Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Ilustração Digital > Conteúdos de Ilustração Digital > Primeiras aulas do curso Photoshop: acabamento e entrega de um poster de super herói

Photoshop: acabamento e entrega de um poster de super herói

Rascunho final - Video 1

Pessoal, beleza? Já fizemos o esboço aqui, no Photoshop, do nosso personagem, já fizemos o esboço do nosso fundo. Eu já tenho uma ideia de como ele vai ficar, já compus a cena, já botou os logos que o cliente pediu. Agora, o que está faltando para a nossa ilustração? Bom, falta darmos o acabamento, fazermos ela ficar com esse acabamento mais profissional, que você olha e fala: "ah, que desenho legal", dar um estilo e tudo mais.

Vamos começar. Vamos fazer primeiro o boneco, que, afinal de contas, o boneco é o centro do desenho aqui, até posicionamos ele em pontos importantes da composição e tudo mais. A luva também, vamos dar um destaque a isso. Vamos começar a desenhar o boneco, vamos desenhar agora, fazer o desenho de verdade.

Claro, vamos fazer uns esboços preliminares, mas vamos chegar agora na finalização, então a ideia é terminar esse passo agora com o boneco já com a cara que você quer e com seu estilo pessoal já impresso.

Vamos fazer o seguinte: eu vou tirar aqui tanto essa “Forma 1”, vou até deixá-la fora das camadas, vou tirar os logos, “logo_new_comics” e “logo_dread_pirate”, também que não precisamos. Deixar só a estrutura e volume do boneco. Os prédios também vou tirar, “Predios esboço”, e as linhas de cenário, “cenario”. Vou deixar só o boneco mesmo.

Vamos trabalhar com ele. Vou tirar também os logos do cliente da pasta “Estudos movimento”, não precisa. Trabalhamos só com ele, eu vou criar uma pasta nova chamada "Dread Pirate" para já sabermos que é o personagem que estamos trabalhando. Botá-la para fora da pasta “Estudos movimento”.

Vou levar para dentro de "Dread Pirate" uma cópia de “estrutura e volume boneco 02”, selecionar "duplicar camada", vou chamar de "Dread Pirate01", vamos saber que é o primeiro riscado que estamos fazendo em cima do nosso personagem.

Eu vou criar uma camada nova em "Dread Pirate". Pronto. Vamos desenhar em cima. Diminuir a opacidade aqui, no canto superior, da camada anterior. Lembrar de apagar os estudos de movimento, diminuir a opacidade e vamos trabalhar em cima dele. Vamos começar pela cabeça dele. Devemos começar por algum lugar, começamos por um pedaço que dá uma personalidade boa a ele.

Vou começar aumentando o meu traço na barra de ferramentas superior, vamos testar aqui. Vou aumentá-lo um pouco, vou botar com variação tanto de espessura quanto de opacidade para ficar parecendo mais um lápis, já que eu vou rabiscar bastante e vou tirar um pouco a opacidade.

Ele está muito escuro, fica mais claro, mas eu quero ele ainda mais claro, porque eu tenho que passar várias vezes o lápis no lugar para ficar realmente preto. Só depois de passar várias vezes que ele vai ficando mais escuro, mais preto.

Isso é bom, porque nessa etapa vamos rabiscar bastante. Vamos ver, a cabeça dele. Vou começar a pensar em como vamos transformar essa cabeça, essa esfera que desenhamos no rosto do nosso boneco. Vamos pegar a referência, temos a pasta de referência, vamos trazê-la para cá, olho nela, vamos tirar o olho do que não queremos. Temos aqui referência de “Dread Pirate”.

Já temos a referência agora do “Dread Pirate”, vamos trabalhar em cima. Vamos diminuir um pouco, não precisa nem diminuir, vamos botar do lado. Você está achando o que, que ele está olhando para um lado e a referência para o outro, isso dificulta?

Vamos duplicar a camada aqui, da referência do “Dread Pirate”, "Duplicar Camada... > OK", e vamos aqui em "Editar >Transformação > Virar horizontalmente". Pronto, rebatemos a imagem aqui, temos uma referência. Podemos sumir com a anterior e pronto.

Já temos mais ou menos aqui uma referência de como está o nosso rosto. Agora pegamos, de novo, a nossa camada de desenho, "B" de brush. Vamos desenhar a cabeça aqui como está aqui na referência. O olho dele está mais ou menos nessa altura, podemos ver o queixo dele vindo aqui mais ou menos e a cabeça vindo aqui. Você tem que treinar essa observação mesmo.

A orelha está mais ou menos aqui, então vamos desenhar a orelha aqui. Começar a treinar essa observação agora. O queixo dele. Temos aqui algumas coisas, aqui tem a linha do nariz que tínhamos desenho e vemos que fica aqui um pouco a linha do olho. Podemos a marcar aqui, o nariz vem aqui mais ou menos. A máscara dele vem aqui. Vamos só marcar mesmo no início.

A máscara vem aqui na altura da orelha, está vendo? Aqui temos o capuz dele que faz esse movimento aqui. Lembra que aqui tem o volume da cabeça dele, onde está preso, e aqui o pano fica mais solto, então ele fica mais justo aqui, mas depois ele cresce, então fazemos isso funcionar no nosso desenho também.

Você está tendo meio dificuldade, ficou estranho, por quê? Porque a boca está muito próxima. Você pode apagar tudo e vamos apagar várias vezes tudo que estamos fazendo. Podemos até a referência do personagem que estamos usando.

Você pode usar a referência do Dread Pirate e botar mais ou menos em cima, você vai ter só o trabalho de diminuir um pouco, com o "Shift" apertado vamos manter a proporção e talvez inclinar porque o nosso personagem está com a cabeça um pouco inclinada. Dá "OK", pronto.

Temos a cabeça aqui mais ou menos inclinada. Vamos fazer, vamos lá. Voltando a nossa camada, podemos desenhar em cima. É um recurso que existe, desenharmos em cima, é bom você treinar um pouco antes a observação porque isso vai fazer com que você no futuro fique menos dependente um pouco de uma referência tão perfeita para você usar em cima, isso dar mais liberdade, mas se você está com muita dificuldade nesse momento, você pode usar sua referência para desenhar.

Ocultamos o nosso esboço lá e voltamos para a referência, fica um pouco mais fácil? Fica. Vemos aqui que tem o volume do nariz, o olho dele é mais ou menos aqui, o nariz dele vem aqui, a boca, tem o bigode dele, que é uma coisa importante do personagem.

Tem aqui esse pano aqui que sai e o pescoço. Você pode desenhar. O capuz dele, você ver que fica justo na parte superior da cabeça, olha o que eu tinha falado, o pano sobra um pouco em cima e desce pela frente um pouco justo nessa altura aqui também.

É mais ou menos isso? É, é mais ou menos isso que temos no nosso personagem. Agora vamos olhar de longe, vou dar um zoom "Alt". Vamos olhar. Para referência está bom. Vamos olhar agora junto do nosso estudo que fizemos porque vai ser importante olharmos se ele está de acordo com a nossa referência.

O que parece? Não parece que a cabeça dele ficou muito pequena? Será que se aumentar resolve? Vamos ver se aumentando resolve. Fica estranho da mesma forma. Ela ficou grande, mas ainda assim ficou estranha, não parece que tem alguma coisa errada? Eu já te digo o tem errado? O que tem errado aqui é que o nosso personagem entrou em perspectiva e estamos um rosto que está bem reto como a nossa referência estava.

O nosso rosto está assim e o rosco do boneco era assim. Vamos fazer um outro exercício. Vamos pegar uma referência, lembra daquele site que usávamos? Era o "anatomy360.info". Vamos usar aqui uma referência de 360 graus daquela e vamos colocar o personagem mais ou menos no rosto do personagem do modelo, um pouco mais no ângulo que queremos, quer é visto de baixo.

Você pode ver que há muita diferença. Vou até salvar aqui. "Command + Shift + 4" para selecionar aqui o rosto dele, tirou uma foto. Foi lá para o desktop. Podemos vir aqui no Photoshop e trazer o arquivo para trabalharmos.

Está na "Mesa > Captura de Tela", é isso aqui. Vamos inserir, pronto. Essa referência aqui, vamos estudar essa referência um pouco. Vou deixar, por enquanto, aqui na minha pasta, vou diminuir um pouco a opacidade e vamos trabalhar um pouco essa referência.

Olha só. Percebemos menos espaço na testa, pelo menos um espaço considerável, menos do que vemos no nosso desenho da referência. No desenho vemos muito mais testa do que queixo, e na referência pelo menos vemos a face dele localizada nessa área, está vendo? Por que acontece isso? Porque estamos vendo a face dele assim, nesse ângulo, não estamos vendo a face dele de frente, então vemos mais queixo do que testa.

E a mesma coisa com o ângulo do nariz, não vemos o nariz assim, vemos o nariz assim, vemos melhor as narinas e tudo mais. O olho vemos mais apertado, porque a bochecha cresce um pouco para cima. Vamos levar isso em conta.

Temos o olho dele aqui, pode fazer só de leve para entendermos. O nariz dele podemos fazer também só a forma de leve para entender melhor. Vemos a parte do lábio de baixo, mas uma sombra. O queixo dele vem aqui, tem aqui o queixo dele, mas vemos uma papada ainda, um espaço de papada.

O pescoço dele de onde vem. Você ver como está a orelha dele, faz esse movimento aqui, uma circunferência. Seguindo a altura dos olhos, conseguimos traçar uma linha, que é diferente dessa linha aqui do desenho. Temos que trazer isso aqui da referência para o nosso desenho, vamos trazer?

Rascunho final - Vídeo 2

Vamos lá. Pegamos e apagamos o nosso desenho que fizemos com a referência ou se quiser criar em outra camada você faz também. Vamos fazer isso então, vamos criar em outra camada, apagamos essa aqui do desenho ou diminui a opacidade, deixei sem opacidade. Agora é trabalho. Vamos lá.

Vamos aumentar um pouco a opacidade para ver melhor. Temos que fazer essa cabeça aqui do esboço que está um pouco para frente com esse ângulo um pouco aqui, então fazemos a cabeça dele, vamos esboçar a esfera, que sabemos que é o formato da cabeça dele, e vamos trazer isso aqui, essa linha aqui da horizontal, depois essa linha aqui da vertical.

Ela tem uma boa referência. Aqui sabemos que são os olhos, vamos fazer os olhos, pode ser só as bolas dos olhos mesmo, só para sabermos. Aqui tem o lugar que tem o nariz, está vendo? E aqui a boca, e aqui o queixo, e ainda tem uma papada.

Vemos que o ângulo é muito mais esse, estamos copiando esse ângulo da referência. Se você quiser pode também trazer esse estudo que você faz em cima da referência ou botar a referência aqui para trabalhar em cima disso, agora tem sempre que lembrar que estamos desenhando o pirata e não esse sujeito aqui, que é muito mais parrudo, você ver que ele tem um queixo mais largo.

O pirata, o Dread Pirates, ele tem um queixo mais fino, então vamos sempre levar em conta isso. Ainda tem o bigode. Vamos ter sempre que levar em conta isso. Aqui tem a máscara. A máscara do Dread Pirates acompanha aqui, já vimos, ela sai pegando a parte de cima da orelha, leva aqui, e quando vamos ver menos testa do que víamos antes, não aparecer tanto da touca, vai aparecer um pouco menos. Mais ou menos assim.

Isso aqui é um esboço muito por cima, ainda vamos trabalhar melhor isso. O pescoço dele vem aqui. Agora vamos refinar um pouco, vamos diminuir a opacidade dessa camada, podemos diminuir um pouco, até da camada de baixo “Dread Pirate01” também. Esconder essa camada das referências aqui, que não estamos usando e trabalhar melhor isso aqui.

Podemos diminuir um pouco o traço com colchete abrindo (]) e ver melhor. Vamos desenhar melhor esse olho. Vamos criar uma camada nova, diminuir a camada de baixo “Camada 15”.

Faz assim esse olho se você quiser. O nariz você pode fazer só os buracos, só para ter noção, ou você pode fazer diferente, você pode fazer só a ponta do nariz. O bigode, você pode desenhar reto mesmo.

A boca fazemos só a parte de cima, ele está com um sorriso meio sarcástico. Conseguimos analisar aqui do jeito que quisermos. Se quisermos fazer uma coisa mais cômica, podemos fazer essa boca bem grande, podemos fazer essa boca aqui assim. Se quisermos fazer mais cômico ainda, podemos aumentar esse olho, fazer esse olho ficar redondo mesmo no nosso esboço, para já sabermos o que queremos dele, faze-lo ficar assim.

Qual é o nosso parâmetro? Vamos trabalhar com parâmetro da proporção humana primeiro para termos uma noção e a partir disso extrapolamos. Eu tenho uma referência que eu botei nos nossos arquivos que podemos pegar uma referência do rosto, de proporções do rosto, "ref_rosto_portort.png".

Vamos diminuir um pouco aqui para vermos melhor ou dar "Zoom + Alt" também pode ser, vamos dar um "Zoom + Alt". É importante vermos que os cantos das bocas costumam chegar mais ou menos na altura horizontal dos olhos, do meio dos olhos. Se você vier no nosso rascunho, podemos botar mais uma linha, uma linha descendo na esfera, que faz essa curva sempre porque está na esfera do rosto, então ela desce e fica aqui, na altura da boca.

Essa altura entre o nariz e a boca, ela vai ficar um pouco alterada, ela não vai ser exatamente do rosto de frente, então vai ser um pouco, e é o que estamos fazendo. Você vê que as proporções coincidem bastante com o do modelo que estávamos fazendo. Com base nisso, podemos fazer tanto uma figura um pouco mais humanizada no sentido das proporções perfeitas do ser humano, quanto mais cômica.

Vamos fazer o cômico, faz lá o olho grande, a boca grande, senão quiser pode fazer o olho do tamanho mais do olho humano, como vimos, pegando a proporção, vindo até a boca mais ou menos aqui, até a metade, com o bigode e com o nariz. Pode fazer o nariz vindo aqui para termos a noção, a máscara vem aqui, tudo na altura que já tínhamos marcado no esboço, com a toca.

Agora já temos um desenho mais correto da cara do pirata. Claro que vamos trabalhar melhor a expressão do olho daqui a pouco, mas já temos o esboço do acabamento da cabeça feito.

Rascunho final - Vídeo 3

Pessoal, já estamos trabalhando o nosso esboço, o acabamento, já estamos trazendo um pouco mais esse esboço para o fim do desenho, para ele quando ele ficar com a cara de finalizado e já trabalhamos isso na cabeça do nosso personagem mais ou menos.

Agora vamos trabalhar o peito dele, vamos trabalhar um pouco os ombros, esse trapézio, mas não só anatomicamente, como fizemos até agora, em questão de pose e tudo mais, mas vamos trabalhar também de uma forma que leve em consideração o que ele está vestindo, o pano que tem por cima dele.

Fica uma coisa tranquila de vermos. Se botarmos um papel em cima da caneta, olha o que o papel faz, ele enverga, porque tem a caneta aqui. A mesma coisa acontece com um pano. Vamos ver referência que temos do Dread Pirates.

Se dermos uma olhada, ele tem esse pano que cai e fica pesado onde fica pendurado no braço, ele amarra mais, como na cintura, que é um amarrado, você ver que fica mais justo. Na calça, quando vai chegando mais perto da bota, começa a ficar mais frouxo de novo o tecido.

Vamos analisar esse tipo de coisa. Vamos desenhar primeiro essa parte do pescoço, do ombro e esse corte que ele tem na roupa para entendermos como é que funciona a gola, por exemplo, esse tipo de coisa. Vamos começar. Eu vou primeiro trabalhar nas referências, eu vou traze-la um pouco mais para cá, a referência do pirata, e vou colocar um pouco mais de opacidade para entendermos melhor a roupa dele.

Agora vamos voltar ao nosso desenho e vamos analisar só uma coisa: a distorção que aplicamos lá atrás no Photoshop fez a nossa imagem distorcer um pouco e nisso temos algumas questões a trabalhar.

Você ver onde está o pescoço dele aqui? Vou selecionar aqui com aquela ferramenta ali de seleção “Letreiro Retangular”, trazer o mover e botar um pouco mais para cá, ela continua caída um pouco, mas respeita mais o centro do personagem. Ele ficou um pouco mais largo, então vamos trabalhar um pouco isso.

Levamos em conta quando tivermos trabalhando com o nosso esboço já na finalização. Vamos voltar para a camada que estávamos usando e vamos já desenhar aqui. Só tomar o cuidado e apagar a referência que tínhamos desenhado antes na mesma camada.

Vimos os ombros dele onde vem. E não tem muita sobra de pano, você pode ver pela referência, a não ser pela gola. O corte do tecido na gola é isso aqui mais ou menos, vem até mais ou menos a altura do meio do peito dele, podemos pegar por aqui.

Ela vem até aqui mais ou menos. A gola, como é que funciona? A gola vem de traz. Pode ver que ela vem de traz, se fossemos fazer o pescoço dele ser transparente, ela viria aqui, dobrada, então ela cai aqui para frente e tem um corte nela aqui, nesse tecido dobrado, mais ou menos assim e aqui desce o trapézio dele, que é essa parte aqui.

Fazemos a mesma coisa do outro lado, ela cai aqui. Ela não fica reta no corpo, dá uma leve levantada, então essa levantada fazemos com uma curva de leve. Aqui já desce o braço dele. Vamos tirar um pouco a referência do caminho. Podemos até diminuir um pouco, diminuir não, vou só tirar ela do caminho mesmo por enquanto. Voltar para o nosso desenho.

O nosso personagem ficou um pouco mais largo com a distorção, então levamos isso em consideração. O tecido aqui vem um pouco grudado mesmo, só que ele tem um pouco mais de distância do braço, que afinal de contas ele cai na direção da gravidade, então um pouco mais para cá. Essa sobra aqui, que daria no braço dele é essa aqui, que no caso vem para esse braço direito.

Aqui, o pano dele fica bem largo mesmo, o cotovelo que sustenta. O esboço dele é mais ou menos isso aqui. O pano como é que se comporta, o pano é meio bufante, ele cai mais para cá, então desenhamos isso. Aqui um pouco menos. Vem a mão dele em uma luva, desenhamos aqui só o contorno aqui da mão dele, que é uma luva, podemos fazer aqui para mostrar. Tem as dobras da luva dele. Trabalhamos nisso melhor depois.

Já estamos dando uma forma ao personagem. Aqui vemos que ele tem uma marra, ele tem uns panos. Vamos olhar melhor a referência. Você ver que a camisa dele é meio amarrada aqui por um pano, tem um caimento também. Segura aqui e fica esse amarrado. Esse amarrado é mais ou menos assim: fazemos umas linhas aqui só para mostrar que tem, que é esse amarrado que ele tem.

E agora a calça dele. Vamos ver como é. Ela é um pouco menos justa aqui, mas ainda assim uma calça que é um tanto justa. Vamos diminuir um pouco aqui, o joelho do esboço está aqui, vamos diminuir um pouco aqui porque sabemos que teve a distorção e fica um pouco mais largo. Vamos tirar a nossa referência agora. Podemos trazer essa referência, podemos fazer ela ficar menor agora nesse momento.

Girei ela, não é isso que eu quero. Eu quero só fazer ela ficar um pouco menor, trazer para cá. Vamos lá, "OK". Vamos voltar para o nosso desenho. Só com uns riscos mesmo já vamos vendo. Ela quando chega aqui encontra a bota, então ela vem mais justa e a bota que cresce. Você ver que a bota é quase um quadrado, olha esse formato aqui e olha esse formato aqui, é um quadrado um pouco mais justo em cima do que embaixo, é um trapézio.

Fica mais ou menos assim. Aumentar um pouco o meu brush. Aqui vem o pé dele, que não vemos muito, porque tem o elemento do cenário. Não tem agora o problema de você aumentar e diminuir a espessura do seu traço, é mais para você entender mesmo.

Aqui vem a calça dele, desce um pouco mais, e aqui já vem o outro quadrado mais ou menos, que é da bota dele, e vem até aqui mais ou menos porque não vemos muito o resto do pé dele, mas sabemos que a bota tem umas dobras, então fazemos umas dobras. Aqui é só para sinalizar quando formos finalizar melhor.

Podemos até trazer isso aqui um pouco mais para cima, deu para ver que não ficou do jeito que queríamos. Olha aqui, tem um ângulo melhor, então ela vai ficar mais perto do joelho dele, um pouco mais perto, com essas dobras que tem que ter. Agora vamos olhar de longe? Vou dar um "Zoom + Alt". Agora falta essa nossa mão esquerda.

Aqui é um pouco mais complicado, por quê? Porque aqui temos uma coisa importante do nosso personagem, você lembra? É a power glove, aquela luva. Isso deixamos para o esboço que vamos continuar no próximo vídeo.

É bom lembrar que ele tem esse tecido que vem aqui que fica solto e ele tem aqui também uma corda também, dá para ver aqui na referência e aqui também, ele tem uma outra faixa, fica também escondida, mas podemos viajar um pouco e trazê-la para o nosso desenho para mostrar que tem.

Sobre o curso Photoshop: acabamento e entrega de um poster de super herói

O curso Photoshop: acabamento e entrega de um poster de super herói possui 257 minutos de vídeos, em um total de 33 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ilustração Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Ilustração Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas