Olá galera! Meu nome é Rainer Petter e lhes dou as boas vindas ao nosso curso de pintura digital. Nosso foco será em iluminação, renderização e texturas mais realistas. A ideia é que o personagem criado seja aplicado em um jogo, como em uma tela de loading ou de início.
O resultado final que desejamos pode ser visto abaixo:
E vai ser produzido a partir das linhas iniciais:
Nesse processo de pintura, utilizaremos algumas referências que também serão disponibilizadas. Um exemplo é o concept abaixo, no qual podemos ter uma ideia de qual é a cor de cada um dos elementos da imagem.
Também utilizaremos essa pasta no Pinterest, na qual encontramos várias referências de vikings e armas (como machados e escudos) que nos auxiliarão no trabalho com texturas, cores e iluminação.
Primeiramente, aplicaremos uma cor base em cada um dos elementos da imagem a partir do concept que nos foi disponibilizado. Em seguida, aplicaremos uma cor local, já considerando fatores como sujeira e desgaste, mas ignorando luz e sombra.
No próximo passo, aplicaremos luz e sombra. Nesse caso, a sombra vem de uma direção específica, imaginando o efeito da luz do sol.
Ou seja, apesar de não construirmos um cenário, iremos considerar que este personagem está em um cenário, e não em um estúdio de fotografia, com resultados bem mais convincentes e naturais.
Também teremos alguns pontos de sombra criados pela luz refletida no ambiente.
E acentuaremos alguns pontos de luz considerando os diferentes tipos de materiais. Por exemplo, o metal é mais reflexivo que a madeira, e recebe um efeito de brilho diferente.
Adicionaremos uma coloração azulada, gerada pela interferência do céu.
E detalharemos as texturas, por exemplo a barba do personagem e a pelugem das suas roupas.
Por fim, faremos uma limpeza na imagem, ajustando detalhes que podem ter passado despercebidos nesse processo.
Embora seja bastante didático, com diversas etapas e camadas que podem ser editadas e reeditadas, esse curso é bastante avançado. Por isso, é interessante que você já tenha feito o curso de colorização digital e o pintura digital no Photoshop, ou que você já tenha esses conhecimentos.
Nosso trabalho será realizado no Adobe Photoshop, e os pincéis e borrachas que utilizaremos, e que também são disponibilizados pela Adobe, podem ser baixados na seção de arquivos do curso.
Vamos começar?
Vamos começar a nossa pintura. O primeiro passo é abrirmos o arquivo que foi baixado no início do curso. Para isso, basta dar dois cliques no arquivo OUTLINE.psd
. Às vezes o Photoshop exibe uma mensagem sobre a configuração do padrão de cor, caso você queira mudar. Nesse caso, manteremos o padrão que já vem selecionado.
Como vocês viram no vídeo anterior, faremos essa pintura em várias etapas e de forma bem didática. Primeiramente, colocaremos uma cor base em cada elemento do personagem, sem volume nenhum. Vamos colori-lo por inteiro com uma única cor, e a partir disso separaremos as cores de cada elemento, e depois disso começaremos a adicionar volume e textura.
No arquivo OUTLINES.psd
, temos duas camadas: a camada de baixo, que consiste apenas em um canvas branco, e a camada de cima, na qual as linhas estão desenhadas.
Para aplicarmos a cor, precisaremos selecionar apenas o personagem, deixando a parte de fora sem seleção. Para isso, na camada das linhas, selecionaremos a parte de fora do personagem com a "Ferramenta varinha mágica". Sobrarão apenas alguns espaços, como aquele entre o braço e o machado ou entre as pernas do guerreiro.
A varinha mágica possui uma opção que permite somar as seleções. Com ela, basta clicarmos nesses respectivos espaços para termos toda a área que queremos selecionada.
Nesse caso, o processo é bem fácil, pois as linhas estão totalmente preenchidas. Se existissem aberturas entre as linhas, a varinha mágica também capturaria a área interior da imagem, sendo necessário usar a "Ferramenta Laço" para selecionar as áreas desejadas manualmente.
Esse processo é descrito em mais detalhes no curso de colorização digital. Também existem outros cursos de Photoshop na Alura que explicam como utilizar essas ferramentas, e são bem recomendados caso você ainda não as conheça a fundo.
Com toda a área de fora do personagem selecionada, clicaremos com o botão direito e em seguida em "Selecionar inverso". Dessa forma, ao invés do fundo, o personagem é que estará selecionado.
Criaremos uma nova camada, posicionando-a entre a camada de linha e a camada de cor.
Com a "Ferramenta Balde de Tinta" selecionada (atalho "G"), escolheremos uma cor qualquer e clicaremos no interior do personagem, colorindo-o por completo.
No próximo passo, selecionaremos cada um dos elementos no personagem individualmente, com a "Ferramenta Laço", aplicando uma cor para cada um deles.
Começaremos esse processo com o machado. Nas configurações, deixaremos o Feather em 0
e a opção anti-aliasing desativada. Além disso, deixaremos marcada a opção de somar os laços.
Não tem problema selecionar a área fora do Machado, pois a "Ferramenta Balde de Tinta" afetará só a área do pigmento em que clicamos. Caso ocorra algum erro, basta segurar a tecla "Alt" e a "Ferramenta Laço" passará a remover o que foi selecionado, ou clicar na terceira opção ("Subtrair da seleção").
Terminando a seleção da lâmina, aplicaremos uma cor diferente a ele, separando-o do resto do desenho. Repetiremos esse processo para o cabo do machado, colorindo-o com a mesma cor da lâmina.
Não podemos nos esquecer de salvar o progresso de tempos em tempos. Com "Ctrl + Shift + S" (ou "File > Save as"), acessamos a tela em que é possível definir o diretório e o nome do arquivo.
Uma dica, ao longo do processo, salvar esse arquivo com nomes diferentes. Dessa forma, você terá o seu trabalho salvo em diferentes etapas, podendo utilizá-lo como referência ou retornar a um ponto anterior caso ocorra um erro que não seja facilmente corrigível.
Agora vamos separar o machado entre as partes de metal (a lâmina e o final do cabo) e a parte de madeira (o cabo). Para isso, selecionaremos com cuidado o encontro entre essas partes, e usaremos a "Ferramenta Balde de Tinta" para colorir o cabo com uma cor mais próxima à da madeira.
Para não termos problemas nessa etapa, é importante que essa ferramenta esteja configurada de forma ideal:.
Terminando o machado, repetiremos esse processo para toda a imagem - ou seja, separaremos o cabelo o elmo, a pelugem da roupa, os detalhes do escudo, etc.
Tudo isso nos servirá de base para pintar efetivamente o personagem. Por exemplo, quando quisermos pintar o escudo, bastará selecionar a parte específica e trabalhar nela.
Inclusive, se desativarmos a camada das linhas, poderemos ver todos os elementos separados por cor, o que facilita bastante o processo de pintura que começaremos a seguir.
Baixe aqui a imagens de referencia.
Agora que temos as cores base da pintura, começaremos a aplicar de fato a cor correta de cada um dos elementos. Como referência, usaremos a concept art do personagem, que contém as cores iniciais desses elementos.
Podemos utilizar o conta-gotas para extrair essas cores e, com a "Ferramenta Balde de Tinta" com as mesmas configurações que estávamos utilizando, aplicá-las na imagem que estamos colorindo. Para tornarmos esse processo ainda mais fácil, podemos deixar as duas imagens lado a lado em "Janela > Arranjar > 2-Vertical".
Com a "Ferramenta Balde de Tinta" selecionada, ainda é possível acessar o conta-gotas segurando a tecla "Alt". Segurando a tecla "Espaço" e clicando na imagem, podemos movimentá-la livremente.
Caso necessário - por exemplo, se você tiver colorido mais de um elemento com a mesma cor ou não tiver separado os elementos corretamente -, a "Ferramenta Laço" pode ser utilizada para evitar que uma área indesejada seja preenchida com a cor selecionada.
Repare que alguns elementos na nossa arte não constam na concept, como os nós do casaco do personagem. Neles, tomaremos a liberdade de colorir da maneira que preferirmos.
Esse é o estágio adequado para corrigir diferenças de cor, pois, a medida que a imagem vai ficando mais complexa, esse tipo de alteração vai se tornando mais difícil.
Terminando essa etapa da coloração, finalmente temos o arquivo inicial para iniciarmos a pintura.
O curso Pintura digital: textura e shading possui 157 minutos de vídeos, em um total de 36 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
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