Primeiras aulas do curso Photoshop: Contando histórias por meio de uma imagem

Photoshop: Contando histórias por meio de uma imagem

Narrativa - Introdução

Introdução

Oi galera, tudo bem? Esse curso é o de narrativa gráfica, também conhecida como Storytelling. Nesse curso aprenderemos como contar uma história, com início, meio e fim e com apenas uma imagem. Analisaremos vários tipo de narrativa e formas de contar histórias.

Trabalharemos a partir de um briefing do cliente, com um mascote correndo:

mascote correndo em cima das nuvens

O intuito do mascote é estimular a prática de exercícios físicos. Para chegar em um resultado final, faremos vários estudos, criando como se fosse um Storyboarding, com vários momentos dessa história. Não faremos apenas desenhos sequenciais, trabalharemos com outros ângulos, como os pontos de vista do espectador e dando zoom.

Ainda, passaremos brevemente por pintura digital, para gerar um resultado final que o cliente possa usar em anúncios de revistas e pôsteres.

Vamos começar?

Narrativa - Briefing

Briefing

Começaremos com o curso de narrativa visual!

Primeiro, pegaremos uma história inteira e explicaremos em apenas uma imagem. O projeto será para um cliente chamado Bizzer, que é o mesmo cliente fictício dos cursos Photoshop: Conceitue e esboce um personagem publicitário e Illustrator: Acabamento final de personagem publicitário - os dois cursos são pré-requisitos para este. A proposta é que o Briefing se assemelhe a vida real.

O Bizzer nos enviou o seguinte Briefing para criação de uma ilustração chamada LEVE, com as seguintes informações:

"Ilustração LEVE

Mascote BIZZER Running Team

Ilustração para incluir no template que está em anexo, formato PSD, utilizando o mascote, cujas referências de produção enviamos também. o anúncio será veiculado em metade de página em revistas e pôsteres formato A3, paisagem, sendo este o maior tamanho de uso.

Queremos contar, em apenas um imagem, que praticando exercícios físicos a pessoa se sente mais leve, como se pisasse no ar, como se caminhasse pelas nuvens. O exagero e o absurdo são recursos que queremos utilizar para atrair nosso público, homens e mulheres de 35 a 55 anos, mas fazer isso sem pegá-los pelo braço. Queremos nosso personagem realmente caminhando no céu, flutuando, leve, com evidente bem-estar.

O personagem deve ser desenhado dentro das proporções adequadas e estar devidamente vestido com o uniforme do Bizzer Runnng Team, com as cores adequadas, de acordo com as especificações do arquivo enviado.

É necessário que haja espaço com destaque para o seguinte texto publicitário: "A força da saúde, com leveza do ar. Correndo para um vida mais saudável.""

O BIZZER Running Team é o time de corrida da Bizzer, criado para que os funcionários entre 35 a 55 anos pratiquem atividades físicas. Dessa forma. A intenção é usar o mascote que foi criado nos outros cursos da Alura e elaborar uma história.

Em projetos nos quais o mascote tenha sido criado por outras pessoas, é necessário ter instruções para que o personagem seja reproduzido fielmente. Geralmente, nesses casos, o cliente envia arquivos para detalhar como o processo deve ser feito.

Como o maior tamanho de uso que o cliente fará é A3, é bem provável que o arquivo PSD já esteja nesse tamanho. Ainda, no Briefing, o cliente quer contar com apenas um imagem mostrando que ao praticar exercícios físicos, as pessoas se sentem mais leves e com bem estar.

Se você fez os cursos de criação de personagem, já tem os arquivos disponibilizados pelo cliente, com os objetivos e as instruções para a criação do personagem. Nessas instruções, vemos que o mascote é um Squeeze.

Além da criação do personagem, nosso cliente enviou o arquivo camisa_cores.ai, que é um arquivo do Illustrator com instruções para a criação da camisa de corrida que o personagem irá usar. Nessa instruções são informadas as cores e o desenho das faixas na camisa. Um detalhe é que o cliente forneceu as cores em RGB e como a imagem será impressa, nós trabalharemos com o tipo de cor CMYK. Portanto, teremos que descobrir qual é o valor correspondente com o RGB.

Outra solicitação no Briefing é que haja espaço para a frase:

"A força da saúde, com leveza do ar. Correndo para um vida mais saudável."

Dessa forma, quando a ilustração for elaborada, precisaremos pensar em deixar esse espaço.

Pensando em história, o cliente deseja que o personagem caminhe no céu. Portanto, oodemos contar a história na forma de um "desenho animado", com um personagem correndo em direção ao abismo e como a atividade física traz leveza, ele consegue chegar a outra margem sem cair.

Nos próximos videos começaremos a esboçar essa história.

Narrativa - Esboço 1

Esboço 1

Vamos começar a criar o esboço da história na qual o personagem corre em direção ao abismo, mas como o mascote está tão leve por praticar corrida, ele chega a outra margem em segurança. A história tem características de desenho animado, o que combina com o tipo de linguagem solicitada pelo cliente.

Abriremos o Photoshop e clicaremos em New para criar um novo projeto.

botão new

Como é apenas um esboço, em Document Type colocaremos Web e em Artboard Size deixaremos Web Most Common (1366, 768). Em seguida clicaremos em "OK".

configuração básica do projeto, só mudamos o document type e o artboard size como foi explicado no texto

No Photoshop, usaremos o atalho "B" para ativar o Brush Tool. Para esboço, colocaremos a Opacity como 51% e deixaremos a cor preta mesmo. Não podemos esquecer de ativar os controles de opacidade e de espessura pela pressão, que é bem útil para quem usa mesa digitalizadora.

botões de configuração de opacidade, espessura e pressão

Apesar de ser um esboço e não precisarmos seguir a risca as proporções do personagem, podemos dar uma olhada para entendermos como funciona a sua construção.

Voltando no arquivo apres.pdf (arquivo dos cursos anteriores), vemos que a perna é mais ou menos do mesmo tamanho do corpo do personagem. Sua construção é feita através de um c[irculo maior e em cima, dois círculos menores que se interseccionam.

exemplo de construção do personagem do documento "apres.pdf"

Começaremos criando os círculos. Criaremos o maior, sem se preocupar em criar um círculo perfeito. Em seguida, criaremos em cima do maior, outro círculo, mas com a metade do raio do maior.

esboço inicial com apenas dois círculos criados, um maior como base e em cima outro menor com metade do raio

Após criar os dois círculos, criaremos outro fazendo uma intersecção com o menor, mas mantendo o mesmo tamanho.

os dois círculos menores fazendo uma intersecção

Criaremos a forma do personagem com um contorno em volta dos círculos, respeitando a proporção para deixá-lo mais "gorduchinho" na forma maior. No topo, vamos desenhar a tampa do squeeze, com o bico de saída da água.

forma desenha do squeeze cobrindo os circulos, com a tampa

Em seguida, desenhamos as pernas. Vamos imaginar que o personagem está correndo, então desenharemos a primeira perna no chão dando a passada e a segunda perna dobrada no ar.

pernas do personagem, uma no chão fazendo a passada e a segunda dobrada no ar

Caso erre na hora de desenhar, basta usar o atalho "E" de Erase e apagar a área incorreta.

Em relação aos braços, desenharemos o primeiro flexionado para frente, iniciando a partir da junção entre o círculo maior e o menor. O segundo braço estará flexionado para trás, passando a impressão que está do outro lado do corpo.

desenho dos braços flexionados do personagem

Um detalhe é que a perna que está no chão gerando o movimento da passada precisa estar do lado oposto do braço que está a frente na imagem, já que no movimento da corrida, se estamos dando a passada com a perna esquerda, o braço direito se movimenta para frente e o mesmo ocorre com o braço esquerdo e a perna direita. Para resolver isso basta sombrearmos a coxa. Agora, desenharemos o rosto do personagem.

personagem com o rosto e sombreamento da coxa

Ainda falta criar a camisa de corrida. Faremos um traço por cima do braço do personagem e em volta da junção desse membro com o corpo, faremos uma elipse para representar o buraco para o braço, pois a camisa é um regata. Esboçaremos o emblema da empresa na parte da frente da camisa.

esboço de uma camisa regata no personagem

Usaremos o atalho "E" para apagar todos os traços dos círculos internos que criamos. É possível aumentar o traço do erase, pressionando o tecla " ] " (fechamento de colchete).

personagem com com sua formas desenhadas, mas sem os traços dos circulos internos

Na história que elaboramos, o personagem deve correr nas nuvens, então, desenharemos nuvens embaixo dos seus pés. Faremos outras nuvens no entorno para representar melhor o céu e inclusive desenharemos o Sol e passarinhos voando.

desenho com nuvens, sol e passarinhos em volta

Criamos o primeiro esboço, mas repare que o desenho ainda não representa muito bem o que gostaríamos de passar. Não há nada nele que indique que está correndo de forma leve a ponto de flutuar sobre as nuvens, ele também poderia estar caindo. O personagem inclusive está de olhos abertos, vendo por onde está correndo.

No próximo vídeo, veremos como trabalhar com momentos da história e gerar uma sequência.

Sobre o curso Photoshop: Contando histórias por meio de uma imagem

O curso Photoshop: Contando histórias por meio de uma imagem possui 164 minutos de vídeos, em um total de 30 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design de Ilustração em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design de Ilustração acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas