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Mídias Sociais: estratégias para engajar o público

Rede social x Mídia social - Apresentação

Olá, seja muito bem-vinda, seja muito bem-vindo, sejam muito bem-vindes, aqui quem vos fala sou eu, Amandha Moreira, instrutora na escola de Marketing Digital aqui da Alura, e o meu intuito com esse curso é te ajudar a descobrir as inúmeras possibilidades e estratégias de marketing digital dentro das mídias sociais. E como elas podem ser melhor utilizadas por você, que já possui um perfil comercial.

E para alinharmos as expectativas sobre o conteúdo que teremos neste curso, ele foi pensado para todas as pessoas que querem aprender estratégias de marketing digital, para engajar um perfil de negócios e desenvolver melhor familiaridade com diversos recursos, para que então, você possa aplicar no planejamento de suas campanhas, das suas divulgações de marca ou produto.

Lembrando que esse curso, nós não vamos aprender a desenvolver um perfil de negócios, ele foi planejado para você que já tem um perfil comercial em mídias digitais, e aqui vem com o intuito de desenvolver um pouco mais de habilidades e encontrar recursos para melhorar e engajar ainda mais o seu perfil.

Mas vamos aprender coisas muito importantes, como: Construir um briefing para sua estratégia de marketing digital, a importância da profissão de um social media, passaremos também pelas 10 maiores mídias sociais e entenderemos as principais funcionalidades de cada uma.

Passaremos também pelos tipos de linguagem e as utilizações dentro das mídias sociais. Estratégia 360° e guia de boas práticas. Entenderemos a importante de um real time marketing, e como melhor utilizá-lo nas suas campanhas. Aprenderemos também as postagens que mais engajam, métricas de vaidade e reais, as chamadas de ação, a chamada call to action, como humanizar a sua marca e atrair mais leads, marketing de influência, e falaremos sobre os embaixadores e digitais influencers. Falaremos também sobre as ferramentas facilitadores e entenderemos sobre análises, os famosos recursos de analytics.

E ao final desse curso, nós esperamos que você tenha uma visão estratégica de marketing mais eficaz, desenvolva mecanismos de influência para engajar o seu negócio e aprenda também a utilizar as mídias sociais e as suas principais ferramentas para alcançar mais leads. Consiga aprimorar o seu perfil comercial com técnicas e uma linguagem mais assertiva nas suas plataformas. E que aprenda também a analisar as suas métricas, obtendo resultados alinhados com planejamento estratégico de marketing digital mais eficiente.

E lembrando, que se você se matricular nesse curso, você terá acesso ao nosso fórum, onde você pode compartilhar as suas dúvidas, os seus exercícios e também ajudar a nossa comunidade a crescer. E dada a devida introdução desse curso, se de repente você percebeu que ele fez algum sentido para você, vem comigo, vai ser um prazer imenso ser a sua instrutora nessa jornada. Então, segue comigo nos próximos vídeos? Vou ficar te esperando.

Rede social x Mídia social - Rede social x Mídia social

Olá, que bom ter você aqui comigo. Se você veio até esse curso, você veio com o interesse de aprender um pouco mais sobre mídias sociais. E antes de adentrarmos ao conteúdo desse curso, eu gostaria de te fazer uma introdução e te mostrar a importância da comunicação que temos no nosso dia a dia, através da conexão mundial, através da internet.

Bem, dos primórdios da globalização até o presente momento, a rede mundial cresceu sua base de usuários exponencialmente ao longo de todos esses anos. E estima-se que de 6 a cada 10 pessoas acessam a internet. Temos atualmente 7.85 bilhões de seres existentes habitando o planeta. E só aqui no Brasil, temos algo em torno de 62% da população diretamente conectada.

Dados de pesquisa do We Are Social e HootSuite, revelam que dessa grande quantidade de população, 4.7 bilhões de pessoas acessam a rede social, fazem uma conexão nas redes para se comunicar. Então dada a devida introdução através desses dados, eu acredito que não reste mais dúvidas sobre a influência dessas mídias no nosso dia a dia e na nossa comunicação mundial.

E já que estamos falando em comunicação, pra começarmos de vez o conteúdo deste curso, eu quero te fazer uma pergunta: Você sabe qual é a diferença entre mídias sociais e redes sociais? Pois é, parece que é tudo a mesma coisa, uma interage com a outra, evidentemente, mas sim, a terminologia delas tem a sua diferença.

Então, o que é rede social? Rede social nada mais é do que o grupo de pessoas com interesses, valores e características em comum, que interagem e trocam informações. E as mídias sociais? Não é a mesma coisa? Não, mídias sociais são os meios pelos quais elas relações e interações se estabelecem, realizadas de forma online. Então, para resumir, redes sociais somos nós, são as pessoas que acessam as mídias sociais, para que interajam.

E quais são as funções das mídias? Cada plataforma, cada site de mídia social, traz uma função, uma especificidade. E dentro de cada uma, as pessoas buscam conteúdos específicos. O que eu quero dizer com isso? Para exemplificar, eu vou trazer 3 exemplos de como eu, Amandha, acesso ou busco essas plataformas, essas mídias sociais, com objetivos diferentes. Vamos lá.

Se por exemplo, eu estou afim de ouvir uma música ou assistir um videoclipe, eu vou acessar qual mídia social? O YouTube. Se eu quero, de repente, ter contato com os meus amigos e familiares nessa rede de interação social, eu busco redes sociais semelhantes ao Facebook, por exemplo. Já no caso, se eu estou buscando um novo trabalho, uma interação no mercado corporativo, eu já sei que eu preciso acessar o LinkedIn.

Então, eu trouxe só 3 exemplos, até para pontuar para você, vamos no decorrer desse curso acessar todas essas mídias sociais, falar de uma forma bastante abrangente sobre todas elas. Eu trouxe para você entender a especificidade de como funciona a nossa busca para essas plataformas. Então, antes de você encontrar a sua plataforma ideal ou as plataformas ideias para se comunicar com seu público, engajar as suas vendas, o seu negócio, é necessário que você faça, antes de qualquer coisa, um briefing.

É muito importante que antes você faça todo o desenho do projeto do que você vai colocar dentro da sua rede de comunicação que você vai fazer na plataforma. Então, de forma até resumida, briefing nada mais é do que a terminologia em inglês “resumo”. E é todas as ações que você vai tomar, baseado no seu planejamento, criado por meio de pesquisas, estudos das suas publicações, propagandas, campanhas, lançamentos dentro dessas mídias.

E para isso, é necessário que você faça uma elaboração desse planejamento do que você vai colocar nessa pesquisa do seu briefing. E para encerrar esse vídeo, eu vou te ajudar, obviamente, meu objetivo nesse curso é esse. Eu vou trazer a minha sugestão de 8 passos, caso você não tenha tanta familiaridade para criar um briefing, seja a primeira vez que você vai fazer isso, eu vou te dar as minhas sugestões de como fazer esse início com 8 passos. Então vamos seguir comigo.

O primeiro deles é identificação. É necessário que você conheça a fundo o objetivo do seu trabalho, isso é bastante fundamental. O segundo passo é identificar o mercado alvo que você vai trabalhar, qual é o seu nicho. Busque o máximo de informações do seu mercado e onde o seu potencial cliente está inserido.

O terceiro é o target, que é aqui que você define qual é o seu público-alvo, qual é o seu cliente ideal, e óbvio, você precisa identificar quem você quer atingir. E no quarto passo, canais de distribuição. Nessa parte, você precisa fazer uma compreensão dos canais que você vai projetar as suas campanhas, para os seus planos de ação.

Política de preço no quinto passo, quer dizer que não é determinante para a decisão do seu comprador. Sexto passo, concorrentes, aquele famoso “dar uma olhada na grama do vizinho”, comunicação com o seu consumidor e benchmarking. Então é interessante você dar uma sapeada dentro das plataformas, identificar como seus concorrentes se comunicam com aquele nicho no mercado.

Sétimo passo, comunicação. Isso é seu objetivo e a sua meta, você vai precisar compreender a mensagem que você quer passar nas suas mídias. E por último, mídia, definir os canais que serão vinculados e também a verba disponível para tal.

Para encerrar esse primeiro bloco, eu quero deixar esses 8 passos como uma sugestão para vocês, como eu falei anteriormente, para que você elabore seu planejamento e que nesse último passo você consiga definir quais são os canais, ou o melhor canal dessa plataforma que você vai fazer a comunicação para o engajamento do seu negócio. Então, eu te aguardo no próximo vídeo.

Rede social x Mídia social - Profissional Social Media

E se estamos falando sobre mídias e redes sociais, precisamos também falar sobre essa profissão tão querida da atualidade, o profissional de social media. Esse profissional é responsável pela execução do planejamento, criando o conteúdo da ideia até a execução.

Eu acho bastante importante falarmos sobre essa profissão dentro do conteúdo desse curso, porque pode te dar essa opção de entender um pouco mais como é feita esse tipo de atividade dessa pessoa que gerencia as redes e as mídias sociais, em uma opção que você pode, ou contratar esse profissional, ou de repente analisar a possibilidade de você mesmo, de uma forma mais autônoma, fazer o seu próprio gerenciamento.

Quero também destacar para você, que no final eu vou deixar um “Para saber mais” com bastante detalhamento dessa profissão, inclusive um artigo que eu mesma produzi, então ele está bastante completo, caso você sinta necessidade, se interesse por adentrar um pouco mais o conhecimento sobre essa profissão, esse para saber mais foi dedicado especialmente para você.

Então, vamos entender as responsabilidades dentro do gerenciamento das redes sociais desse profissional. Ele faz todo o planejamento do que vai ser postado, quais são os conteúdos interessantes, quais são os relevantes para aquele determinado tema, aquele determinado assunto, vai organizar essas postagens, vai calendarizar, vai entender qual é o melhor horário, qual a melhor data, e também, no final de tudo isso, é essa pessoa que vai identificar se todo esse planejamento está surtindo efeito através de análises específicas que cada plataforma e mídia social tem a sua.

Falando como um exemplo, o Instagram, que tem o Insights, que através das postagens que você publica, você consegue através do Analytics, analisar quais são os resultados que você obteve através da sua audiência.

Então de forma bastante resumida, vamos identificar quais são as principais etapas do trabalho desse profissional? O primeiro passo que o social media precisa ter, é ser organizado, então organizar a rotina da sua gestão dessas redes sociais. E a primeira etapa desse trabalho é tê-las bem claras e objetivas, porque faz parte desse seu processo. E ele também precisa identificar quais são os pesos que essas atividades compõem dentro da sua rotina de trabalho.

E além disso, também, ele não faz isso sozinho, ele utiliza de alguns recursos tecnológicos para facilitar as suas atividades rotineiras, e agilizar todo o processo de postagem, de divulgações, análises e afins.

Então vamos seguir para as principais rotinas de um social media. Ele precisa fazer um planejamento que está atrelado às estratégias e o posicionamento digital dessa marca, desse negócio. Fazer a criação de conteúdos, ou seja, organizar essas tarefas, as postagens, fazer um cronograma de tudo isso. Ter um agendamento também, que é fazer a manutenção das publicações agendadas através de alguns recursos.

O monitoramento, que tem a ver com as análises, que é falado o que foi postado sobre você, o que estavam falando sobre você. Também o relacionamento, a socialização com a comunidade, a troca. Esse profissional também é a pessoa que vai fazer a manutenção dessa comunicação com a sua audiência, com o seu cliente.

E por último, o Analytics, que é fazer a análise de todos os resultados, de tudo que foi postado e identificar se tudo aquilo que foi planejado teve o resultado esperado. E um bom profissional é extremamente estratégico. Vamos entender um pouco mais sobre alguns exemplos de análises feitas por esse profissional?

Formatos que engajam são uma delas, também precisa identificar dentro dessas análises os dias e os horários que essas postagens mais engajam, também consegue categorizar quais são as que mais engajaram. Os tipos de call to action que tiveram mais ações, mais interatividade. Faz também comparativos mensais e anuais e algumas plataformas hoje, também conseguem nos passar essas análises de forma quinzenal e às vezes semanal, estou falando especificamente de uma das atualizações até o presente momento, do Instagram.

E também, performance quinzenal. Então, pra fechar, alguns exemplos da importância desse profissional, para poder te ajudar, para facilitar como você consegue gerenciar suas plataformas e mídias sociais. Então, só retomando, você pode ter autonomia de iniciar sendo seu próprio social media, e dependendo de como você pode e está disposto a investir, você pode contratar um profissional que já faz esse tipo de atividade com uma certa experiência.

Sobre o curso Mídias Sociais: estratégias para engajar o público

O curso Mídias Sociais: estratégias para engajar o público possui 133 minutos de vídeos, em um total de 54 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Social Media em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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