5 curiosidades sobre como é trabalhar no Grupo Alura

5 curiosidades sobre como é trabalhar no Grupo Alura
Isabella Bispo
Isabella Bispo

Compartilhe

O Grupo Alura é formado por marcas e produtos dentro do segmento da Educação e da Tecnologia, como a Alura. O nosso objetivo como empresa é transformar a vida e a carreira de todas as pessoas que se conectam conosco, tratando todas elas da maneira mais humana possível, inclusive, quem trabalha com a gente.

Por isso, hoje você vai explorar o nosso ambiente de trabalho e terá a possibilidade de mergulhar nas experiências que proporcionamos internamente. Vamos nessa?

1. Cultura de lifelong learning

Somos uma empresa de Educação, portanto, o que trazemos em nossos cursos e produtos são aplicados no nosso ambiente de trabalho, principalmente, o conceito de profissional em T.

Para incentivarmos o desenvolvimento em T das pessoas que trabalham com a gente, todas elas possuem acesso gratuito às nossas plataformas. Além disso, podem e devem utilizar uma parte do seu período de trabalho para estudar.

Mais que isso, prezamos por um ambiente horizontal que possibilita a exploração de novos conhecimentos e áreas de interesse de forma contínua. Isso significa que aquela velha progressão de carreiras em escadinha, sem nenhuma mudança de rumo, não é o nosso foco. Na verdade, queremos que todas e todos se (re)descubram. Vamos conhecer a trajetória em T da Rafaele Lima, uma das nossas colaboradoras:

Recém-formada em Biblioteconomia, iniciei minha carreira no Grupo em 2015, como assistente comercial na Caelum Rio. Neste cargo, realizei atendimento ao público apresentando os cursos de nosso portfólio, processo de vendas e demais atividades que envolviam as aulas presenciais. Após alguns anos como assistente, recebi a proposta de atuar como supervisora de um time maravilhoso. Aprendi muito sobre gestão e cultura organizacional, passando a ter mais contato com as outras unidades de São Paulo e Brasília e sempre que sobrava um tempo, fazia os cursos como o de Scrum, Lógica e Front-End. Com a chegada da pandemia, tivemos mudanças internas e fui indicada por uma líder muito querida para o time de Marketing. Mesmo com pouca experiência, conheci pessoas incríveis e muito cooperativas - no marketing atuei em parcerias, comunidades, atendimento nas redes sociais, eventos e ainda participei da equipe de student experience. Gostei tanto que hoje estou aprofundando meus estudos na área de marketing. Bom, mas a vida nos surpreende! Citei que me formei em biblioteconomia, certo? Com a chegada da faculdade, recebi a proposta de atuar como Bibliotecária em nossa faculdade, a Alura.Tech. Hoje me sinto realizada, desenvolvendo atividades em prol da leitura e pesquisa.

2. Flexibilidade mode on

Entendemos que todas e todos possuem uma vida pessoal que pode contar com compromissos e imprevistos, além de funcionarem melhor em horários diferentes. Por isso, buscamos ter horários flexíveis e, dentro do possível, as pessoas escolhem o que funciona melhor para elas e alinham com seus times. Agora, vamos conferir a experiência da Kika Rodrigues, umas das nossas colaboradoras, com o trabalho flexível?

Trabalhar no remoto e possuir horários flexíveis eram pré-requisitos quando voltei ao mercado de trabalho após viajar pelo Brasil. Desde então, pude trabalhar de outros estados e até, de outro país. O lema dentro do meu time é "liberdade com responsabilidade" e é exatamente o que eu sinto. Ter liberdade para viajar enquanto trabalho, mas com responsabilidade, atendendo as demandas e conversando com minha liderança.

Possuir autonomia para organizar melhor minhas reuniões, estudos e atividades é um grande benefício para mim, me sinto privilegiada por poder conciliar essas duas paixões: viagem e pessoas!

3. Espaço construído para e por todas(os)

Nós prezamos por um ambiente colaborativo no qual todas as pessoas possam pedir ajuda e também ajudar quando necessário, acreditamos na construção em conjunto.

Não queremos que os cargos sejam uma barreira na hora de propor ideias e realizar ações. Todas as pessoas podem e devem ter seu espaço de fala e execução.

4. Saúde mental e física em pauta

Buscamos cultivar um espaço que garanta a saúde das(os) colaboradoras(es), então, além de benefícios corporativos voltados para o bem-estar, temos: ambiente de trabalho flexível que permite a conciliação da vida pessoal com a profissional; produzimos conteúdos semanais para toda a empresa, abordando temas relacionados à produtividade respeitando limites individuais; e temos uma liderança que visa desenvolver uma escuta ativa, sendo aliada nos momentos mais delicados.

Como somos uma empresa remota, também nos preocupamos com o ambiente de trabalho das pessoas em suas casas, prezando pelo conforto e segurança física. Por isso, além dos equipamentos de TI, as pessoas que trabalham com a gente recebem mesas e cadeiras ergonômicas, apoio de notebook, etc.

5. Incentivo à diversidade

Priorizamos a construção de uma empresa cada vez mais plural e acolhedora. Também acreditamos que ambientes diversos são mais inovadores e saudáveis.

Pensando nisso, nossos processos seletivos buscam ser, ao máximo, inclusivos. Incentivamos a candidatura de pessoas diversas em nossas vagas e tentamos construir um ambiente humanizado e seguro durante todo o processo de recrutamento.

Para criarmos um ambiente acolhedor por aqui, temos alguns canais para discutir e fomentar ações de diversidade e inclusão, como o grupo de mulheres e de pessoas pretas. O objetivo deles é reunir pessoas com interesses em comum e promover melhorias em nosso ambiente de trabalho, seja através de bate-papos orgânicos, indicações de materiais didáticos ou palestras com temáticas variadas para toda a empresa.

Além disso, nossos times e grupos de trabalho são construídos de maneira plural. Isso significa que, pessoas de diferentes áreas de especialização, atuação e pensamentos somam para realização de projetos, o que evidencia nossa cultura de abertura para perspectivas distintas.

Gostou da imersão no nosso ambiente de trabalho?

Fique de olho em nossas vagas através da nossa página de carreiras e venha colaborar com a gente. Ah, além disso, se quiser se aprofundar em nossa cultura e valores, leia esse artigo!

Isabella Bispo
Isabella Bispo

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão