Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Softskills e carreira > Conteúdos de Softskills e carreira > Primeiras aulas do curso PNL: comunicação efetiva para o dia a dia

PNL: comunicação efetiva para o dia a dia

Como você vê, ouve e sente o mundo - Introdução

Boas-vindas ao curso de programação neurolinguística. Eu sou a Renata Tedesco e vou te acompanhar nessa jornada super especial.

Esse curso é para você que tem interesse em se preparar para encarar situações em carreira, vida e emprego, com a sua família, seus amigos, de uma forma simples e com técnica.

Nesse curso você vai aprender a negociar melhor com recrutadores em entrevistas de emprego, vai aprender o motivo pelo qual se capacitar para passar por processos seletivos é superimportante.

Você também vai aprender preceitos básicos da PNL que nos ensina a diferença entre realidade e experiência de realidade. Sabe aquele medo que você tem de alguma coisa, mas não entende o motivo? Venha entender o que a PNL diz sobre isso.

Você já percebeu que temos canais sensoriais de onde recebemos informação do mundo? Sim. Entre eles temos o canal auditivo, o canal cinestésico e o canal visual. Cada um deles importa muito no momento em que encontramos uma pessoa nova ou quando precisamos mediar um conflito e até conquistar um novo relacionamento. Nesse curso vamos aprender a identificar esses canais e a desenvolver aqueles que nos faltam.

Vamos falar também sobre a diferença entre sonho, meta e objetivo, e o motivo pelo qual adiamos tanto conquistar os nossos desejos. A PNL vai te explicar e ela te ensina também como fazer para conquistar a meta curta e atingível.

Também vamos te explicar como formamos imagem na mente e como isso influencia em tudo o que você vê, tudo o que você sente e tudo o que você pensa.

Vamos passar juntos pelo mapa e o território, e vamos aprender que não precisamos concordar com todo mundo no mundo, mas aprender a ser flexível nos permite liderar o sistema. Bateu curiosidade, não é? Pois é. Tem um conteúdo imperdível para você entender mais aqui.

Sabe quando começamos a aprender uma coisa que amamos e não damos sequência nela? Nós largamos, esquecemos? Eu tenho certeza de que se você estudar a PNL você vai continuar a fazer qualquer coisa que você ama sem abandonar.

Nós vamos falar também aqui sobre um assunto incrível, que é o espelhamento ou empatia, quando estamos falando com outra pessoa, que é o rapport. É ele que nos permite conquistar pessoas e situações com muito mais facilidade. Então você vai aprender que você vai poder espelhar comportamento, voz, modelo de mundo, entre outros.

Você vai entender o poder da palavra “não” em uma frase e da palavra “mas”. Afinal de contas, você está indo super bem em uma tarefa, mas... O que será que você sente depois de ouvir essa palavra?

Esse curso é um curso básico introdutório, não é preciso ter conhecimento nenhum prévio. Nós pensamos em uma linguagem super simples para te ajudar a reconhecer em si as estruturas disponíveis na sua mente, para que acione o botão no autodesenvolvimento, então não se preocupe, pois nós estudaremos juntos os tópicos todos, passo a passo.

Fazendo esse curso você vai ser capaz de melhorar muito mais o seu trabalho em time, a identificar o canal representacional por onde as pessoas recebem informações do mundo e até desenvolver a sua empatia, olha que legal. Você vai também aprender a usar as ferramentas da PNL para negociar melhor com recrutadores.

Você também vai poder se preparar muito melhor para aprender como nós pensamos, como criamos diversas realidades, como influenciamos as pessoas à nossa volta e como nos preparamos para ler alguns aspectos da comunicação não verbal. Nós temos muito conteúdo legal para estudar, está imperdível. Vamos começar?

Como você vê, ouve e sente o mundo - Fale a língua do outro

Vamos conhecer hoje a Maria, ela é a personagem central aqui do nosso curso de PNL na Alura e eu já começo te dizendo, para você que está me ouvindo, que a Maria é uma profissional super ativa no mercado, assim como você que está me ouvindo também deve ser. Ela é participativa nas atividades da empresa dela e ela trabalha numa empresa de tecnologia.

O que é muito legal aqui é que eu gostaria de apresentar essa personagem e dizer para você que está me ouvindo que muito provavelmente você vai passar, já passou ou está passando pelos mesmos desafios que ela. Isso significa que agora a Maria se sente desatualizada.

Ela está passando por um processo que vem uma vontade enorme de procurar habilidades novas, ela já está há um tempo na empresa, então faz sentido que ela comece a pensar até em participar de novas entrevistas de trabalho, ela quer se testar mesmo no mercado.

Muito importante aqui é que todo esse processo de mudança, todo esse processo que a Maria está começando a passar pode gerar inquietude, pode gerar medo, pode gerar insatisfação. Isso significa que o mundo tem gerado mudanças e como humanos, nós mudamos e mudamos rápido, mudamos muito, muitas vezes. Então a Maria começou a sentir aquela pontinha de insatisfação nos desafios que ela tem hoje.

Mas o mais legal é que esse mix, que muito provavelmente você está vendo aí na tela, de inquietude, de medo e de insatisfação, é uma mola propulsora, é um pacote de energia, é um foguete que vai fazer a Maria promover essas mudanças e correr atrás do que ela tem buscado.

Até que chegou um momento da nossa história com a nossa personagem, que é a Maria, ela conversou com uma colega de trabalho e essa colega de trabalho mostrou um videozinho curto sobre PNL. Três letrinhas que provavelmente muita gente não sabe o que é, mas significa o quê? Programação neurolinguística, um assunto extremamente importante para que tenhamos domínio de nós mesmos, comecemos a aprender a ter autogestão.

O que é mais importante aqui na PNL? Nesse vídeo que a Maria estava vendo, alguns instrutores falavam muito sobre ler o outro. Você que está aí me ouvindo, alguma vez você já ouviu essa história, já leu ou já vivenciou ler o outro? Canal de aprendizado?

Afinal de contas, o processo de ler o outro nada mais é do que ter empatia, nada mais é do que entender que o outro tem uma personalidade diferente da sua, que ele tem um canal representacional, ou seja, a forma como ele vê, sente e ouve o mundo é diferente da sua ou diferente do seu canal.

Muito importante que a PNL nos fala e que a Maria viu no vídeo, é usar os canais de aprendizado para melhorar a sua comunicação. Como a mente escolhe? Como eu consigo melhorar as minhas decisões sobre carreiras, minhas decisões de emprego? E a Maria viu que tinha tudo a ver com o momento que ela estava vivendo, afinal, ela chegou num despertar. Olha que interessante. O despertar é o que provavelmente você sente também na sua vida.

A Maria sentiu que seria um momento excelente para procurar uma nova vaga no mercado de trabalho, ela tem que estar atenta, ela tem que estar alerta para propostas novas, isso dá um frio na barriga. Mas eu tenho uma questão aqui, será que a Maria está preparada para avaliar a proposta? Ler pessoas? Como assim, ler o outro? Negociar nas entrevistas? Ter confiança nela mesma?

Na nossa telinha, se você puder ver agora, está escrito: “Cadê o preparo, Maria?”. Porque a Maria ficou um tempo afastada dessa prática, então como ela vai se sentir confiante em negociar?

Muita coisa mudou, o mundo muda muito rápido e precisamos atualizar o nosso GPS assim que possível. GPS é aquele aparelhinho que nos leva de um ponto A a um ponto B, tem um mapinha e que muita gente usa.

A grande questão é: como experimentar uma coisa nova? Como a Maria vai mergulhar nesse mundo novo de descobertas se ela utilizar ferramentas velhas? Ou se ela não atualizar o GPS dela?

Então eu digo que a melhor hora é agora. É a melhor hora para a Maria rever comportamentos, porque no momento em que ela tomou um chacoalhão, vem inquietude, veio o medo, é a hora em que ela precisa aprender a ler o outro, aprender a ter empatia, aprender a entender que os outros são diferentes e é normal ser um diferente do outro.

E agora ela precisa criar objetivos sustentáveis e realizadores, assim que ela entender como a PNL pode mudar a vida dela rápido, que fique até bem claro para você que está me ouvindo. Objetivo sustentável é aquele que te faz bem.

Independente desta melhor hora, a Maria passou por experiências ruins no passado, ela não teve sucesso nas entrevistas logo no primeiro contato, nem sempre temos. E ela ficou se perguntando ali um tempão: “Como eu melhoro minha performance de entrevista ou de conversa com as pessoas? Como eu faço escolhas conscientes para mim mesma? Como eu deixo de perder oportunidades legais para a minha carreira?”.

A solução, que na verdade aqui temos uma experiência ruim, mas a solução na PNL, para começar aprender a ler o outro. A Maria percebeu que tem bastante coisa para ela atualizar dentro de si mesma, mas a primeira coisa – presta atenção agora que eu vou falar uma coisa muito importante – entender canal representacional da PNL.

Temos que entender como vemos, sentimos e como ouvimos o mundo, que na verdade esse é o ponto de partida até para que a Maria comece a descascar o medo de estar desatualizada no mercado de trabalho. Nós ouvimos, sentimos e vemos diferente uns dos outros, isso em relação ao mundo externo.

A Maria começou a jornada de conhecimento dela percebendo lá no trabalho que as pessoas são diferentes umas das outras, umas falam super baixinho, outras falam mais alto, outras falam mais suave, outras falam com a voz um pouco mais carregada, outras pessoas repetem muitas palavras, outras pessoas falam muito rápido, outras pessoas falam poucas palavras.

Isso é muito importante, essa percepção, que você comece a reparar na forma como as pessoas agem, sentem, veem o mundo, escutam as coisas. E a Maria começou a se perguntar, ela ficou intrigada, falou: “Como será que eu recebo e processo informações do mundo? Eu tenho ouvido tanto sobre isso em PNL, mas como eu chego perto dessas mudanças?”. E a resposta é: entendendo o canal representacional. É aqui que percebemos um ponto da mudança.

Nós escolhemos o nosso canal preferido para processar a informação sobre o que está acontecendo no mundo externo e os nossos canais nascem conosco, fazem parte da nossa vida, mas ao longo da vida eles vão mudando, um pode estar mais protagonista que o outro. E eles são o canal visual, auditivo e cinestésico. O cinestésico relativo a sensações, vamos abordar isso um pouco mais para frente.

Qual é o canal da Maria? Estamos começando a nossa jornada com muito mais confiança, atitude, segurança para que possamos fazer escolhas melhores e eu desafio você agora a me ajudar a descobrir o canal da Maria. Será que você já tem um palpite?

Os canais representacionais - Visual

Maria foi chamada pela gerência dela, lá na MariFaz, a empresa que você já conhece, uma empresa de tecnologia. Maria foi chamada para preparar uma apresentação no PowerPoint para um time multidisciplinar, isso significa que é um time de pessoas de várias áreas diferentes, não só da área que ela trabalha.

Ela estava fazendo uma pesquisa sobre o desenvolvimento de um novo software na empresa, então depois da apresentação ela recebeu um feedback, ou um retorno, dos colegas dela. Um dos colegas disse que gostou muito de ver a apresentação da Maria. Essa pessoa conseguiu captar elemento importante nos desenhos, para que ela pudesse dar uma opinião.

A Maria, que está agora estudando sobre PNL, assim como você está estudando conosco aqui na Alura, ficou surpresa com o comentário, e quem disse isso? A Regina. A Regina é uma das colegas da Maria e na verdade a Maria ficou super contente, porque ela preparou uma apresentação muito rica, cheia de detalhe, com desenho, com elemento representativo, tudo o que pudesse ser altamente visto.

Temos uma série de elementos, você deve estar vendo no meu slide agora. E esse “Descobrindo o mundo visual” é que durante uma pesquisa inicial sobre a PNL e assim que a Maria tomou consciência do ponto de mudança dela, ela percebeu o que era preciso para fazer uma mudança inicial, ela descobriu que o canal visual faz parte de uma trilogia que compõe a forma como recebemos informação do mundo, junto com os canais que são os irmãos dele, canal auditivo e canal cinestésico que vamos ver adiante.

A forma como uma pessoa visual se mostra impacta muito na hora de passar por entrevistas de emprego e de se expressar entre amigos, família, colegas, enfim.

