Como fazer uma boa apresentação: um guia completo

Como fazer uma boa apresentação: um guia completo
Maria Isabelle Silveira
Maria Isabelle Silveira

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Realizar uma boa apresentação é uma habilidade essencial em diversos contextos, seja acadêmico ou profissional.

Uma apresentação eficaz não apenas transmite informações, mas também engaja e persuade o público.

Neste artigo apresentamos um guia completo com 10 dicas sobre como fazer uma apresentação de sucesso, abordando os principais pontos para você construir um material que vai te ajudar a atingir os seus objetivos. São elas:

  1. Estabeleça o objetivo da apresentação
  2. Conheça o público-alvo
  3. Crie um storytelling envolvente
  4. Estruture os tópicos da apresentação
  5. Elabore um roteiro
  6. Reflita sobre o número de slides
  7. Atenção para o volume de informações
  8. Selecione recursos visuais criteriosamente
  9. Escolha bem cores e tipografia
  10. Anime o conteúdo

Levaremos em conta questões relacionadas tanto às reflexões e ações que você deve tomar a respeito da abordagem do conteúdo da apresentação quanto em relação à construção de slides em um programa de computador.

1. Estabeleça o objetivo da apresentação

O primeiro passo para uma boa apresentação é definir claramente o seu propósito. Pergunte-se: o que você deseja alcançar? Informar, persuadir, ensinar ou motivar?

Estabelecer um objetivo claro é fundamental para manter o foco e a estrutura da sua apresentação, garantindo que cada slide e cada palavra contribuam para o propósito final.

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2. Conheça o público-alvo

Saiba quais são as expectativas, interesses e o nível de conhecimento do seu público sobre o assunto que você vai apresentar.

A partir daí você deverá ajustar o conteúdo e a abordagem do seu conteúdo, a fim de criar uma conexão com a plateia.

Uma apresentação técnica para especialistas deve ser diferente de uma apresentação introdutória para leigos.

3. Crie um storytelling envolvente

Storytelling é um termo em inglês, no qual "story" significa história e "telling", contar. Mais que uma mera narrativa, storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.

Um bom storytelling transforma dados e informações, que por vezes podem ser frios e pouco apelativos, em uma história que toca as pessoas.

Para isso, pense em um contexto que faça sentido para o seu público e comece com uma introdução que prenda a atenção, apresente os desafios ou problemas.

Na sequência, desenvolva a história com exemplos e números, e conclua com uma solução ou chamada para ação.

Na Alura temos um curso que te mostra como estruturar o seu storytelling.

4. Estruture os tópicos da apresentação

Além de usar o storytelling para estruturar a sua apresentação, é importante organizar os tópicos de forma lógica e coerente.

Uma estrutura comum inclui introdução, desenvolvimento e conclusão. Lembre-se: cada seção deve fluir naturalmente para a próxima, criando uma progressão clara de ideias.

Para tanto, evite sobrecarregar cada slide com muitas informações: em vez disso, traga o conteúdo em porções menores e da forma mais direta possível.

Tenha em mente que tópicos muito longos podem quebrar a fluidez da sua apresentação, com o público se perdendo em algum assunto específico e esquecendo dos demais.

5. Elabore um roteiro

Com o storytelling e os tópicos já em mente, você precisa de um roteiro. Nele, escreva todos os pontos principais que serão abordados na sua apresentação e em que slides eles vão acontecer.

Este é um passo imprescindível para você “amarrar” bem o conteúdo, garantindo coerência e fluidez da fala e, claro, a abordagem de tudo que for relevante.

No roteiro, além do texto que você pretende enunciar, é possível também indicar quais recursos visuais vão auxiliar a apresentação, como imagens e animações.

Pense nesse momento como um primeiro esboço da forma que o seu material vai ter, levando em conta conteúdo e recursos visuais.

6. Reflita sobre o número de slides

Agora que você já chegou ao roteiro, está na hora de colocar a mão na massa para criar a apresentação em algum software gráfico, como PowerPoint, Canva e Gamma.

O número de slides deve ser proporcional ao tempo disponível para a apresentação. Uma boa regra é dedicar cerca de um a dois minutos por slide. Portanto, para uma apresentação de 20 minutos, 10 a 15 slides são geralmente adequados.

Resista à tentação de criar muitos slides, porque uma quantidade exagerada pode cansar o público. E, como falamos na dica de número 4, conteúdo de mais pode confundir as pessoas e atrapalhar o storytelling.

7. Atenção para o volume de informações

Slides são um apoio visual para o apresentador e, por isso, têm que funcionar em harmonia com essa pessoa. Textos e imagens existem para trazer materialidade ao que está sendo falado.

De modo que, se houver excesso destes elementos nos slides, será difícil para o público acompanhar o apresentador, uma vez que ele terá que dividir a sua atenção entre o apresentador e o slide.

Prefira, então, tópicos e frases curtas, e desenvolva o conteúdo verbalmente: ler o slide é um sinal claro de despreparo e insegurança.

Captura de tela de um slide onde há um título, onde se lê “Quem somos”, acompanhado de texto corrido abaixo, grafismos, uma fotografia e um logo.

Quantidade exagerada de informações visuais pode significar também “poluição visual”, que é quando muitos elementos brigam pelo protagonismo.

No slide acima, textos muito grandes disputam o protagonismo com grafismos e uma fotografia. Embora a quantidade de informações textuais não seja muito grande, eles estão muito “pesadas” no espaço.

Procure, portanto, manter um bom equilíbrio, controlando o tamanho dos objetos e conferindo espaço vazio confortável entre eles.

8. Selecione recursos visuais criteriosamente

Imagens, gráficos e vídeos podem tornar sua apresentação mais atraente e ajudar a ilustrar assuntos complexos, além de reforçar a mensagem e manter o público engajado.

Contudo, selecione-os de acordo com o seu público-alvo e tema geral da apresentação. Nada pior do que imagens com acabamento infantil em uma apresentação formal ou com estilos que não conversam entre si.

Você pode conferir como trabalhar o visual das suas apresentações em alguns cursos da Alura:

9. Escolha bem cores e tipografia

A escolha da tipografia e cores é fundamental para a legibilidade e o impacto visual. Use fontes claras e tamanhos de letra adequados.

Texto muito pequeno, por exemplo, é um erro relativamente comum, especialmente em apresentações presenciais, quando há a presença de uma plateia em diferentes distâncias em relação à tela ou à projeção.

Fuja desse problema e configure as suas fontes com, pelo menos, 20 pontos. As cores, em paralelo, também interferem no entendimento das informações do slide. Seja aplicada no texto, sejam aquelas presentes em imagens e grafismos, as cores devem:

  • Ter bom contraste entre figura e fundo;
  • Ser consistentes com o tema da apresentação e ao longo de todo o conteúdo, para que a sua apresentação seja mais profissional e atraente.
A imagem mostra duas amostras de texto sobre um fundo escuro. A amostra superior apresenta letras brancas, enquanto a amostra inferior utiliza letras azuis-escuras.

O baixo contraste entre as cores pode, especialmente, tornar os textos difíceis de ler. Certifique-se de usar tons diferentes o suficiente entre si.

Branco e preto costumam ser boas opções para fundos e tipografia porque são neutros e mantêm um bom contraste com cores escuras e claras, respectivamente.

No exemplo acima, qual conjunto de palavras você lê com mais facilidade: o branco ou o azul-escuro?

10. Anime o conteúdo

Falando de recursos visuais, animações ajudam a destacar pontos importantes e a guiar a atenção do público.

Se usadas com moderação para evitar distrações, elas são simples e eficazes vetores para elevar a sua a explicação sem sobrecarregar o público.

Gif animado mostrando a animação de um gráfico.

Com gráficos animados, por exemplo, você pode controlar a cadência da entrada das informações e destacar o que for mais importante.

Dica extra: não decore o conteúdo dos slides

Em vez de decorar os slides, compreenda profundamente o conteúdo. Isso permitirá que você fale de maneira mais natural e responda a perguntas com confiança. Decorar pode levar a uma apresentação robótica e menos flexível.

Seguindo essas diretrizes, você estará bem preparado para criar e executar uma apresentação de sucesso, capaz de engajar e impactar seu público-alvo de maneira eficaz.

Se quiser mergulhar ainda mais fundo, confira a nossa formação de apresentação, que aborda o processo criativo de ponta a ponta, desde a elaboração do roteiro até a criação dos slides no PowerPoint.

Maria Isabelle Silveira
Maria Isabelle Silveira

Graduada em Design pela Universidade Federal do Maranhão, com certificação em Designing High Impact Solutions pelo MITdesignX. Desde 2020, atuo na criação de elementos gráficos e, a partir de 2022, iniciei minha trajetória na área de UX/UI Design. Com mais de 2 anos de experiência, dediquei-me na construção de produtos digitais nos segmentos de educação, saúde e beleza, além da construção de produtos SaaS, dashboards e soluções para os mercados B2B e B2C.

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