Primeiras aulas do curso Adobe Photoshop: Processo de colorização para HQ's

Adobe Photoshop: Processo de colorização para HQ's

Ferramentas básicas - Introdução

Olá. Seja bem-vindo ao curso de estilos de colorização de HQ aqui na Alura. Nesse curso vamos aprender diversas técnicas e ferramentas diferentes para fazermos a pintura de uma página, de uma ilustração.

Vamos utilizar o Photoshop, uma mesa digitalizadora, e essa imagem que eu disponibilizei para vocês para pintarmos ela de várias formas diferentes, porque no Photoshop temos muitas ferramentas, muitas técnicas que podemos utilizar e chegar em resultados diferentes, ou, às vezes, até chegar em um resultado parecido mas utilizando técnicas diferentes.

Então, para começar, vamos ter já como base essa imagem, vamos pintar primeiro com uma técnica mais simples que é utilizando um pincel de modo que a imagem fique ali com uma luz e sombra bem recortada. Vamos pintar uma imagem parecida com essa só que usando o laço e o balde, com a ferramenta de preenchimento, o resultado fica parecido, mas a técnica é totalmente diferente, as ferramentas são totalmente diferentes.

Logo em seguida, nós vamos utilizar uma mistura da ferramenta de laço com a ferramenta de pincel. O pincel, o brush do Photoshop, tem muitas possibilidades, podemos deixar a sombra mais recortada utilizando o pincel mais reto, mais duro. Podemos usar um pincel com degradê para fazer uma sombra com volume mais suave. São muitas possibilidades.

Vamos utilizar tanto o pincel quanto ferramentas de laço, ferramentas de Gradiente no Photoshop também. Podemos pintar essa imagem sem sequer utilizar a ferramenta de brush, o pincel do Photoshop, usando somente o laço e a ferramenta de gradiente.

Aqui também. Essas ferramentas de laço, de pincel, preenchimento, todas elas causam cada uma um efeito um pouquinho diferente uma das outras, principalmente os pincéis, temos várias possibilidades, entre elas colocar ou não texturas.

Vamos estudar nessa aula específica como utilizar ferramentas diferentes, pincéis com texturas, criar texturas com pincéis mais simples. São muitas possibilidades aqui também.

Logo em seguida, vamos utilizar, vamos entender, como pintamos uma imagem para ela ficar mais rápida, ou com mais detalhes, ou com mais texturas, como que funciona.

Em uma página de quadrinhos temos muitas possibilidades, só que tem uma narrativa funcionando ali. O leitor vai ler seguindo uma ordem específica e tem elementos específicos da página que são mais importantes do que outros, então na colorização vamos colocar mais informação ou trabalhar com a iluminação de modo que esses elementos se destaquem mais do que outros.

E para finalizar, vamos fazer alguns testes utilizando todas essas possibilidades. Vamos fazer um estilo de colorização mais simples e vou mostrar quais são os possíveis erros nas combinações, na utilização dessas técnicas mais simples. Quais são os possíveis erros na utilização das técnicas mais complexas.

Então, é bom sabermos tudo, saber como utilizar cada uma delas e criar regras, nesse tipo de imagem vou utilizar um tipo específico de técnica, um tipo específico de iluminação e tomar cuidado para não confundir e fazer a imagem ficar ainda mais confusa com todas essas possibilidades. Essa é a forma que a gente vai finalizar esse curso.

Você vai conhecer todas essas possibilidades de ferramenta, saber o que que é mais rápido, saber o que você pode detalhar mais e como conciliar o uso delas de modo que a imagem fique bem equilibrada.

Ferramentas básicas - Instalando as ferramentas

Para estudar os estilos de colorização precisamos das ferramentas para fazer esses tipos de colorização. Eu vou disponibilizar para vocês fazerem download de todas as ferramentas que eu vou utilizar aqui durante o curso, além da imagem. Então vocês podem baixar essa imagem que é um arquivo do Photoshop já com todas as camadas separadas e também o arquivo que eu vou utilizar com vários pincéis, borrachas, várias ferramentas diferentes de blender, por exemplo, também que utilizaremos durante o curso.

Vai ter o link para baixar. É um arquivo no formato .tpl, vocês vão ver que ele não é um arquivo no formato de brush normal do Photoshop, porque não é só os pincéis que estão ali, tem pincel, tem laço, tem ferramenta de blender, que é o smudge, tem borracha, tudo em um arquivo só. É um arquivo pesadinho, tem ali uns duzentos megas. É tudo que vamos utilizar.

E para colocar, instalar ele aqui no Photoshop, o passo é o seguinte, primeiro vamos aqui nessa janela de window, vem aqui na janelinha, e vamos ativar essa janelinha tool presents, em português, se não me engano, é predefinições de ferramentas, algo do tipo. Caso você esteja utilizando o Photoshop em português.

Ativando ela vai aparecer a janelinha, que já é essa aqui, e para carregar o pincel, os pincéis, todas as ferramentas que você já deve ter baixado, vamos aqui no cantinho, dá um clique aqui, e vem em load, para carregarmos esse pincel.

Então vai aparecer, abrir o computador, e você escolhe esse arquivo que você fez download, aqui formato arquivo .tpl. Ele até demora um tempinho para carregar, porque é um arquivo bem pesado, tem muitas ferramentas.

É o arquivo que eu utilizo no meu trabalho como ilustrador, então tem não só o que vamos utilizar aqui na aula, vocês também podem utilizar, lá tem vários outros pincéis, mas os principais, que vamos utilizar aqui na aula, são os primeiros ali da lista. Mais para baixo tem pincéis com focos específicos, para podermos trabalhar com efeito de nuvem, texturas específicas, mas os principais são os primeiros.

Carregou aqui. Tem aqui os principais pincéis que vamos utilizar. No caso aqui, está a lista dos pincéis porque eu estou utilizando, está ativado aqui, selecionado, o pincel. Se eu seleciono a borracha aparece listas de borrachas, se eu seleciono uma ferramenta de blender, esse smudge aqui, aparece a lista de blenders.

São essas as ferramentas que vamos utilizar. Baixa esse arquivo, instala essas ferramentas, baixa a imagem e vamos começar o curso.

Ferramentas básicas - Pincel simples

Vamos começar a colorização desse personagem. Esse primeiro estilo de colorização que eu vou passar para vocês é o estilo mais simples, o mais básico, porque utiliza somente o pincel, somente o brush do Photoshop, e vamos pintar primeiramente toda a figura com uma cor só na sombra, vamos separar a luz e a sombra de uma forma bem recortada mesmo, vamos ter uma linha marcando aqui a luz, aqui a sombra, e depois vamos ajustar essa cor da sombra de acordo com a cor de cada um dos elementos.

Vou utilizar esse arquivo que está disponibilizado para vocês, vocês podem baixar ele, e olha só que vou deixar ativo aqui apenas essa pasta aula um, que é o que vamos fazer agora. Se clicar aqui, abrir essa pasta, tem esse arquivo, essa camada pincel simples, que é a técnica que vamos utilizar agora. Então, se estiver ativado essa camada de cima, pode desativar e deixar só essa pincel simples, que é o que vamos fazer agora.

Os pincéis e borrachas, tudo que formos utilizar aqui também já está compartilhado com vocês. São as mesmas ferramentas que eu tenho e que vocês também têm.

Então vamos começar. Aqui nessa camada de pincel simples, vamos muda-la para o modo hard light. Se já estiver no hard light então está ótimo.

O hard light é bom porque dá para tanto clarearmos quanto escurecermos a cor de acordo com o que está embaixo. O modo multiplies, como já vimos em outros cursos, você pode escurecer, o modo screen de camada, clareia o que está ali por baixo, e o hard light podemos fazer as duas coisas.

Por exemplo, se eu pegar um azul bem claro e passar aqui, vai clarear aquela imagem e vai manter um pouco do que está embaixo. Se eu pegar um azul escuro, ele vai escurecer e vai manter também um pouco da cor que está ali embaixo, ele meio que soma com o que está embaixo, só que ele pode tanto clarear quando escurecer. Então é a forma mais rápida e prática, podemos fazer luz e sombra com uma camada só.

Vou apagar esse exemplo que eu dei. Vou usar esse pincel ink textura. Nesse caso eu vou usar só ink, para não ter nem textura, para ser o mais básico mesmo. Esse pincel é programado para funcionar bem como a linha de arte-final, é uma linha preta de contorno, igual essa que já tem aqui na figura, eu utilizei ele.

