Logo do curso
Curso

As redes sociais:

instagram, youtube, tiktok, linkedin, facebook e X

Quero estudar na alura

13h

Para conclusão

12

Pessoas nesse curso

Certificado

De participação

Introdução_

O que você aprenderá_

  • Compreender as principais redes sociais para gerar fortalecimento de marca e engajamento.
  • Explorar o funcionamento dos algoritmos do Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn, YouTube e X.
  • Interpretar métricas de alcance, engajamento e taxa de conversão.
  • Aplicar táticas para otimização de conteúdos e SEO em vídeos e posts.
  • Desenvolver estratégias para fortalecimento de marcas e engajamento do público.
  • Utilizar ferramentas para programação de postagens e análise de performance.

Público alvo_

Ao final do curso, será possível aplicar estratégias de comunicação e marketing digital para fortalecer marcas e engajar audiências de forma eficaz nas principais redes sociais. O conteúdo é direcionado a profissionais, empreendedoras e entusiastas das mídias sociais que desejam aprimorar suas habilidades e alcançar melhores resultados no ambiente digital, com foco em social media; analista de marketing e conteúdo e/ou social media manager.

Paollapessil

linkedin

Profissional de comunicação, formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM, com mais de 15 anos de experiência e 6 anos em social media. Atuou com grandes marcas como Folha de S.Paulo, Universal Pictures e Webmotors.Na Webmotors, liderou o reposicionamento da marca em redes sociais, criou o perfil no TikTok e estruturou a área de marketing de influência, sendo convidada a palestrar sobre o assunto. Atualmente, é responsável pela estratégia e planejamento de influenciadores da marca.

Curso atualizado em 08/09/2025

Ementa

  1. Aula 1

    • Apresentação
    • O papel das redes sociais no digital
    • Panorama das principais redes sociais
    • Perfil do público brasileiro em cada rede social
    • Diferenças estratégicas entre plataformas
    • Estratégias de social media para loja online
    • Faça como eu fiz: estratégia social media
    • O que aprendemos?
  2. Aula 2

    • Como funciona o algoritmo e os formatos de conteúdo
    • Stories, reels, feed e lives
    • Engajamento e relacionamento com a audiência
    • Programação de posts
    • Ferramenta de análise e métricas essenciais
    • Faça como eu fiz: Gestão Instagram
    • Conteúdos sobre rede social (instagram, youtube e linkedin)
    • Criando engajamento para a loja Meu Pequeno Grimório
    • O que aprendemos?
  3. Aula 3

    • Criando um canal com identidade
    • SEO para vídeos
    • Formatos de conteúdo e frequência de postagem
    • Programação de posts
    • Ferramenta de análise e métricas essenciais
    • Faça como eu fiz: Estratégia no YouTube
    • Definindo o propósito do canal da Zoop no YouTube
    • O que aprendemos?
  4. Aula 4

    • Entendendo a cultura e as tendências da plataforma
    • Criatividade e storytelling em vídeos curtos
    • Crescimento orgânico e uso de hashtags
    • Programação de posts
    • Ferramentas de análises e métricas essenciais
    • Faça como eu fiz: TikTok e storytelling
    • Estratégias de engajamento para o Gatito Petshop
    • O que aprendemos?
  5. Aula 5

    • Entendendo o facebook
    • Entendendo o X (twitter)
    • Programação de posts
    • Ferramentas de análise e métricas essenciais
    • Faça como eu fiz: estratégias em Facebook e X
    • Criando comunidades no Calmaria Spas
    • O que aprendemos?
  6. Aula 6

    • Como funciona o linkedin
    • Formatos de conteúdo e estratégias de engajamento
    • Como construir autoridade e fortalecer a marca empregadora
    • Programação de posts
    • Ferramentas de análise e métricas essenciais
    • Faça como eu fiz: gestão no LinkedIn
    • Estratégia de conteúdo para o aplicativo Listin
    • Conclusão
    • O que aprendemos?

Descubra se esse curso é pra você! Leia as primeiras aulas

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos
Escola

Inovação & Gestão

Prepare-se para aplicar em seu dia a dia técnicas de gestão de produtos e projetos, agilidade, liderança, desenvolvimento pessoal e muito mais. Conheça os principais conceitos de boas práticas de gestão de produtos e projetos e se aprofunde em estratégias de metodologias ágeis.

Conheça a escola

Faça parte da nossa comunidade no discord!

Troque conhecimentos com a comunidade da Alura

Escolha a duração do seu plano e aproveite até 44% OFF

Conheça os Planos para Empresas