Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

Primeiras aulas do curso Fundamentos de Perspectiva: distorções visuais

Fundamentos de Perspectiva: distorções visuais

Elementos de Perspectiva - Introdução

Bem-vindos ao curso de fundamentos de desenho perspectiva, esse é um curso para iniciantes para quem ainda não tem contato com a perspectiva de desenho, pra quem ainda esta aprendendo as coisas, está começando agora. Esse curso vai servir para sairmos desse primeiro impacto que nós temos, quando vemos por exemplo um vídeo-game, que vemos as coisas diminuindo com a distância, ou seja, quanto mais distante da tela, menor aparece o objetivo, tudo que entendemos de perspectiva, ou seja, uma distorção que diminui as coisas conforme elas se afastam do olho, como aparece nos vídeo games antigos, como 16 bits.

Vamos começar a analisar dimensões e eixos para vermos como é que isso se comporta nos planos da distorção visual, porque as vezes a olhamos e as coisas estão retinhas, e as vezes olhamos e conseguimos ver profundidade? Parece que a casa é menor de um lado, do que do outro, só que sabemos que nos fundos a casa não é menor do que na entrada, isso é só distorção visual, vamos estudar essa distorção visual e aprender a reproduzir isso no nosso desenho.

Vamos não só aprender a fazer isso quando as casas estão alinhadas por exemplo, quando os objetos estão alinhados, ou quando eles são retangulares especificamente, mas vamos aprender também a perceber e reproduzir também quando os objetos forem muitos, tiverem em diferentes orientações nos planos, e também quando tivermos cilindros e outros tipos de objetos não retangulares, isso vai nos ajudar a poder esboçar e trabalhar melhor o ambiente, o espaço, os cenários.

Então isso é a base de muita coisa, vai nos ajudar até com anatomia no futuro, então esse é um curso base que vai ajudar você a perceber a distorção visual que faz termos impressão da distância e de que os objetos estão saindo do plano, ou chegando mais próximo de nós.

Depois da analisarmos isso tudo, vamos traçar bastante coisa, vamos traçar linhas e entender pontos de fuga, vamos entender linha do horizonte, a influência da altura do observador e da linha do horizonte no desenho no que percebemos. Vamos também, entender perspectivas aéreas de como é que é a distorção visual de quem olha as coisas por cima, e também como é a distorção visual de quem olha as coisas por baixo. Vamos desenhar dois pontos de fuga, três pontos de fuga, um ponto de fuga, vai entender a diferença, como isso trabalha ao nosso favor quando queremos desenhar.

Então, é isso noções básicas, bem básicas mesmo, para você poder começar a treinar, começar a expandir o seu conhecimento sobre perspectiva e levar e combinar com outras áreas do desenho, então, mãos a obra.

Elementos de Perspectiva - Distorção Visual

Vamos começar a trabalhar com perspectiva agora, em relação a distorção visual que sentimos, quando os objetos estão mais próximos ou mais distantes da gente, em termos de história da arte, foi muito recentemente que começamos a prestar atenção nisso.

Só a partir da idade média, mais ou menos, 1.400, que isso começou a ser colocado no papel, essas distorções visuais e se calcular, mais ou menos, como o nosso olho enxerga esses objetos diferentes, quanto mais próximos ou mais longes. Se você pegar na antiguidade, anéis egípcios por exemplo, você vai ver tudo no mesmo plano, tudo lado a lado, sem qualquer modificação nessa distância, isso é uma coisa que vamos aprimorando desde a idade média.

Eu vou pegar aqui e vou fazer um desenho, vamos fazer um teste, eu vou criar uma imagem nova aqui, vamos com um pincel e agora vamos desenhar casas, vamos supor que estamos vendo três casas, essa primeira casa aqui, vou desenhar aqui, ficou um pouco tortinha mas é pra se ligar, mais ou menos, nessa casa aqui. Eu vou desenhar essa casa mais outras duas, vou duplicar ela, vou apertar o ALT e SHIFT para selecionar na mesma linha e arrastar, pronto, peguei três delas.