No caso, quando selecionamos ele, automaticamente a cor fica preta, independentemente da cor que estiver antes. Posso pegar um vermelho clarinho, se eu venho aqui e seleciono ele, volta para o preto, a cor.

Primeiro, vamos selecionar o pincel e depois vai escolher a cor que queremos. No caso, eu vou aplicar a sombra toda na imagem usando um tom azul, um azul escuro não muito saturado também. Acho que um azul assim está bacana para funcionar de sombra, depois vamos ajustando essa cor para cada um dos elementos.

Podemos fazer essa sombra de algumas formas. Vamos selecionar só a área da figura, podemos fazer isso vindo aqui na camada do flat que tem aqui embaixo, que é a camada que está com essa cor base, segurando o Ctrl, no Windows, e clicando na miniatura da figura, clicando uma vez a miniatura da figura vai selecionar tudo que tem nela.

Se eu voltar aqui para a camada do pincel simples, que é a camada que vamos trabalhar, e riscar nela não vai vazar nada fora do que já está selecionado ali embaixo. Pode simplesmente selecionar tudo e vir pintando as sombras aqui.

Uma outra forma é pintarmos parte por parte. Posso vir aqui na camada do flat e selecionar a mão. Venho aqui na camada, de cima da pintura, ajusto o tamanho do pincel, e venho pintando a sombra com a mão, da mão apenas, não vai vazar fora do que está ali. Tem essas possibilidades.

Eu acho mais prático, nesse caso, eu selecionar a imagem toda e vir pintando ela como um todo, mas vocês podem fazer isso por partes também, é só vir ali selecionar na camada do flat.

No caso, vou considerar que essa luz está vindo do lado esquerdo então o lado direito está em sombra. Tudo que está sendo projetado para o lado direito do personagem vai estar com sombra. Fica mais fácil tanto para pintar quanto para ler a imagem essa sombra estar bem marcada. Se fizéssemos uma luz central e tivéssemos sombra nas bordas, seria mais difícil da pessoa ver a imagem e já sacar o volume.

É uma forma mais prática, tanto para pintar quanto para ler a imagem, principalmente pensando em história em quadrinhos que às vezes tem várias cenas, vários quadros em uma página só, às vezes de cena de ação, muita coisa acontecendo, se a iluminação estiver complexa demais, fica ainda mais difícil para o leitor sacar o que está acontecendo ali.

Vou fazer o lado direito em sombra. O que eu fiz aqui é uma coisa que eu gosto também para ajudar na visualização, que é esconder a textura, o formato do pincel, com o Caps Lock do teclado, só liga o Caps Lock ele desativa e fica só essa cruzinha.

Outra coisa que eu fiz foi esconder a seleção em si, porque ela está andando, eu tenho todo um movimento e às vezes isso atrapalha a enxergar como que está funcionando a pintura. Então, um outro atalho que eu uso bastante é o “Ctrl + H”, ele esconde aquela seleção ali.

Vou fazer o seguinte, vou aplicar do lado direito de todos os elementos aqui essa sombra. Vou fazer aqui na mão primeiro como exemplo e depois eu faço no restante. Vamos imaginar que ela está vindo do lado esquerdo, a luz, e um pouquinho de cima, então o lado de baixo, por exemplo, aqui do dedo, também vai ter um pouco de sombra, porque a luz está vindo meio que de cima.

A borracha são as mesmas que eu tenho compartilhado com vocês. Vou usar essa primeira que ela tem a mesma forma do pincel que estamos usando, como se fosse um pincel de nanquim, que é justamente para fazer arte final.

Aqui no dedão eu posso até pintar por cima para manter essa linha da sombra, depois venho e apago no que está sobrepondo. Faço uma sombrinha aqui. Aqui vai juntar meio que essas sombras.

Lado de dentro da mão, somente aqui perto do dedo que eu acho que precisa de uma sombra, porque a palma mesmo está virada para o lado da luz. Esse dedo ali de trás coloca uma sombrinha e tenho aqui já a sombra. A sombra vai ser só assim mesmo, só recortada uma cor chapada ali, a sombra e o resto é luz, vai ser bem prático, digamos assim.

É um jeito rápido de trabalhar, é um jeito fácil de leitura também, então se for um quadrinho mais infanto-juvenil, igual desenho animado também, a galera costuma fazer esse tipo de iluminação, em que a criança bate o olho e já entende de uma forma mais rápida onde que é luz, onde que é sombra, além de ser mais rápido o processo.

O lance é que, às vezes, se for um tipo de iluminação muito complexa fica mais difícil de disfarçarmos os erros, digamos assim, porque só tem luz e sombra ali, então tem que ser bem certeiro.

E acaba que para entender bem onde é que tem luz, onde é que vai sombra para acertar certinho, precisamos aprender a desenvolver o olhar mesmo, esse olhar, essa noção espacial, onde que é luz, onde que é sombra. Podemos fazer isso analisando as coisas no dia a dia fazer estudo a partir de fotografia, tentar entender onde que tem luz, onde que tem sombra, mas a técnica, o processo, é esse aqui mesmo.

Por isso que é bom às vezes até facilitar durante os estudos, facilitar essa iluminação, tipo o caso aqui, que eu coloquei a luz vindo do lado esquerdo e lado direito está em sombra.

Em alguns lugares ainda fica um pouco mais complexo, porque tipo aqui, esse dedo, ele está na horizontal, então a ponta dele estaria em sombra, e a parte de baixo, por isso que eu falei, a luz está um pouquinho para cima para a parte de baixo também ter sombra, já conseguimos um volume um pouco melhor.

Lado direito aqui em sombra e o lado esquerdo deixo vazio, que fica com a luz. Apliquei isso nas duas mãos. Agora eu vou aplicar essa pintura de sombra no restante da imagem, depois vamos ajustando essas cores.

Nesse processo de pintar imagem tudo aqui a sombra, vou dar uma acelerada no vídeo para não ficar muito longo. Então vamos lá.

Temos aqui a figura toda pintada com a sombra. Vocês puderam perceber que em alguns lugares eu vim com o pincel marcando a sombra e depois eu vim com a borracha recortando, às vezes fica até mais fácil fazermos uma pincelada maior e depois vir recortando com a borracha.

Aqui, por exemplo, que tem o volume, eu fiz uma pincelada aqui depois eu vim com a borracha, jogando a sombra aqui para cima para fazer esse volume.

Outra coisa, durante esse processo, como estamos usando uma cor e aqui, por conta da sobreposição dessas cores, a cor que está aparecendo ali é diferente da que estamos usando, se sem querer, por algum motivo, você pegar uma outra cor com o conta-gotas, por exemplo, peguei o branco, como é que eu faço para voltar com a cor que eu estava?

Porque se eu pegar com conta-gotas, já não é mais a mesma cor, vai ser a soma das cores, se eu pintar lá vai estar diferente. Fazemos o seguinte, volta a camada para o modo normal, aí sim vamos ver a cor de fato que estamos pintando e, assim, pego com o conta-gotas ela aqui, coloca de novo a camada no modo hard light, e continua pintando. Assim continuamos pintando ali usando a mesma cor.

Aqui para todos os elementos é a mesma cor de sombra, o que muda é porque, como está no modo hard light, ela soma com o que está embaixo, dá uma mesclada ali, só que, às vezes ainda não é o suficiente, então precisamos mudar mais essa cor.

Na parte amarela, por exemplo, que é como se fosse uma viseira de acrílico, de vidro, vamos deixar essa sombra um pouco mais amarela, mais quente, laranja, amarela, para funcionar com essa cor da luz, dos elementos.

Vamos aqui na camada do flat, seleciono tudo que eu quero ajustar aqui, então tudo que tem de amarelo dessa viseira, amarelo, laranja, eu seleciono. Vou selecionar também esses elementos aqui de baixo que são amarelos e só. São esses mesmos.

Agora eu venho aqui na camada da cor, volta na camada que acabamos de pintar, vou ajustar a cor aqui no atalho “Ctrl + U”, que é esse hue saturation. Vou vir aqui, vou arrastar a barra de cima e mudamos a cor dessa sombra, vou deixar uma sombra com um tom ali mais próximo do laranja, talvez um pouco mais avermelhado, mais frio.

Podemos clarear e escurecer na última barrinha debaixo também, às vezes está escuro demais, dou uma clareada. Aqui para aumentar ou diminuir a saturação. Podemos fazer todo esse ajuste já que está numa camada separada. Não precisamos pintar cada cor, cada elemento com a sua cor ali no início, podemos pintar tudo com uma cor só e depois vir ajustando, porque temos a camada do flat para selecionar as áreas e tem essa camada das sombras separada do restante também.

Posso vir aqui nesses elementos do pescoço que é um pouco meio vermelho, venho aqui na camada do flat, seleciono todos eles. Aqui no braço também tem algumas partes meio vermelhas, no tronco, essa do tronco eu vou manter.

Selecionei. Volto na camada da cor. “Ctrl + U”, o atalho hue saturation, ou vamos aqui em imagens, ajustes, hue saturation, “Ctrl + U”. Vou deixar um pouco mais vermelho, um pouco mais avermelhado assim acho que funciona bem a sombra em relação a cor do elemento em si.

Essa parte maior aqui que corresponde a todo o restante do rosto, da cabeça, posso deixar talvez um pouco mais marrom também essa sombra. Jogo para um lado, aqui marrom posso clarear um pouco. Aqui já temos a sombra de cada elemento separado, a cor de cada um separado.

Viu só como é mais fácil pintar tudo de uma vez e depois vir ajustando isso. Agora podemos, inclusive, fazer efeitos de brilhos, aplicamos a sombra, podemos fazer efeitos de brilho, de luz, também nessa camada do hard light, porque ela permite tanto clarear quanto escurecer.

Na parte da viseira, por exemplo, eu posso selecionar tudo aqui de amarelo, tudo que está amarelo, laranja, essa parte do rosto, com a varinha mágica. Agora vou pegar com o conta-gotas aqui mesmo o amarelo, volto para a camada da pintura, vou pegar um amarelo bem claro, porque se pegarmos uma cor escura vai escurecer, igual fizemos na sombra, é a mesma camada.

Pegamos um amarelo bem claro e posso fazer algumas pinceladas em cima, sugerindo um brilho, e quanto mais claro, mais claro vai ficar de fato. Se eu pego, por exemplo, um amarelo um pouco menos branco, já vai ficar assim. Se pegar ele um pouco mais clarinho acho que vai passar interessante esse efeito de brilho.

E como ela está no modo normal, pincel, só a camada que está no modo hard light, podemos vir pintando por cima às vezes para pintar certinho ajustando ali. Se o modo do pincel também estivesse no hard light, quanto mais pinceladas, mais clareando eu ia. Às vezes não é tão interessante, mas é uma possibilidade. Nesse caso do brilho, eu posso vir clareando algumas áreas sem precisar mudar nem a cor, eu só mudei o modo pincel.

Vou voltar ele para o modo normal agora. Nessa parte que tem a letra a da Alura flutuando aqui, vou selecionar aqui na camada do flat, e aqui a ideia é que isso seja como se fosse uma luz, uma coisa meio mágica, tecnológica. Eu vou pegar, no caso aqui, um azul meio esverdeado, bem claro, para pintar.

Selecionei a camada do flat, fui pintar e não deu certo, porque a camada do flat está bloqueada. Temos que pintar na camada de cima. Pintar aqui no meio como se fosse para simular um efeito de luz.

Em outros modos de pintura, outros estilos de pintura que vamos ver nas próximas aulas, dá até pra colocarmos mais efeito de brilho aqui, de outras formas mais complexas, vamos ver isso também.

Posso colocar aqui uma camada assim pincelada. Pego aqui um azul mais claro ainda para fazer o meio, como se estivesse com brilho maior.

Então esse é o resultado que podemos ter utilizando somente o pincel, um pincel bem simples, sem textura, sem opacidade, variação de opacidade, um pincel chapado. Agora vamos ver outras possibilidades.

Sobre o curso Adobe Photoshop: Processo de colorização para HQ's

O curso Adobe Photoshop: Processo de colorização para HQ's possui 120 minutos de vídeos, em um total de 32 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Pintura Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1120 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1120 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1120 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1120 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana