Principais erros de edição na fotografia

Principais erros de edição na fotografia

Com o mundo da fotografia digital crescendo a passos largos e com a facilidade de acesso a câmeras e a softwares de edição nos smartphones, o interesse por imagens perfeitas está cada vez maior. Hoje temos acesso a inúmeros aplicativos diferentes de correções e ajustes, e embora a grande maioria dos celulares já entregue fotos super bonitas, certos ajustes ainda são necessários.

Vale ressaltar, que na fotografia não existe certo ou errado. Existem estéticas que são melhores aceitas e existe também a nossa criatividade. Mas quando falamos em imagens mais bem aceitas, muitas vezes quando estamos começando nesse universo de edição não sabemos onde estamos "errando".

Aumento da nitidez da imagem

Todos nós gostamos de fotos bem nítidas, mas sabemos que às vezes o foco da imagem não fica tão perfeito. Para corrigir esse problema recorremos ao ajuste de nitidez nos aplicativos. Porém, esse ajuste deve ser feito com cautela, para não ter o efeito contrário do desejado, exagerando e deixando a fotografia estranha e cheia de ruídos.

Corrigir pontos específicos da imagem ou colocar um pouquinho de nitidez, não faz mal a ninguém mas precisamos tomar cuidado com o excesso.

Duas fotografias lado a lado. Na primeira, o retrato de uma mulher, focando em seu rosto. Na segunda imagem, um zoom no rosto da mesma mulher da anterior, mas com ajuste de nitidez excessiva, deixando a pele rasurada.

Imagem original / Imagem com ajuste de nitidez

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Fundo muito embaçado

Estamos vivendo uma febre de fotografias com fundo desfocado, parece que para termos uma foto com qualidade ou que pareça mais profissional, precisamos ter o fundo completamente embaçado e o objeto de atenção com muito destaque. Mas não necessariamente é assim, acontece que muitas vezes a imagem fica parecendo uma colagem e perde completamente a conexão com o fundo. Outro fenômeno que também ocorre é perder completamente o plano de fundo, não tendo nenhuma referência do contexto daquela imagem, o que não é bacana para uma impressão estética agradável. Ter o fundo embaçado pode ser um recurso muito bacana de composição quando queremos dar destaque a alguma pessoa ou objeto, mas esse recurso não pode ser exagerado, senão perdemos a beleza natural da fotografia.

Imagens lado a lado de uma lente de câmera em cima de uma mesa com objetos ao fundo.

Imagem com fundo mais natural / Imagem com fundo excessivamente desfocado

Fotos muito saturadas e HDR

Boa parte, senão todas, das nossas fotos que saem do celular, costumam estar com as cores mais opacas, sem tanta vivacidade. As fotos que mais impactam hoje em dia, são imagens com cores mais vivas, aquele azul lindo do mar e as folhas bem verdes. E é muito legal termos a possibilidade de poder editar e mexer nessas cores, alterando e tornando-as mais vibrantes. O problema acontece quando tornamos as cores muito irreais. Olhamos para essas fotos, elas passam uma sensação de estranheza, de mentira ou que estamos em um desenho animado (se a sua intenção for fazer edições mais fantasiosas está tudo certo).

Duas imagens lado a lado, de uma mulher em pé entre grandes folhas. Na primeira com cores naturais e vivas, na segunda com cores bem verdes e laranja.

Imagem com pouco ajuste / Imagem com muito ajuste

O mesmo acontece com HDR. Fotos com HDR muito acentuados passam uma sensação de falsidade e de desenho animado. Esse é um ótimo recurso para situações de luz complicada mas precisa ser usado com equilíbrio.

