Primeiras aulas do curso Pintura Digital: Montando e refinando o shading

Pintura Digital: Montando e refinando o shading

Trabalhando no Céu - Introdução

Olá, galera! Meu nome é Rainer Petter e hoje faremos mais um Curso de Pintura Digital, continuando o curso anterior que fizemos a pintura deste personagem, do viking.

Neste curso focaremos na pintura do cenário. Então, estudaremos iluminação, diferentes tipos de texturas, como lidar com essa profundidade, como adequar, aplicar bem a iluminação do cenário de acordo com a iluminação que já colocamos no viking.

Essa imagem que vocês estão vendo, é a imagem final do curso. Começaremos com esse arquivo apenas em linhas. Essa aqui é a imagem inicial, o arquivo que começaremos.

Para quem já fez cursos anteriores dá para perceber que essa linha está bem menos definida do que a linha anterior. A linha que trabalhamos o personagem do viking estava bem detalhada.

Então, nesse teremos um processo criativo um pouco diferente, vai ter mais liberdade para definir as montanhas, no caso, no cenário mais próximo também. Este aqui é o arquivo inicial já com imagem do viking e essas linhas.

A primeira coisa que faremos é pintar a cor base, assim como no curso anterior. Faremos essa cor chapada ali. De acordo com a guia que a minha já está nos dando, começaremos pintando no cenário lá atrás e vamos vir, aos poucos, pintando mais próximo.

Pintaremos as montanhas mais distantes, pensando como trabalhar com a iluminação, como que a luz do sol está pegando, ela está vindo bem de lado de acordo com o que já fizemos no viking; o que vai estar em sombra, o que vai estar em destaque, o que vai precisar de mais ou menos detalhes na imagem.

Aplicaremos o reflexo da água, aplicaremos uma neblina para dar mais profundidade à cena, vamos aplicar alguns efeitos de profundidade e desfoque para focar na imagem do viking, que é o elemento principal da imagem.

E também pintaremos todas as texturas de rocha, de vegetação no primeiro plano. Depois disso tudo faremos ainda alguns ajustes de couro e tal para adequar bem a iluminação que fizemos no cenário, de acordo com a iluminação que já tinha no viking.

Logo, nesse curso experimentaremos principalmente texturas e iluminações diferentes, um conteúdo novo em relação ao que fizemos no curso anterior, é importante que você já tenha feito o curso prévio a fim de ter uma bagagem para fazer bem esse curso. Então vamos lá!

Trabalhando no Céu - Cor Base

Beleza, galera! Vamos começar a nossa pintura vocês estão vendo o arquivo que vamos utilizar aqui nesse curso e esse arquivo está disponível para vocês fazerem download no site. É só baixar o arquivo que começamos. Esse arquivo, como vocês podem ver tem algumas camadas, tem uma camada aqui embaixo, a camada do background que está toda branca, tem uma camada da linha da linha que são as linhas do fundo do cenário, que é a parte que vamos trabalhar.

Em cima tem a camada com o personagem que pintamos no curso no anterior - o deixaremos “quieto” por enquanto, e por cima da camada desse personagem, tem essas outras linhas na frente, bem esboçadas, que são uma camada de cenário que colocaremos na frente dele. Na imagem final teremos primeiro essa camada do cenário na frente do viking, depois o personagem e depois o fundo.

Logo vamos trabalhar com esses três níveis de profundidade. Para começar, assim como no outro curso, faremos uma cor base, onde começaremos a pintar. Então, vamos pegar as ferramentas de seleção, selecionar cada uma das áreas e ir aplicando uma cor ali. E o processo é o mesmo que utilizamos no curso anterior, em que pintamos esse personagem. Porém, quando nós o pintamos, as linhas estavam bem definidas.

Por isso, estava fácil de seguirmos o rumo certinho e ir preenchendo a cor, neste caso já temos um pouco mais de liberdade, digamos assim, porque as linhas do cenário ainda estão meio esboçadas, não está nada muito definido.

Faremos a seleção. Porém, não precisamos necessariamente seguir exatamente em cima da linha, se vazar um pouquinho para fora ou para dentro, não tem problema. Isso no caso do cenário do fundo, nesse cenário aqui da frente temos mais liberdade ainda, porque aqui a linha está totalmente esboçada.

Na camada de flat aqui, nessa camada de cor base, vamos sugerir, mais ou menos, para encher as áreas com a ferramenta seleção, no caso particular se vai ser o ideal e depois na etapa de pintura vamos vazar um pouco dessa área que selecionamos e que teremos mais liberdade nesse caso.

Assim, não seguiremos exatamente a área que selecionamos do cenário em primeiro plano, no caso do fundo seguiremos, sim, um pouco mais próximos, porém não temos uma linha totalmente definida. Então vamos lá! Vamos começar aqui primeiro pintando uma cor em tudo.

Vamos criar uma camada aqui em cima dessa camada de background. Criar uma camada nova, escolher uma cor qualquer, vamos começar pintando do fundo para frente. Pintaremos primeiro o céu, depois as montanhas, o lago e depois (o personagem já está pintado) a cena em primeiro plano.

Começaremos lá para o fundo, tanto faz a cor que escolhermos, porque depois iremos ajustar essas cores, porém para facilitar já podemos escolher um tom para o céu meio azulado. Lembrando que a iluminação toda do cenário interfere na cor do personagem. Quando pintamos o personagem no curso anterior estávamos considerando o céu azulado, tanto que colocamos interferências em um tom meio azulado na parte da sombra do personagem - que é a interferência do céu.

Vamos pintar o céu meio azulado e toda essa interferência da cor do céu que tem naquele personagem também vai ter no cenário. Importante nos lembrarmos disso. Eu vou começar aqui com tom azulado só para pintar o céu mesmo, depois vamos ajustando.

Criei a camada, peguei o balde de tinta aqui, cliquei e preenchi. As configurações das ferramentas são as mesmas do curso anterior. Podemos ver que a tolerância está em dois do balde de tinta, com Anti-alas desativado ou com o Contiguous desativado, All layers desativado, no mesmo esquema.

Joguei com uma cor aqui, agora vou selecionar as montanhas, pegar aqui o laço, também configurar da mesma forma com anti alas desativado. Estou com o laço que vai somando as seleções, então se vou fazer uma seleção aqui e depois vir com outra, ela vai somando.

Vou tirar as seleções – ctrl + D, o atalho, para tirar seleções. Eu vou vir selecionar as montanhas. Lembrando que como está meio esboçado não precisamos seguir necessariamente exatamente em cima da linha. Só sugerindo mesmo. Para facilitar a visualização, posso desativar clicando aqui nesse olho na camada do personagem.

Olha só como que o desenho nem está preenchido aqui atrás. Vamos só sugerir mesmo aqui mais ou menos o rumo, aqui é montanha, então vou selecionar, vou deixar só o céu sem seleção, vou selecionar da montanha para baixo tudo aqui.

Beleza, venho aqui de novo com balde de tinta, eu vou escolher um tom um pouco mais acinzentado para montanha. Montanhas separadas do céu, agora eu vou separar cada uma das montanhas. Temos três morros aqui. Tem esse na direita, tem esse mais ao centro e esse aqui mais à esquerda.

Eu vou considerar que esse à esquerda está mais próximo do personagem, o do meio aqui está a uma distância média e o da direita está mais longe. Assim, à medida que vai distanciando, vai clareando um pouco a cor também. Vamos lá! Esse primeiro aqui, eu vou dar um zoom, esse primeiro vou deixar um pouco mais escuro do que esse tom que escolhemos aqui, lembrando que essas cores que eu estou aplicando na cor base vocês não precisam necessariamente utilizar exatamente a mesma cor.

Estamos simplesmente aparando os planos. Eu já estou colocando aqui, mais ou menos, para facilitar a visualização - o azul já no tom do céu, as montanhas aqui com um tom mais claro ou mais escuro, de acordo com a distância, mas isso vai definir mesmo na hora que começarmos a pintar na próxima etapa.

Esse que está em primeiro plano eu vou deixar um pouquinho mais escuro, para separar da outra montanha ali, e esse que está mais longe eu vou deixar um pouquinho mais claro. Vou vir aqui em selecionar e vou pegar o tom aqui com conta-gotas, deixar um pouquinho mais claro, clarear ali.

Beleza. Temos umas colinas entre essas duas montanhas e o lago embaixo. A colina eu vou deixá-la com um tom um pouquinho mais esverdeado. Vou separá-las também da cor das montanhas. Quando eu vou passando a seleção, vai somando, vai aumentando. Igual mostrei nas outras aulas podemos mudar aqui para outra opção - aqui do lado que vai tirar a seleção ou simplesmente mantendo aquela que estava segurando o Alt no teclado (aparece ali mais ou menos ao lado do laço).

É só segurar o Alt que podemos vir tirando essa seleção. Onde que vazou aqui um pouquinho, não tem problema vazar um pouquinho, mas eu acho que vazou demais daí o lago vai ficar meio deformado. Tem de ficar um pouquinho mais reta essa linha.

Escolha um tom um pouquinho mais esverdeado, deve escurecer um pouquinho, Beleza, já temos ali a separação de cada uma das montanhas e do céu. Sobrou só o lago aqui embaixo, vou selecioná-lo e vou jogar um tom - vou pegar a cor do céu aqui com o conta-gotas e vou deixar um pouquinho mais claro e mais cinzento.