Elas aparentemente quando olhamos elas estão lado a lado do mesmo tamanho, parece que estamos passando em uma estrada e vendo três casas lado a lado, se eu quiser dar uma impressão de distância, de que uma está mais longe que a outra, eu posso fazer o seguinte; eu vou pegar aqui e vou mover essa segunda casa para aqui, e essa terceira casa eu vou mover para aqui.

Então aqui vamos ver que temos três casas em três planos diferentes praticamente, o que queremos dizer com plano? Deixa eu pegar uma cor diferente para mostrar isso, pegar esse azul aqui, temos um plano aqui, outro plano aqui e outro plano aqui, quando colocamos as coisas em plano, já estamos simulando essa distorção visual, já começamos a enganar a vista e mostrar um pouco de distância.

Então já começamos a perceber que essa primeira casas estaria em primeiro plano, então, ela é a primeira casa, essa segunda já está mais atrás, então ela está mais distante, ainda que saibamos que isso aqui é só um papel reto na nossa frente. Já começamos a enganar a visão, ainda podemos melhorar isso, podemos por exemplo, diminuir.

Vou diminuir essa terceira casa na proporção, enquanto essa segunda, vou deixar um pouco maior, um intermediário, vemos aqui que além de estar botando as casas nos planos, vemos que está diminuindo também, isso também ajuda nessa distorção visual que temos, afinal de contas, quando vemos uma casa menor do que a outra, porque uma está mais distante do que a outra não quer dizer que, a que está mais distante é menor, ela diminui de verdade por isso, não é de verdade, é só uma distorção visual.

Com isso aqui começamos a ver que planos e tamanhos diferentes começam a ajudar nessa distorção visual, mas não para por aí, isso aqui é só o começo, vamos perceber que a perspectiva é uma ilusão visual, é uma distorção que vamos ter que aprender a calcular, então é isso que vamos aprender no vídeo seguinte.

Elementos de Perspectiva - Ponto de Fuga

Bom pessoal, já vimos aqui, como essas três casinhas em diferentes localizações da folha podem passar para termos a idéia de profundidade, só pelo fato de estarem em planos, aqui temos elas em três planos, como o tamanho delas também pode indicar distância, como eu estou fazendo aqui, ou seja, acabamos percebendo que quanto menor, mais distante parece o objeto.

Então fizemos essa experiência com três casas, só que olhando essas três casas, eu peguei essa foto e comparei, e vi que essas três casas aqui elas não estão alinhadas perfeitamente, ou seja, eu não vejo elas de frente, como eu vejo essa aqui, essa casa aqui que eu estou vendo azul, eu estou vendo de frente, então eu só vejo ela chapada, ou seja, uma dimensão, a dimensão da frente.

E faz sentido quanto menor ela parece, só que quando eu coloco ela em posições diferentes aqui, comparando com essa imagem de cima, teríamos que ver a lateral dessas casas, e porque isso acontece? Isso acontece porque essas casas quando estamos vendo elas de frente, como estamos vendo essa azul aqui, elas estão no eixo xy, elas estão dentro desse plano composto pelo eixo xy.

Vou até desenhar esse plano aqui, esse plano é essa fatia aqui composta por esses dois eixos, agora eu vou desenhar essa casa dentro desse eixo aqui, para vermos como é que fica. Você vê que dentro do eixo xy, o x nesse eixo que temos na horizontal e o y na vertical, eu consigo desenhar aquelas casas ali em cima que estávamos desenhando, está aqui, conseguimos descrever essa casa, só nesse plano aqui do x e y, só que isso aqui pegamos só duas dimensões, e sabemos que os objetos reais, como esses celular ou esse mouse aqui, eles tem três dimensões, eles não tem somente essa dimensão x e y, eles tem aqui a dimensão x y e também tem a z, que é a profundidade.

Então, a verdade, é que o plano tridimensional ele é assim, temos esses três planos, ou seja, esse plano xy, temos o plano zy, e temos o plano xz, e se formos botar cores, vou até pintar aqui de amarelo esse plano xz, eu não fiz com régua certinho, mas é importante ele ser bem reto.

Mas é assim, aqui de amarelo, estamos pintando o plano xz, aqui de azul, eu estou pintando o plano zy, a grosso modo, só para vocês enxergarem bem, e o plano xy eu vou pintar de uma cor diferente que é o rosa. Então aqui temos a tridimensionalidade expressa, e essa casa que estamos vendo, ela tem três dimensões.

Podemos ver que ela tem essa dimensão aqui, que é o plano x e o plano y, vou botar rosa aqui a grosso modo, vai ficar meio tosco mesmo, mas é pra vocês perceberem, amarelo é o plano xz, que é esse plano que vamos perceber na casa no chão; e essa parede aqui, esse azul é só pro outro lado, assume valores aqui, só que azul, então pegamos o azul e pinta aqui. Isso aqui são os três planos principais do objeto tridimensional.

Então será que é possível desenharmos essa casa, dentro do plano que temos? É possível, vamos fazer o seguinte, vou pegar aqui o preto e vou desenhar essa casa aqui dentro, como que vai ser isso? Deixa eu reforçar aqui essa parte, seguindo esse plano, lembrando que aqui é reto, podemos ver que essas linhas são todas retas, então, a casa ela vem aqui também, o telhado faz isso aqui, e a casa está descrita aqui, se fossemos botar a parte que não vemos, seria mais ou menos isso aqui, dando tridimensionalidade a casa.

Agora, uma coisa importante é vermos que no fim das contas eu estou vendo uma diferença sim, aqui eu to vendo que essa casa dentro desses planos que eu construí, olha só essas retas que coisa estranha, essas retas aqui, elas estão seguindo paralelas sempre a esse eixo z que desenhamos, só que olhando essa casa, se pegarmos esse eixo, vamos ver que essas retas não estão seguindo paralelas não.

Da pra ver que essas linhas azuis, que são essas retas, elas não estão que nem aqui, aqui elas estão paralelas, só que aqui elas estão convergindo para um ponto específico, eu posso ver que esse ponto em especifico, eu posso traçar uma linha aqui, e esse ponto específico está bem da altura do horizonte, mais ou menos, da altura do horizonte, para quem está em pé olhando essa cena.

O que isso quer dizer? Quer dizer que há um ponto na distorção visual que percebemos de profundidade, que todas as linhas convergem, isso aqui que estamos vendo, são na verdade um estudo, isso aqui não é uma perspectiva como vemos, é uma perspectiva que existe, mas chamamos de perspectiva de estudo, uma perspectiva que é bom para desenharmos por exemplo, um controle remoto, uma instrução de alguma coisa, porque ela não leva em conta a distorção visual.

Quando estamos fazendo uma coisa mais artística temos que levar em conta a distorção visual natural que temos, então para isso descobrimos esse ponto de fuga, no próximo vídeo eu vou entrar um pouco mais nesse caso, nessa profundidade, sobre o que é esse ponto de fuga e nessa linha do horizonte, vamos investigar um pouco melhor, o que é isso, para podermos desenhar essa casa melhor, porque se formos desenhar a casa nos planos como fizemos aqui, só vamos conseguir essa casa reta.

Esse uso aqui, é um uso possível, vemos isso não só em instrução mas vemos isso muito em jogo como por exemplo: Sim City. Ou jogos assim, costumamos a ver isso aqui classicamente, essa perspectiva fica muito clara, que é uma perspectiva que eles chamam de perspectiva isométrica, isso é importante também termos, mas não é a perspectiva que percebemos com nossos olhos. Vamos estudar essa perspectiva que percebemos com nossos olhos, a partir do vídeo que vem.

Sobre o curso Fundamentos de Perspectiva: distorções visuais

O curso Fundamentos de Perspectiva: distorções visuais possui 75 minutos de vídeos, em um total de 21 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design de Ilustração em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design de Ilustração acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

Desconto 25%
  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85 R$63,75
à vista R$1.020 R$765
Matricule-se

Pro

Desconto 25%
  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120 R$90
à vista R$1.440 R$1.080
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas