Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UI Design > Conteúdos de UI Design > Primeiras aulas do curso Sketch: design visual de um website

Sketch: design visual de um website

Conhecendo o Sketch - Apresentação

Se você curte a área de UI Design e quer utilizar o Sketch como ferramenta principal para o seu trabalho, você veio ao lugar certo! Este é o primeiro curso da formação de Sketch da Alura.

Meu nome é Mateus Villain e vou te auxiliar nas próximas aulas e nos próximos cursos aqui na formação.

Neste curso, vamos ver muito mais do que só as ferramentas básicas que o Sketch possui. Vamos mexer com formas, com artboards, com elementos de cores, mas vamos evoluir, também falaremos sobre processos, técnicas e metodologias que designers de interface aplicam no dia a dia no trabalho deles e que você precisa conhecer se quiser entrar nessa área.

Falaremos sobre benchmarking, sobre arquitetura de informação, moodboards, sobre toda a parte de estilização e elementos básicos que o Sketch possui, e vamos criar um site do início ao fim, que será o projeto do nosso curso.

Sabe qual é o melhor disso tudo? Não importa se você já tem algum conhecimento ou nenhum conhecimento a respeito do Sketch ou a respeito de design de interface para a pessoa usuária, este curso é feito para qualquer pessoa que quer se especializar no Sketch e já aprender várias técnicas para UI Design.

Então, vou ficar te esperando na próxima aula para começarmos os próximos estudos. Te vejo lá.

Conhecendo o Sketch - Visão geral

Que bom que você resolveu começar o primeiro curso da formação de Sketch. Antes de começarmos oficialmente, deixa eu dar uma pincelada no que veremos nas aulas seguintes.

Para começar, nesta primeira aula, na Aula 1, vamos ter uma fase de reconhecimento. Vamos conhecer o Sketch, ver quais são suas ferramentas, o que ele é capaz e o que conseguimos fazer com ele, para, quando chegarmos na Aula 2, já começarmos todos os processos para trabalharmos em cima de um projeto que vamos desenvolver ao longo das aulas.

Na terceira aula, vamos conhecer algumas ferramentas sensacionais de personalização de estilo que o Sketch possui. Você precisa conhecê-las porque é essencial trabalhar com elas em todos os produtos digitais que você vai construir nesse programa, independentemente de ser site, web, sistema, enfim.

Na Aula 4, começaremos a conhecer alguns processos e métodos que, normalmente, UI e UX designers utilizam dentro da empresa em que trabalham para incrementar ainda mais aquilo que estão construindo.

Na última aula do curso, na Aula 5, vamos pegar tudo que pesquisamos e desenvolvemos e transformar em um protótipo de alta fidelidade, que é a versão que o programador desenvolve e manda para o ar para ser publicada e para as pessoas interagirem.

Como mencionei, nós vamos trabalhar em um projeto aqui no curso. Não vamos fazer coisas aleatórias ao longo das aulas, tudo que fizermos será condizente para transformarmos esse site, em algo utilizável, com uma usabilidade sensacional e com uma estética impecável, que é o site da empresa fictícia Up.

Up é um banco de vagas fictício em que empresas podem colocar suas vagas. Empresas que estão procurando profissionais, talentos ao redor do mundo, vão colocar as vagas que possuem.

E pessoas profissionais da área da tecnologia, do Design, do Marketing, de Data Science, etc., que estão procurando vagas internacionalmente, 100% remotas, vão entrar nesse site para encontrar aquela sonhada vaga e poderem ganhar em dólares, ganhar em euros, etc.

Qualquer dúvida ao longo do curso, pode ir ao fórum, até mesmo ao Discord, e nós ajudamos com o que for preciso. Nos vemos no próximo vídeo para começarmos a trabalhar com o nosso curso. Te vejo lá.

Conhecendo o Sketch - Softwares de prototipagem

Se você veio fazer esse curso, provavelmente seu interesse é o Sketch para aprender a começar a prototipar, criar interfaces digitais de sites, aplicativos, softwares, sistemas, qualquer coisa que envolva produto digital. Eu imagino que esse seja o seu objetivo.

Mas você sabia que o Sketch não é o único programa de prototipação que existe? Temos vários outros no mercado que fazem a mesma coisa, às vezes um pouco mais, às vezes um pouco menos, que o Sketch.

Tem várias opções para escolhermos. Por exemplo, o Sketch, que é o primeiro que está aparecendo, o Adobe XD, o Figma, o InVision, o Axure, o ProtoPie, o Framer e, por último, o Marvel.

Todos eles são programas de prototipação. Apesar da funcionalidade e apesar da empresa, todos fazem absolutamente a mesma coisa. Então, você vai conseguir fazer um site com eles, um aplicativo, um slide? Vai conseguir.

Tanto que esse slide que você está vendo foi feito no Figma. Então, todos eles são ferramentas de prototipação e servem para a mesma funcionalidade. A grande diferença entre eles, que determina a principal escolha, é mais ou menos a preferência que você vai ter e a ferramenta principal que a empresa que você trabalha está te pedindo ou já utiliza.

Muitas delas pedem o Figma, que roda tanto em Windows quanto em Mac e navegador, mas tem gente que gosta e já está trabalhando no Mac há muito tempo, curte os exclusivos do Mac e, por isso, prefere o uso do Sketch.

Muita empresa assina o pacote Adobe, o Photoshop, o Illustrator, e de quebra já tem o Adobe XD. Para outras situações, vão entrando cada um desses aplicativos.

Essa é a interface do Sketch; essa é a interface do Adobe XD; e essa é a interface do Figma. Estou mostrando a interface dessas três ferramentas e não a das outras porque essas são as três mais famosas do mercado quando falamos em software de prototipação, de interface digital.

Elas são bem parecidas. Tem sempre uma barra no topo, duas barras nas laterais (na esquerda e na direita) e no meio está sempre a parte de prototipação, em que começamos a criar a nossa interface.

Elas são bem parecidas nesse quesito, vai mudar um detalhe ou outro, até porque cada empresa tem sua maneira de se referir a uma ferramenta.

Podem ter algumas funções a mais, existem funções no Sketch que o Adobe XD e o Figma não possuem, e a mesma coisa do Adobe XD e do Figma para os outros dois.

Tudo isso são peculiaridades dos programas. Pode ter uma grande questão depois que mostro esses programas, e existem vários outros que não coloquei na lista porque ela ia ficar gigante.

A grande questão que pode surgir: preciso aprender a utilizar todos eles? A resposta curta é não, não precisa.

A resposta explicada é a seguinte: a partir do momento que você aprende a usar um deles, por exemplo, o Sketch nesse curso, saber utilizar o XD, o Figma, o InVision, e todos os outros, fica muito mais fácil.

É o que eu falei, todos eles são programas de prototipação, sozinhos eles não fazem absolutamente nada, tudo vai depender da pessoa que estiver sentada na frente do computador mexendo neles. Se você não estiver segurando o mouse e o teclado, o programa vai ficar parado.

Então, todos eles desempenham a mesma função. É o que eu falei, você vai conseguir fazer um site, um aplicativo, um slide em todos eles? Vai. Qualquer coisa que você queira criar, é neles que você vai conseguir fazer isso. Sozinho eles não fazem nada.

Como mostrei, todos eles são bem similares, as ferramentas básicas que eles possuem são todas as mesmas, as formas simples, a caixa de texto, colocar imagens, etc., todos eles possuem, porque é o básico que um programa de prototipação precisa.

Obviamente, cada um deles vai ter uma função extra, que é o que torna um programa diferente, único, inovador. Sabendo usar o Sketch, se um dia, por acaso, você trocar de empresa ou preferir usar outro programa, você não vai ter o processo de reaprender, só vai ter o processo de entender como o programa se organiza.

Entender quais são as nomenclaturas que fazem compatibilidade com as que o Sketch usa, ou outro programa, porque eles fazem a mesma coisa.

Você só vai precisar ter aquela fase de uma semana, uma semana e meia, para você se organizar e entender, por exemplo, que o Figma localiza as ferramentas nessa posição e o Sketch naquela outra. É só você se organizar, todos eles são tranquilos. Então, fica fácil. Você aprende um e todos são tranquilos.

Se você tiver alguma dúvida com relação ao Sketch, você pode chegar no fórum que eu vou te ajudar com o que for necessário.

Caso, futuramente, você queira aprender a utilizar o XD ou o Figma, temos formação deles aqui na plataforma Alura. Se o seu caminho é querer aprender algum outro, depois que você terminar a sua formação Sketch ou terminar este curso, dá uma passada lá, são formações excelentes e que vão te tornar profissional em cada uma dessas ferramentas. Nos vemos no próximo vídeo.

Sobre o curso Sketch: design visual de um website

O curso Sketch: design visual de um website possui 150 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UI Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UI Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas