Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Pintura Digital > Conteúdos de Pintura Digital > Primeiras aulas do curso Krita: refinando o processo de pintura

Krita: refinando o processo de pintura

Planejando a ilustração - Introdução

Fala, pessoal! Sejam muito bem-vindos ao “Curso Ilustrando com Krita”! O meu nome é Thiago, eu sou ilustrador, pintor e trabalho tanto com a arte digital, quanto a arte tradicional. Fiz a minha especialização em desenho e em pintura clássica, em uma academia de arte no Canadá. Lá eu morei por três anos antes de me mudar para o Japão e trabalhar como ilustrador em Tóquio por um pouco mais de dois anos.

Agora no início de 2020 eu voltei para o Brasil para desacelerar desse ritmo agitado do Japão e consegui dar início a alguns projetos pessoais e também a algumas pesquisas no campo da arte.

Esse curso é a segunda parte de uma série que eu estou criando para a Alura. Na primeira parte eu fiz a apresentação desse programa, expliquei o que é o Krita, o que dá para se fazer nele, a área de trabalho, navegação, as ferramentas - ferramentas que só existem nesse programa - e junto com isso tudo, um pequeno projeto.

Agora para essa segunda parte eu vou estar focando em ilustração. O meu objetivo aqui é ensinar vocês a como trabalhar com ilustração dentro do Krita. Para isso, nós vamos trabalhar exatamente nesse projeto aqui que vocês estão vendo.

Eu vou trabalhar essa ilustração do início ao fim, mas é claro que nem tudo eu vou colocar em vídeo, para não deixar muito longo e repetitivo, mas as partes mais importante eu vou ver em vídeo com vocês. Essa ilustração eu vou começar com algumas anotações que vão ser a minha base para eu começar a refinar e criar as primeiras ideias, os primeiros esboços dessa composição.

Dessas ideias eu vou escolher uma, começar a refinar, melhorar o desenho e preparar para receber pintura em preto e branco. Da pintura em preto e branco, eu vou adicionar as cores e alguns efeitos.

Pessoal, não se deixem enganar, por mais que o Krita seja um programa gratuito, é uma ferramenta extremamente poderosa e eficiente. É um programa estável e com ferramentas únicas que são muito boas para quem quer trabalhar com ilustração.

Sejam mais uma vez muito bem-vindos e agora vamos começar com o “Curso Ilustrando com Krita”!

Planejando a ilustração - Apresentação do projeto

Pessoal, nesse vídeo eu vou falar de uma forma um pouco mais profunda sobre o conteúdo de curso, assim vocês vão ter uma ideia muito clara do que vocês vão estar vendo e aprendendo nele.

Esse curso vai ter cinco capítulos. O primeiro, além da introdução, eu vou comentar também sobre a importância das anotações no estágio inicial da criação de uma ilustração. Então eu vou mostrar as anotações que eu fiz aqui para essa ilustração e os thumbnails que eu criei com base nela.

Desses thumbnails desses primeiros estudos, os primeiros esboços da minha composição, eu vou escolher um para refinar, melhorar, arrumar a proporção e a anatomia e preparar esse desenho para receber a pintura em preto e branco.

E no capítulo dois eu não vou fazer o desenho todo com vocês aqui em vídeo, até porque o objetivo desse curso não é sobre como desenhar, mas mesmo assim eu vou pegar as partes mais importantes e trabalhar em vídeo com vocês.

Aqui eu vou ver a estrutura de um rosto realista, como desenhar ela e também como simplificar e modificar essa estrutura para fazer um rosto mais estilizado, mais próximo ao design do nosso personagem.

O olho, eu vou fazer a mesma coisa. Eu mostrar a estrutura de um olho realista, mostrar a simplificação desse olho e como estilizar esse olho para se adaptar mais ao desenho do personagem.

No caso do nariz e do cabelo eu vou mostrar formas simplificadas dos dois.

E na pedra, eu praticamente vou esculpir essa pedra com vocês. Eu vou começar a fazer o desenho dessa pedra a partir de um bloco e começar a fazer cortes nesse bloco para trazer a forma das pedras aos poucos. A ideia e a proposta de fazer isso é de acentuar, de trabalhar bem o volume e os planos da pedra, para que vocês tenham uma ideia mais tridimensional desse objeto.

