Logo Alura para Empresas
Compre agora Fale com especialistas
Artigo

Marketing Corporativo: saiba mais sobre as estratégias de marketing das empresas

Yasmin Cunha

Yasmin Cunha


Em um mundo em que as pessoas consumidoras têm decisões de compra cada vez menos objetivas e previsíveis, o marketing corporativo tem mudado estratégias táticas e operacionais dentro das empresas.

Com a transformação digital dos contextos sociais, o conceito de branding, ou seja, a percepção do público em relação à marca, também muda. Isso inclui, por exemplo, a maneira como os produtos são inseridos no mercado consumidor.

A evolução do marketing também cria áreas de atuação dentro das empresas que não podem ser ignoradas, principalmente no setor de tecnologia, como Product Marketing (marketing de produto).

Já o marketing corporativo cria estratégias e recursos para o posicionamento da empresa em relação ao mercado, ao público consumidor, e também para atender a demanda de seus colaboradores.

Estamos presenciando o marketing digital, em que o uso da internet e de outras tecnologias é utilizado a favor da qualidade de vida.

Este artigo irá trazer o que é o marketing corporativo, as diferenças em relação ao marketing institucional, e como sua empresa pode criar um diferencial competitivo investindo nesta área.

marketing corporativo

O que é o marketing corporativo?

A definição de marketing, feita por Philip Kotler, considerado o pai do marketing, traduz parte do que é o nosso assunto.

“Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”

VEJA TAMBÉM:

Assim, as estratégias de marketing corporativo se dedicam a conquistar novos clientes e fidelizar a base já existente.

O posicionamento da marca é a imagem que o público tem da empresa. A percepção de valores e cultura da instituição fazem com que a marca se torne referência no mercado para o consumidor.

Um bom posicionamento é um grande diferencial de mercado, em um mundo que o consumidor se importa com a experiência de compra e sua identificação com a marca.

O marketing corporativo também se dedica a atender a demanda de seus colaboradores, identificando melhorias contínuas nos processos de produção.

As estratégias podem ser muito complexas, por isso, a equipe também precisa estar comprometida com este plano para que ele dê certo.

Boas práticas na avaliação de competências tech

Como funciona o marketing de uma empresa?

O marketing corporativo engloba as estratégias online e offline da empresa.

Dentro dessas estratégias é importante conhecer bem o público-alvo e todos os aspectos que fazem parte da empresa/produto, para isso é utilizado os 4P’s do marketing. Vamos passar por cada um deles:

1. Produto (O que você oferta)

O produto é o que a sua empresa está oferecendo às pessoas consumidoras, seja ele um produto físico ou um serviço. Neste aspecto deve ser verificada a proposta de valor do produto, analisando se ele está solucionando a dor ou o problema da pessoa consumidora.

O diferencial de mercado vai para produtos com clara concepção de seus benefícios, vantagens e diferenciações em relação aos concorrentes.

2. Preço (Por quanto você oferta)

O preço é o valor monetário que a pessoa consumidora paga em troca do seu produto ou serviço.

Aliado aos diferenciais do produto, o preço atrai a atenção do público.

Preços mais altos que o mercado podem transmitir a ideia de uma qualidade alta do produto, e assim atrair um público selecionado. Enquanto isso, preços menores que os concorrentes podem atrair um público maior e mais diversificado, causando um aumento de vendas, por exemplo.

O valor monetário precisa parecer justo. A quantia paga pelo produto ou serviço tem que corresponder ao que ele oferece à pessoa consumidora, para que ela sinta que foi feita uma troca justa.

Por exemplo, um produto acima do valor de mercado precisa ter evidente na publicidade a qualidade e o motivo de ele possuir um valor mais elevado, justificando quais são seus diferenciais.

3. Praça (Onde você oferta)

A praça representa os pontos em que os produtos da empresa são comercializados, físicos ou virtuais, e está diretamente ligada à experiência de compra da pessoa consumidora.

Se o consumidor compra um produto em uma loja física e encontra a loja desorganizada e com um péssimo atendimento, provavelmente ele não irá comprar novamente nessa loja e irá reproduzir essa visão negativa a seu círculo social.

Em outra situação, se a pessoa consumidora entrar no site de uma empresa para comprar um produto, e as páginas da loja virtual demorarem muito para carregar e, além disso, o visual não ser atrativo, ela provavelmente não irá comprar.

Analisar esses fatores é importante para que o público crie uma visão positiva da marca e do produto.

4. Promoção (Como você oferta)

A promoção diz respeito a todos os canais em que o produto ou serviço é divulgado, sejam eles online ou offline.

É necessário inserir a sua empresa nos canais em que as pessoas consumidoras do produto estão. Dessa maneira, cria-se uma comunicação eficiente que gera resultados positivos com o orçamento investido.

Por exemplo, outdoors (painéis publicitários) são muito utilizados em estradas, pois muitas pessoas transitam por elas. Já no virtual, temos as redes sociais, que permitem o impulsionamento de anúncios para públicos específicos.

Aqui está um resumo de tudo que aprendemos sobre os 4 P’s:

Alt text: Esquema visual em que os 4P’s são exibidos separadamente em 4 quadrantes: no quadrante superior esquerdo está o Produto (O que você oferta), características e diferenciais do produto; no quadrante superior direito está o Preço (Por quanto você oferta), comparação com o mercado e aceitação do consumidor ao preço; no quadrante inferior esquerdo está a Praça (Onde você oferta), lojas físicas e online e canais de distribuição; e no quadrante inferior direito está a Promoção (Como e onde é divulgado), os benefícios precisam ser divulgados, canais de divulgação e melhores momentos de divulgação.

Confira o que é a gestão de marketing e como fazer um planejamento de marketing.

Qual a importância do marketing no ambiente corporativo?

O marketing, no ambiente corporativo, entende e soluciona as demandas das pessoas clientes e das pessoas colaboradoras.

A pessoa consumidora quer ter suas necessidades atendidas e também entendidas, assim como as pessoas colaboradoras. Para isso, a equipe de marketing e a equipe de endomarketing trabalham juntas, criando estratégias eficientes para bons resultados nas metas da instituição.

A equipe de marketing será responsável por compreender a jornada de compra do consumidor e irá ficar à frente das campanhas publicitárias voltadas ao público externo.

Já a equipe de endomarketing será responsável pelas campanhas internas da empresa, ações desenvolvidas pela gestão de recursos humanos para criar bem-estar e engajamento, pois uma equipe desmotivada não apresenta comprometimento e não obtém uma boa produtividade.

As ações podem ser benefícios, banners, happy-hours, e-mail marketing, entre outros.

As pessoas colaboradoras que se sentem bem com o seu trabalho, trabalham melhor. E, as ações de endomarketing no ambiente corporativo são responsáveis por esse engajamento, que proporciona um ambiente de trabalho saudável.

Marketing institucional, endomarketing e comunicação corporativa

O marketing institucional é relacionado à cultura organizacional da instituição. Ou seja, os valores, crenças e comportamentos praticados pela empresa.

Também se atém para que a persona se identifique com os valores da empresa e a tenha como referência de produto ou serviço nesses aspectos.

Se a pessoa pratica a responsabilidade socioambiental, por exemplo, ela optará por marcas que também tenham essa atitude. Logo, há uma conexão entre o que a pessoa e a marca acreditam.

As estratégias de marketing corporativo são baseadas no branding, ou seja, a imagem da marca para os seus consumidores.

Com isso o marketing corporativo é uma ferramenta poderosa para a divulgação da cultura organizacional, agindo em conjunto com o marketing institucional na construção de uma imagem positiva para a marca.

Marketing corporativo e endomarketing devem andar juntos, portanto. E nesse caso, o endomarketing é um conjunto de estratégias para que o plano de marketing corporativo atinja seus objetivos.

A comunicação corporativa é utilizada para repassar informações internas para os colaboradores da empresa, por meio de lideranças ou canais de comunicação.

As mensagens da comunicação corporativa podem ser transmitidas por meio de vários canais, como e-mail, newsletter, quadros de avisos etc., visando informar as ações, valores, missões e objetivos da instituição.

O importante dessa comunicação é que seja clara, inclusiva e que chegue em todas as pessoas colaboradoras sem ruídos.

Marketing corporativo e Product Marketing

Vamos entender primeiro o que é o Product Marketing (marketing de produto).

O marketing de produto é um setor responsável pela intersecção de outras três áreas, produtos, marketing e vendas.

Alt text: Esquema visual em que estão três círculos com os termos: vendas, produtos e marketing. Na interseção desses três círculos está posicionado o termo product marketing

Dentro do time de marketing de uma empresa, a área é responsável por:

Gerar melhorias no processo de captura de leads

O papel do product marketing é pensar em novos canais de comunicação e em formas de fazer com que a mensagem certa chegue aos leads, de forma que possíveis dúvidas sejam sanadas.

O product marketing também é responsável por entender e classificar a jornada do cliente, separando as pessoas consumidoras que estão prontas para comprar das que ainda não estão, pois as comunicações nesses dois estágios precisam ser diferentes.

Entender as dores da persona

No processo de fazer com que a comunicação correta chegue ao lead, também é essencial entender quais são as necessidades que a persona quer atender ao adquirir os produtos ou serviços da empresa.

Além disso, ferramentas são criadas para que a experiência de compra da pessoa consumidora seja boa desde o início, como quizzes e qualquer conteúdo que o ajude a encontrar soluções para suas dores.

Posicionamento da marca

O product marketing impulsiona a demanda do mercado para o uso do produto ou serviço oferecido por meio das estratégias do marketing corporativo e do marketing digital.

Ou seja, a área irá identificar qual é a melhor forma de comunicar a mensagem para o consumidor que realmente precisa do produto ou serviço da empresa.

Uma comunicação excessiva e exagerada, que não considera o comportamento do seu público-alvo, pode gerar uma impressão negativa para a marca, além de uma comunicação com ruídos e falhas.

O produto da empresa, seus benefícios, e quais dores da pessoa consumidora o produto ou serviço irá resolver precisam ser comunicados de maneira clara e objetiva.

Sales Enablement (Capacitação de Vendas)

O marketing de produto também fica responsável por criar conteúdos e oferecer tecnologias que empoderem o time comercial, integrando o time de marketing com o de vendas.

Com colaboração e parceria das áreas, os processos podem ser melhorados. Por exemplo, a equipe de marketing pode passar a recrutar leads mais qualificados para o time de vendas.

A área de product marketing é relativamente nova e fundamental para empresas, principalmente no setor de tecnologia, uma vez que é direcionada a entender as pessoas consumidoras nos meios digitais, entender e melhorar a experiência de compra.

Maior escola de tecnologia do país - saiba mais

Como se diferenciar com o marketing corporativo

O marketing corporativo pode ser um grande diferencial da empresa que o faz, uma vez que posiciona a empresa no mercado em relação aos seus concorrentes e gera bons resultados de vendas por meio de suas estratégias.

Acompanhe algumas dicas de como se diferenciar com o marketing corporativo:

Segmentação

Por meio dos canais digitais de comunicação, uma única mensagem pode atingir milhares de consumidores, que podem estar ou não procurando pelo seu produto, ou serviço.

Atingir leads que não são qualificados, ou seja, que não precisam ou têm interesse no seu produto, pode ser uma grande perda de orçamento da campanha, uma vez que cada clique ou visualização de uma campanha publicitária é paga.

Por isso, entender o público-alvo, suas necessidades e onde ele está, fará com que as estratégias de marketing corporativo sejam eficazes e vantajosas.

Planejamento

Em um planejamento de marketing, todas as áreas da empresa precisam estar inclusas e em sintonia, afinal se o produto não é feito com qualidade, ou não é divulgado corretamente, as estratégias começam a falhar.

Para esse planejamento, entender e definir todos os 4 P’s do marketing é fundamental, pois a ferramenta define todas as áreas estratégicas e operacionais de um produto/serviço.

Presença nas redes

Em um mundo cada vez mais tecnológico, estar presente na internet é indiscutível em qualquer empresa.

As redes sociais podem e devem ser utilizadas como uma grande ferramenta de vendas, publicidade e branding.

O Marketing de conteúdo aqui é utilizado para criar conteúdos relevantes às pessoas consumidoras e estar presente no cotidiano das mesmas.

Crie uma comunidade

Convidar as pessoas consumidoras a interagirem com a marca cria um senso de pertencimento e comunidade que pode fazer com que as pessoas sejam grandes fãs da marca e a indiquem para seu círculo social.

Além disso, essa relação faz com que os feedbacks sejam feitos pelas pessoas consumidoras, indicando melhorias em todo o processo de produção e compra.

Responsabilidade socioambiental

O público tem mais acesso a informações na era digital, com isso as pessoas consumidoras estão cada vez mais buscando empresas que tenham responsabilidade socioambiental, com ações voltadas para a sustentabilidade.

Se importar em criar um mundo melhor é uma responsabilidade que sempre deve ser pautada dentro das estratégias da empresa, com isso a responsabilidade socioambiental cria um branding muito positivo.

As empresas precisam acompanhar as mudanças dos contextos sociais e se atualizarem conforme o comportamento das pessoas consumidoras.

O marketing corporativo é um grande aliado para entender e fidelizar as relações da empresa com o público-alvo e também com seus colaboradores internos.

A Alura Para Empresas conta com uma Formação completa de Marketing, que trata desde as estratégias de branding até outras áreas do marketing.

Traga seu time para aprender com a gente!

Quer saber mais sobre o mercado de tecnologia e educação corporativa? Receba a newsletter da Alura Para Empresas com insights mensais, direto em sua caixa de entrada!

Yasmin Cunha
Yasmin Cunha

Yasmin Cunha é uma profissional apaixonada por marketing digital, com ampla experiência de 4 anos nesse campo dinâmico. Atualmente trabalha como instrutora na escola de Inovação e Gestão, tendo experiência também como social media, designer e analista. Sua formação e vivência em marketing digital, fornecem uma base sólida para suas habilidades e conhecimentos. Ela é uma entusiasta da inovação e está sempre em busca de maneiras novas e criativas de abordar os desafios do mundo digital.

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=