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Instagram para empresas: estratégia e planejamento

Compreendendo o Instagram - Apresentação

Olá! Boas vindas ao nosso curso de primeiros passos dentro do Instagram Negócios, aqui quem fala é Amandha Moreira, instrutora da escola de Marketing Digital.

E o meu intuito aqui é te fazer compreender um pouco mais sobre as infinitas possibilidades que o Instagram Negócios pode te ajudar nesses seus primeiros passos dentro dessa rede social.

Para alinharmos as expectativas, eu quero dizer para você que esse curso foi criado para todas as pessoas que querem aprender os fundamentos do Instagram Negócios, que estão aí dando seus primeiros passos dentro de um perfil comercial e também descobrir estratégias essenciais para que você possa aplicar no seu dia a dia.

Lembrando que nesse curso nós não vamos falar sobre anúncios, mas nós vamos aprender coisas muito importantes, como estratégia e planejamento na construção do seu perfil, como criar um perfil que engaja o público e também os tipos de postagens que mais atrai a atenção de seguidores.

Também vamos entender como definir um plano de postagens e criar cronogramas, e também identificar como é o melhor atendimento e utilizá-lo da melhor forma para captar mais seguidores, e vamos passar também pelo Analytics, o famoso Instagram Insights, e ai identificar se as suas estratégias estão seguindo de acordo com o planejado,

Ao final deste curso, nós esperamos que você tenha uma visão estratégica sobre o Instagram Negócios, aprenda também como melhor utilizá-lo, definindo os seus objetivos, os objetivos da sua marca e também que consiga produzir conteúdos relevantes.

Ao finalizar esse curso, você vai ter acesso ao nosso fórum onde pode compartilhar dos seus exercícios, também tirar dúvidas e ajudar a nossa comunidade a aprender, então dado a devido a introdução desse curso, se sentiu que ele faz sentido para você, então segue comigo nessa jornada e vamos para os próximos vídeos.

Compreendendo o Instagram - Primeiros passos

Conheçam a Meg, a Meg é uma designer de interiores, ela tem 26 anos, ela está buscando uma nova recolocação no mercado de trabalho e decidiu que precisava se reinventar como profissional.

A Meg começou a fazer uma pesquisa para identificar onde ela podia começar de repente um próprio negócio, e percebeu dentro de uma situação específica onde as pessoas passaram a trabalhar em um formato diferenciado de regime de trabalho em Home Office, as vendas online cresceram muito, então as pessoas estavam comprando muito online, estavam tendo inclusive uma certa dificuldade de deslocamento, então a Meg percebeu ali correndo o seu próprio feed, a sua própria rede social, ela percebeu que as pessoas estavam postando muitas coisas sobre decoração de casa.

Então as pessoas estando mais em casa, fazendo seus trabalhos em Home Office, decidiram então fazer uma decoração melhor dentro de casa, passando mais tempo dentro de casa, as vendas online estavam crescendo para determinados itens de decoração.

Mas um em especial chamou muita atenção da Meg, porque ela percebeu que as pessoas estavam postando muito, mas muito sobre plantas, e aí a Meg pensou, eu entendo de plantas porque como ela é designer de interiores, ela também já tinha feito trabalho de paisagismo e particularmente também gosta muito de plantas, entende disso, compras online, as pessoas estavam tendo essa dificuldade de deslocamento, ou seja, não estavam conseguindo fazer essas compras com muita facilidade, fisicamente.

E a Meg pensou, eu acho que é uma boa oportunidade de começar um negócio bastante inusitado e foi aí que a Meg decidiu que faria então um negócio de venda de plantas, mas não qualquer tipo de vendas de plantas e sim vendas de plantas por delivery.

A Meg pensou que fazendo toda essa pesquisa, e entendendo qual era o desejo dessa nova situação das pessoas, ela pensou que poderia agregar algum valor diferenciado nesse nicho de mercado, as pessoas estão gostando e pensando em decorar muito mais as suas casas com plantas, ela poderia oferecer esse tipo de serviço, levando a planta para essas pessoas no seu Home Office.

E foi aí então que a Meg criou “Plante In Office”, eu acho que já dá para perceber ai de onde veio essa ideia do nome que a Meg criou, porque evidentemente plante, ou seja, ter a planta in office que tem tudo a ver com plantas dentro da sua casa e no seu regime de trabalho, que é home office.

Então a Meg pensou, eu já tenho essa ideia estabelecida, já entendi mais ou menos o que eu consigo fazer, mas por onde eu vou começar a vender? A Meg, ela é uma designer de interiores, ela não é uma social media, muito menos uma super experiente em mídias sociais.

Então antes de qualquer coisa ela pensou, já tenho uma ideia e preciso me atualizar de como usar essas ferramentas, esse novo negócio virtual, a Meg então identificou também que precisava aprender a utilizar estratégias de marketing digital, já que ela ia começar um negócio dentro de uma rede, de uma loja virtual, ela precisava entender bastante de estratégias de marketing para poder fazer essas vendas.

Além de fazer um bom planejamento, assim como ela já tinha construído essa ideia de negócio, ela tinha que planejar isso, e evidentemente identificar qual seria seu público-alvo, para começar a fazer essas vendas.

Inicialmente como ela tinha feito essa pesquisa dentro da própria rede social dela, ali ela já tinha conseguido identificar quais eram as pessoas, os amigos, os conhecidos, a faixa etária de pessoas que estavam postando bastante sobre plantas, então aí a Meg já tinha mais ou menos uma construção de por onde ela ia começar a planejar, executar, fazer a estrutura, a estratégia desse seu novo negócio.

Então falando sobre pesquisa e diferencial, a Meg pensou: “e agora, o que eu faço com todas essas informações?” Estamos falando então de qual será o diferencial dentro dessa pesquisa de mercado que a Meg fez.

A Meg vai começar então um negócio diferenciado, onde já existe um mercado estabelecido que é lojas, esses gardens que já vendem plantas, as pessoas não estão se deslocando até lá com muita facilidade, então como é que ela consegue pegar esse público, já estabelecido nesse formato de compras, trazer para o online, e que tipo de diferencial que ela vai oferecer para que ela consiga manter esse negócio, que ela consiga trazer o público.

Então a Meg pensou, eu preciso então agregar valor ao meu produto, eu preciso fazer com que esse produto tenha essa diferença dessa concorrência, eu vou então fazer entregas pessoalmente, lembra? Plantas por delivery, mas não é um delivery colocando uma planta dentro de uma caixa e mandando por Sedex, a Meg então vai fazer essa entrega pessoalmente, isso seria um diferencial.

Lembra que as pessoas dentro desse período estão dentro de um regime Home Office, tendo essa dificuldade, essa restrição de deslocamento, então pensando em fazer essa entrega pessoalmente, a Meg poderia garantir uma qualidade nesse manuseio, porque ela ia ter todo o cuidado de levar essa planta que essa pessoa comprou dentro do site dela de uma forma muito cuidadosa, com todo carinho, isso é um diferencial, coisa que a concorrência dela até então não poderia oferecer.

Ela pensou também que ela tinha que oferecer um serviço diferenciado, um serviço adicional, e ela pensou, “eu entendo de paisagismo, eu posso inclusive fazer o seguinte, eu vou oferecer um mapeamento residencial”, o que isso quer dizer?

A Meg ia trazer para essa pessoa, trazer para esse público, para esse cliente, uma estratégia diferenciada de entrar na casa literalmente dessa pessoa e falar olha, nesse local específico você pode colocar tal espécie de planta, em outro determinado lugar essa planta precisa de mais sol, de mais sombra, isso é um diferencial muito interessante para esse novo nicho que ela está buscando, que ela está tentando adentrar, e obviamente ter sucesso.

Então essas foram as primeiras ideias que a Meg construiu, fazendo essa pesquisa de mercado para criar esse diferencial, então falando em planejamento, vamos então passar aqui por 3 dicas bastante importantes dentro do marketing digital.

A retenção e fidelização, que é oferecer esse valor e diferencial de mercado que é isso que a Meg está trazendo, fazer então uma venda de plantas por delivery que é algo realmente inusitado e através disso fazer retenção e fidelização desses clientes que ela está buscando.

Conquistar novos clientes, essa é uma parte muito interessante, porque pensamos em começar um negócio dentro dessa narrativa que trouxemos, da Meg olhar ali o seu perfil, a sua rede social e já ter essas possíveis pessoas que comprariam o seu produto, mas o importante é que ela consiga alcançar novos, fazer algo diferenciado e alcançar mais público.

Então é necessário organizar estratégias e um atendimento e suporte do cliente, isso é muito importante quando falamos de atendimento e suporte, porque a Meg precisa pensar que não basta só fazer esse planejamento, essa estratégia super estabelecida, super criativa inclusive do novo negócio, se a partir do momento que ela criar essa página, criar esse perfil de vendas online de planta e começar a ter clientes entrando em contato, interessados em comprar o seu produto, ela não dá conta de responder essas mensagens, não atender esses clientes.

Sabe aquela mesma situação de quando vamos fisicamente em uma loja e está com desejo de comprar uma coisa e não é muito bem atendido, ou às vezes o vendedor nem consegue nos dar atenção? Imagina essa situação dentro de um ambiente virtual, onde nem temos o contato físico, então é importante de verdade ficar muito atento para essa estratégia de atendimento e suporte do cliente, que vamos ver também no decorrer desse vídeo.

Divulgação do produto, oferecer algo inusitado, isso evidentemente a Meg já conseguiu, e evidentemente trazer essa presença digital, que nada mais é do que, fazer a construção de imagens muito bem estabelecidas dentro do perfil da Meg, fazer uma construção visual do seu perfil ali da tua rede do Instagram e fazer com que as pessoas associem realmente uma nova forma de comprar plantas dentro do seu home office, que o nome, “Plante In Office”, seja automaticamente direcionado a esse novo negócio da Meg.

E aí depois que falamos sobre tudo isso, estratégias, planejamentos, identificar esse nicho de mercado, seu público-alvo, enfim, como é que vamos usar todas essas informações para vender dentro do Instagram? Como usar o Instagram para vender. Então vamos aprender juntos? Segue comigo no próximo vídeo.

Compreendendo o Instagram - Perfil

Quem é o cartão de visita do Instagram? Se você falou que a biografia, você acertou, sim a famosa bio, é o cartão de visita do seu perfil, a bio, tem um papel muito importante dentro do Instagram e aqui vamos entender quais são essas particularidades e entender como é que podemos também criar de uma forma muito assertiva esse primeiro contato que as pessoas têm com você.

Então informar quem somos, o que temos a oferecer e como as pessoas podem se comunicar conosco, então essas três informações são primordiais para que você crie as informações dentro da sua biografia, aqui trouxemos então o perfil da Alura, vamos então ler juntos para que identifiquemos essas três informações que acabamos de ver?

Alura online, Alura cursos online, dentro da descrição da biografia diz, “Aprenda, crie e cresça na Alura. Cursos de tecnologia e programação para você se aprofundar na área e navegar pelas suas possibilidades”, e aí coloca o emoji que tem tudo a ver com a escola e no decorrer deste vídeo vamos entender a importância.

Então pensando aqui dentro dessa estratégia de comunicação que a Alura trouxe para ser esse cartão de visita do perfil, já está dizendo exatamente para o que ela veio, então quando a pessoa entrar, tendo esse primeiro contato com o perfil, com a arroba da Alura, as informações que ela precisa saber, de quem é a Alura, o que ela tem para oferecer, e como se comunicar com ela está toda aqui.

Inclusive temos ali o link, do URL onde podemos colocar um link para que você acesse uma outra plataforma que também vamos ver no decorrer desse vídeo.

Então o nome de usuário que é muito importante, e aqui vamos entender qual é a forma e as dicas melhores que você tem para poder criar o seu, o nome de usuário é evidentemente a URL do seu Instagram, você precisa escolher ela com muito cuidado, lembra como foi a forma que a Meg criou o nome do “Plante In Office”, a associação que ela fez com as plantas, as pessoas em Home Office, isso é muito importante, porque isso faz com que as pessoas até consigam te encontrar com mais facilidade dentro do Instagram.

E assim como a Meg, ela criou a identidade dela, o nome do usuário, o nome da empresa dela, tem tudo a ver com que ela está oferecendo do negócio dela, o nome também é muito fácil de ser lembrado, ela associou esse nome a aquela pesquisa que ela fez de mercado e evidentemente como as pessoas estavam procurando aquele tipo de produto naquele formato de home office, onde as pessoas estavam ali procurando plantas para fazer decoração de casa, então foi de uma forma muito sagaz de fazer essa criação desse nome, desse arroba, dessa identificação dela na plataforma, com tudo a ver com o que ela está oferecendo.

Então sempre use essa mesma arroba em todas as outras plataformas, em todas as outras redes que você for usar, de repente você, a Meg põe “Plante In Office” no Instagram, e cria um outro “Plante In Home” em outra rede social, fica muito confuso, então é muito importante que você sempre utilize o mesmo nome de usuário, para que obviamente as pessoas consigam te encontrar com mais facilidade em todas as plataformas que você estiver utilizando.

E vale lembrar que o nome de usuário dentro do Instagram, você tem a possibilidade de utilizar 30 caracteres, mas por favor, não faça isso, utilize nomes curtos, porque ele precisa ser um nome fácil de ser lembrado, tente evitar colocar esses nomes muito longos.

Use variações de palavras, no caso da Meg, lembra que o nome “Plante In Office” ela usou uns underline evidentemente que quando ela foi fazer a pesquisa ali, tinha uns nomes iniciais que ela queria colocar, de repente um “Plante In Home”, “In Home Office” e aí já tinha esse nome, então foi importante também ela identificar ali um nome que tivesse a ver com o serviço que ela ia propor, que as pessoas conseguissem fazer uma identificação automática, com a arroba dela, com um nome de um usuário.

Mas também colocar esse underline dentro de uma possibilidade, caso você veja que tem um nome ali parecido, porque o Instagram consegue te dar essas possibilidades, nunca vai usar um nome repetido, ele não vai permitir, porque já existe um usuário utilizando aquela arroba, mas de repente colocar ali uma variação de palavras também para que você possa utilizar esse nome do qual você de repente se identifica.

Trazendo aqui então o que estávamos falando aqui da Meg, o “Plante_In_Office”, ela pensou, o plante de planta, planta por delivery, dentro daquela construção que tínhamos identificado lá no início que a Meg nos contou, que eram pessoas trabalhando dentro de um regime de trabalho de home office, pessoas ali com desejo, comprando muito plantas para decorar sua casa, foi uma nova oportunidade de mercado inclusive que ela percebeu, as pessoas comprando muitas plantas, também fazendo muitas compras virtuais dentro de um home office.

Então olhando assim “Plante_In_Office” como eu tinha falado com esse hifens, ficou mais claro, visualmente assim está bem objetivo, então deixo aqui essa dica de como a Meg fez essa construção do nome de usuário dela para que você também possa elaborar algo parecido, eu gostei bastante.

Então vamos voltar ao perfil da bio da Alura, para que possamos dissecar um pouco a importância das informações que temos nesse cartão de visita, vamos lá, então na bio, comunicamos claramente o que fazemos, dentro daquelas 3 informações que vimos anteriormente.

O link, esse link ele é muito especial porque dentro do perfil da sua biografia você consegue colocar um link do qual as pessoas podem acessar uma outra plataforma, ou o seu site, ou de repente até o seu telefone, o seu WhatsApp, essa comunicação direta com você, você também consegue fazer isso aqui.

O Feed que é esse cartão também de visita, de quando a pessoa abre o teu perfil, então as fotos aqui precisam ter uma boa qualidade, é bem importante também pensarmos em uma organização de informações, temos agora algumas ferramentas muito interessantes no Instagram que vamos ver no decorrer da aula, e aqui colocamos conteúdo que se comunica, o que você faz, e fala diretamente com seu público e o que ele quer ouvir.

Então quando abrimos ali o perfil e tem fotos todas organizadas aqui, no caso da Alura, a Alura mantém essa cor azul que é essa cor padrão da escola, então veja como é bonito, olha que perfil bonito.

A próxima etapa então seria os stories, que é uma das ferramentas mais queridas também do Instagram que você pode utilizar de diversas formas e fazer essa conexão mostrando de repente os bastidores, ou colocando informações rápidas que não precisam de tanta riqueza de detalhes e nem tanta qualidade como um feed por exemplo.

As fotos de um feed é importante que você coloque essas imagens de uma alta resolução, de uma qualidade melhor, de informações mais completas, já o story você pode brincar ali, fazer de repente uma filmagem dos seus bastidores, de produtos que você está lançando, eu acho bem interessante quando algumas pessoas estão montando as embalagens, sabe quando você está mandando esse produto para os clientes e ali dentro do story, você transforma isso de uma forma muito mais humanizada, mas vamos ver isso com muita calma aqui dentro dessa aula, fiquem tranquilos.

E aí depois os stories, você tem a possibilidade de transformar nesse conteúdo que você deixou somente 24 horas ali, salvo nos destaques, pensando que você pode selecionar ali postagens mais elaboradas e que precisam, que possam fazer sentido e tamanha a importância para que fiquem fixas no seu perfil, então os destaques também tem essa importância muito interessante que você pode, trazer o que você publicou ali nos stories que se perdem depois de 24 horas e deixar fixos.

Aqui no caso da Alura, ela coloca por onde iniciar, você clicando dentro desse destaque você vai entender o que é, como você entra dentro da escola, onde é a plataforma, como é que você começa os cursos, na sequência, depoimentos, isso é muito legal, deixo aqui essa sugestão para que no decorrer do tempo que você estiver promovendo suas vendas, e tiver retorno dos seus clientes, colocar os depoimentos, como as pessoas recebem o produto, isso é muito legal, isso também chama bastante atenção de uma nova possibilidade de venda de um público.

E aqui no caso da Alura artigos, e times, enfim, tem n possibilidades, aqui você pode brincar bastante, mas é bem importante que você identifique o que é o conteúdo que mereça ficar nesses destaques, porque ele vai ficar fixo ali.

E por falar então em link que você pode colocar dentro do seu perfil da Bio, temos uma ferramenta muito interessante de outros sites que você pode pesquisar para fazer o encurtamento da sua URL, o que é isso? Às vezes o seu site, tem um nome muito comprido, que fica difícil, de repente um monte de número, visualmente isso não pega bem, isso não é legal.

Então existem possibilidades de sites que te ajudam a pegar esse seu link e encurtá-lo para que ele fique visualmente mais agradável, existem vários sites que você pode pesquisar, façam isso de forma autônoma, sugiro vocês para que saiam aí, pesquisem encurtamento de URL no Google, vejam qual é o site que mais te agrada, de repente pode proporcionar isso para você de forma muito didática, e é muito fácil que vocês também consigam encontrar um passo a passo de como fazer, porque realmente é muito simples.

Então aqui eu vou trazer só uma sugestão para vocês que é uma das mais conhecidas, mas mais vez ressalto, tenham autonomia de fazer essa busca, identificar os sites que vocês acham que mais se adéqua a fazer esse encurtamento, aí mais uma vez, só para reforçar, esse link na bio, é bem importante para que as pessoas consiga comunicar com você fora do Instagram, pode ser o seu site de vendas, onde ela consegue ali acessar o seu site, com seus produtos e outras coisas, e também o contato direto com seu whatsapp, é possível também você colocar o link aqui.

Então vou trazer a sugestão para vocês do bitly que é um dos mais conhecidos e também é gratuito, você entra e é muito fácil de fazer um encurtamento do URL, pesquisem aí no Google que vocês vão aprender rápido, é coisa de minutos para ser feito.

Dentro ainda da biografia vamos ver então a imagem do perfil, vamos trazer aqui então o logo que a Meg criou, para o “Plante In Office”, ela usou os tons verdes para colocar esse destaque do nome que tem tudo a ver com planta, então automaticamente já remete a isso, uma foto ali de plantas dentro de uma casa, esse foi a construção do logo que ela criou.

E é importante gravarmos essas informações para construir suas imagens do perfil, porque podemos estar fazendo todo esse trabalho e ter uma descrição de biografia muito legal, a construção do nome de usuário muito bem elaborada, mas é importante que essa imagem que está totalmente relacionada à sua marca, é o primeiro contato que a pessoa tem, o visual, seja marcante.

No caso da Meg ela trouxe essa imagem de plantas, que tem tudo a ver, ela poderia ter elaborado outra coisa, de repente colocar um p e um o, alguma coisa nesse sentido mas ela identificou que de repente colocar o “Plante In Office” e essa foto de plantas em um canto de uma casa tivesse tudo a ver com que é a proposta do negócio dela.

Então imagem marcante, prestem atenção na qualidade da imagem da resolução, não vai colocar também uma foto ali toda pixada que a pessoa não consegue olhar com qualidade, ela precisa estar muito clara, muito bonita, isso é muito importante.

E procure também transmitir profissionalismo e confiança, estamos falando isso da imagem do perfil, mas é importante também você fazer essa construção até no decorrer das postagens que você faz, lembrando mais uma vez que você está construindo seu perfil de negócios, não é o seu perfil pessoal onde você coloca qualquer tipo de foto, é interessante e é muito importante que você foque nessa informação, você precisa transmitir ali profissionalismo, fotos com muita qualidade que tem a ver com seu negócio evidentemente.

E a utilização de emojis, eu vou deixar aqui para fechar essas informações da bio, tínhamos visto agora pouco no perfil da Alura tinha ali um mergulhador que tem tudo a ver com a escola, a Meg por exemplo, ela pode colocar no perfil dela ali da bio, colocar uma sacolinha, uma planta, alguma coisa que remeta sobre essas vendas, no caso da Alura colocou esse mergulhador azul que tem tudo a ver com a identidade da escola.

Então fica aqui essas sugestões para que você possa brincar à vontade com o teu perfil para colocar essas informações no seu cartão de visita, mas sempre pensando que você precisa tomar bastante cuidado para não exagerar, estamos falando aqui de um perfil de negócios, então reflita bastante sobre isso, brinque também, dê uma olhada, veja como é que fica e tente ao máximo, aproveitar essas dicas que trouxemos para começar a elaborar então a sua biografia.

E vai ser um prazer muito grande podermos receber, sintam-se à vontade para colocar dentro da nossa plataforma ali, manda para nós o que você fez, eu vou adorar ver.

Sobre o curso Instagram para empresas: estratégia e planejamento

O curso Instagram para empresas: estratégia e planejamento possui 109 minutos de vídeos, em um total de 55 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Social Media em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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