Primeiras aulas do curso Instagram Marketing: primeiros passos para fortalecer sua marca

Instagram Marketing: primeiros passos para fortalecer sua marca

Ajustando Perfil - Introdução

Olá. Eu sou a Clarisse e hoje a gente vai falar um pouco sobre o Instagram e como ele pode ser usado pra melhorar o seu negócio.

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, mas além de ter um uso pessoal, ele também pode ser muito útil pra você aumentar ou consolidar o seu negócio, e é isso que a gente vai ver aqui nessa aula, como é que a gente pode usá-lo como uma plataforma pra melhorar o seu negócio.

Primeiro a gente vai criar a conta, decidir a estética e como você vai alimentar essa conta ao longo do tempo; depois como a gente captar esses seguidores e fazer a sua conta crescer, ter o máximo de pessoas dentro da plataforma; e depois disso transformar esses seguidores em clientes, que é o objetivo final de quem está usando o Instagram para um negócio. E no final de tudo isso como você vai manter essa conta e conseguir continuar com os seus seguidores.

Pra essa aula a gente vai usar o exemplo da Joaquina Doceria, que é um negócio de uma amiga minha que está começando, não tem muito dinheiro pra divulgação, então ela achou que o Instagram seria a plataforma ideal pra começar a divulgar esse negócio dela.

Ajustando Perfil - Ajustando o perfil

Eu tenho uma amiga, a Bia, que começou agora um negócio de doces e ela quer divulgar o negócio dela, mas ela não tem dinheiro pra gastar com campanhas de marketing, propaganda, enfim, então ela me pediu pra ajudá-la com o Instagram, porque ela sabe que o Instagram é uma ferramenta super importante pra você divulgar um novo negócio.

Existe um dado do Instagram que mostra que 60% das pessoas que utilizam a plataforma conhecem novas marcas pelo Instagram. Então é um jeito superbacana de você captar nova clientela.

Pra começar com a conta dela, a primeira coisa que a gente tem que fazer é abrir o aplicativo. Existem duas versões do Instagram, ele existe tanto em desktop quanto o aplicativo no celular, no entanto a versão de desktop é mais limitada, não tem todas as funcionalidades e por isso a gente vai usar o Instagram no aplicativo pro smartphone.

A gente abre o Instagram e a primeira coisa que aparece é ou você criar uma nova conta ou fazer um login com uma conta que você já tenha. Caso você vá fazer uma nova conta é importante lembrar algumas coisas.

A primeira, o e-mail que você vai fazer o login do seu Instagram tem que ser já o e-mail da sua empresa ou do seu negócio, no caso de um Instagram profissional, o perfil de uma marca, porque esse vai ser o ponto de contato entre os seus seguidores, os seus possíveis clientes com você, com a sua marca. Evitar usar e-mails pessoais.

E também, se for mais de uma pessoa que for cuidar dessa conta de Instagram, você tentar diminuir o máximo esse acesso, deixar no máximo uma ou duas pessoas, porque quanto mais pessoas você divide esse login e essa senha, é mais provável de você ter algum ruído na comunicação com seus os seguidores ou algum problema de postagem.

E também é sempre bom lembrar que quando a gente for criar uma senha, evitar senhas simples como 12345 ou datas de aniversário, que são mais facilmente hackeadas.

Nesse caso a Bia já criou uma conta, então eu vou simplesmente entrar na conta que ela já tem. Eu vou clicar aqui e já entrei na conta dela. A primeira coisa que eu vou fazer é clicar aqui no canto inferior direito pra entrar no perfil dela. Vou dar uma analisadinha aqui no perfil dela.

É um perfil super novo, então ela quase não tem postagens nem nada, ela tem um seguidor apenas e a primeira coisa que já me chama atenção é a foto de perfil, porque aqui na foto de perfil ela colocou provavelmente um dos produtos dela, que tem um cupcake aqui.

E essa foto de perfil não é ideal por quê? Porque essa foto de perfil aparece na plataforma em vários outros momentos, então quando você está vendo seu feed ou quando você vai mandar uma mensagem pra alguém ou quando você comenta numa foto, enfim. E é importante que essa foto seja identificável, quando é de uma pessoa, quando é um Instagram pessoal é bom sempre ter o rosto da pessoa.

E no caso de uma marca o equivalente seria o logo da marca, é bacana a gente sempre colocar uma imagem que seja identificável fácil. De cara, a primeira coisa que eu vou fazer é trocar essa foto do perfil dela. Então a gente clica aqui pra editar o perfil, vou clicar aqui pra trocar a foto dela de perfil. Eu vou escolher uma foto já existente porque ela já me mandou aqui o logo pronto.

Aqui a gente tem um logo que está bem limpo, está numa resolução boa e isso é muito importante, porque a pessoa tem que ter a capacidade de ler o seu logo, o nome da sua marca, senão não adianta. Essa parte do logo é muito importante também, quando você está criando o Instagram você já ter isso tudo pronto da comunicação da sua empresa, da sua marca. E quando você for fazer o Instagram, você já tem esses materiais todos certinhos, na resolução que você precisa ter.

No caso dela, por exemplo, ela também não tinha dinheiro pra contratar um designer, então ela fez todo o material dela de marca pelo Canva, que é outro aplicativo super bacana que a gente tem aqui que ela me enviou. Tem várias utilizações das logos dela. E o bacana do Canva é que ele tem templates já prontos pro Instagram. Mais pra frente a gente vai mostrar algumas outras opções, mas é uma ótima opção pra fazer isso se você ainda não tem o logo da sua marca direitinho.

Seguindo aqui nessa página de editar o perfil, depois da foto a gente tem nome e nome de usuário. Isso é super importante você entender que eles não são a mesma coisa. O nome vai aparecer no seu perfil, mas ele não é o nome do seu perfil, esse é o nome de usuário. Se eu quero procurar alguém no Instagram eu vou sempre procurar pelo nome de usuário.

No caso dela o nome de usuário dela é Joaquina Doceria. Se eu colocar só Joaquina vai aparecer várias coisas, mas não vai aparecer o perfil dela. E no nome ela colocou só Joaquina, o que não tem problema, mas o ideal é sempre, como a gente está falando de marca, você reforçar o nome da sua marca. Então eu vou alterar aqui também o nome e vou colocar Joaquina Doceria, porque desse jeito fica mais claro que é uma página de um negócio.

A terceira opção a gente tem aqui site, que no caso dela, ela não tem, mas se você tiver pode colocar aqui o link do seu site ou se você tiver algum negócio relacionado a vídeo, alguma coisa assim. Por exemplo, você não tem um site, mas você tem uma página no YouTube ou em alguma outra rede social, você pode colocar o link aqui pra pessoa chegar até você. E no caso dela eu vou deixar em branco porque ela não tem nenhuma outra plataforma.

E aí a gente chega numa parte superimportante, que é a biografia. A biografia é um resumo do que é o seu negócio, é como se fosse o seu cartão de visitas. É super importante que ela seja bem direta e objetiva, e comunique o que você está fazendo. No caso dela, ela colocou: "bolos e cupcakes" só isso.

Aí eu me pergunto, será que ela tem uma loja? Será que ela faz só sob encomenda? Será que ela faz encomenda? Você fica meio em dúvida aqui, porque eu não tenho essas informações. É muito importante que aqui você explique um pouquinho do que é o seu negócio, obviamente você não vai escrever muito, mas tem que estar o mais informativo possível.

Eu pedi pra ela definir em duas linhas o que era o negócio dela. Esse é um exercício super importante pra você fazer, você tem que saber definir o que é o seu negócio, o que ele faz e o que o diferencia, no mínimo de palavras possível. Se você é pioneiro em alguma coisa ou se você faz produtos personalizados ou se você tem um material exclusivo com que você trabalha.

Por exemplo, no caso dela que é uma doceria, se ela trabalha só com chocolate ela podia falar: "bolo e cupcakes usando apenas chocolate", porque isso é um diferencial do trabalho dela.

Eu pedi pra ela me enviar essa frase e ela me enviou a frase: "somos especialistas em bolos e cupcakes cheios de sabor, beleza e amor. Feitos sob encomenda". Então aqui define bem o que é a marca dela e é essa a biografia que a gente vai colocar.

Ela tinha colocado na biografia original um emoji, que no caso do negócio dela, que é um negócio de doce e tal, é mais divertido e mais descontraído, não tem problema nenhum e dá essa linguagem de Instagram. É legal você usar emoji na sua descrição se isso faz sentido com o seu negócio.

E aqui embaixo a gente tem um telefone, que também a gente tem um emojizinho de telefone só pra chamar mais atenção e o número pra entrar em contato com ela. E aí está pronta a nossa biografia.

Pronto, eu já editei o perfil e agora ele vai ficar um pouco mais claro. A gente vai voltar aqui, finalizar. Você pode ver aqui que fica bem mais claro o perfil dela, porque antes só tinha escrito: "Joaquina bolos e cupcakes". Agora a gente tem: "Joaquina Doceria, somos especialistas em bolos e cupcakes cheios de sabor, beleza e amor. Feitos sob encomenda".

Agora eu sei que o negócio dela é específico de bolos e cupcakes e que eles só trabalham sob encomenda, então fica mais fácil de você se interessar e querer saber mais sobre esse negócio.

Ajustando Perfil - Informações do perfil

Vamos seguir aqui com o perfil da Joaquina Doceria. Uma coisa que a Bia me perguntou e que eu acho superimportante também é quem seguir. Ela me perguntou: "mas quem eu devo seguir? Eu já vi alguns lugares falando que quanto mais pessoas você segue, melhor. Será que eu tenho que seguir mil pessoas pra poder ter mil seguidores?". Mais ou menos.

Sobre quem seguir, a primeira coisa é: claro, quanto mais pessoas você seguir, mais pessoas vão ficar sabendo da sua conta, então no começo é importante sim você seguir bastante gente.

No começo você não precisa seguir também cinco mil pessoas, porque não vai fazer uma diferença tão grande assim, pode ser uma coisa bem gradual e orgânica, você não precisa se preocupar no primeiro dia que você abriu sua conta em começar a seguir mil, duas mil pessoas. O mais importante sobre quem você segue não é o número e sim a qualidade.

No caso aqui da Bia, o perfil dela é um perfil de uma doceria, não faz sentido eu seguir uma loja de roupas, por exemplo, porque esse não é o perfil dela pessoal, esse é o teu perfil comercial, então você quer estar alinhado a perfis dentro do Instagram que tenham a ver com o seu negócio.

Por quê? O algoritmo do Instagram é quem decide, digamos assim, pra quem o seu perfil vai ser mostrado, quantas vezes ele vai ser mostrado, ele leva em consideração isso. Ele coloca assim: "eu tenho aqui o Joaquina Doceria que é esse perfil que segue coisas focadas em gastronomia e coisas focadas em confeitaria e festa, coisas assim".

Quando eu, Clarice, por exemplo, estiver procurando um perfil novo pra seguir, o Instagram vai ver: "a Clarisse gosta de confeitaria, então vou mostrar o Joaquina Doceria pra ela, que é um perfil que tem a ver com esse universo". Então é importante que o seu perfil esteja dentro do meio do seu negócio.

Por exemplo, no caso dela que faz doces, ela tem um negócio de doces, é importante que ela siga docerias, outras coisas ligadas à gastronomia, à confeitaria, porque o Instagram vai colocá-la dentro dessa caixinha, ela vai ver todos esses interesses que ela tem, porque ele entende que quem você segue é com quem você se interessa ou sobre o que você se interessa. E ele vai começar a mostrar o seu perfil pra outras pessoas que se interessam pelas mesmas coisas que você, então esse é um ponto bem importante.

Vamos dar uma olhadinha aqui. Ela segue poucas pessoas ainda, ela segue apenas 27 pessoas, mas aqui de cara a gente tem o Instagram, que tudo bem você seguir. Ela tem alguns perfis aqui que eu vejo que são de confeitaria, Cupcake project, Amor do cake, que é de bolo também. Callebaut Brasil que é uma marca de chocolate, Chocolatria. São coisas relacionadas ao negócio dela, o que é superbacana.

Mas aqui a gente já tem Maisa, Katy Perry, Viih Tube, que provavelmente é uma blogueira, alguma coisa assim, Madonna, enfim. Alguns perfis de artistas que são coisas que provavelmente ela se interessa, mas que não têm nada a ver com o negócio dela.

Isso não vai ajudar a página dela. Não necessariamente vai ser ruim também, mas como a gente está fazendo uma página de negócios que o objetivo é captar novos clientes, a gente tem que fazer tudo o que pode pra chegar nesse objetivo. Nesse caso aqui esses perfis não vão te ajudar nisso.

Eu vou desseguir aqui e esses perfis ela pode seguir no perfil dela pessoal, enfim. Mas não faz sentido você seguir dentro do perfil da sua marca. Nem amigos, parentes, namorado, é melhor você evitar isso no seu perfil comercial e colocar apenas perfis que tenham a ver com a sua marca.

Por exemplo: "mas eu não conheço tantos perfis assim, não sei o nome dos perfis no Instagram, o que eu faço?". Bom, eu vou clicar aqui no perfil do Chef Diego Lozano, que é um chef de confeitaria. Quando você abre o perfil dele ou qualquer outro perfil, sempre vai ter essa opção no Instagram de abrir uma setinha aqui do lado, no canto direito da tela.

Quando eu clico aqui ela põe sugestões pra você e põe perfis que são parecidos e se relacionam com o perfil dele, do Chef Diego Lozano. Isso reforça o que eu estava falando um pouquinho antes, que é importante você se cercar de coisas que tenham a ver com o seu negócio, você estar dentro do universo do seu negócio, porque o Instagram faz isso, ele sempre vai te colocar aqui.

Se eu fizer direitinho o perfil da Joaquina Doceria, seguir as pessoas certas, um dia uma pessoa vai estar num outro perfil e ela pode clicar nessa setinha e o perfil da Joaquina aparecer aqui.

Por isso que é importante também seguir pessoas dentro do seu meio, dentro do seu negócio. Aqui, Escola da confeitaria, que talvez seja um perfil bacana pra eu seguir. Tem Callebaut Chocolates que a gente já segue. Tem outros chefes aqui também, tem outras coisas pra gente ver, enfim.

Aí você fala: "Dani Noce, não sei o que é, será que é bacana?", a gente vai aqui, clica. Então entrei aqui no Dani Noce receitas. Eu vejo aqui o perfil dela, no feed dela, que é onde você tem todas as fotos que a pessoa postou. Tem várias receitas, vários doces. "Superbacana, tem a ver com meu negócio, vou começar a seguir", então eu venho aqui, sigo.

Automaticamente, quando você segue alguém novo, já aparece aquilo que eu tinha falado, que é essa barra com outras contas pra você seguir também, que têm a ver com o assunto da conta que você acabou de seguir. Por isso que é importante quem você segue.

A gente coloca aqui: "Ju Ferraz, não sei, será que é bacana?". Eu vejo aqui que também ela provavelmente é confeiteira, tem várias receitas aqui. E eu a sigo também. E assim vai, ele vai sempre mostrando mais pessoas, enfim.

Outra dica legal pra você encontrar novos perfis pra seguir que tenham a ver com o seu negócio é pegar um perfil que você já goste bastante. Ela me falou, por exemplo, que ela gosta muito da Carole Crema, que é uma chef de confeitaria e eu vejo aqui que ela está seguindo 1200 pessoas.

Eu posso clicar aqui em quem ela segue e vai abrir pra mim todo mundo que ela segue. E aí eu posso ver, esse aqui pode ser legal pra mim, isso aqui não é legal pra mim, enfim, você pode descobrir outros perfis desse jeito também, que é buscando dentro do perfil de pessoas que você já segue, que você gosta do conteúdo e enfim.

Por exemplo, ela tem um negócio aqui em São Paulo, talvez seja bacana seguir a Veja São Paulo, que fala de comida e restaurantes aqui em São Paulo, então a gente segue. E de novo, aquela mesma dica, "não sei muito bem o que é esse perfil aqui, mas parece interessante", Confitare. Eu clico aqui e vejo o feed deles. Vejo aqui que é de chocolate, tem umas coisas de Páscoa já, superbacana. "Gostei, tem a ver com meu negócio" e sigo de novo. E fica esse ciclo de ele sempre te mostrar coisas novas.

Como eu disse, você não precisa fazer isso tudo num dia, você não precisa começar a seguir 100 pessoas no dia, pode ser uma coisa mais orgânica e pouco a pouco, mas é importante ter sempre em mente isso, num perfil de negócios, num perfil profissional, num perfil de uma marca sempre seguir outros perfis que tenham a ver com a sua marca e com o que você está fazendo.

Agora eu voltei aqui pro perfil da Joaquina Doceria. A gente já arrumou a foto de perfil; a biografia, que é superimportante você encontrar uma biografia que fale bem sucintamente, mas bem objetivamente sobre o que é o seu negócio.

A gente deixou um número de contato que é muito importante, porque a gente está fazendo um perfil de Instagram pra divulgar o seu negócio, se as pessoas não tiverem como falar com você não adianta de nada, então sempre tenha o número atualizado, sempre tenha os contatos atualizados.

E as pessoas que a gente seguiu, que eu também dei uma limpada, comecei a seguir outras pessoas e é um trabalho que a gente vai fazendo aos poucos, de encontrar outras pessoas pra seguir.

Agora com esse perfil mais organizado, a gente pode começar a mexer em outras funcionalidades dessa plataforma. Bora lá?

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