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Formação Unreal Engine

Construa ambientes de realidade virtual e projetos de arquitetura com a Unreal, uma das engines mais populares para desenvolvimento de aplicações interativas!

Esta formação faz parte dos nossos cursos de UX & Design
50h

Para conclusão

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Assista o vídeo

veja nossa apresentação da Formação e uma Alura Live sobre a Carreira em Front-end

Entre no universo da programação visual!

  • O que é Unreal Engine?

A Unreal Engine é um kit de desenvolvimento usado por grandes produtoras de games e que cada vez mais está marcando sua presença também no quesito de realidade virtual.

  • Qual a linguagem de programação da Unreal Engine?

Criada pela Epic Games em C++ há quase duas décadas, a unreal engine vem sendo aprimorada e ficou conhecida tanto para a criação de jogos de computador como nos consoles do Game Cube e do Xbox até hoje.

Por sinal, essa engine está até está inscrita no livro Guinness World Records como a game engine mais bem-sucedida!

  • Quais os benefícios da Unreal Engine?

Uma das maiores vantagens dessa engine é que ela permite desenvolver projetos interativos sem a necessidade de escrever sequer uma linha de código: com as Blueprints, o sistema de programação visual da Unreal 4, você poderá criar interações para seus jogos e aplicações de forma rápida, fácil e divertida.

Nessa formação, você aprenderá a programar visualmente, comandando a engine com Nodes das Blueprints, criando scripts e então não precisará de aprender uma nova linguagem de programação.

Venha aprender a criar projetos virtuais!

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Professores especializados UX & Design

Com quem você vai aprender

  • Vinicius Vinci

    Profissional que atua junto a empresas do segmento de serviços (publicidade e aprendizagem). Possui experiência em modelagem 3D, renderização, tratamento de imagens, web design e design de jogos.

  • Vinicius Vinci

    Profissional que atua junto a empresas do segmento de serviços (publicidade e aprendizagem). Possui experiência em modelagem 3D, renderização, tratamento de imagens, web design e design de jogos.

Passo a passo

  1. 1 Começando com a programação visual

    Para começar, você irá instalar a engine, aprendendo a navegar e irá preparar modelos para importação na Unreal Engine. poderá configurar o seu projeto para visualização em óculos de realidade virtual, celular ou tablet.

    Mão na massa: você aprenderá a comandar interações visualmente, utilizando LineTraces para apontar e interagir com elementos da cena, montando Eventos, Variáveis e Trilhas de Animação e, por fim, criando menus e botões para VR com o sistema de widgets 3D.

  2. 2 Aprimorando seu projeto

    Chegou a hora de deixar o seu ambiente mais real ainda! Você irá aprimorar suas skills de iluminação, fotografia e câmera e utilizará a edição Não-Linear, Efeitos e Render Capture.

    À continuação, você irá ver como obter múltiplas opções de iluminação para a mesma cena, como carregar levels seletivamente para economizar recursos do dispositivo e aprenderá a fazer transições de câmera suaves na troca de cenários ou sets de luz.

    • Curso Unreal Engine parte 3: Fotografia em Estúdio e Cinematics

      06h
    • Faça esse curso e:
      • Utilize técnicas de fotografia em estúdio e iluminação artificial
      • Crie câmeras de cinema com profundidade de campo animável (DoF)
      • Edite os takes de modo não-linear com o editor de sequências
      • Marque chaves e ajuste curvas de animação pelas trilhas de transformação
      • Adicione efeitos, melhore a qualidade do render e exporte um arquivo de vídeo
    • Curso Unreal Engine parte 4: Controlando Iluminação com Level Streaming

      06h
    • Faça esse curso e:
      • Construa sub-levels com conteúdo independente do level persistente
      • Obtenha múltiplas opções de iluminação para a mesma cena
      • Crie um menu com disposição espaçada e botões com efeitos de seleção
      • Carregue levels seletivamente para economizar recursos do dispositivo
      • Faça transições de câmera suaves na troca de cenários ou sets de luz
  3. 3 Avançando na animação, conhecendo Simulação física e Balística

    É agora que irá começar a ser realmente divertido! Você irá utilizar Skeletal Meshes para carregar personagens com deformação por esqueleto e conhecerá múltiplos assets de animação em sequência.

    Para que os seus Atores interagirem de forma mais dinâmica, você ativará a Simulação física e ainda irá adicionar efeitos de composição de imagem em tempo real com o Post Process Volume.

    No final, irá aprender como programar colisões e customizá-las, com uma animação bem desenvolvida de tiro ao alvo como resultado!

nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Excepcional! Ótima didática e muito entusiasmo por parte do professor e consequentemente do aluno também!

Unreal Engine parte 3: Fotografia em Estúdio e Cinematics

Yuri Pedro

Maravilhoso, a explicação do menu widget que faltava estava aqui, acabei criando um blueprint todo meu que vai ser útil em outras coisas, mas agora sei o que estava faltando naquele menu

Unreal Engine parte 4: Controlando Iluminação com Level Streaming

Rafael Ely Santana da Silva

Curso muito bom, gostei muito, só não recebeu uma nota máxima pois penso que precisa já ser atualizado, acho que ele é um bom projeto bem simples e abrange muitas das funcionalidades do mundo Unreal e do 3D. Gostei muito das explicações extras, pois, penso, é o que faz falta nos ensinos de ferramentas 3D, uma base maior de conhecimento, até do próprio vocabulário usado nesse universo(ex. se fala de Normal Map mas não se explica o que é uma Normal), que muitas vezes vejo por aí em outros cursos(felizmente, não aqui da plataforma Alura), que é ignorado/atropelado devido ao foco exclusivo no uso da ferramenta, coisa que pode parecer boa, mas, ao meu ver, não faz um bom papel para construção de um conhecimento sólido, pois saber por quê algo é usado é mais importante de como que a função é disponibilizada na ferramenta. Não é o caso aqui neste curso, que, penso, é muito bem direcionado didaticamente, e bem pontual em seus ensinamentos e práticas. Deixo aqui ainda uma solicitação/desejo, de que me direcionem/indiquem algum curso mais básico ainda de 3D, principalmente com explicações dos fundamentos, para que possa aprender mais do vocabulário e conceitos, desculpem se esse curso já esta disponível na plataforma Alura, pois não ainda o encontrei, por isso solicito este auxilio/esta ajuda. Muito obrigado e, como sempre, continuem com esse incrível e importantíssimo trabalho, um abraço a todos envolvidos, principalmente ao Professor, fico muito feliz de finalizar mais um excelente curso da Alura, obrigado.^_^!AJOBS: Espero realmente que alguém leia esses comentários de final de curso e por favor, me contatem pelo e-mail para informarem-me dos direcionamentos que pedi, claro, se assim for possível/permitido, ficarei mais ainda grato, novamente, obrigado a todos da equipe, t+.

Unreal Engine parte 1: Crie um ambiente em VR para arquitetura.

Alan Jones Correia Nunes Agostini

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