Primeiras aulas do curso Produção de áudio

Produção de áudio

Onde está o som? - Apresentação

E aí, tudo bem? Eu sou o Vinícius Portugal, formado em produção fonográfica, além de ter especialização em equipamentos de áudio e suas aplicações, técnicas de gravação e sonorização.

[00:1] Nas aulas a seguir nós iremos entender juntos os conhecimentos fundamentais do áudio e as percepções que devemos ter sobre o material gravado para que possamos adequá-lo às diversas aplicações possíveis em nossa área de estudo.

Começaremos marcando alguns entendimentos sobre o som, sua formação, estrutura e elementos que lhes fornecem característica. Conhecer o som nos trará ouvidos mais treinados para identificarmos questões que precisam de melhorias ou tratamento, enquanto técnicos de áudio.

Vamos conhecer a percepção sonora, fenômenos acústicos, os problemas que podemos ter a partir desses fenômenos e como amenizarmos ou até mesmo solucionarmos alguns desses problemas.

Na sequência vamos ver a diferença entre som e áudio, as formas que podemos ouvir nossas gravações para termos a melhor referência e produzirmos o som mais limpo e adequado aos nossos objetivos.

Quais os equipamentos envolvidos nesse processo? Eu vou te mostrar! Inclusive, você vai aprender um pouco da história e do desenvolvimento por trás desses equipamentos. Você vai descobrir quem é o responsável por aqueles áudios intermináveis que recebemos no Zap e o que nos levou essa possibilidade.

A ideia é te levar a ter um conhecimento mais aprofundado, mas ainda conceitual quanto à maior parte das questões que envolvem a gravação, manipulação, produção do áudio e consequentemente da qualidade dos produtos como podcasts, músicas, vídeos e até filmes.

Espero que essa viagem seja bacana e que ao final você esteja ávido por novas experiências e explorações nesta área fascinante, que é o áudio!

Onde está o som? - Overview do que iremos estudar

Obrigado por estar comigo nessa jornada e boas-vindas ao curso de introdução ao áudio. Vamos dar uma olhada por cima no que vamos estudar e o que vamos aprender durante esse curso?

Para começar, vamos firmar as bases do fenômeno que irá ser a matéria-prima para as nossas gravações: o som. Ou seja, o que ele é exatamente? Como se forma? Como o sentimos e quais são os fatores que lhe trarão características?

Veremos que na verdade o som é uma resposta sensorial a um fenômeno físico. A partir daí nós vamos analisar os materiais e a interação do som com essas estruturas, identificando os fenômenos acústicos resultantes destas interações.

O que você precisa ficar atento com relação a isso será quais os problemas que podem ser gerados e como tentar solucioná-los antes mesmo de nós chegarmos a um computador.

Uma vez que passamos por esse entendimento vamos finalmente começar a lidar com o áudio em si, vamos dar uma olhada na história dos equipamentos e a evolução deles chegando ao áudio digital, estudando como se dá a conversão entre analógico e digital.

Quais são os melhores sistemas para uma boa audição e a diferença entre mono e estéreo também será abordado. Abordaremos a questão dos formatos de áudio, que indicarão o seu nível de compressão e, desta forma, o tamanho dos arquivos gerados.

Durante todo o curso experimentaremos auditivamente o material estudado e isso fará total diferença para sua compreensão.

Depois vamos conversar sobre os equipamentos mais usados. Levando em conta o caminho do sinal, aprofundaremos um pouco em cada etapa entre a emissão do som, a passagem pelo sistema de áudio e produção, voltando novamente a ser som por meio dos monitores de referência.

Nessa etapa teremos um grande número de equipamentos diferentes dedicados a funções específicas, algo que lhe dará muita informação interessante, mas que você precisará estar atento para o melhor uso e encadeamento destes equipamentos.

Então vamos ver as etapas e processos operacionais mais recorrentes, como organizar os sinais gravados para uma boa percepção e entendibilidade e clareza na mixagem. Veremos os fatores preponderantes - que se trabalhados atentamente, sempre trarão bons resultados para mixagem.

Os processamentos mais usuais serão demonstrados, criando uma noção das possibilidades que temos ao trabalhar como produtores. Além é claro, de nos fazer compreender visual e auditivamente as suas aplicações.

Agradeço muito pela sua escolha e espero você nas próximas aulas!

Onde está o som? - Relação entre o som e o ar

Então essa é a nossa primeira aula e vocês devem estar na empolgação de estudar e conhecer mais sobre o áudio, mas quanto a isso eu posso falar que a primeira coisa que nós vamos estudar não é o áudio. Ficou confuso, não é? Então sigam comigo que eu vou fazer vocês entenderem o porquê disso.

O elemento básico e primordial que nós precisamos entender antes de pensarmos no estudo do áudio é o som. A primeira coisa a aprender sobre o som é que ele só se propaga através da matéria.

Compreender os elementos que o compõem e a forma em que o som se apresenta, produzirá um áudio muito melhor e mais assertivo, tornando mais fácil o trabalho que desempenharemos a partir do arquivo gerado. Nessa primeira etapa então abordaremos a relação entre o som e os materiais, principalmente o ar.

O som é substância, por assim dizer, que dá forma ao áudio. O áudio nada mais é do que a versão manipulável, eletrônica ou digital, do som. Mas onde é que está o som? Como é que nós podemos observá-lo?

A nossa volta existe o ar, que é formado por inúmeras partículas, desde átomos dos gases que formam a atmosfera até elementos muito maiores, mas que ainda ficam em suspensão flutuando pelo ar - como a poeira, por exemplo.

Sempre que ocorre alguma perturbação ou movimentação brusca dessas partículas, nós captamos isso por nossos ouvidos e em alguns casos podemos percebê-las como o que chamamos de som. Vamos entender um pouco melhor.

Você já deve ter visto uma caixa de som com alto-falantes expostos e vibrando. Se não eu vou deixar um vídeo na próxima atividade para que você possa entender do que eu estou falando e para que conheça melhor o funcionamento deste equipamento.

Quando o alto-falante vibra, ele gera uma perturbação na parede de ar que está logo à sua frente e essa perturbação é transmitida pelas partículas de ar como uma onda, de forma muito parecida como quando nós jogamos uma pedra dentro da água, por exemplo. Gera aquela ondulação, não é?

Essas ondulações, essas vibrações, variam a pressão atmosférica até chegar aos nossos ouvidos, que fazem então a transdução. Ou seja, transformam as vibrações captadas em impulsos elétricos, que quando são enviados ao cérebro são interpretadas como som.

O som então é uma interpretação fisiológica de um fenômeno físico. Ou seja, o som é uma percepção sensorial que nós temos através do nosso sistema auditivo na variação de pressão atmosférica do ambiente.

Mas o som também pode ser ouvido e captado através de outras superfícies e materiais, com diferentes intensidades e características. Eu vou deixar um link, na próxima atividade também, da captação subaquática do canto das baleias, para que vocês tenham um exemplo desse outro ambiente de transmissão do som.

Deixarei outro vídeo também, só que em inglês, onde o importante mesmo, além da mensagem que está sendo falada, é a capacidade que foi utilizada da câmera de filmar em câmera lenta a onda sonora viajando pelo ar.

Então para além do conceitual que vocês estão estudando e entendendo, vocês vão poder ver essa dissipação sonora através desse vídeo. Não são apenas materiais maleáveis como a água e o ar, que são bons em conduzir a vibração sonora. Todo material tem algum nível de reflexão, absorção ou permeabilidade sonora.

Com variações na velocidade de transmissão e no tempo de dissipação da onda. Uma boa experiência que deixa isso claro é quando estamos esperando o trem ou metrô e conseguimos ouvir aquele assobio que o trilho faz algum tempo antes do veículo chegar. Ouvimos esse ruído com antecedência justamente porque ele está primeiro sendo transmitido pelo trilho e depois para o ar à nossa volta, antes mesmo de vermos o trem.

Apenas na ausência total de ar não haverá som - tal como no espaço sideral, e aí para o desespero da galera que curte ficção científica. Justamente porque no vácuo não há matéria em suspensão que faça a condução das vibrações até os ouvidos mais próximos para que eles os ouçam.

Sobre o curso Produção de áudio

O curso Produção de áudio possui 163 minutos de vídeos, em um total de 77 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Áudio (Produção e Pós-Produção) em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Áudio (Produção e Pós-Produção) acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas