A Alura Para Empresas é a organização que engloba as soluções corporativas da Alura — a maior escola online de tecnologia do Brasil, voltadas a empresas, órgãos governamentais e instituições educacionais.
Recentemente, as redes sociais foram palco para diversos debates sobre inteligência artificial, por conta da popularização do ChatGPT, ferramenta de automação de texto da Open AI.
Inclusive, algumas pessoas manifestaram o medo de serem substituídas pela IA em suas funções e, consequentemente, de ter seus empregos roubados pela tecnologia.
O ponto é que, sim, a IA vai trazer transformação para o mercado de trabalho. Ela não roubará empregos da forma como imaginamos, mas exigirá uma mudança de postura. As pessoas precisarão se adaptar à transformação digital e entender como usar a IA em suas rotinas de trabalho.
Por isso, a ideia deste artigo é explicar as aplicações da inteligência artificial e quais os impactos dessa tecnologia nas empresas.

O que é inteligência artificial (IA)
A inteligência artificial é uma tecnologia que dá aos recursos eletrônicos a capacidade de pensar, agir, lembrar, tomar decisões e resolver problemas como se fossem seres humanos. Como o próprio nome sugere, a inteligência artificial fornece a uma máquina a capacidade de pensar de forma semelhante a uma pessoa. Ou seja, dispõe de uma lógica parecida com o raciocínio humano para desempenhar atividades semelhantes. VEJA TAMBÉM:- Saiba quais os temas serão tendências de TI em 2023
- 7 formas práticas para manter a alta produtividade no seu time
- Disrupção x inovação: como construir uma empresa disruptiva

Para que serve a inteligência artificial?
Que a inteligência artificial tem inúmeras aplicações, isso nós já sabemos. Mas para que serve inteligência artificial no contexto empresarial? Acredite, muitas pessoas usam inteligência artificial para criar nomes de empresas e até mesmo de estabelecimentos, usando seu potencial de insights e combinações criativas. Confira abaixo alguns dos principais usos de IA no ambiente corporativo:- Automação de processos;
- Processamento e análise de dados;
- Atendimento ao cliente;
- Personalização da experiência do (a) cliente;
- Otimização da eficiência logística;
- Recrutamento e seleção de talentos;
- Detecção de ameaças contra ataques cibernéticos;
- Otimização de processos de produção
- Previsão de falhas em equipamentos;
- Assistência virtual para pessoas colaboradoras;
- Análise preditiva;
- Aprimoramento de produtos e serviços;
- Análise de sentimento em relação a produtos e marcas.
