As 8 melhores ferramentas gratuitas de design

Notebook aberto sobre a mesa, ao lado um óculos e uma xícara de café.

Ser designer, hoje, significa, quase sempre, trabalhar com softwares e aplicações em computadores.

Composição, tratamento de imagens, ilustração, criação de logos, design para web, edição de vídeo e muitas outras: praticamente todas as áreas do design têm programas e aplicativos próprios. Embora muitos programas pagos sejam o padrão da indústria - como no caso da Adobe - há opções gratuitas que nada deixam a desejar e são excelentes para que você possa dar os seus primeiros passos ou mesmo conduzir os seus projetos profissionais.

Vamos conhecer algumas delas a seguir - selecionamos oito excelentes opções para você, que deseja utilizar programas gratuitos:

  • Gimp;
  • Inkscape;
  • Figma;
  • Da Vinci;
  • Blender;
  • Krita;
  • Scribus;
  • Canva.

1. GIMP

Versátil e robusto editor de imagens, o GIMP é um software completo, capaz de realizar as mais diversas manipulações. É possível criar artes para redes sociais, pôsteres, composições, mockups etc.

De usabilidade similar ao Photoshop, o programa trabalha com camadas, oferece muitas opções de ajuste de cores e iluminação, filtros, ferramentas de seleção e demais funcionalidades para edição de imagens, pintura e composição gráfica.

Imagem que mostra a interface do programa GIMP.

Você pode baixá-lo em versões para os principais sistemas operacionais. Além de gratuito, o GIMP também é open source (código aberto), de modo que a comunidade contribui bastante no refino do programa.

2. Inkscape

Um poderoso software para desenho vetorial, o Inkscape é usado para a criação de uma grande variedade de projetos, como ícones, logotipos, composições, diagramas e gráficos. O Inkscape utiliza o padrão aberto SVG (Scalable Vector Graphics) como seu formato nativo e é uma aplicação de código aberto.

Imagem que mostra a interface do programa Inkscape.

Você pode fazer o download para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux. Assim como o GIMP, os usuários do Inkscape são bastante ativos na construção de novas funcionalidades, sendo muitas delas publicadas em sua página de extensões.

3. Figma

Figma é um editor on-line voltado para criação de interfaces gráficas para web (UI) e app e experiência de usuário (UX), com ênfase no trabalho colaborativo.

A ferramenta permite que diversos usuários acessem simultaneamente o mesmo projeto, facilitando ainda mais a dinâmica de times que trabalham à distância.

Com o aplicativo Figma Mirror, é possível espelhar a prototipagem do que está sendo feito no computador em smartphones Android e iOS. O Figma é, hoje, a ferramenta mais utilizada no mercado para prototipagem, então, se você pensa em se tornar um UX/UI designer, é muito importante conhecê-la.

Imagem que mostra a interface do programa Figma.

Sendo uma ferramenta on-line, não há necessidade de downloads e você pode acessar o Figma em computadores Windows, Mac e Linux. Além do plano gratuito, há também opções de pacotes pagos com mais recursos e suporte a equipes maiores.

4. DaVinci

Excelente opção para edição de vídeos, o DaVinci Resolve é um software poderoso para editar com cores, criar efeitos, e atuar na pós-produção de som. A indústria cinematográfica de Hollywood, inclusive, já o adotou como ferramenta de trabalho.

Imagem que mostra a interface gráfica do programa Da Vinci.

Tanto iniciantes quanto profissionais mais avançados podem utilizar o DaVinci Resolve.

5. Blender

Blender é um dos melhores programas para criação de gráficos 3D. Ele suporta toda a linha de produção tridimensional: modelagem, rig, animação, simulação, renderização, composição, motion tracking e até edição de vídeo e criação de games.

Mais um software de código aberto, uma das maiores vantagens do Blender é sua comunidade, que mantém atualizadas suas features e traz muito conteúdo de estudo para iniciantes neste universo.

Imagem que mostra a interface do programa Blender.

Disponível para baixar gratuitamente em diferentes sistemas operacionais.

6. Krita

Mais uma aplicação de código aberto, o Krita é focado em ilustração, animação 2D e artistas de concept. Roda em Windows, Mac e Linux. Traz suporte acelerado de alta qualidade Open-GL, gerenciamento de cores, configuração avançada de pincéis, camadas e máscaras não-destrutivas, suporte a arquivos vetoriais e muito mais.

Imagem que mostra a interface do programa Krita.

Disponível para download na versão do seu sistema operacional.

7. Scribus

O Scribus é um software de diagramação, que possui recursos avançados para organização de layout, controle de caracteres e incorporação de imagens. Oferece recursos profissionais como o modo de cores CMYK, gerenciamento de perfis ICC e cores por separação (spot colors).

Pensado para composição de livros, brochuras, cartazes e apresentações. O programa trabalha com uma grande quantidade de formatos gráficos, incluindo o SVG.

Imagem que mostra a interface do programa Scribus.

8. Canva

O Canva é um editor gráfico on-line para criação de artes a partir de modelos ou montando o seu próprio. Você pode criar peças como posts para redes sociais, banners para sites, cartões de apresentação, cartazes e brochuras.

A ferramenta roda tanto na web, nos sistemas Windows e Mac quanto em aplicativos de smartphone, para Android e iOS.

Imagem que mostra a interface do programa Canva.

Assim como o Figma, não é necessário baixar arquivos para utilizá-lo.

Gostou do assunto?

Nesse episódio do podcast Layers ponto tech, conversamos sobre ferramentas de criação free. Entendemos um pouco mais sobre vantagens e desvantagens de se utilizar esses softwares, para quem eles são indicados, respondemos algumas das dúvidas comuns a respeito deles e muito mais!

Quer aprender a trabalhar com essas ferramentas gratuitas? Conheça os nossos cursos e formações:

  • Formação Identidade visual com softwares gratuitos: desenvolva identidades visuais para marcas utilizando os softwares Inkscape, GIMP e Scribus, desde os primeiros passos até a criaçãos de um manual da marca.

  • Formação Figma: saiba como criar interfaces para sites e aplicativos no Figma com soluções inteligentes e bom design gráfico.

  • Formação Blender: capacite-se em modelagens em 3D manipulando o Blender, para produzir esculturas de alta qualidade de forma otimizada, conhecendo técnicas, aprendendo a utilizar referências e colocando a mão na massa com dicas e conceitos artísticos que envolvem o processo.

  • Curso Krita: Desenvolvendo uma pintura digital: aprenda o workflow fundamental para se trabalhar com o Krita e entenda os recursos de manipulação e pintura digital iniciais.

  • Curso DaVinci Resolve 16: Introdução à edição de vídeo: fique por dentro de todo o fluxo de trabalho de uma edição de vídeo. Saiba trabalhar com o gerenciamento de mídia, trabalhe com a criação gráfica com a aba e crie um look para o seu vídeo.

Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Sou designer gráfico formado pela PUC Rio e atuo no mercado de mídias impressas e virtuais. Já colaborei para grandes insituições, como Fundação Getúlio Vargas, Ipiranga e Sebrae/RJ.

Veja outros artigos sobre UX & Design