Primeiras aulas do curso UX Writing: Conteúdo focado no usuário

UX Writing: Conteúdo focado no usuário

Fundamentos de UX Writing - Introdução

Olá! Meu nome é Letícia, e neste curso de UX Writing aprendemos sobre o processo de escrita na experiência de usuário. Para nos adentrarmos nesse universo, usaremos o projeto da empresa Andarilho que atua na área de turismo. A questão da empresa é que os usuários acessavam o site, buscavam pacotes de viagem e por fim decidiam não comprar o produto, isto é, a jornada de compra não era concluída.

Ao observarmos esse fluxo, buscaremos entender como a parte textual estava influenciando na experiência do potencial cliente e como poderíamos melhorar esse quadro.

Faremos alterações no título de botões, o melhor formato para mecanismos de busca e faremos uma análise da persona da marca para entendermos qual voz e tom que deveriam ser usados no site, além de entendermos quais são as definições desses conceitos.

Aprenderemos contextos mais amplos de utilização do texto, e como a parte discursiva pode influenciar os pontos de contato da marca com o usuário. Muitas vezes alterações aparentemente pequenas podem gerar mudanças significativas na experiência do usuário.

Por fim, construiremos um guia para a parte escrita do site, dessa maneira aprenderemos a documentar as definições da parte textual para que todos os membros do time de comunicação da empresa consigam dar continuidade aos textos.

Vamos lá?

Fundamentos de UX Writing - A linguagem na experiência

Temos o trabalho de modificar e realizar melhorias no site da empresa de turismo Andarilho. A empresa vede alguns pacotes de viagem para aventureiros. O problema identificado pela empresa foi que as pessoas acessavam o site, pesquisavam pacotes, mas não efetivavam a compra. Se o mesmo processo de venda fosse executado pelo telefone, ele era finalizado. Isso nos leva a pensar que o problema se encontra no site. Nosso objetivo é encontrar exatamente qual o ponto em que o usuário desistia de realizar a compra e então tentar reverter esse quadro.

O fluxo ideal do cliente neste caso seria: Busca por pacote -> Encontrar o pacote -> Ver detalhes do pacote -> Comprar. Tendo isso em vista, analisaremos o site em busca de possíveis problemas.

Ao acessar o site, podemos realizar uma busca simples por pacotes de viagem. Neste caso, queremos um pacote para dois adultos, tendo como ponto de partida a cidade de São Paulo, com destino à Africa do Sul, na data 12/10 até 12/11,

área de venda de pacotes. Contém uma imagem de um porto,  o título "Aventura no Porto, cidade do Cabo África do Sul". Há um grupo de ícones com cinco estrelas baixo do título. Teremos ainda o conjunto de palavras "Guia, transfer, passeios, pousada" e logo em seguida a frase "Tickets Inclusos", o valor antigo do pacote (2.800)riscado e o novo valor (2.500) em destaque. Por fim, o botão "Próximo".

Logo de início temos uma série de dúvidas a respeito das informações disponíveis. Temos um grupo de estrelas que não sabemos exatamente o que significa, a informação "Tickets inclusos" nos soa estranha, o valor de R$2500,00 não sabemos se corresponde aos dois adultos ou é um preço individual, e o botão "Próximo" é um enigma, não sabemos qual a próxima etapa que se segue.

No caso dos "tickets", trata-se de ingressos para eventos como feiras, shows, passeios e outros acontecimentos dessa natureza. Para melhorar a comunicação com o usuário, ao invés de escrevermos "tickets inclusos", escreveremos "Passeios e taxas inclusas no pacote". Com isso, descrevemos de fato o que está sendo vendido ao cliente, e que é um atrativo importante do produto.

O UX Writing é o texto focado na experiência do usuário. Precisamos escrever um texto que vise a melhor compreensão desde o início, para o que o fluxo de um processo não seja danificado em nenhum ponto. No site do Andarilho, buscaremos aplicar os conceitos de UX Writing e documentarmos essas modificações.

Fundamentos de UX Writing - Padronização de linguagem

Ao analisarmos o processo de compra de pacotes no site Andarilho, chegamos à quatro dúvidas ou pontos nebulosos:

  1. Essas são todas as informações?
  2. O que são tickets?
  3. O valor indicado é o valor total?
  4. Para onde vou ao clicar no botão "próximo"?

Ao conversarmos coma empresa, descobrirmos que o valor de R$2.500 é individual, totalizando R$5.000. A primeira modificação que faremos então é adicionar a informação "Por pessoa" abaixo do valor em destaque. Precisamos idetifcar também que o valor do pacote é esse porque temos 2 adultos inclusos, caso alteremos para 3 adultos o valor também irá se modificar. No ponto em que temos as informações "Guia, transfer, passeios, pousada", incluiremos "2 adultos", assim teremos as informações compiladas dentro do pacote de viagem.

O botão "próximo" apresenta problemas, pois ele não indica com clareza para qual página o usuário será direcionado. Ao clicarmos no botão, notaremos que a página aberta se refere aos detalhes do pacote. Agora que sabemos que não somos direcionados para uma página de pagamento, ou preenchimento de formulário, alteraremos o título do botão. Um título possível seria "Ver mais detalhes do pacote", mas como sabemos que um botão precisa conter informações bem enxutas, escreveremos simplesmente "Ver pacote".

Modificar o título do botão já responde a questão de "são todas as informações?" que apontamos. O usuário saberá que ao clicar no botão irá encontrar outros dados a respeito do produto que deseja comprar.

Seguindo o fluxo de compra, na página de detalhes encontraremos algumas informações mais descritivas sobre o pacote, um roteiro com uma linguagem mais rígida formulado na forma de tópicos, como no exemplo:

-1° Dia - Ida para a Cidade do Cabo

- Ida do aeroporto para a hospedagem

Na página principal do site, encontramos uma linguagem muito mais coloquial, calorosa, com raízes em um diálogo informal, o que atrai e acolhe o usuário. Neste trecho do site temos uma quebra brusca nessa linha.

Precisamos entender qual a imagem que a marca quer passar e a partir disso elaborar textos coerentes com esta imagem, com tons e vozes unificados, padronizados. Trabalharemos nesses pontos nas próximas aulas.

Sobre o curso UX Writing: Conteúdo focado no usuário

O curso UX Writing: Conteúdo focado no usuário possui 115 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX - User Experience em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

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