Analista de BI em <T>

David  Neves
David Neves

Compartilhe

A profissão de Analista de BI começou a se destacar devido à constante necessidade das empresas entenderem os dados armazenados em diversas fontes, ou seja, quando a empresa possui dados não unificados e padronizados em um mesmo sistema.

Isso vem acontecendo, pois, dentro de uma organização é necessário um gerenciamento completo, que permita uma visualização geral de todas as dificuldades, ameaças, pontos fortes e oportunidades, que são capazes de manter a saúde do negócio, sendo aí que essa profissão se mostra fundamental.

Como o próprio nome Business Intelligence já diz, no português, Inteligência do Negócio, é de suma importância, que o Analista de BI entenda as métricas e as regras de negócio da área na qual estiver atuando.

Mulher utilizando um notebook

Para atender à necessidade de não só interpretar os dados da empresa, como de também conseguir projetar estratégias que incentivem o desenvolvimento e a manutenção do que foi avaliado, os(as) profissionais de BI apresentam as seguintes competências:

Compreender os conceitos de BI, linguagem SQL para banco de dados, estatística e ferramentas para: ETL, modelagem e visualização de dados.

Considerando que a entrega e apresentação periódicas de relatórios precisam ser bem estruturadas para transmitir as informações de forma clara e coesa, as técnicas de experiência do usuário, assim como, uma boa comunicação são fundamentais para o desempenho dessas atividades. Não podemos esquecer a importantância que o(a) Analista de BI seja organizado para a documentação das etapas de cada trabalho executado e até mesmo na coordenação das equipes.

Que tal aprimorar suas competências em oratória com o curso Curso Online Oratória para líderes: Como se comunicar profissionalmente | Alura e entender como fazer melhores gráficos com o curso Curso Online Data Visualization parte 1: introdução ao design de gráficos | Alura?

Veja outros artigos sobre Data Science