E por último, eu vou finalizar esse capítulo dois fazendo uma análise bem profunda da composição dessa ilustração. Então eu vou ver cada ponto dessa ilustração com vocês antes de nós partirmos para a próxima etapa, que vai ser fazer pintura em preto e branco.

Essa etapa vai ser tão importante que eu vou usar dois capítulos para cobri-la. Aqui vocês vão aprender o gerenciamento de camadas e isso vai ajudar com que vocês não se percam durante o processo de pintura.

Também vou mostrar algumas ferramentas importantes para usar durante a pintura digital, junto com alguns pincéis que eu vou usar durante a pintura.

Além disso tudo, eu vou mostrar alguns filtros como por exemplo, “curva” e “level”, para fazer alguns ajustes na minha pintura em preto e branco. Ainda nessa etapa eu vou mostrar para vocês como colocar volume no objeto. Eu vou usar sombra de forma, sombra projetada, luz refletida e brilho para conseguir isso.

Assim que vocês entenderem como colocar volume em um objeto simples como uma esfera, eu vou pular para o desenho do rosto do personagem e trabalhar exatamente com essa técnica e essas etapas. Aqui eu vou fazer a pintura com o volume do rosto do personagem, cabelo e também da roupa dele.

No cenário, como ele vai ser muito grande, tem muita pedra, eu não quero deixar isso repetitivo ou também muito longo. Para isso, eu criei um arquivo novo com três exemplos de pedra que eu vou pintar com vocês. Com isso nós fechamos essa etapa da pintura em preto e branco e eu posso pular para etapa de adição de cores.

E nesse último capítulo eu vou mostrar como adicionar cores na pintura. Para isso, eu vou criar uma paleta. Essa paleta, eu não vou criar em vídeo com vocês, mas eu vou mostrar algumas ferramentas que vocês podem usar aqui no Krita para criar a própria paleta. Dentre essas tem uma chamada “Gamut Mask”, que é uma ferramenta exclusiva do Krita.

Muito bacana, ótima para criar paletas e facilita muito o trabalho. Essa ferramenta já vai te oferecer algumas máscaras, mas caso você queira criar a sua própria, você também pode fazer isso e salvar no programa.

Nesse capítulo ainda, eu vou abusar dos “Blending Modes” e mostrar como trabalhar com ele e que eles são formas de se mesclar as camadas, por exemplo: aqui no rosto eu vou colocar uma cor em cada camada e vou usar “Blendings Modes” variados para mesclar essas camadas. Com isso, eu vou conseguir mais profundidade, mais riqueza tonal e o melhor de tudo, eu vou poder manipular cada cor de uma maneira individual, sem me preocupar com as outras.

Tanto a roupa, quanto o cabelo do personagem, já vão ser pinturas mais simples, não vão ser tão complexas quanto o rosto. Esse mesmo estilo vai ser seguindo pela pintura do cenário, que vai ser bem simples porque no final eu vou criar uma camada extra para adicionar o limo, como vocês estão vendo aqui. Com isso eu vou fechar essa pintura do cenário.

Então eu vou adicionar mais dois planos dessa minha pintura: um plano de fundo e um plano frontal. Isso vai ajudar a trazer mais profundidade para a pintura, unificar e melhorar essa composição.

Além disso, eu vou colocar pequenos efeitos. Eu vou colocar uma atmosfera que vai ser composta por uma camada completa com verde, é onde eu vou usar o “Blending Modes” para mesclar ela com todas as camadas em baixo. E vou adicionar também uma luz aqui no centro, atingindo o meu personagem, junto com alguns brilhos.

Então como vocês podem ver temos muita coisa para aprender, então vamos começar de uma vez com o “Curso Ilustrando com o Krita”!

Planejando a ilustração - Anotações e thumbnail

Fala, pessoal! Vamos começar fazer essa ilustração? E para essa primeira parte eu não vou desenhar nada, eu vou pegar um lápis, um papel e começar a fazer algumas anotações.

Essas anotações vão ser muito importantes, porque são delas que eu vou estar fazendo os primeiros esboços, então eu preciso ter isso bem organizado. Elas vão ser as minhas guias, o meu ponto de referência para eu estar criando.

Agora, eu não quero que essas anotações sejam uma descrição da minha pintura. Se eu fizer isso, eu vou estar me limitando na hora de criar os meus esboços, e isso eu não quero de jeito nenhum. Eu só preciso de um ponto de referência, de uma guia.

Essas anotações vão ser muito parecidas com anotações que um escritor de livros faz antes de começar a criar e descrever o livro novo dele ou quando você está querendo planejar uma viagem. Para esta ilustração, eu criei cinco anotações.

A primeira: eu quero que a cor predominante seja o verde, eu também quero que o verde esteja impregnando todas as cores, eu preciso que o rosto do personagem esteja presente nessa composição. Eu também quero que o personagem esteja segurando uma lança e eu quero que as criaturas da floresta estejam rodeando esse personagem.

Notem que essas cinco anotações estão bem abertas, eu ainda consigo criar bastante coisa em cima delas. Aqui eu não especifiquei quais são as cores na paleta, mas eu libero, eu posso ter qualquer cor, desde que as cores que não sejam verde tenham o verde impregnado e que o verde esteja predominando a minha composição.

O rosto do personagem eu não defino nenhuma expressão, onde vai estar ali na composição. Eu só coloco que eu preciso do rosto do personagem em evidência. A mesma coisa do personagem com a lança e a mesma coisa do personagem sendo rodeado pelas criaturas.

Então eu consigo criar bastante coisa e é exatamente isso que eu vou fazer no segundo estágio. Eu vou criar thumbnails baseadas nessas anotações. As thumbnails nada mais são do que pequenos esboços.

Como o nome já diz, vão ser desenhos do tamanho do seu polegar. Eles são pequenos assim para você não se prender a detalhes, então tem que ser coisa bem rápida, com poucos detalhes, para você poder criar várias ideias ao mesmo tempo. É importante que você crie o máximo possível.

E para essa ilustração aqui eu criei seis thumbnails. Eu vou mostrá-los aqui, vou habilitar essa camada chamada “quadros” e essa aqui de cima chamada “thumbnail”. Então eu tenho aqui os meus seis estudos.

Agora, seis é muito pouco. Eu recomendo que vocês façam bem mais do que isso, façam pelo menos uns vinte e cinco. Isso vai causar uma exaustão, com toda certeza antes de chegar o vigésimo quinto vocês já vão estar completamente sem ideia e vai ser nesse momento que vocês vão estar criando.

Então eu preciso fazer com que vocês se exaustem, que acabem todas as ideias, para vocês começarem a criar, a exigir e a puxar mais da criatividade de vocês, sair dessa zona de conforto e sair dessas composições clichês.

As primeiras ideias vão ser aquelas que são mais clichês, aquelas que qualquer um consegue pensar. Então vocês vão ter que trabalhar em cima dessas ideias, fazer mais, mais e mais, até você conseguir fugir desse clichê.

Tem uma entrevista bem antiga, que o Muhammad Ali deu para um repórter, quando o repórter perguntou para ele: “quantas abdominais você faz por dias?” Ou “quantas flexões você faz por dia?” E ele disse que não contava, ele começava a contar depois que começava a sentir dor e é basicamente isso que vocês têm que fazer aqui na criação de thumbnails.

Vocês vão começar a contar as thumbnails quando vocês acabarem com as ideias, quando vocês não tiverem mais o que botar no papel. Aí vocês começam a contar, explorem muito, façam muitas thumbnail porque isso vai ser bom.

Antes de seguirmos adiante, vamos explorar um pouco essas ideias aqui dessa “thumbnails”. Eu vou criar uma camada nova. Notem que esse primeiro aqui, eu coloco uma linha na diagonal aqui, que vai ser esse galho da árvore.

O meu personagem está aqui fazendo essa vertical e eu tenho fora desse “V”, as minhas criaturas, porque elas vão estar segurando isso aqui. Aqui em cima eu tenho o rosto do meu personagem, que vai estar apontando, direcionando para o personagem aqui do centro.

Essa composição ficou bem básica, bem clichê, foi a primeira. Agoram quando eu passo para essa segunda, aqui ela já começa a ficar mais refinada. Notem que eu vou ter aqui essa linha na diagonal, eu volto a usar a árvore para me dar uma linha na diagonal, a lança aqui vai me dar uma outra do lado oposto, eu vou voltar a fazer o “V” e no centro do “V” eu boto esse meu personagem. Com isso eu consigo uma força bem maior e chamo muito mais a atenção para esse meu personagem aqui.

Reforçando isso, vai ter o rosto aqui, que vai estar apontando para cá. Essas criaturas que vão estar fazendo esse meio círculo aqui direcionando também para o personagem. Então aqui eu consigo uma composição um pouco mais interessante, um pouco mais forte.

Nessa terceira aqui, a diagonal, eu já jogo aqui em baixo. Então eu vou ter a diagonal aqui, eu vou ter o rosto desse personagem aqui olhando para baixo, então eu vou ter um “sanduíche de força”. Aqui eu vou ter uma força apontando para baixo e eu vou ter essa diagonal aqui pressionando para cima. O que eu vou ter entre isso é esse meu personagem. Essas criaturas vão estar rodeando essa área aqui só para prender o meu olhar dentro dessa região aqui.

Nesta quarta composição o movimento maior eu já boto no meu personagem, a minha linha na diagonal vai ser a lança. Esse personagem está um pouco curvado, eu vou ter uma outra diagonal cortando aqui, fazendo um “X” bem em cima do personagem que vai ser esse chão. O rosto do meu personagem mais uma vez está apontando e olhando para o personagem. Aqui eu tenho essas criaturas segurando e trazendo o olhar de volta para cima.

Aqui nessa minha quinta thumbnail eu uso uma proposta completamente diferente. Ao invés de trabalhar com um desenho simples, linear, eu trabalho com massas, eu vou trabalhar com silhuetas. Essa é uma outra forma que você pode estar abordando em uma thumbnail, então aqui eu transformo tudo em massa e vou trabalhar analisando o contraste das coisas. Então aqui eu trabalho para deixar esse espaço vazio e esse aqui.

Nesta última composição eu já tenho as coisas um pouco mais organizadas. Eu tenho aqui o rosto do personagem no meu canto direito superior, que vai estar apontando para esse personagem que vai estar aqui no centro, vai estar dividindo essa composição. Eu vou ter essas duas pedras aqui, que vão estar segurando o olhar e trazendo de volta para cima, enquanto que esse roxo aqui vai estar empurrando pra baixo.

Eu vou ter essa força aqui nesse centro, essas pedras vão estar levemente curvadas convergindo para o centro, fazendo quase que um triângulo aqui. Eu acabo criando um ponto de força muito grande aqui no centro.

Então com um desenho simples desse, eu já consigo explorar bastante a composição. Se vocês notarem, eu estou basicamente usando formas geométricas. O meu rosto aqui vai ser um oval com dois tracinhos para indicar que é o olho. Eu vou fazer no máximo uma marcação, para indicar que é o nariz.

O meu personagem vai ser quase que um palito, ele não vai ser mais do que isso. Isso aqui são só representações básicas para eu começar a entender o que eu quero colocar no papel. Precisa ser pequeno, precisa ser rápido e eu preciso fazer um monte.

E nesse caso aqui quanto mais, melhor. Eu preciso ter várias thumbnails lado a lado para comparar todas elas, para ver qual é a melhor ideia. Se eu tiver um pouquinho como aqui, fica difícil de comparar, por isso que é bom ter dez, vinte, trinta ou quarenta thumbnails e comparar, ver qual é a melhor. Pegar a ideia boa de uma, pegar de outra, juntar e fazer uma outra. Então você tem que explorar isso.

Desses aqui, o que eu vou escolher para seguir adiante, para começar a refinar esse desenho, pintar e adicionar as cores, vai ser esse sexto aqui. Esse está mais bem organizado, mais dividido e vai ficar mais fácil de fazer o acompanhamento desse curso. Então esse desenho aqui eu vou estar seguindo adiante.

Para a próxima aula nós vamos ver a parte do desenho e do esboço dessa thumbnail. Então pratiquem, estudem e trabalhem nas anotações. Trabalhem nas thumbnails e nos vemos no próximo vídeo. Até lá!

Sobre o curso Krita: refinando o processo de pintura

O curso Krita: refinando o processo de pintura possui 208 minutos de vídeos, em um total de 53 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Pintura Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
por
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
por
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

Matricule-se

Ultra

12X
R$209
à vista R$2.508
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, com mensagens ILIMITADAS

    Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.

  • Luri Vision, a IA que enxerga suas dúvidas

    Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

  • 6 Ebooks da Casa do Código

    Receba cupons da Casa do Código, a editora da Alura, e escolha ebooks que acompanharão a sua jornada de aprendizado para sempre.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas