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Krita: criando uma animação

Briefing - Apresentação

Eu sou Rafa Nunes, sou ilustrador e desenvolvedor visual e esse é o meu curso sobre Animação Básica no Krita.

O Krita é um software gratuito de edição de imagens que é pensado, especificamente, para o mercado de desenho, ilustração e animação. Ele funciona tanto para quem vai só desenhar, quanto para quem quer animar frame a frame. Animação frame a frame é essa que você precisa fazer os desenhos de cada um dos quadros da animação para que ela funcione.

Vamos ver durante o curso como fazemos essa animação de uma sequência de ciclo de caminhada de um personagem, como estamos vendo aqui. Esse é o mascote de uma panificadora.

Vamos conversar sobre como fazer esse mascote, como encaixamos ele nos ideais da empresa e depois vamos ver princípios de animação, que são universais. Vamos ver como funciona o programa tanto para desenhar, quanto para animar.

Vamos ver como funciona a timeline do programa e todos os recursos que ele tem para nos ajudar a fazer uma animação boa, interessante e de qualidade. Também vamos conversar sobre alguns exercícios básicos de animação antes de chegarmos nesse ciclo de caminhada.

Vamos fazer uma bolinha pingando para entendermos como funciona alguns princípios de tempo e de espaçamento de movimentos dentro da animação até chegarmos nesse resultado que estamos vendo aqui, que é esse ciclo, um looping infinito, esse ciclo de caminhada que podemos usar para diversas funções, mas que estamos fazendo aqui especificamente para postarmos no Instagram.

É um post dessa panificadora para mostrar o mascote e para mostrar esse mascote interagindo com o público de uma maneira como se ele estivesse levando esses pães para o público. No fim das contas será uma aplicação publicitária da animação que vocês podem pensar em levar como algo profissional.

Vamos ver como faremos para animar. Eu espero que vocês gostem do conteúdo que eu trouxe para vocês. Sejam bem-vindos ao curso e qualquer dúvida que tiverem saibam que eu estou sempre disponível no fórum da Alura para conversar com vocês.

Briefing - Overview

Esse é um curso que é tanto ferramental do Krita, vamos aprender como trabalhar nesse programa, como funciona a interface dele, principalmente para a parte de animação. Como também é um curso sobre como animar.

Vamos animar esse mascote que estamos vendo aqui, que é o Becker da Padaria Baking. Vamos conversar um pouco sobre o briefing, que é esse ciclo de caminhada desse personagem, vamos conversar sobre como fazer um mascote.

Bem brevemente vamos conversar sobre processo de criação de personagem de um mascote para empresa, vamos conversar sobre os ideais dessa empresa e como transformá-los em um personagem e como representar visualmente em um personagem.

Vamos depois conversar sobre como animar, desde como funciona o Krita com um exercício muito simples de uma bolinha pingando, como essa que estamos vendo.

Aqui vamos aproveitar esse exercício simples da bolinha, tanto para entender o que é um frame, como funciona o movimento de quadro a quadro, como estamos vendo aqui e até como funciona o espaçamento entre os quadros para fazermos com que uma ação seja mais rápida ou mais devagar de acordo com o espaçamento entre o que vemos em um quadro e outro.

Depois disso vamos conversar sobre coisas um pouco mais complexas sobre animar personagens. Começando com um esqueleto simples de personagem, esse personagem genérico, essa marionete aqui, até chegarmos no nosso personagem de uma maneira simplificada.

Vocês veem que eu simplifiquei as formas dele, analisei as formas que criam o corpo dessa personagem, fiz uma simplificação e adaptei para aquela passada, para aquele ciclo de caminhada que falamos que era mais genérico.

A partir disso, vamos entender como fazemos para transformar nisso, como fazemos para finalizar, colocar os detalhes e fazer com que a nossa animação tenha uma sensação de peso e de credibilidade, que dê para sentir como um personagem de verdade.

Como se esse personagem estivesse realmente se movendo apesar de ser só um monte de desenhos, um colocado depois do outro, e que quando colocamos a animação para rodar temos essa sensação que ele está se movendo.

