Artigo

Conheça o NuLab Salvador, hub de tecnologia do Nubank

Redação Alura

A essa altura, quem acompanha os artigos do nosso blog já percebeu que levamos a capacitação e desenvolvimento contínuo de talentos da área de tecnologia muito a sério. Afinal, os ambientes digitais não só fazem parte do dia a dia de toda a população, como já podem ser considerados uma parte indissociável do desenvolvimento humano.

A tendência é que, daqui para a frente, grande parte dos processos manuais e analógicos das empresas sejam substituídos ou ao menos impactados por soluções digitais facilitadoras, que sejam capazes de aumentar a eficiência e agilidade dos negócios, bem como beneficiar a experiência de clientes, proporcionar economia de recursos e impulsionar o crescimento das organizações.

Esses efeitos já são sentidos por muitas empresas que decidiram investir na transformação digital, e são almejados por muitas outras que acompanham esses movimentos e percebem todo o potencial de crescimento que a implantação de novas tecnologias pode proporcionar.

Esse interesse massivo por inovação se reflete nas pesquisas. Segundo levantamento realizado em 2020, por exemplo,houve um aumento de 310% no número de vagas no mercado de tecnologia.

Isso prova que cada vez mais empresas investem no recrutamento de profissionais especializados em desenvolvimento de software, que são justamente as pessoas responsáveis por viabilizar a criação e o funcionamento de soluções tecnológicas.

Dois monitores com código, com as mãos de uma mulher e um homem apontando para eles.

Um mercado que cresce além das expectativas

O contraponto dessa abertura do mercado às pessoas desenvolvedoras é que, atualmente, o número de profissionais capacitados é muito inferior à quantidade de vagas disponíveis.

Isso se deve, entre alguns fatores, à dificuldade que muitas instituições de ensino superior ainda possuem em se adaptar às principais demandas do mercado. Ou seja: muitas não estão dando conta de especializar suas alunas e alunos nas linguagens e tecnologias mais utilizadas do momento, que recebem atualizações constantes e que precisam ser estudadas e revisitadas com uma certa frequência.

Por outro lado, também existe uma questão atrelada à própria cultura de muitas empresas, que ainda não encontraram um modelo de recrutamento alinhado ao contexto da escassez de profissionais dessa área.

A solução encontrada pelo Nubank

A situação vem sendo analisada com atenção por muitas empresas. É o caso da fintech Nubank, que encarou o desafio e o transformou em uma oportunidade de fortalecer o cenário tech aqui no Brasil — mais especificamente, em Salvador.

A iniciativa resultou na criação de um espaço batizado de NuLab Salvador, que é descrito como um centro de inovação e tecnologia, que tem como objetivo oferecer capacitação de qualidade a futuros talentos da área de tecnologia, bem como agregar mais diversidade ao time do Nubank.

“Quando falamos de tecnologia de ponta, as empresas buscam talentos, mas raramente se responsabilizam por desenvolvê-los. Esse projeto reforça o compromisso do Nubank com esse trabalho fundamental de base para a geração de novos talentos no mercado.”, ressalta Monique Evelle, empreendedora e consultora do NuLab Salvador.

As primeiras ações do NuLab Salvador

Uma das primeiras ações do NuLab Salvador consiste em um programa voltado para a capacitação de pessoas desenvolvedoras na área de Backend, com foco no desenvolvimento de soluções móveis e seus sistemas.

Feito em parceria com a Cubos Academy e a Alura, o programa consiste em treinamentos realizados 100% online. A previsão é que mais de 100 pessoas do estado da Bahia saiam formadas e preparadas para integrar o mercado de trabalho, com as primeiras turmas formadas até o segundo trimestre de 2022.

Segundo Marr Swann, CTO do Nubank, “o objetivo é que todos saiam das aulas com habilidades aprimoradas. Um dos pilares desse projeto é a empregabilidade, seja no Nubank ou em outras empresas inovadoras”.

Os pré-requisitos do NuLab Salvador

Justamente por partir da premissa de que é preciso investir no desenvolvimento de talentos para fortalecer o mercado de tecnologia, o NuLab Salvador mantém critérios de seleção flexíveis. Por isso, para participar, as pessoas candidatas não precisam ter Ensino Superior completo ou qualquer conhecimento prévio na área de programação.

Além disso, 70% das vagas são destinadas a pessoas residentes de Salvador e Região Metropolitana. E para cumprir um dos principais pilares do programa, que é desenvolver talentos de forma mais inclusiva e diversa, também existem critérios complementares para distribuição da turma, como 50% de vagas destinadas a mulheres, trans e pessoas não binárias; e 80% destinadas a pessoas autodeclaradas negras.

Parceria com a Alura Level Up

Um dos cursos da formação proposta pelo NuLab Salvador — de Desenvolvimento de Software com foco em Backend, utilizando a linguagem Clojure — faz parte do Alura Level Up, o programa de treinamento corporativo da Alura.

Significa que, durante todo o período deste curso, as alunas e alunos são introduzidos em um ambiente digital imersivo, no qual é possível sentir, na prática, como é a rotina de trabalho de uma pessoa desenvolvedora especializada em Backend.

Através de aulas práticas, que podem ser assistidas em qualquer computador ou dispositivo móvel, e mentorias ao vivo com especialistas, as pessoas participantes desenvolvem seus conhecimentos em programação, do nível básico ao avançado, com o olhar direcionado para a linguagem Clojure, amplamente utilizada pelo Nubank.

O modelo proposto pela Alura Level Up pode ser replicado em qualquer cenário, preparando times inteiros de desenvolvimento de software de acordo com as stacks específicas utilizadas por cada empresa contratante.

Se você leu este artigo e considera que a sua empresa também precisa de um impulso na transformação digital, fale com a gente e aprimore o processo de recrutamento do seu futuro time de tecnologia!

Nós sabemos que tecnologia é pra todo mundo

Essas empresas acreditam nisso também: