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Princípios da influência: persuasão com foco em negócios

Reciprocidade - Introdução

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Priscila Stuani, e neste curso iremos falar sobre "Os princípios da Influência". Iremos entender como podemos promover um produto, um serviço, um negócio, um blog, um e-commerce e fazer com que as pessoas desejem mais aquilo que temos a oferecer.

Iremos aprender quais são os principais princípios de influência que fazem com que as pessoas tomem determinadas ações, lembrando que todos os exemplos apresentados são baseados em casos reais, de grandes marcas e grandes negócios que utilizam esses princípios baseados na ética e na transparência.

Entenderemos quais são os principais recursos que nós podemos utilizar nos blogs, redes sociais, sites, além de outros meios para promover a nossa autoridade.

Mas... o que é autoridade?

O que a autoridade pode promover em nosso negócio? Como as pessoas reagem ao identificar alguém com autoridade? Quais são os benefícios que isso pode trazer para o negócio?

Como podemos gerar afinidade com o nosso público e fazer com que eles percebam valor naquilo que temos a oferecer? Seja por meio da comunicação ou seja com ações que promoveremos, é importante estar claro quais são os nossos objetivos.

No decorrer desse curso, apresentaremos vários exemplos cujo objetivo é fazer com que você crie conexões entre a teoria e a realidade, e assim consiga promover o seu negócio.

Se você ficou curioso, se você quer entender melhor o que é e como funciona esses princípios da influência, nos vemos no próximo vídeo!

Reciprocidade - Mecanismo do princípio da reciprocidade

Um dos desafios que a Mirror Fashion tem é justamente entender como funciona os princípios da influência justamente para ela se aproximar dos seus clientes, melhorando a sua persuasão.

Repare que o blog tem algumas publicações, mas todas foram feitas no mesmo dia. Se acessamos a página pela primeira vez e gosto do conteúdo, posso até salvar nos meus favoritos, mas se eu retorno no blog depois e não vejo atualizações e novas publicações, as chances de excluir o endereço dos meus favoritos é maior.

Com isso, a Mirror Fashion perdeu a oportunidade de se aproximar de seu leitor e potencial cliente. Como nós podemos ajudar a Mirror Fashion a usar o blog para se aproximar dos seus leitores e futuros clientes?

Vamos dar uma olhada no blog da Locaweb, por exemplo. Há alguns artigos, algumas categorias, isso facilita meu acesso porque podemos ir direto ao que está relacionado com nossos interesses, há publicações constantes. Parece que eles possuem um cronograma que seguem à risca!

Temos a opção de inscrever nosso e-mail para recebermos novidades do blog por email.

O que me faria inserir o e-mail ou não?

Simples: o conteúdo do blog.

Por que o conteúdo? Eu posso ter um blog e postar uma vez a cada 6 meses, isso vai mudar alguma coisa para as pessoas? Agora se eu tenho um blog, com conteúdo atualizado constantemente, oferecemos conteúdo e ferramentas para que os leitores queiram fazer parte da lista. A cada publicação nova, vamos receber um e-mail da Localweb avisando que existem novos post no blog. Este é um recurso bacana!

Já parou para pensar quais são os blogs lê frequentemente, aqueles que você assina a newsletter? Ou aqueles que você olha periodicamente? Quando nós ficamos interessados com o conteúdo compartilhado pelo blog, nós fazemos parte da lista deles. A diferença é que, quando tem conteúdo relevante para mim, com certeza eu vou querer acompanhar esse blog. Quando não existe conteúdo de qualidade e relevantes, a chance de esquecermos esse blog e procurar uma outra opção é maior.

Vamos dar uma olhada no blog do João Lurato.

O João teve a ideia de compartilhar artigos que possam ajudar os seus leitores. Um deles é esse: "6 dicas para uma vida saudável sem ser chato".

Neste artigo, ele se preocupou em criar essas seis dicas e pode ser interessante para algumas pessoas. Entretanto, devemos olhar para esse conteúdo de maneira mais estratégica. É importante pensar em como nós vamos ajudar as pessoas, e o João acabou falhando nisso por ter ido muito direto ao ponto. Faltou mostrar o caminho que as pessoas devem seguir para conquistar o "corpo perfeito". A maioria das pessoas preferem encontrar um conteúdo mais receita.

Temos um exemplo melhor com o artigo O dia-a-dia de um profissional que aprende: o calendário de estudo publicado no blog da Alura. Observe que se trata de um artigo relativamente curto, mas também direto ao ponto. O Guilherme Silveira compartilhou um problema (falta de tempo) e sugestões de como as pessoas poderiam lidar com isso.

Quem busca ser mais produtivo, organizado, pode achar muito interesse esse tipo de artigo, certo? Repare na quantidade de comentários do post (até o momento da gravação tinha 48), diversas pessoas demonstraram apreço pelo conteúdo.

O conteúdo estratégico deixa claro para as pessoas que não existe uma fórmula mágica, porém, se elas precisarem de uma ajuda para começar, elas podem experimentar "seguir a receita".

Mas qual é a relação que conseguimos fazer entre essas ações com o Marketing?

Temos uma tendência natural de querer retribuir o que nos gera valor de alguma maneira. Para o contexto da aula, antes de pedirmos o e-mail das pessoas no meu blog, é melhor oferecermos algo que agregue valor para elas e a partir disso, começaremos a construir um laço com as pessoas. Conseguir os e-mails será consequência.

Uma das maneiras de estabelecermos essa conexão é usando o princípio da reciprocidade, ou seja, quando ofereço algo de valor, as pessoas tendem a retribuir um favor dentro desse contexto. O exemplo da lista de e-mails se encaixa. Antes de criarmos uma lista com os contatos, esperando ter uma comunicação mais direta com os leitores, pense: "O que eu posso oferecer para convencê-los a cadastrar os seus e-mails?".

A partir do momento que isso se torna claro para você, para a sua empresa, para o seu negócio, o vínculo com o leitor é fortalecido, e mais tarde, ele pode se tornar um novo cliente. Queremos ter visibilidade nos sites, nos blogs, queremos aumentar a nossa rede de clientes, com certeza! Mas antes, precisamos entender quais são os mecanismos que podemos utilizar a favor dessas estratégias. A reciprocidade é um mecanismo de muito sucesso.

Você pode fazer essa reflexão:

A partir disso, começaremos a gerar demanda. Crie um conteúdo relevante, que faça você ganhar seguidores, e as chances de você conquistar mais clientes aumentam. É um ciclo que podemos alimentar de acordo com os nossos interesses.

Reciprocidade - Estimulando a reciprocidade

Vimos formas interessantes de como podemos utilizar o princípio da reciprocidade a favor de comunicações com o blog, podcast. Agora veremos como isso pode funcionar nas redes sociais.

Acessaremos o site da Tableless.

A Tableless possui um fórum, um espaço onde as pessoas podem compartilhar dúvidas, ajudar umas as outras e isso acaba gerando uma reciprocidade muito grande. O fato de que me ajudem quando tenho alguma dúvida, aumenta as chances de que eu ajude alguém mais adiante. Assim nós também veremos o princípio da reciprocidade no fórum. Observe como na fanpage do Facebook, também se faz presente a lógica da reciprocidade. Quando publicamos algo que ajudará as pessoas - tanto do blog como de qualquer outra plataforma - retribuiremos o gesto fazendo o compartilhamento, ou curtindo a página, ou sendo um novo seguidor e assim por diante.

Muitas vezes, curtimos algumas páginas de forma intuitiva - o que é normal. Mas o intuito do curso é explicar por que temos certos comportamentos. Por exemplo, podemos convidar as pessoas para que elas curtam uma página específica. Com isso, conseguiremos ter algumas reações do tipo "Vou curtir essa página pois gosto e conheço quem me convidou" ou também, elas podem ter uma reação negativa como "Isso não tem nada a ver com o que eu procuro e nem comigo". Outras, podem reagir de forma muito positiva sobre o conteúdo, e não porque alguém a convidou para acessá-lo e a chances dessas pessoas curtirem é muito grande, pois é um assunto que lhes interessa.

O conteúdo tem grande importância na reciprocidade. Precisamos descobrir quais são os interesses do público e depois, "gentileza gera gentileza"! Pense em como utilizar esses recursos a seu favor - e do seu negócio.

Voltando ao caso da Mirror Fashion, quais sugestões podemos apresentar depois que vimos todos esses exemplos?

A princípio, essas são as três sugestões que temos para a Mirror Fashion. Você já pensou em como trabalhar o princípio de reciprocidade no seu negócio? Aproveite para refletir sobre como você pode utilizar o princípio da influencia para se aproximar dos clientes e melhorar a sua persuasão.

Sobre o curso Princípios da influência: persuasão com foco em negócios

O curso Princípios da influência: persuasão com foco em negócios possui 138 minutos de vídeos, em um total de 54 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Softskills e carreira em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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