Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

Primeiras aulas do curso Windows Forms com C#: Barra de ferramentas, trabalhando com classes e JSON

Windows Forms com C#: Barra de ferramentas, trabalhando com classes e JSON

Barra de ferramentas - Introdução

Tudo bem? Meu nome é Vitorino Vila. Esse é mais um curso de Windows Forms usando C#. Nós vamos dar continuidade aos cursos passados e vamos continuar a melhorar o formulário de cadastro de clientes do banco ByteBank. Vamos começar nesse treinamento, vendo um componente novo que é a barra de ferramentas. Vamos aprender como eu adiciono a barra de ferramentas e como criamos ícones novos ou utilizamos ícones que já vem dentro do cadastro do componente.

Também vamos aprender como faz para programar alguma coisa sobre o evento "Click" da barra de ferramentas e como construímos aquele que chamamos de "Tooltip", que é aquela janela que vai aparecer com um determinado descritivo quando o mouse parar sobre a opção na barra de ferramenta. E com a barra de ferramenta pronta no formulário de clientes, nós vamos começar a trabalhar com classe de objetos. E nós vamos criar um objeto, uma classe chamada "Clientes" e vamos associar essa classe ao conteúdo que é digitado no formulário.

Nós vamos fazer um procedimento que vai ler os dados que estão no formulário e jogar para a classe. Depois vamos ver como eu consigo fazer regras de validação no formulário. Quando digitamos coisas no formulário, nós temos que criticar. O nome não pode estar em branco, o número do telefone só tem que ter números, o CPF, por exemplo, tem que ser um número válido. Então nós vamos aprender primeiro a fazer dois tipos de testes. Todos dentro da classe.

Um usando o "Data Annotations", onde criticamos a propriedade da classe e o outro um método externo de validação, que nós mesmos vamos construir onde eu faço validações entre propriedades da classe. Exemplo, o nome do pai não pode ser igual ao nome da mãe. Isso é um teste que envolve duas propriedades da classe. Depois vamos falar um pouco sobre "Jsons". Vamos ver como conseguimos representar a classe em uma notação String através de "JavaScript Notation Object".

E vamos aprender também como eu capturo um "Abservice da Web", busco "Json" e transformo isso em classe. Vamos usar isso na prática lá no formulário quando digitamos o CPF do cliente e eu vou buscar da internet dados daquele CPF como, por exemplo, o nome da rua, o bairro, a cidade e o estado. E claro, vamos fazer toda a funcionalidade de capturar isso e preencher já automaticamente no formulário. No final desse treinamento, nós vamos ter o formulário já pronto.

A sua casca pronta, com toda a sua validação pronta. Preparado para ir para as próximas fases que seria armazenar essa informação dentro de um meio externo. Mas essa parte não vai ser ainda alvo desse curso. Espero que vocês gostem. Lembrando que esse curso é uma sequência dos outros cursos de Windows Forms que viemos fazendo. Então aconselho fortemente se você não fez ainda os cursos anteriores, que faça os cursos anteriores porque tudo está encadeado.

Cada curso de Windows Forms começa onde o curso anterior terminou. Por isso é importante que você faça todos os cursos na ordem que a Alura sugere. Espero que vocês gostem desse curso. Vamos em frente. Um abraço. Tchau.

Barra de ferramentas - Recuperando o ambiente

Precisamos recuperar o ambiente para que tenhamos um projeto no Visual Studio, onde a partir dele nós vamos começar a fazer os exercícios práticos desse treinamento. Então se você já vem fazendo o curso Windows Forms para C# desde lá do Parte 1 e tem na sua máquina o ambiente já montado, você não precisa nem seguir esse treinamento. Se você não tem o Visual Studio na sua máquina, faça o seguinte: vai no curso Windows Forms para C# Parte 1 e na primeira aula, se não me engano no segundo vídeo tem as instruções da instalação do Visual Studio.

Então sigam aquelas instruções e depois voltem para cá. Depois se vocês quiserem, vocês podem baixar o projeto final do curso passado que vai ser o pontapé inicial deste treinamento. Lá no Mão na Massa, vocês vão encontrar o link para baixar esse projeto final. Eu já fiz isso na minha máquina e eu tenho ele aqui. Vocês vão ter um arquivo zipado chamado "CursoWindowsForms". Vocês descompactem esse arquivo e procure na máquina de vocês um local mais acessível, mais fácil para que vocês possam salvar o seu projeto.