Para isso, precisamos passar por diversos fundamentos e eu quero que vocês se atentem sempre a fazer os exercícios juntos para que não fique nenhuma dúvida porque esses exercícios são importantíssimos para o resto da carreira de vocês como animadores.

Isso aqui são os fundamentos de animação dentro de um programa que tem todos os recursos necessários para nós começarmos a animar a profissionalmente.

Briefing - O cliente

Neste curso vamos pegar como base o trabalho desenvolvido pelo Felipe no curso de Inkscape: Desenvolvendo uma identidade visual. Nesse curso ele criou a identidade visual da padaria Baking, que é essa que estamos vendo aqui.

O carro chefe dessa identidade visual, além de outros elementos que ele criou, é esse logo da padaria, que vocês podem ver que tem informações bastante específicas. Só de batermos o olho conseguimos entender mais ou menos qual é a linguagem visual dessa padaria, qual é o público alvo dela.

É importantíssimo que entendamos para que estamos trabalhando, quais as necessidades do nosso cliente e porque ele está pedindo o que nos pediu que fizéssemos.

Nesse caso aqui, a Padaria Baking - como vocês podem ver pelo logo, pela tipografia ou pela escolha de cores, que é uma padaria elegante - é uma padaria que além de elegante, também é descolada.

Vocês podem ver que tem essa tipografia bastante forte, bastante altiva e que chama atenção. Tem essa paleta de cores com o roxo e com o amarelo, que são cores complementares e que elas brigam entre si, são cores que tem o maior contraste possível entre elas por serem complementares.

Esse é um logo que fica bastante chamativo e bastante diferente. É uma escolha bastante ousada colocar essas duas cores juntas. Além disso, temos esse desenho no logo que é um trigo estilizado, um pedaço de trigo que forma um rosto com uma barba e uma coroa.

Inclusive, essa coroa é um trocadilho visual para mostrar esse nome - Baking, que além de ser o processo de cozinha em inglês, de fazer o pão, ainda tem esse pedaço da palavra que é king que significa rei. Você tem essa coroa em cima como se fosse o rei do trigo, o rei dos pães. A ideia é que sigamos o que esse logo está nos mostrando de alguma maneira.

Eu trouxe aqui algumas outras informações para que possamos trabalhar com um pouco mais de assertividade sobre esse cliente, ou seja, para que possamos fazer um trabalho que esse cliente com certeza vai gostar. É importante que saibamos o máximo possível sobre o cliente que estamos trabalhando, seja ele qual for.

Nesse caso, a Baking é uma padaria que atende as classes A e B, ou seja, pessoas de grande poder aquisitivo. Ela fica em uma cidade grande, no centro dessa cidade em um lugar de bastante movimento e que tem pessoas com um poder aquisitivo maior. As pessoas que frequentam essa padaria têm entre 30 e 40 anos.

Já sabemos mais ou menos como destinar a linguagem visual também a partir dessas informações, temos que fazer uma linguagem toda que converse com o público de 30 a 40 anos e esse lugar é de luxo e tem um clima descontraído.

Ou seja, as pessoas vão nesse lugar buscando alguma coisa para distrair-se durante o dia, para quebrar um pouco a rotina e para ter um mimo durante um momento de tensão, durante a semana para aquele momento em que pessoa está cansada, ela vai lá e ela se dá esse mimo de comprar esse pão de luxo dessa padaria. É uma padaria com as coisas feitas artesanalmente.

Eu quero que criemos um personagem que vamos animar, que tenha haver com o público alvo desse lugar, com a identidade desse lugar, com o público que o lugar atende e também com o próprio lugar, com o lugar em si.

Vamos trazer essa paleta de cores para o nosso personagem, vamos trazer de alguma maneira o que estamos vendo nesse símbolo que temos dentro do logo e vamos trazer alguma coisa que converse com esse público específico que estamos conversando, que é uma pessoa com bastante dinheiro, de uma cidade grande, entre 30 e 40 anos e que esteja procurando alguma coisa descontraída.

Vamos ver como é que se faz o processo de criação de personagem, de um mascote para essa marca. Esse é o nosso próximo passo para depois animar esse mascote.

Sobre o curso Krita: criando uma animação

O curso Krita: criando uma animação possui 141 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Animação em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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