Um dia, num almoço no escritório, dentro da história da nossa personagem, da Maria, ela recebeu orientações do chefe dela, para que ela pudesse enviar alguns e-mails, mas a Maria esqueceu de detalhes da conversa, típico de pessoas muito visuais, mas não é todo mundo que é assim, que fique bem claro.

Ela comentou com a Regina, a colega dela, que ela esqueceu completamente de detalhes do que o chefe pediu para que ela escrevesse no e-mail, e esse e-mail tinha que ser com cópia para ele.

A Regina comentou assim: “Maria, mas você não anotou nada?”, a Maria comentou: “Não anotei nada, eu não tinha papel na hora, tentei escrever no celular, mas não quis parecer desinteressada”, a Maria ficou lá se lamentando que ela tinha esquecido de alguns detalhes.

Mas essa história é para ilustrar que é um exemplo bem típico e ele pode acontecer muito com pessoas super visuais. O visual gosta muito, a pessoa que tem um canal representativo ou um canal que ela absorve informações do mundo de uma forma mais rápida, tem facilidade em anotar coisas, anota tudo.

Escrever são pessoas que gostam muito de estar com caderno, de estar com algum rascunho, algum papel e ela precisa escrever. Visual gosta de ver, fato. Visual adora ver as coisas, tudo essa pessoa precisa ver. E de desenhar também, que é uma das características.

Então a ideia aqui é associar sempre, até uma dica para melhorar a sua questão visual, para até desenvolver, é associar sempre uma orientação verbal com um desenho, uma imagem ou uma situação no momento em que você estiver ouvindo e fazer repetição para você mesmo, para que possa evitar esquecer coisas importantes.

Eu gosto muito desse exemplo, até de mostrar para você que está me ouvindo, embora você esteja somente me ouvindo, na nossa tela tem alguns elementos representativos do canal visual, desenho, caderno, papel, tudo que é bastante colorido, vídeos, pessoas que gostam muito de vídeos são provavelmente pessoas que têm um canal representativo visual mais protagonista.

Aqui nós temos a cor verde, como se fosse uma aquarela, um desenho com uma cor chamativa e aqui temos a figura representativa de uma pessoa falando bastante. Pessoas visuais gostam bastante de falar e de representar elementos, pode ser em desenho, pode ser com as mãos, pessoas que desenham com as mãos no ar. Se você que está me ouvindo já viu isso alguma vez, provavelmente estará diante de pessoas visuais.

Eu gosto muito de dar o exemplo do carro, a Maria gosta muito de ouvir música enquanto dirige, então quando ela nota que um trânsito muito intenso está acontecendo, o rádio ligado dentro do carro começa a incomodar, ela não consegue se concentrar num momento tão importante, que é a direção de um carro, então significa que a Maria usa esse sentido em maior grau, o visual. Se ela fosse uma pessoa mais auditiva, o rádio do carro não a incomodaria neste momento.

As palavras mais ditas por pessoas que têm o elemento ou canal visual mais representativos são foco, foca naquilo, foca nisso, objetivo. Pessoas que falam muito em objetivo. E aquela famigerada frase: “Você viu? Você viu aquilo? Você viu isso?”, é muito interessante se você começar a reparar em pessoas que falam muito esses elementos.

Para desenvolver o canal, algumas dicas que podemos dar, o canal visual diz respeito à pessoas que processam informações vendo, elas precisam ver desenhos, acompanhar em tela o que está sendo dito, são pessoas que escrevem e anotam, estão sempre com um computador ou um caderno.

Para você começar a desenvolver esse canal, é muito importante prestar atenção e reparar em todos esses elementos de desenho e visual, e pessoas que falam muito com as mãos. Provavelmente você estará próximo ou perto de pessoas com o canal visual mais desenvolvido. Geralmente são pessoas que estão super arrumadas, elas estão desamassadas ao final de um dia de muito trabalho e isso também significa que você pode estar diante de uma pessoa mais visual.

Sobre o curso PNL: comunicação efetiva para o dia a dia

O curso PNL: comunicação efetiva para o dia a dia possui 94 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Softskills e carreira em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Softskills e carreira acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas