas para a empresa em que você atua.

Além de enfatizar a experiência super positiva que teve com a editora da Alura, a Adriélly deixa um conselho para as mulheres que sonham em trilhar o mesmo caminho que ela:

“O que posso dizer é: escrevam. Não tenham medos, não pensem muito nisso e não deixem a síndrome de impostora falar mais alto! Só escrevam, pesquisem e se divirtam com o processo”.

Valéria Helena P. Gerbelli

Professora Valéria Helena P. Gerbelli autora de dois livros publicados na Casa do Código: App Inventor Seus primeiros aplicativos Android e Kodular Desenvolvimento Android sem código.

A prof. Valéria Gerbelli já tem cinco livros publicados, dois deles pela Casa do Código! Feitos em conjunto com seu marido Nelson Gerbelli, eles são voltados para desenvolvimento de Aplicativos Mobile. São eles:

A professora Valéria nunca tinha imaginado escrever livros, mas foi motivada pela necessidade de encontrar material em português dentro do tema:

“Esses livros foram mais para ensinar a ferramenta que nos ajuda a lecionar na Escola Técnica Estadual Jorge Street em São Caetano do Sul, para quem tem algum conhecimento de programação e noções de lógica e até para quem já é experiente em programação”.

Vem aí: Livro Mulheres de Produto

Para fechar com chave de ouro, uma novidade incrível: com lançamento previsto para setembro, está chegando o primeiro livro brasileiro de produto digital escrito por 31 mulheres da tecnologia. O objetivo é ressignificar as referências de literatura brasileira e motivar as mulheres:

“Esperamos que esse livro possa incentivar outras mulheres a se mobilizarem e tirarem seus sonhos e propósitos do papel. É por meio deles que vivemos”.

Adriana Vieira
Adriana Vieira

Analista de Conteúdo na Alura.

Veja outros artigos sobre Institucionais