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As diferenças entre Talent Acquisition e o processo tradicional de Recrutamento e Seleção

Athena Bastos

Athena Bastos


Neste artigo, você verá quais as diferenças de Talent Acquisition, Recrutamento e Seleção e como adotar uma estratégia para atrair novos talentos para a sua empresa.

Em um mundo ideal, o tradicional processo de recrutamento e seleção seria suficiente para construir uma empresa totalmente composta por pessoas engajadas, que se identificam com a cultura da organização e que permanecem nela durante um longo tempo, contribuindo para sua constante evolução.

No entanto, por uma série de fatores, nem sempre as coisas são tão simples assim. É aí que entra o Talent Acquisition — ou, em português, Aquisição de Talentos — uma estratégia que envolve a busca, a atração e a contratação de profissionais de uma forma que, embora seja menos imediata, tem um foco bem pontual: preparar os caminhos do futuro da empresa.

O objetivo da estratégia de Talent Acquisition é justamente possibilitar que as empresas se aproximem cada vez mais do cenário ideal citado no início do artigo, ou seja: que tenham um quadro cada vez mais povoado por pessoas que, de fato, possuam um Fit Cultural com o local onde escolheram trabalhar.

A seguir, falaremos um pouco sobre as definições e potencialidades da Aquisição de Talentos, assim como os melhores contextos para aplicação dessa estratégia.

Uma escada à esquerda com duas mulheres colocando peças de quebra-cabeça com rostos de funcionários, no centro uma mulher embaixo das peças e à direita uma escada menor e uns homens ajudando na organização.

Qual a diferença de Talent Acquisition para Recrutamento e Seleção?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que essas duas abordagens não são opostas, e sim complementares. Elas diferem apenas no tipo de estratégia e nos efeitos a longo-prazo.

O processo de recrutamento e seleção é linear e reativo. Significa que sua ação se concentra no preenchimento imediato de vagas em aberto na empresa. Neste caso, a busca por profissionais costuma ser mais direta, partindo da identificação inicial dos perfis profissionais com as skills mais adequadas para as funções, e seguido de outras fases de seleção — tais como entrevistas, análises comportamentais, testes de habilidades práticas e onboarding.

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Quando bem executada, essa abordagem costuma ter ótimos resultados, e por isso é amplamente adotada no mercado de trabalho.

O que é Talent Acquisition

Talent Acquisition (Aquisição de Talentos) é uma abordagem cíclica, focada em antecipar as futuras necessidades da empresa e atrair, continuamente, os melhores profissionais para a sua empresa.

Isso quer dizer que, diferente do processo de recrutamento e seleção, a estratégia é criar, aos poucos, uma espécie de banco de talentos.

Esse banco de talentos é composto por profissionais que não apenas possuam as habilidades que a empresa procura, mas que também tenham um perfil alinhado ao conceito de “agentes transformadores”.

Ou seja: pessoas inovadoras, que podem contribuir ativamente com soluções que impulsionam os negócios, fortalecem a cultura da organização e abrem caminhos para que a empresa continue crescendo no futuro.

Por essa razão, além das ações que falaremos a seguir, é importante que a organização invista em estratégias de Employer Branding. Ou seja, que fortaleça seu posicionamento enquanto marca empregadora, para se tornar um local em que as pessoas desejem ativamente trabalhar.

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Como surgiu esse conceito e por que ele é importante atualmente?

O conceito de Talent Acquisition surgiu como uma evolução do processo tradicional de recrutamento e seleção. Sua abordagem é mais estratégica, abrangente e orientada para o longo prazo.

Enquanto o processo de atração e seleção tradicional se concentra em encontrar pessoas qualificadas para preencher vagas imediatamente, o Talent Acquisition tem como objetivo construir relacionamentos de longo prazo, mesmo que não haja uma vaga imediata disponível.

Essa mudança de visão é importante, porque as empresas estão concorrendo, cada vez mais, por talentos. Mesmo em meio a episódios de demissões em massa, as empresas continuam em busca de profissionais com a qualificação necessária para os desafios do mercado.

O Talent Acquisition é, então, uma abordagem proativa e estratégica para a empresa atrair os melhores talentos, construir uma marca empregadora forte e aumentar sua reputação no mercado de trabalho.

Quais os benefícios do Talent Acquisition para as empresas?

O primeiro grande benefício do Talent Acquisition, sem dúvidas, é a atração dos melhores talentos. Com a criação de um relacionamento, a empresa fortalece vínculos com os melhores candidatos e candidatas e se torna uma empresa desejável.

Dessa forma, o processo também contribui para fortalecer a marca empregadora. Quando a empresa valoriza os talentos e investe no desenvolvimento dos funcionários, ela pode se destacar como um empregador de escolha para muitos candidatos.

Outro benefício é a redução de custos. Com a construção desse relacionamento a longo prazo, quando a oportunidade surge, a empresa precisa gastar menos com divulgação de vagas. Além disso, o processo é mais rápido.

