Dev em T > Artigos

Os quatro Es de um profissional em T

Independente de onde você se encontra profissionalmente no momento, com certeza, já deve ter escutado sobre como estamos vivendo a era da transformação digital.

O nosso mundo está mudando em uma velocidade nunca antes vista. Todos os dias, acordamos com novidades de novos sistemas, novas tecnologias e novos mercados, que estão reemoldurando o nosso cotidiano.

A capacidade de se adaptar rapidamente, de assumir uma forma líquida que consiga se ajustar conforme a velocidade da transformação, se tornou uma peça chave quando o assunto é desenvolvimento profissional.

Em um mundo em constante mudança, o profissional que se adequa rapidamente ganha foco. Essa é a importância do desenvolvimento de uma carreira em T.

A grande questão, então, passa a se tornar: como identificar e construir o seu próprio T?

A verdade é que o seu T pode ser composto por, basicamente, tudo. Com um pouco de esforço, você pode perceber que mesmo o videogame que te entretém no seu tempo livre pode te ajudar a desenvolver uma solução para algum dilema profissional.

O nosso conhecimento está conectado e as intersecções entre áreas diversas é mais comum do que parece.

Buscando te ajudar a responder a grande pergunta, vamos recorrer ao alfabeto mais uma vez e investigar qual é o papel de quatro Es nisso tudo: Exploração, Expansão, Experiência e Expertise.

Os quatro Es surgiram para te auxiliar a entender como você pode navegar em outras áreas e se aprofundar na sua própria.

O nosso primeiro E existe para enaltecer a exploração.

Moldar o seu próprio T pode ser uma grande aventura e, como todos os grandes aventureiros da história, de Indiana Jones à Lara Croft, é preciso ter coragem e atender quando o chamam.

Sempre se interessou em aprender front-end? Comece vendo um vídeo no YouTube. Está interessado em tricotar? Talvez o tricot tenha mais a ver com programação do que parece. Deixou de fazer aquele curso de design porque achou que não ia acrescentar em nada? Agora é a hora de investir!

Se jogue no mundo e permita que o conhecimento te leve a lugares nunca antes explorados.

O segundo E é referente à expansão e a importância de compartilhar o seu conhecimento e aprender o que os outros têm a ensinar.

Ao trabalhar em equipe, temos o privilégio de nos comunicar cotidianamente com pessoas distintas, que possuem Ts diferentes. Para facilitar a nossa comunicação com colaboradores de um mesmo time, é interessante expandir o seu conhecimento para outras pessoas e estar aberto para que possam fazer o mesmo com você.

Quando expandimos o nosso T, nós mostramos disposição em olhar para o outro de forma altruísta e construir um fluxo de trabalho mais agradável.

A importância por trás da expansão é promover trocas constantes que enriquecem diariamente o nosso próprio T.

Quando o assunto diz respeito aos métodos para aprofundar o nosso conhecimento, temos o terceiro E, experiência.

A nossa experiência está diretamente relacionada ao tempo que investimos em aprender.

O papel da experiência está em entender que o tempo é nosso aliado quando buscamos assimilar algum conhecimento. Tentar driblar esse processo não é um passo aconselhável: aprender leva tempo, isso é um fato irrefutável.

É preciso estudar, treinar e se desenvolver com paciência. É necessário abrir possibilidade para o erro e não ter medo de falhar.

Todas essas atitudes irão, mais tarde, contribuir para a construção do nosso último E, a expertise.

É com experiência que nos tornamos experts em algum assunto, mas nem todos que possuem experiência são verdadeiros experts. Se tornar um expert é ir além do que a experiência pode oferecer e conhecer profundamente o assunto que pretende se especializar.

Agora que você já está familiarizado com os 4 Es é preciso se perguntar: por qual E eu começo? É preciso me aprofundar ou navegar?

Não há resposta pronta para essa pergunta. Só você conseguirá saber, de fato, o que é melhor para você nesse momento. Ser um verdadeiro profissional em T também diz respeito a se questionar constantemente e entender as suas necessidades.

Mergulhe ao lado dos quatro Es, nessa aventura de encontrar o seu próprio T.

Artigos da Alura sobre carreira em T

Aline Roque Klein

Generalistas vs Especialistas

Paulo Silveira

Os quatro Es de um profissional em T

Paulo Silveira

Bill Gates, CEO do Google e a Carreira em T

vivian-matsui

Carreiras líquidas

vivian-matsui

Transdisciplinaridade, Squads e Startups