Sem contraste de sombra e de luz

Em algumas situações, as condições de luz para fotografar, podem ser bem complicadas, com sombras muito escuras e altas luzes muito claras. Isso acontece muito em nascer do sol, por exemplo. O ideal é sempre tentarmos fazer a melhor exposição, mas quando não é possível, muitas vezes caímos no erro de clarear bastante as sombras ou escurecê-las demais. Quando clareamos, tiramos a profundidade da foto e tudo parece estar chapado em um plano só. E quando escurecemos demais, ela ganha muito contraste e às vezes perdemos informação vendo só borrões pretos.

Duas imagens de um por do sol visto de cima da cidade, aparecendo vários prédios e casas. na primeira com luz natural e na segunda mais escurecida, quase não percebemos direito os prédios.

Imagem natural / Imagem editada

Cores corretas nos tons de pele

Devemos sempre lembrar que quando estamos editando uma imagem que contém pessoas, ao modificar o balanço de branco ou cores que atuam na pele (laranja, vermelho e amarelo), acabamos também influenciando no tom da pele em si. Peles que ficam mais esverdeadas podem criar uma sensação de que a pessoa está doente, ou a pele fica muito alaranjada e parece que ela fez um bronzeamento artificial. Pessoas de pele negra podem ficar com tons acinzentados ou muito claros mudando a característica da sua pele. É sempre bom ficar de olho em como as edições estão influenciando nos tons de pele.

três imagens de um homem de pele negra com braços cruzados, onde na primeira está em tom mais natural, na segunda um pouco amarelado e na terceira bem alaranjado.

Pele acinzentada / Pele esverdeada / Pele alaranjada

Suavizar demais a pele do rosto

Todo mundo gosta de dar aquele tapinha no visual e tirar as imperfeições do rosto. Tiramos manchinhas, espinhas e suavizamos a olheira. Mas o que acontece bastante é o uso das ferramentas “Claridade” ou redução de ruído usadas em excesso. O resultado é uma pele com aspecto de plástico, de boneca, muito artificial pois perde toda a profundidade das sombras que fazem o nosso rosto natural.

Duas fotos de uma mulher sentada com a mão no cabelo. Na primeira a imagem natural, e na segunda a foto com edição de redução de ruído aplicada de forma excessiva.

Foto sem ajuste / Foto com ajuste

Distorcer o fundo ao mudar partes do corpo

Assim como no ítem anterior, a ferramenta “Liquify” vem sendo muito usada para fazer mudanças no corpo. Acontece que quando usamos essa ferramenta, ela vai modificar tudo que ela passar por cima. Fundos neutros não possuem esse tipo de problema, mas quando o objeto ou pessoa, está na frente de um fundo com linhas e formas elas também serão distorcidas e tornando assim evidente o efeito. Para ter um melhor resultado não é aconselhável arrastar a ferramenta e sim ir dando pequenos toques para que ele aplique de forma mais pontual e suave. E claro, sempre ficar atento na orientação das linhas.

Duas imagens de uma com o braço dobrado apoiando a cabeça, ao fundo uma janela com grades. Na primeira a imagem normal e na segunda a fotografia modificada, reduzindo a espessura do braço dela e consequentemente as linhas da janela ao fundo aparecem distorcidas.

Conclusão

Vamos lembrar da regra mais importante: MENOS É MAIS. Sempre que você for fazer uma edição, vá aos poucos, adicionando os ajustes com cuidado e percebendo a real necessidade de aumentá-los. Nada disso é uma regra absoluta e o que vai comandar a sua edição é a sua criatividade!

Temos na plataforma alguns cursos que exploram bem essas definições de ajustes em fotos:


Créditos

Flavia Palazzo
Flavia Palazzo

Graduou-se em Ciências Biológicas, com mestrado em Botânica pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou na Universidade Santa Úrsula ministrando aulas no curso de graduação. A experiência no campo da biologia abriu o caminho para a fotografia, pois o seu interesse pela vida, em diversos aspectos, determinou a forma de registrar as imagens. O seu olhar sempre curioso e direcionado para a arte transformou-se no trabalho como fotógrafa onde atua há quase 10 anos.

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