No meu caso, eu criei no diretório C uma pasta chamada Windows Forms e uma outra pasta chamada "Curso". Então vou apagar dessa pasta o meu projeto que já estava na minha máquina e vou copiar o arquivo que foi descompactado. Vou copiá-lo e no diretório local da minha máquina, eu vou colar. Vou entrar aqui. Eu tenho o meu arquivo com extensão "sln", que é a nossa solução. Eu vou clicar sobre ele e dar um duplo clique. Vamos esperar um pouco. Abriu o Visual Studio.

A primeira coisa que eu devo fazer é aqui onde eu tenho escrito "Release", vamos trocar para "Debug". E eu vou iniciar o meu projeto. Pronto. Tem a aplicação. Vou conectar. Vou colocar o usuário. Pode ser qualquer nome e lembrando que a senha é "curso". E aí eu tenho lá no formulário "ByteBank", "Cadastro", "Clientes".

E eu tenho esse formulário de cadastro que nós desenvolvemos no curso Windows Forms com C# Parte 3. É a partir deste formulário que nós vamos começar esse treinamento. Então pronto. No meu caso, o meu ambiente está ok e eu já posso começar a fazer os exercícios práticos. Um grande abraço e até o próximo vídeo.

Barra de ferramentas - Barra de ferramentas

Vamos fazer o seguinte: vamos relembrar a aplicação novamente. Vou executá-la e entrar no formulário de cadastro de clientes do banco "ByteBank". O que eu preciso fazer agora é criar algum lugar onde eu possa, por exemplo, incluir dentro de uma base de dados ou de um diretório, os dados do cliente. Normalmente esse formulário vai estar associado a algum lugar onde os dados vão ser salvos e depois que possam ser recuperados.

Eu vou fazer o seguinte: eu vou criar aqui em cima nessa área uma barra de ferramentas onde vou ter ações do tipo, incluir um novo cliente, vou ter uma ação que é recuperar um cliente que já existe na base de dados, uma ação que vai ser salvar o cliente, vou ter outra ação para limpar ou excluir o cliente e a outra para limpar os dados da tela. Vão ser cinco ações que eu vou fazer nessa barra de ferramentas. E aos poucos nós vamos fazer toda a parte funcional de cada botão desses.

Então vamos lá. Eu vou abrir dentro do diretório "Formulários Curso 3" porque é este formulário que nós criamos no curso passado, onde tem os dados para a entrada das informações do cliente. E vou dar um duplo clique. Primeiro, para eu incluir uma barra de ferramentas, eu vou precisar ter um espaço útil aqui em cima. E esse "Group" está muito colado no topo. Então vou fazer o seguinte: eu vou arrastar o botão para baixo e vou abrir um pouco mais a área útil do formulário do tipo controle de usuário.

Eu vou clicar sobre o "Group" mais inferior e com o teclado do computador eu vou clicar na seta para baixo 30 vezes ou melhor, não precisamos fazer isso. Na verdade, se eu clicar no teclado com a seta para baixo, note que eu ando com o objeto selecionado como se fosse um ajuste fino. Então eu vou dar um "Control Z" para deixar ele na posição original. Como eu quero ganhar 30 posições para baixo, no "Location" em vez de 424, eu vou colocar 454. Então ele desceu um pouco mais.

Eu posso também desder esse cara 30 posições. Então de 264, vai ficar 294. Esse "GroupBox" aqui em cima, cuja posição está 74, nós vamos colocar para 105 e o "GroupBox" inicial em vez de 15, vamos colocar 45. Agora eu tenho uma área útil vazia. Nessa área útil eu vou incluir um componente novo. Esse componente chama-se "ToolStrip". Esse componente é o componente que constrói a barra de ferramentas. Eu arrasto ele para cá e largo. Note o que o Visual Studio fez.

Ele criou aqui em cima uma área que vai ser a área onde vai ficar a minha barra de ferramentas. Eu posso colocar na barra de ferramentas vários tipos de objetos. Botão pode ter um Label, pode ter um "SplitButton", que é aquele botão de "On/Off", ele parece um interruptor que liga ou desliga. Eu posso colocar um "DropDown", ou seja, é um botão que eu clicando eu vou ter outros botões na vertical. Um "Separador" que divide os assuntos. Um "ComboBox" que nós vimos no último vídeo da aula passada.

É aquele componente que com uma seta para baixo eu vejo algumas opções. Eu posso colocar um "TextBox" para eu digitar direto dentro da barra de ferramentas. Um "ProgressBar" que é um componente que aparece uma barra que vai sendo preenchida como se fosse para te dar uma noção de tempo que falta para acabar o tipo de processamento. Nós por enquanto só vamos usar o botão.

Só que eu posso vir aqui, clicando sobre o componente, eu tenho a seta aqui em cima que normalmente mostra as principais propriedades do componente. Eu clicando nela, eu vou escolher essa opção "Inserir Itens Padrões". Eu vou clicar e note que ao fazer isso ele já desenha uma série de ícones padronizados. Normalmente esses ícones estão associados a editor de texto. Abrir, salvar, novo, imprimir, recortar, colar, help. Eu vou aproveitar alguns desses ícones e acrescentar novos para o cadastro de clientes.

Eu vou na verdade usar esse ícone para eu incluir um cliente novo, esse segundo ícone para buscar na base de dados um cliente existente, esse terceiro ícone para salvar na base um cliente já existente. E eu vou ter mais dois ícones que não estão aqui que vai ser um para eu excluir um cliente da barra de dados e um para eu limpar os dados digitados na tela. Para eu tirar fora as opções que eu não quero, eu simplesmente clico sobre o botão que eu não quero e dou "Del".

Deletei, deletei, deletei, deletei, deletei e aí eu clico sobre, está bem pequeno, aquela barra que divide os assuntos. Também clico em "Deletar" e "Deletar". Então só ficou esses três ícones. Vocês vão ver no, deixa eu abrir na minha máquina, Mão na Massa um link para baixar um arquivo chamado "BotõesNovos". Se você descompactar esse arquivo, você vai ver dois botões, o "ExcluirBarra" e "LimparBarra". Vamos fazer aquele procedimento que já fizemos com várias imagens. Descompactem um arquivo.

Vamos pegar os arquivos descompactados. Vou copiar e vou onde está o meu projeto, dentro da pasta Windows Forms eu tenho o diretório de imagens e vou colar essas duas novas imagens aqui. Depois vamos no gerenciador de soluções, em imagens, botão direito do mouse adicionar "Item Existente". Vamos navegar de novo para o diretório de imagens. Normalmente por padrão a extensão das imagens não aparece. Vocês coloquem ".", por exemplo. E eu vou selecionar, "LimparBarra" e o "ExcluirBarra".

Então eles foram agora para o meu projeto. E eu vou no botão direito do mouse sobre o nome do projeto, propriedades, vou para a área de recursos na aba imagens e o arrasto para dentro o "ExcluirBarra" e o "LimparBarra". Voltando para o modo "Designer" do formulário, o que eu vou fazer agora? Eu vou selecionar nessa seta aqui debaixo e vou adicionar um novo botão. Esse botão eu vou dar um nome para ele.

O padrão que normalmente as opções tanto de menu quanto de botões de escolhas de opções de barra, por exemplo, esses botões da barra de ferramentas, normalmente eles têm como padrão um nome que significa o item que eu escolhi e no caso da barra, "toolStripButton". Então eu vou clicar sobre esse novo botão e vou chamar ele de "ApagaToolStripButton". E com ele selecionado, nós vamos procurar a opção de imagem.

Vou clicar em "Imagem" e vou procurar a opção "ExcluirBarra". Pronto, ficou lá o desenho do ícone aqui dentro. Vou escolher outro botão para acrescentar na barra. O nome dele vai ser o "LimparToolStripButton" e a imagem que eu vou escolher para ele vai ser o "LimparBarra". Então a minha barra ficou assim com as cinco opções. Vou salvar o meu projeto e executar para ver como ficou. Conecto. Banco "ByteBank", "Cadastro", "Clientes". Está lá a barra, "Novo", "Abrir", "Salvar" e os dois outros botões. Vou salvar o meu projeto. É isso. Até o próximo vídeo.

Sobre o curso Windows Forms com C#: Barra de ferramentas, trabalhando com classes e JSON

O curso Windows Forms com C#: Barra de ferramentas, trabalhando com classes e JSON possui 200 minutos de vídeos, em um total de 55 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de .NET em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda .NET acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

Desconto 25%
  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85 R$63,75
à vista R$1.020 R$765
Matricule-se

Pro

Desconto 25%
  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120 R$90
à vista R$1.440 R$1.080
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas