5 novidades do InDesign 2023

5 novidades do InDesign 2023
Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Compartilhe

O Adobe InDesign

Líder no mercado de diagramação de longos volumes de texto, o InDesign é o programa mais completo para designers que buscam uma larga oferta de estilizações no texto, automações sofisticadas e a possibilidade de criar documentos, tanto para produção impressa quanto para interação na tela de computadores e smartphones.

Se você usa o InDesign no seu dia a dia de trabalho, é fundamental se inteirar sobre todas as novidades do programa. Neste neste artigo vamos falar sobre 5 atualizações que a Adobe promoveu na versão 2023 do software. Vamos conhecê-las?

Banner promocional da Semana Carreira Tech, organizada pela Alura e FIAP. Texto: 'Descubra como graduações tech estão transformando o futuro. Cinco lives gratuitas para você mergulhar nas áreas mais transformadoras da atualidade, desde o que se estuda nas graduações até a prática do mercado. Garanta sua vaga de 01 a 05 de julho.' Imagem de profissionais usando equipamentos tecnológicos avançados, como óculos de realidade aumentada. Botão destacado com a chamada 'Garanta sua vaga'. Logotipos da Alura e FIAP no canto superior direito.

1. Auto Style

Que tal ter um ponto de partida para a criação dos seus layouts? A nova funcionalidade de Estilo Automático - Auto Style-, entrega estilos de parágrafo prontos para você utilizar em seus documentos.

Gif da seleção do menu “Style Packs” por meio do caminho: Window, Styles e por último Style Packs. Após clicar em Style Packs, é aberto um janela flutuante com diversas opções de estilos automáticos, que são visualizados ao se deslizar a barra de rolamento da janela.

Antes de aplicar os estilos automáticos, é recomendado um texto com ao menos mil caracteres. Caso não o tenha ainda, simule o texto com o Lorem Ipsum (para isso, clique com o botão direito do mouse dentro da caixa de texto e selecione a opção Fill with Placeholder Text). Para acessar os Auto Styles clique em Window (Janela), em seguida em Styles (Estilos) e por fim em Style Packs (Pacotes de Estilo).

Gif animado de uma massa de texto sendo estilizada com um dos estilos automáticos dentre as opções de Style Packs. É selecionado o estilo Avenue para personalizar o texto. O texto é todo estilizado com o estilo de parágrafo chamado Paragraph. Depois disso, porções específicas do texto são selecionadas e estilizadas com as cinco opções d de estilos automáticos.

Depois de escolher o estilo que você achar mais interessante, é possível ajustá-lo conforme você julgar mais interessante, dentro do painel Paragraph Styles (Estilos de Parágrafo). Todos os estilos vem com cinco categorias de parágrafo já prontas, com as suas famílias tipográficas específicas: Heading (Título), Subhead (Subtítulo), Paragraph (Parágrafo), List (Lista) e Ordered list (Lista ordenada).

2. Intercâmbio com o Illustrator melhorado

Você pode levar o seu conteúdo do Illustrator diretamente para o InDesign, preservando o visual de todos os elementos. Para fazê-lo é muito simples: basta copiar e colar (o famoso Ctrl C + Ctrl V).

Gif de todo o conteúdo de um documento do Illustrator para o InDesign. São importados: uma imagem de fundo, grafismos, uma linha de texto onde se lê Escola de UX & Design e um parágrafo.

Por enquanto, o texto é convertido em traçado no processo ou não carrega as mesmas configurações.

3. Nova pré-visualização de documentos no Mac OS

Se você assim como eu, salva várias versões do mesmo documento de InDesign, sem contar com a própria quantidade de arquivos diferentes, deve ser difícil se encontrar quando está procurando um arquivo específico no computador, não é? Para nos ajudar, a Adobe agora oferece uma pré-visualização mais detalhada dos seus documentos para quem usa dispositivo Mac.

Gif com a seleção da opção First 10 Pages dentro da seção Saving InDesign Files, menu Pages, da janela Preferences.

Para isso, é preciso ativar esta nova funcionalidade. Vá em File Handling dentro de Preferences (Preferências) e ajuste o número de páginas que deseja que sejam exibidas na pré-visualização. Pronto, agora você confere previamente o conteúdo antes de abrí-lo. Lembrando que esta função está disponível apenas para Mac OS.

4. Melhor duplicação

Nesta nova versão 2023 do InDesign é possível controlar onde as páginas duplicadas vão acontecer dentro do documento. Antes, elas sempre iam automaticamente para o final.

<> Estas novas cópias são posicionadas no final do documento.](assets/5-novidades-indesign-2023/imagem5-gif.gif)

Agora, você pode mandá-las para as páginas seguintes, com a opção Duplicate Spread. Caso prefira que elas sigam para o final do documento, clique em Duplicate Spread at The End of Document.

5. Novos formatos gráficos suportados

O InDesign agora aceita ainda mais formatos de imagem em seus documentos:

  • HEIF e HEIC: formatos que produzem imagens com maior qualidade;
  • JP2K/JPG2000: preserva mais qualidade do que o seu primo JPEG, mas que tendem a ser mais pesados; e
  • WebP: criado pelo Google, ele reduz o peso dos arquivos e facilita o carregamento na web.

Concluindo

Ao final do ano, geralmente no mês de outubro, a Adobe realiza o evento Adobe Max, no qual apresenta as principais novidades dos seus softwares. Em 2022 as atualizações que vimos acima foram as mais relevantes para o InDesign.

Caso você tenha interesse em ir mais a fundo no InDesign, se reciclar ou ainda ficar por dento de novas técnicas e conhecimentos, acesse a nossa Formação InDesign. Nela, você vai poder fazer cursos, assistir vídeos pontuais e ler artigos para aprender a dominar este software e conseguir realizar os mais diversos trabalhos usando esta importante ferramenta de design.

Até a próxima!


Créditos:

Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Sou designer gráfico de formação, com experiência no mercado de mídias impressas e virtuais. Hoje, sou instrutor de design na Alura e já colaborei para grandes insituições, como Fundação Getúlio Vargas, Ipiranga e Sebrae/RJ.

Veja outros artigos sobre UX & Design