Olá, pessoal! Bem-vindo ao Curso de Pintura Digital, que será dividido em duas partes. Nós estamos começando a primeira, mas no fim da segunda parte, chegaremos até esse resultado:
Vamos trabalhar com o picolé Caribe, um produto da marca Lolly, que nos contactou com a necessidade da criação de um pôster. Nós aceitamos a tarefa e veremos como podemos fazer isso. Nesta primeira parte, partiremos do pedido do cliente, entenderemos como é o cliente, o seu produto, o mercado no qual está inserido. Nosso pôster vai ficar junto com os dos demais concorrentes.
Iniciaremos pelo esboço, em que iremos compor as imagens, faremos um composição, definiremos onde colocar o logo do cliente e a ilustração do produto principal. A partir disso, começaremos a trabalhar cores. Vamos mostrar como escolher a paleta de cores que criaremos para o projeto. Faremos manchas gráficas para os produtos, para o cenário, além de detalhá-lo. No fim do primeiro curso, chegaremos a até a seguinte etapa:
Nesta etapa, já teremos o cenário bem desenvolvido, vemos que ele está mais elaborado, mas ainda não teremos finalizado a parte dos personagens, nem o baú ou o picolé. Ou seja, terminaremos o cenário.
Já teremos incluido o logo do cliente e do produto, protegido por um elemento gráfico, e teremos o cenário pintado e finalizado. Usaremos o Photoshop e a mesa digitalizadora (uma mesa Wacon).
Vale ressaltar que é um curso mais avançado, por isso, é importante que você já tenha feito alguns cursos de fundamentos do Desenho para Photoshop:
É necessário que você tenha pelo menos uma noção de desenho, porque talvez fique um pouco difícil - a não ser que você já desenhe bem e tenha uma noção de criação de personagens.
Até lá!
Vamos começar o curso de Pintura Digital para publicidade. Nós vamos mostrar como elaborar o pôster de um produto, no nosso caso, do picolé chamado Caribe, dirigido para crianças. Analisaremos o briefing do cliente para entendermos o que ele espera de nós e qual é o nosso problema.
"A Lolly lançará no verão um picolé chamado Caribe, de frutas, muito refrescante, com sabores ligados ao Caribe: uva, coco, abacaxi e manga. Queremos buscar algo lúdico, que faça a divulgação divertida, fazendo um link com temas do Caribe.
Nosso público-alvo é tanto masculino quanto feminino, de 8 a 16 anos, que estará de férias no período. Nossos principais pontos de venda serão geladerias em estabelecimentos em cidades litorâneas, durante o verão.
Precisamos do pôster em formato A3 para impressão. Será a peça-chave de nossa produção. A partir da arte, precisaremos de artes para o Facebook e Instagram, formato 1200x628 e 1800x1800. Poderemos utilizar a arte para ouutros fins, incluindo a empbalagem do produto.
Enviamos em anexo o logo da Lolly do produto (Caribe) formato PVT em versão a ser aplicada sobre fundo colordo, e fotos dos picolés em alta resolução, para uso ou referência."
De acordo com o texto, as frutas são ligadas ao Caribe, provavelmente, devido à "refrescância". Ele quer algo lúdico e divertido, que consiga fazer um link com o Caribe. O público-alvo é infatojuvenil, composto tanto por meninos como meninas, na faixa etária entre 8 e 16 anos.
Os pôsters e cartazes que faremos de PTV (ponto de vendas) ficarão próximos à praia. Eles estarão concorrendo nesse espaço. O briefing especifica o tamanho dos pôsteres (A3). Esta será a peça-chave para a produção, porque a partir dele, haverão desdobramentos para a elaboração de outras artes inclusive a embalagem.
O cliente também nos pediu algumas artes mais específicas, para Facebook e outra para Instagram. Teremos que levar isso em consideração no momento da produção do pôster.
Ele nos enviou o logo da Lolly e uma foto em alta resolução do produto (tudo está na pasta disponibilizada com os arquivos do curso). E como dar o primeiro passo? É como se tivéssemos uma tela em branco e precisássemos trabalhar o espaço. Por enquanto não há nada.
Nós podemos começar fazendo uma pesquisa visual. Nos cursos anteriores já realizamos esse porcesso, particularmente no de Curso Photoshop: Crie um esboço de um poster de super herói, nós criamos um moodboard.
Trata-se de um painel de referências, no qual fazemos um "colagem" de imagens que vão nos trazer inspirações. Para isto, podemos fazer uma pesquisa diversa, coletando imagens de termos como "picolé", "crianças", "Caribe". Podemos pesquisar os pontos de venda e identificar quem são os nosso concorrentes e a maneira deles se expressarem. Neste tipo de pesquisa, podemos coletar as imagens e depois juntá-las em um único mural. Isto facilitará a percepção do material e suas influências.
Iniciaremos o trabalho de pesquisa no Google Imagens. Mas você pode utilizar o Pinterest ou outras ferramentas de busca de inspiração. Você pode utilizar as ferramentas que tiver disponível, o importante é que você saiba o que buscar.
Minha primeira pesquisa será no Google, buscando pelo termo "anúncio picolé". Primeiramente, buscaremos o que nos agrada e tenha a ver com o que estamos pesquisando. Anúncios que tenham algum elemento que nos agrade e atenda os critérios que esperamos. Eles precisam estar relacionado com Caribe, frutas refrescantes, picolés.
A imagem acima traz a ideia de frutas, mas não me agrada. Não vou guardar como referência. Encontraremos outras referências que também trabalham com frutas mas não são atrativas visualmente. Às vezes a pesquisa não nos traz muitos resultados interessantes. Mas no caso, eu encontrei algo que gostei:
A imagem tem apenas picolés no gelo. Continuaremos com a pesquisa, mas parece difícil imagens que se conectem com a ideia de frescor. Encontraremos outras marcas que tentam associar picolé com praia e coqueiros.
Temos um anúncio de picolé para criança.
O anúncio é animado, lúdico. Apesar de não ser exatamente o que buscamos, tem algo aproveitável. Mudaremos o termo de pesquisa para "Anúncio Kibon".
A Kibon é uma marca famosa de picolé. Teremos o cuidado para verificar o que realmente é o merchandising, um anúncio, um material da Kibon verdadeiro. Por exemplo, identificaremos o que é um anúncio e o que é material próprio. Existem designers que querem criar um material para portfólio, mas não necessariamente foram contratados. Para tirar a dúvida, podemos acessar a página de origem da imagem.
No caso, o designer explica que foi um trabalho feito para a Kibon, então, é legítimo. Terão alguns anúncios, que mesmo não sendo oficiais, se nos agradar, podemos usar como referência. Quando usarmos referências de pontos de venda, será importante garantir que o autor da foto realmente tenha ido para a rua, porque nós queremos ter um parâmetro de realidade.
Temos um anúncio antigo da Kibon:
O produto anunciado é o picolé Ligote, que faz referência a uma barra de ouro - conforme vemos na embalagem. A imagem tem crianças vestidas de pirata, ao redor de um baú de tesouro. O chocolate é o tesouro encontrado e isso tem a ver com o nosso produto. Piratas podem nos remeter ao Caribe, assim como as crianças, que são o nosso público-alvo, nos leva para o lado lúdico.
Abaixo vemos outra imagem que me agrada:
Não tenho certeza se é um anúncio oficial, mas a ideia de "splash", talvez seja interessante.
Depois que tivermos diversas imagens, podemos colocá-las dentro de uma coleção, por exemplo, criando um painel no Pinterest. Após fazermos o nosso cadastro (é possível acessar a plataforma com o cadastro do Facebook), existe uma extensão que nos permite salvar imagens externas dentro no Pinterest, exibindo o botão de salvar que nos permite adicionar a foto.
Ao clicarmos com o botão direito do mouse na imagem, veremos a opção como símbolo do Pinterest. O botão também poderá ser exibido no canto da imagem. Depois, salvaremos em um painel do Pinterest. No caso, eu criei um board com o nome "Caribe", no qual já salvei diversas imagens:
Fiz pesquisa por imagens de picolé e outros produtos semelhantes, além de praias do Caribe. Usei como referência uma composição artística, com um picolé e folhas verdes.
Vemos também o splash de uma garrada da Coca Cola sendo aberta e nos transmite uma ideia de refrescância. Busquei também referências de cores, em canais de artes gráficas.
Encontrei um pôster que acho uma referência interessante:
Vemos a imagem de um picolé amarelo (provavelmente, de abacaxi) com o tema "Brasil". Não é sobre o Caribe, mas tem uma identidade que pode ser aproveitada. Busquei também produtos dos concorrentes:
É um picolé de banana que descascada. Vemos outra propaganda, desta vez os picolés estão mergulhados na água para dar a ideia de frescor.
Encontramos também a referência de alguns posto de venda.
Com isto, temos ideia do que será o nosso concorrente. Temos que chamar a atenção, mostrar um picolé que dê mais vontade de ser provado por uma criança. Temos ainda alguns exemplos de crianças vestidas de pirata.
Resolvi explorar o tema dos piratas. Vi concorrentes que usam a praia e por isso, quis pesquisar mais. Fiz buscas por desenhos infantis relativos a piratas e fui chegando a uma ideia. Decidi seguir a linha do anúncio antigo que virou um clássico, vestindo as crianças de pirata. As crianças estão no Caribe e encontram um baú de tesouro, que ao ser aberto, revela estar cheio de picolés. É um conceito lúdico, no mundo real, os picolés talvez já estivessem derretidos. Mas podemos trabalhar com isso.
Agora temos uma ideia, a seguir começaremos a trabalhá-la de maneira mais prática no Photoshop. Faça a sua pesquisa, guarde as sua referências, e vamos trabalhar juntos.
Terminamos o nosso moodboard no Pinterest e já podemos analisar as referências utilizadas para começarmos a entender o que queremos.
Decidimos qual ideia seguir no pôster, adotando uma linha infantil, com crianças vestidas de piratas numa praia e que descobrirão um baú de tesouro com picolés saltando. Daremos um sentido de surpresa, deixando as crianças maravilhadas com o produto. Faremos uma arte bem tropical.
Voltaremos a consultar as nossa referências e podemos utilizar as fotos de praia como inspiração.
A foto nos remete ao imaginário de uma praia do Caribe, com coqueiros, areias claras e céu azul. Acho interessante aproveitar a referência da propaganda com o Brasil conceitualizado.
Observe que o fundo não é muito detalhado, para dar destaque ao picolé posicionado à frente. O mesmo não acontece na disposição dos elementos usada na propaganda clássica da Kibon.
O produto está dentro da embalagem e está no canto da imagem. O picolé não recebe tanto destaque.
Podemos aproveitar e tentar transmitir o mesmo clima do picolé em formato de banana, com o macaquinho e sua expressão divertida na praia. Isto já traz a ideia de que queremos nos refrescar.
Eu busquei muitas referências de desenho de crianças, vestidas de pirata inclusive. Veremos como podemos brincar com as proporções.
Podemos exagerar, deixando claro que se trata de uma criança, fazendo a cabeça maior do que o corpo e os bracinhos. Podemos usar isso a nosso favor para evitar a imagem do pirata sanguinário, bandido.
Podemos adicionar expressões mais surpresas nas crianças. Começaremos a esboçar isso no arquivo do Photoshop. Para isto, usaremos a mesa digitalizadora com a caneta. Pelo briefing sabemos que o tamanho do pôster deve ser A3. Usaremos essa configuração para a criação do arquivo Poster_Caribe
. Definiremos que a será para impressão, selecionando a opção "International Paper" e com isso, poderemos definir que o tamanho do papel será A3.
No curso de Fundamentos de desenho para Photoshop, nós preparamos um pôster para impressão. Vimos que ao definirmos o tamanho A3, no momento da impressão o arquivo precisará de sangramento, ou seja, teremos que adicionar uma margem de erro. O habitual é que essa medida seja de 0,3
cm, mas quando o pôster for cortado, não deve sobrar uma margem branca. Usaremos as dimensões do papel um pouco maior, com a largura de 30.3
centímetros e 42.6
centímetros de altura. Observe que adicionamos 6
centímetros no total. Na cor, selecionaremos a opção CMYK
, própria para impressão.
Agora o papel do pôster terá as margens de segurança - só não podemos nos esquecer da margem de segurança adicionada. Este espaço extra terá cor, mas não devemos incluir novos elementos, a menos que a intenção seja realmente extravasar o limite do cartaz.
O curso Pintura Digital parte 1: Criando para publicidade no Photoshop possui 186 minutos de vídeos, em um total de 30 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
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