Por fim, o Talent Acquisition também contribui para melhorar a qualidade da contratação. Isto porque as empresas podem investir mais tempo na avaliação dos candidatos e garantir que estão contratando as pessoas certas para as posições corretas. A consequência é uma redução da rotatividade e a melhora na qualidade do trabalho.

O que faz um (a) profissional de Talent Acquisition?

O profissional de Talent Acquisition é responsável por desenvolver e executar estratégias de recrutamento e seleção de talentos para atender às necessidades de contratação da empresa.

Essa pessoa tem como objetivo atrair, identificar e selecionar os melhores talentos do mercado para atender às demandas da organização. E suas principais atividades incluem:

  • Desenvolvimento de estratégias de recrutamento e seleção;
  • Identificação de talentos;
  • Avaliação de candidatos;
  • Gerenciamento do processo de seleção;
  • Desenvolvimento de relacionamentos com candidatos.

Quais as skills necessárias para o cargo?

O profissional de Talent Acquisition precisa ter uma combinação de habilidades técnicas (Hard Skills) e comportamentais (Soft Skills) para ser bem-sucedido em sua função. Assim, estas são algumas das skills necessárias para o cargo de Talent Acquisition:

  • Conhecimento em técnicas de recrutamento e seleção;
  • Comunicação;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Organização e planejamento;
  • Análise de dados;
  • Pensamento crítico;
  • Pensamento estratégico.
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Talent Acquisition na prática

Muito embora utilize uma abordagem menos direta, a Aquisição de Talentos não pode ser interpretada como uma busca sem direção. Existem determinadas ações que antecipam qualquer movimento, e que ajudam a delimitar um caminho mais coerente e efetivo.

Falaremos sobre algumas de práticas mais usuais de Talent Acquisition a seguir:

1. Planejamento antes de qualquer ação

Considerando que a estratégia de Talent Acquisition aponta para o futuro da empresa, o ideal é que ela tenha um planejamento bem estruturado antes de ser colocada em prática. Para estabelecer os perfis profissionais que serão buscados para preencher posições futuras, é preciso compreender quais são as expectativas da companhia em relação à evolução de seu próprio modelo de negócio.

Quais são as áreas mais favoráveis à implementação de melhorias? Ou, ainda, quais são as tendências do mercado, e como essas tendências poderiam ser absorvidas e desenvolvidas no contexto da empresa? Essas e outras indagações devem ser levantadas e definidas antes de qualquer etapa.

2. Postura inspiracional

Estabelecer vínculos com profissionais antes mesmo que as vagas sequer existam é um grande desafio. Neste caso, promover a marca da organização para o resto do mundo é o primeiro passo para começar a inspirar pessoas.

No entanto, a promoção vai além dos produtos e serviços. Para atrair talentos, o melhor caminho é mostrar como a cultura organizacional é aplicada no dia a dia. E como as pessoas que já trabalham na empresa veem esse ambiente.

A solidez de uma empresa, sua visão de futuro e sua capacidade de inspirar outras pessoas, são aspectos que podem proporcionar aquele “brilho nos olhos” em outros talentos. E a partir do momento que esses talentos têm essa empresa como uma referência do mercado, pode-se considerar que uma das etapas do processo de Talent Acquisition está surtindo efeito.

3. Visão holística sobre os diferentes segmentos da empresa

Além da visão de futuro da própria organização, a Aquisição de Talentos também deve partir de uma compreensão profunda sobre os diferentes segmentos de trabalho da empresa, assim como os cargos e competências que envolvem cada um desses microcosmos.

Esse mapeamento é importante porque permite que sejam desenhadas estratégias de Talent Acquisition que partam da observação e análise de desafios específicos de cada segmento, identificando oportunidades de melhoria que, posteriormente, podem fazer parte do escopo de soluções que poderiam ser implementadas pelos futuros talentos contratados.

Em que contexto uma estratégia de Talent Acquisition faz sentido?

Embora o tradicional processo de recrutamento e seleção seja o mais apropriado para suprir as necessidades imediatas das empresas, a Aquisição de Talentos tem sido um assunto recorrente no meio corporativo. Isso porque a estratégia ajuda a combater um problema recorrente em muitas áreas: a escassez de profissionais.

Um bom exemplo é a área de tecnologia, que hoje vive um boom ocasionado pela aceleração do processo de transformação digital. Portanto, empresas do ramo de tecnologia, ou que têm seus produtos e serviços atrelados a soluções digitais, são as que mais podem se beneficiar com a incorporação de uma estratégia de Talent Acquisition junto do time de Recursos Humanos.

A propósito, caso você considere que a sua empresa precisa de um impulso na área de tecnologia, fale conosco! Com certeza podemos te ajudar a encontrar uma solução que atenda exatamente ao que você está buscando.

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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