Temos aqui já separados cada um dos elementos do fundo: as três montanhas, o morrinho, as colinas e o lago. Agora vamos fazer isso com o cenário que está em primeiro plano. Vou ativar de novo a camada do personagem; vou criar uma camada em cima da camada do personagem, selecioná-la, venho, clico para criar uma camada nova e já crio uma camada em cima dele.

Nesse caso já vamos ter um pouco mais de liberdade para fazer essa seleção, percebemos aqui que há duas pedras. Tem uma pedra e uma pedra maior aqui, mas a forma dos matos ainda não está definida, vamos definir isso na hora de pintar mesmo.

Agora o que vamos fazer é sugerir. Vou fazer seleções aqui como se fosse uma capinha tapando o personagem. Vou só sugerir mesmo que tenha esse mato, depois vamos vir no outro estágio e pintar para valer, para ficar totalmente separado.

Separa esses elementos que estão em primeiro plano aqui com laço, nessa camada em cima do personagem. Eu vou vir e preencher com uma cor, um verde mais escuro. Depois iremos definindo melhor essas cores.

Eu posso agora desativar essas camadas com a linha, clico no olho para escondê-las e já temos aqui o personagem, temos uma mancha de cor ali do que está em primeiro plano e as manchas de cores de cada um dos elementos que estão no fundo. Então, como eu disse iremos pintando do fundo para frente nesse estágio, nesse processo.

Por enquanto é isso! No próximo vídeo nós vamos pintar o céu.

Trabalhando no Céu - Cor do Céu

Beleza, galera. Vamos fazer agora a pintura do céu. Temos todo o cenário já com as chapadas, separadas, vamos começar a pintar no céu.

Aqui faremos o seguinte: eu separei para vocês algumas imagens de referência, que são as imagens que utilizaremos para pintar esse cenário, essa imagem ela está no arquivo no formato “pur” - ponto PUR. Eu vou mostrar aqui para vocês. O arquivo é o seguinte: essa imagem preta aqui, essa tela é um programinha muito bom que muito ilustrador usa para colocar as imagens de referência, é um programa que não tem interface nenhuma é tudo preto. Só aparece a interface quando você clica com botão direito que temos algumas opções

E chama-se pure ref. Você pode baixar de graça ou pode fazer alguma doação caso queira, para o criador que é puref.com e lá tem o link para download de graça.

Vamos fazer assim: pegar as imagens, arrastá-las e soltá-las aqui. Você pode pegar a imagem do seu computador, pode pegar imagem direto da internet, arrastar, soltar aqui e salvar o arquivo. Aqui ficam todas as referências, podemos agrupá-las como quisermos, podemos aumentar o zoom. Se você vir aqui com o botão direito temos algumas opções também de rodar imagem, de como que vai aparecer essa tela, se ela vai aparecer mais transparente. Você pode deixar mais transparente nesse fundo preto, cinza, tem várias opções, pode rodar as imagens, por exemplo. Um atalho que uso bastante é segurando Alt e shift, clica, arrasta, espelha a imagem para um lado, para o outro, para cima, para baixo.

Dessa forma, é interessante porque você pode redimensionar essa janelinha aqui com as referências e deixar só no canto, caso queira. No caso, eu utilizo dois monitores, eu arrasto essa janela aqui com as referências e a deixo no segundo monitor. Mas você pode deixar isso em um monitor só também.

O link para baixar vai estar aí junto com os arquivos dessa aula e também junto com os arquivos dessa sala estará o link para vocês baixarem os pincéis que vamos utilizar. Estou compartilhando com vocês os pincéis que eu utilizo no meu trabalho mesmo, com ilustração, pintura digital.

Tem uma lista gigante de pincéis, na verdade é uma lista de ferramentas para utilizarmos, nessa janelinha de Tool Presents. Caso não esteja aparecendo essa janelinha Tool Presents para você é só vir aqui no Photoshop em window e a última está aqui Tool Presents.

Nela aparecem todos os pincéis que eu utilizo. Uma coisa interessante é se eu mudar, por exemplo, invés de usar o pincel aqui, se eu mudo para borracha, atualiza a lista e aparece uma lista de borrachas também. Este arquivo que está com vocês tem borracha, tem lápis, tem pincel, tem ferramenta de blender - para borrar imagem que às vezes podemos precisar, inclusive neste curso.

É um arquivo com bastante ferramenta para utilizarmos. Não utilizaremos todos, tem muita coisa, usaremos algumas. Mas é a partir desse arquivo. Caso não esteja aparecendo vem aqui window, em Tool Presents - caso esteja em português o Photoshop (se não me engano) está em ferramentas pré-definidas ou definição de ferramentas algo tipo - vai estar aqui no window e janela em português.

Vamos pintar o céu, vamos ir à camada do fundo, eu vou duplicar essa camada (ctrl J), dupliquei ou pode clicar com o botão direito e duplicar a camada. Essa camada de baixo assim como fizemos nos cursos anteriores, ela vai servir de guia mesmo, vai ficar só como flat, não pintaremos nada, além disso, pode até bloqueá-la aqui para não ocorrer de mexermos nela sem querer.

Vamos aqui para casa de cima, a camada que nós vamos pintar, selecionamos o céu com a varinha mágica mesmo. Pronto, selecionado. Nessa camada em que pintaremos, eu vou escolher agora um pincel que tem o nome underline clouds Noah Bradley. Ele é um ilustrador muito bom, faz ilustração para jogo, para quem joga o jogo Magic The Gathering, ele faz várias ilustrações também de cenários e esse pincel é um pincel que ele deixa disponível no site para baixar gratuito e eu anexei a esses que uso para pintarmos quando o céu está meio nublado, assim que não tem as nuvens muito definidas.

Vou selecioná-lo aqui (clouds Noah Bradley), vou diminuir um pouco o tamanho, usar o branco aqui mesmo só como exemplo, o que acontece à medida que eu vou passando? Vai criando ali como se fossem umas nuvens, uma neblina meio solta. Se eu passar mais forte (eu posso controlar isso), por exemplo, posso ao invés de usar o branco, usar somente um azul um pouco mais claro, não precisa necessariamente ser o seu branco. Deixar um azul bem claro, podemos brincar com o tamanho dessas nuvens aqui também.

Vai criando de uma forma meio aleatória sabe, não temos controle total sobre o que vai acontecer aqui, vamos passando e vai clareando, posso pegar aqui um tom mais escuro e fazer. É importante deixarmos o céu meio nublado. Porém tem que continuar azul. Então vai estar umas nuvens bem finas mesmo assim, meio neblina, nada muito escuro, muito carregado, porque o azul que está influenciando na sombra do personagem é o azul do céu; um céu tem de estar meio azulado. Vamos criar aqui uma neblina assim, um azul bem sutil, clarinho bem sutil indicando essas nuvens. Eu posso até diminuir o tamanho do pincel, dar uma pincelada aqui com azul que estava ali no fundo mesmo. Aqui em cima eu vou deixar um azul um pouquinho mais escuro.

Criar uma sensação de nuvem bem fininha assim mesmo. Mais escuro em cima, embaixo eu posso deixar um pouquinho mais claro. Para termos uma ideia vai ficar mais ou menos assim o céu. Vou até tirar o personagem, desmarcar para vocês visualizarem, posso pintar aqui embaixo com esse tom mais claro.

Esses pincéis que criam um efeito meio aleatório são interessantes nesses casos em que não temos necessidade de sermos tão precisos. Precisa fazer uma nuvem certinha, é só criar essa ambientação. Nesse caso funciona bem, quando queremos criar algo mais certo, mais especifico, às vezes é importante criarmos textura na própria pintura, igual fizemos na roupa do personagem, na barba dele, a textura na pincelada mesmo. Podemos também fazer as duas coisas, podemos utilizar, por exemplo, como eu fiz essa pintura aqui no céu mais solta com a nuvem e depois vir com um pincel mais marcado, mais recortado e criar uma variação de uma nuvem um pouco mais marcada. Vamos fazer algo desse tipo aqui mais para frente, principalmente nessas texturas das vegetações aqui embaixo, mas nesse caso do céu deixaremos mais solto mesmo.

Podemos usar esse mesmo pincel. Repetindo o nome dele, está em ordem alfabética. Esses com underline primeiro são os que eu uso mais, eles já ficam em cima. Confere se você está com a ferramenta do pincel selecionado ali, porque se tiver com a borracha, por exemplo, vai aparecer outra lista - a lista de borracha, a lista de pincéis.

Descendo aqui tem vários de nuvens, eu tenho esse aqui clouds. Aqui é uma nuvem, deixa usar um branco aqui olha só o efeito que ele faz. Tem um solto clouds CraigMullins - um outro ilustrador que também disponibiliza de graça os pincéis.

E o Davi Raposo também, que é um ilustrador muito bom também, deixa os pincéis para baixarmos e testarmos, mas no caso vamos utilizar esse do Noah Bradley, que é para deixar realmente essa ambientação meio com a nuvem fraca, bem fina assim mesmo, nada muito definido por que o céu precisa estar azul ainda ali para cima.

Beleza! Então é isso, vou ativar de novo aqui o personagem e temos já o céu do nosso cenário pintado.

Sobre o curso Pintura Digital: Montando e refinando o shading

O curso Pintura Digital: Montando e refinando o shading possui 138 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Pintura Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana