Primeiras aulas do curso Windows Forms com C#: acesso ao banco de dados SQL Server

Windows Forms com C#: acesso ao banco de dados SQL Server

Instalando o SQL Server - Introdução

Tudo bem? Meu nome é Vitorino Vila e eu vou ser o instrutor desse treinamento de Windows Forms com C# com banco de dados, só que essa é a parte 2. Ele é a continuação do outro curso de banco de dados que nós também já oferecemos aqui na Alura. É interessante que você faça o curso parte 1 para depois fazer esse curso aqui. Está legal?

O que nós vamos fazer? Nós vamos iniciar esse curso recuperando o ambiente e em vez de usarmos o banco de dados LocalDB, que é aquele banco de dados local, que fica junto da aplicação, que vimos no curso passado, nós vamos usar agora o SQL Server.

A primeira coisa que vamos fazer nesse treinamento é baixar o SQL Server e instalá-lo. Vamos criar nossa base de dados ainda usando aquele princípio do fichário, onde eu vou ter um campo sendo o código do cliente e o outro campo sendo o JSON da classe.

Vamos fazer o mesmo formato de banco que fizemos lá no curso com o LocalDB e vamos modificar as nossas classes para estar falando agora o SQL Server, um banco mais robusto, que pode ser distribuído, ou seja, posso ter minha aplicação vários clientes acessando aquela base de dados, do que o LocalDB, que era um banco local.

Vamos ver que as classes são praticamente as mesmas, só vai mudar o nosso string de conexão. Depois vou questionar um pouco sobre o que é realmente essa forma de armazenar o dado que nós estamos usando desde dois cursos atrás para cá da carreira de Windows Forms, que eu tenho um id e dentro desse id o JSON da classe.

Essa metodologia de tratar os dados dessa maneira, tem um certo nome. Eu vou explicar um pouco o que ela significa e vou falar a diferença dos bancos de dados, que nós chamamos de tradicionais, onde eu teria uma tabela onde cada campo da tabela vai ser a propriedade da minha classe.

Como a maioria dos bancos que vamos encontrar no mercado hoje, a maioria dos problemas que vamos lidar, caso queiramos fazer uma aplicação em Windows Forms com C#, vamos encontrar na maioria das vezes ainda banco de dados relacionais. O que vamos fazer? Refazer a nossa tabela de clientes, agora, criando um campo para cada propriedade da classe e vamos modificar nossa aplicação para que ela funcione agora com esse novo formato de tabela.

Depois vamos falar sobre ferramentas de produtividade que nós temos no Windows Forms. Vamos falar do datagrid. Vamos ver que de uma fonte de dados, eu consigo automaticamente criar um grid para editar um dado. O que eu faço nesse dado com esse datagrid? Automaticamente meu banco de dados é alterado.

Também vamos usar esse componente datagrid para poder armazenar dados que veem da base e vamos interagir com ele, fazendo ações quando eu clico sobre alguma coisa do datagrid. No final do curso, eu volto um pouco a discutir com vocês sobre as diferenças entre banco de dados relacionais e os bancos de dados usando aquele estilo de armazenagem que usamos no nosso treinamento.

Vou falar um pouco sobre um outro assunto, que é entity framework, que não vamos cobrir nesse curso, mas que é uma forma muito interessante de podermos nos relacionar com banco de dados relacional através do C#. Está legal?

É tudo isso que vamos englobar nesse treinamento, espero que vocês gostem. Um grande abraço. Vamos nessa. Até o próximo vídeo. Tchau, tchau.

Instalando o SQL Server - Recuperando ambiente

Vamos começar? Para começarmos esse treinamento, vamos baixar no link que está lá no "Mão na Massa" do projeto do nosso banco "ByteBank" que está sendo desenvolvido no Windows Forms com C# para podermos continuar vendo exemplos de acesso a banco de dados através de Windows Forms.

Mesmo que você tenha feito o curso anterior, peço que vocês baixem esse arquivo para todo mundo começar com o mesmo projeto. Está legal? É claro que você tem que ter a sua máquina, o Visual Studio e também algumas funcionalidades associadas ao Visual Studio que dizem respeito ao banco LocalDB.

Se você não tem o Visual Studio, lá no curso parte 1 desta carreira, eu faço a instalação do Visual Studio, e mesmo assim, se você também não tiver o LocalDB na máquina que você quer fazer o estudo, no curso anterior eu mostro para vocês a instalação do LocalDB. Está bom?

Pois bem. Eu já baixei o arquivo compactado, ele está localizado aqui, deixa eu dar um zoom nele, e nós vamos descompactar esse arquivo no nosso diretório de trabalho. No meu caso, estou usando o "Disco Local (C:) > WindowsForms > Curso". Eu vou usar o botão direito do mouse. Estou usando o 7-zip e vou dar um extrair aqui.

O projeto foi descompactado e eu tenho aqui o meu arquivo de extensão CursoWindowsForms.sln, a solução do projeto em Windows Forms com C#. Atenção: é importante que a partir do diretório onde você descompactou o arquivo, que você tenha apenas uma pasta chamada "CursoWindowsForms".

Pode ser que alguns descompactadores criem um subdiretório com o mesmo nome do arquivo, você vai ter esse diretório "CursoWindowsForms" repetido duas vezes.

Eu já descompactei o arquivo aqui. Eu vou dar um duplo clique no arquivo da solução para abrir o Visual Studio e olhar o meu projeto do banco "ByteBank". Está legal? Eu vou esperar um pouco até que o projeto seja aberto.

Pronto. A minha solução foi aberta. Um detalhe importante: eu não sei se vocês, por exemplo, estão usando o mesmo subdiretório que eu estou usando, "Disco Local (C:) > WindowsForms > Curso", para poder está colocando o projeto. Neste projeto que está aqui em cima, quando configuramos o banco LocalDB, ele foi salvo aqui em um diretório dentro da própria estrutura do projeto.

É importante que saibamos se o diretório onde o string de conexão associado a esse banco está se referenciando a localização física desse arquivo na sua máquina.

Para ver isso, vocês vão aqui nessa classe, barra lateral direita, “LocalDBClass.cs” e aqui dentro dessa classe, vamos aqui nessa parte onde fazemos o construtor da classe e verifiquem se esse diretório grande que está aqui, mais ou menos começa aqui. NO meu caso está C:\\WindowsForms\\Curso\\CursoWindowsForms\\CursowindowsFormsBiblioteca\\Databases\\Ficario.mdf.

Normalmente, no meu caso, esses dois diretórios aqui, é o local onde eu salvei o meu projeto. De CursoWindowsForms para frente é o arquivo que eu descompactei. Observem se o local que vocês descompactaram é respeito ao diretório que está escrito aqui. Se não estiver, vocês vão aqui e editam e mudem esse diretório para o diretório da máquina de vocês. Está legal?

Eu tenho aqui o meu projeto. Eu vou fazer o seguinte: vou inicializar ele para ver se, pelo menos, ele abre e funciona. A partir dele, que vamos começar esse treinamento. Eu tenho que verificar se no meu Visual Studio estou usando o Debug, Any CPU, porque essa é uma aplicação que não é nem 32 e nem 64 bits definidos. Eu vou clicar no botão "Iniciar". Vai compilar e vai abrir a minha aplicação. Está bom? Vamos esperar um pouco.

Pronto. Abri a minha aplicação. Vou aqui no menu "Arquivo > Conectar". Lembando que o Usuário é qualquer coisa, você pode colocar seu nome e a senha é "curso" com letra minúscula. Clica em "OK". Recebo a mensagem de boas-vindas. Se eu vier em "ByteBank > Cadastro > Clientes”, abro meu cadastro de clientes. Se eu clicar aqui em "Buscar", eu abro os dois clientes que tenho na base de dados, então se eu escolher um deles e clicar em "Salvar" eu consigo ver os dados daquele cliente.

Minha aplicação está funcionando. Vou em "Arquivo > Sair" e eu fecho a aplicação e a encerro. Está legal? É isso aí. Valeu. Um abraço.

Instalando o SQL Server - Instalando o SQL Server

No curso anterior, vimos a interação do nosso projeto com banco de dados usando o banco LocalDB. O banco LocalDB é um banco local, que ele fica, digamos assim, embutido dentro da minha aplicação, mas utilizar isso dentro de um ambiente corporativo não vai funcionar. Imagina: eu quero criar um banco de dados que eu consiga, por exemplo, falar, criar um acesso simultâneo, vários usuários acessando os dados, com o LocalDB eu não vou conseguir fazer isso.

Nós vamos agora começar a fazer tudo aquilo que nós fizemos com o LocalDB, mas utilizando agora um banco de dados mais robusto. A ordem natural da coisa é usar o SQL Server, que também é um banco de dados da Microsoft. Nós poderíamos dar esse treinamento usando o banco Oracle, MySQL, diversos bancos.

Não tem problema. O importante aqui, neste treinamento, não é o banco de dados em si, mas sim mostrar para vocês como é que eu consigo fazer coisas no banco de dados.

Para isso, nós vamos instalar na nossa máquina o SQL Server, vamos usar a versão Developer, que é a versão de desenvolvedor, que podemos usar desde que não usemos esse banco para aplicações realmente comerciais. Vamos instalar o SQL Management Studio, que é um software para podermos acessar o banco de dados.

Vou começar. Vamos começar pelo SQL Server. Vou fechar aqui a minha aplicação do Visual Studio e, enquanto a aplicação é fechada, eu já vou vir aqui no browser e eu vou procurar aqui por "sql server download". Eu já tenho esse primeiro link. "Download do SQL Server Microsoft". Vou clicar nele.

Ele explica e tem esse link aqui. "Developer". Vamos fazer o download da versão Developer.

Ele vai baixar aqui um arquivo pequeno, mais ou menos de 5.7 megabytes. Depois que esse arquivo baixar, executaremos ele. Ele vai abrir o instalador do SQL Server. Vamos escolher essa opção, "Personalizado", ok? Ele vai dizer o local onde fará o download do banco. Tem aqui o tamanho do download. Vou clicar em "Instalar". O processo de download vai começar. Vou parar o vídeo um pouco, vou esperar esse processo acabar e volto assim que terminar. Está legal? Até já.

Pronto. Depois que ele fez o download, fez algum processamento, está mostrando a caixa de diálogo mostrada aqui em cima.

Vamos clicar em "Instalação" no lado esquerdo da tela. Depois que escolhi "Instalação", vou escolher essa opção: "Nova instalação autônoma do SQL Server ou adicionar recursos". Ele vai preparar os arquivos para inicializar a instalação. Nós vamos manter a opção “Especifique uma edição gratuita”, "Developer". Não vamos mudar isso. Vamos clicar em "Avançar". Vou clicar que aceito as condições aos termos da licença. Vamos clicar de novo em "Avançar”.

Depois ele vai observar alguns requisitos. Se por acaso ele der atenção sobre firewall do Windows ignoramos isso. Não tem problema. Vamos clicar em "Avançar". Nesse ponto, vamos escolher "Serviços de Mecanismo de Banco de Dados", é a opção que vamos instalar, e vamos lá embaixo escolher a opção "SDK de Ferramentas de Cliente". Vamos escolher essas duas opções para poder instalarmos o SQL Server. Eu vou clicar aqui em "Avançar".

Aqui nesse ponto, vamos usar a opção “Instância padrão”, vamos clicar em "Avançar". Nesse ponto, vamos deixar todas as opções selecionadas, vamos clicar de novo em "Avançar".

Nessa próxima caixa de diálogo é muito importante. Vamos escolher a opção "Modo Misto (autenticação do SQL Server e do Windows)" e aqui vamos colocar a senha do usuário chamado "sa". Esse usuário chamado "sa" é o usuário administrador do sistema do SQL Server.

Nós vamos, aqui no nosso treinamento, usar esse usuário "sa" para acessar o banco. Vamos colocar aqui uma senha para esse usuário. Coloque uma senha que vocês, óbvio, não esqueçam. Vou colocar aqui a senha, vou colocar uma senha fácil.

Aqui embaixo, vamos adicionar o usuário do Windows que vai ser também administrador do banco, ou seja, se eu entrar com o usuário "sa", eu administro o banco, se eu entrar usando o usuário do Windows que vou selecionar aqui, também administro o banco.

Eu vou clicar na opção "Adicionar Usuário Atual", ou seja, ele vai adicionar como administrador do SQL Server o usuário que está logado no momento, que é o usuário que estou usando aqui na minha máquina. Pronto. Ele adicionou o usuário. Clico em "Avançar".

Ele vai me mostrar tudo o que vai ser instalado. Finalmente eu clico em "Instalar". Começou a instalação. Claro, vou parar o vídeo e novo e volto assim que esse processo de instalação terminar. Até já. Ok. Pronto. Depois de, no meu caso, um longo tempo, a instalação é concluída. Clico em "Fechar". Vou fechar o meu browser. Pronto. Já tenho o SQL Server, no caso, 2019, versão Developer, instalado. Legal? Valeu, um abraço. Até a próxima.

Sobre o curso Windows Forms com C#: acesso ao banco de dados SQL Server

O curso Windows Forms com C#: acesso ao banco de dados SQL Server possui 269 minutos de vídeos, em um total de 65 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de .NET em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda .NET acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas