Artigo

Talent Acquisition: uma abordagem com visão de futuro

Redação Alura

No mundo ideal, o tradicional processo de recrutamento e seleção seria suficiente para construir uma empresa totalmente composta por pessoas engajadas, que se identificam com a cultura da organização e que permanecem nela durante um longo tempo, contribuindo para sua constante evolução.

No entanto, por uma série de fatores, nem sempre as coisas são tão simples assim. É aí que entra o Talent Acquisition — ou, em português, Aquisição de Talentos — uma estratégia que envolve a busca, a atração e a contratação de profissionais de uma forma que, embora seja menos imediata, tem um foco bem pontual: preparar os caminhos do futuro da empresa.

O objetivo da estratégia de Talent Acquisition é justamente possibilitar que as empresas se aproximem cada vez mais do cenário ideal citado no início do artigo, ou seja: que tenham um quadro cada vez mais povoado por pessoas que, de fato, possuam um Fit Cultural com o local onde escolheram trabalhar.

A seguir, falaremos um pouco sobre as definições e potencialidades da Aquisição de Talentos, assim como os melhores contextos para aplicação dessa estratégia.

Uma escada à esquerda com duas mulheres colocando peças de quebra-cabeça com rostos de funcionários, no centro uma mulher embaixo das peças e à direita uma escada menor e uns homens ajudando na organização.

O que diferencia Talent Acquisition de Recrutamento e Seleção?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que essas duas abordagens não são opostas, e sim complementares. Elas diferem apenas no tipo de estratégia e nos efeitos a longo-prazo.

O processo de recrutamento e seleção é linear e reativo. Significa que sua ação se concentra no preenchimento imediato de vagas em aberto na empresa. Neste caso, a busca por profissionais costuma ser mais direta, partindo da identificação inicial dos perfis profissionais com as skills mais adequadas para as funções, e seguido de outras fases de seleção — tais como entrevistas, análises comportamentais, testes de habilidades práticas e onboarding.

Quando bem executada, essa abordagem costuma ter ótimos resultados, e por isso é amplamente adotada no mercado de trabalho.

Já a Aquisição de Talentos é uma abordagem cíclica, focada em antecipar as futuras necessidades da empresa. Isso quer dizer que, diferente do processo de recrutamento e seleção, a estratégia é criar, aos poucos, uma espécie de banco de talentos, composto por profissionais que não apenas possuam as habilidades que a empresa procura, mas que também tenham um perfil alinhado ao conceito de “agentes transformadores”, ou seja: pessoas inovadoras, que podem contribuir ativamente com soluções que impulsionem os negócios, fortaleçam a cultura da organização e abram caminhos para que a empresa continue crescendo no futuro.

Talent Acquisition na prática

Muito embora utilize uma abordagem menos direta, a Aquisição de Talentos não pode ser interpretada como uma busca sem direção. Existem determinadas ações que antecipam qualquer movimento, e que ajudam a delimitar um caminho mais coerente e efetivo. Falaremos sobre algumas de suas práticas mais usuais a seguir:

Planejamento antes de qualquer ação

Considerando que a estratégia de Talent Acquisition aponta para o futuro da empresa, o ideal é que ela tenha um planejamento bem estruturado antes de ser colocada em prática. Para estabelecer os perfis profissionais que serão buscados para preencher posições futuras, antes é preciso compreender quais são as expectativas da companhia em relação à evolução de seu próprio modelo de negócio.

Quais são as áreas mais favoráveis à implementação de melhorias? Ou, ainda, quais são as tendências do mercado, e como essas tendências poderiam ser absorvidas e desenvolvidas no contexto da empresa? Essas e outras indagações devem ser levantadas e definidas antes de qualquer etapa.

Postura inspiracional

Estabelecer vínculos com profissionais antes mesmo que as vagas sequer existam é um grande desafio. Neste caso, promover a marca da organização para o resto do mundo é o primeiro passo para começar a inspirar pessoas.

No entanto, a promoção vai além dos produtos e serviços. Para atrair talentos, o melhor caminho é mostrar como a cultura organizacional é aplicada no dia a dia. E como as pessoas que já trabalham na empresa veem esse ambiente.

A solidez de uma empresa, sua visão de futuro e sua capacidade de inspirar outras pessoas, são aspectos que podem proporcionar aquele “brilho nos olhos” em outros talentos. E a partir do momento que esses talentos têm essa empresa como uma referência do mercado, pode-se considerar que uma das etapas do processo de Talent Acquisition está surtindo efeito.

Visão holística sobre os diferentes segmentos da empresa

Além da visão de futuro da própria organização, a Aquisição de Talentos também deve partir de uma compreensão profunda sobre os diferentes segmentos de trabalho da empresa, assim como os cargos e competências que envolvem cada um desses microcosmos.

Esse mapeamento é importante porque permite que sejam desenhadas estratégias de Talent Acquisition que partam da observação e análise de desafios específicos de cada segmento, identificando oportunidades de melhoria que, posteriormente, podem fazer parte do escopo de soluções que poderiam ser implementadas pelos futuros talentos contratados.

Em que contexto uma estratégia de Talent Acquisition faz sentido?

Embora o tradicional processo de recrutamento e seleção seja o mais apropriado para suprir as necessidades imediatas das empresas, a Aquisição de Talentos tem sido um assunto recorrente no meio corporativo. Isso porque a estratégia ajuda a combater um problema recorrente em muitas áreas: a escassez de profissionais.

Um bom exemplo é a área de tecnologia, que hoje vive um boom ocasionado pela aceleração do processo de transformação digital. Portanto, empresas do ramo de tecnologia, ou que têm seus produtos e serviços atrelados a soluções digitais, são as que mais podem se beneficiar com a incorporação de uma estratégia de Talent Acquisition junto do time de Recursos Humanos.

A propósito, caso você considere que a sua empresa precisa de um impulso na área de tecnologia, fale conosco! Com certeza podemos te ajudar a encontrar uma solução que atenda exatamente ao que você está buscando.

Nós sabemos que tecnologia é pra todo mundo

Essas empresas acreditam nisso também: