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Inkscape: produzindo imagens para mídias sociais

Primeiros passos - Apresentação

Olá, tudo bem? Eu sou o Felipe Laboriau, designer gráfico, instrutor aqui na Alura; e quero te convidar a participar do nosso curso de criação para mídias sociais com o Inkscape. Nós vamos trabalhar 100% dentro desse software, sem utilizarmos outro programa para gerarmos materiais gráficos com este tipo de acabamento.

Nós vamos conhecer técnicas para gerarmos grafismos do zero, trabalharmos com tipografia, para termos esse tipo de arte para você chamar mais atenção e dar mais destaque para as publicações da sua página em mídias sociais.

Para realizar esse curso é importante que você já tenha algum conhecimento no software, que você tenha cursado, por exemplo, o nosso curso de introdução a ferramenta. É um curso especialmente útil para você que está iniciando no mundo do design gráfico e quer adquirir um pouco mais de conhecimento e trabalhar com ferramentas gratuitas.

Eu espero que você tenha curtido a nossa proposta. Vou te ver no curso!

Primeiros passos - Overview

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo a mais um curso aqui na Alura, muito obrigado pela sua participação! Agora nós vamos conversar rapidamente sobre aquilo que vai ser trabalhado de fato durante o curso.

A proposta é a criação de peças gráficas para as redes sociais de uma marca específica. Então nós vamos iniciar o nosso processo conversando sobre justamente quais são os aspectos mais importantes que eu tenho que ter atenção, para que no momento em que eu crie essas peças gráficas, todas elas sejam identificadas como pertencentes à marca específica que eu estou trabalhando.

Para que elas mantenham entre si uma identidade visual, que elas respeitem uma unidade que posteriormente vai ser reconhecida pelo cliente ou potencial cliente, quando ele visualizar as nossas publicações. Para que o cliente não se confunda, por exemplo, com a publicação outro cliente ou mesmo de uma pessoa que faz parte do seu círculo de amizades na rede social.

Então vamos conhecer referências por meio da plataforma Behance, na qual vamos ver como os profissionais estão representando os seus trabalhos gráficos e quais artifício nós temos que ter atenção para a criação dessa nossa identidade visual.

Vamos entender como cores e tipografia, principalmente, nos ajudam a gerar um resultado desse tipo o que vai acontecer nas outras peças gráficas.

Na sequência vamos também conhecer ferramentas que vão nos ajudar a tomar essas decisões a nível de cores e tipografias – inclusive, como fazer o download gratuito de tipografias que eu vou poder utilizar nos meus projetos, caso eu não queira comprar alguma tipografia específica.

Depois vamos partir para a mão na massa de fato, então vamos gerar composições no Inkscape e vamos trazer fotografias - essas fotografias, é claro, não foram criadas no software. Vamos combiná-las com grafismos criados 100% dentro do Inkscape.

Por exemplo: no caso dessa arte, eu incorporei a modelo, mas note como como as sombras não fazem parte da imagem. Eu tive que criá-las dentro do software. Bem como também, as linhas, a tipografia... Nada disso havia junto com a fotografia.

Então eu precisei criar isso tudo no software. Nós vamos conhecer filtros, extensões e maneiras interessantes de trabalharmos com objetos, com formas, com vetores para termos esse tipo de resultado. Sempre tendo atenção, é claro, em resultados que sejam visualmente interessantes, corretos e bem-acabados.

Então vamos combinar grafismos, fotografias, tipografia e o logo, sem termos poluição visual. Tanto com fotografias presentes, como também sem fotografias, criação de elementos 100% dentro do software para gerarmos um resultado que preserve a identidade, mas que também tenha haver com as tendências de hoje em dia.

Então vamos utilizar a linguagem de emojis, por exemplo, que tem tudo haver com os materiais que os profissionais trabalham hoje em dia. Vamos criar também esse efeito de neon, que está muito popular; e o próprio efeito glitch, que vamos entender o que é.

Como sempre, o espaço do fórum vai estar aberto para você tirar suas dúvidas, fazer seus comentários, sugestões e compartilhar o seu trabalho - porque é sempre legal para trocarmos uma ideia. Nós vamos nos ver na próxima aula, para começarmos o nosso trabalho!

Primeiros passos - Comunicação e planejamento

Falar na divulgação de produtos e serviços hoje em dia é, em grande medida, falar na divulgação para as redes sociais, que são plataformas que reúnem literalmente bilhões de pessoas - embora, claro, você ainda tenha veículos tradicionais que são muito eficazes, como o caso da própria televisão.

Mas diferentemente dessa, nós temos nas redes sociais a oportunidade de empresas que não têm o capital para um investimento tão grande assim poderem divulgar os seus produtos e atingirem de uma maneira muito mais assertiva um público específico que elas desejam, por meio da segmentação do próprio usuário da rede social.

Aqui nessa aula eu quero conversar rapidamente com você sobre boas práticas que devemos observar para que o nosso material gráfico criado para as redes sociais não se perca no meio de tantas outras publicações.

Afinal de contas, as redes sociais não são apenas uma plataforma de divulgação de publicidade, nós também vamos ter as postagens do círculo de amizade, da rede de contatos do usuário.

Então o usuário, no momento em que estiver scrollando a sua plataforma, ele vai estar tanto visualizando propagandas, quanto principalmente publicações de outras pessoas.

É importante que no momento em que ele visualize o seu material gráfico, ele perceba que esse material é da marca XY,e não que é de uma outra, nem mesmo que ele é de um amigo dele.

Então vamos entender rapidamente quais artifícios você pode utilizar para justamente criar essa sua identificação. Eu vou utilizar uma plataforma muito interessante, que eu sempre falo nos meus cursos, inclusive, que é o Behance - “behance.net”, que é uma rede social de designers, onde profissionais divulgam os seus trabalhos, tanto pessoais quanto profissionais, para justamente mostrarem o seu talento e capacidade.

Como nós vamos criar as peças para uma empresa que presta serviços de informática e segurança de dados, eu pesquisei provedores de internet que fazem parte desse mesmo universo; mas é bom lembrar que essas boas práticas vão servir para qualquer tipo de negócio.

Então nós vamos observar agora essas postagens, essas artes individualmente. Vamos notar scrollando para baixo, como eu consigo perceber uma unidade, um estilo, uma identidade visual que perpassa todos esses materiais.

Você provavelmente vai concordar comigo que o elemento que mais chama atenção é o azul. No caso, todas essas peças têm um fundo azul e o azul também acontece nas letras e em elementos gráficos em diferentes tons.

Então, por exemplo: tem um azul mais claro nesse ícone, mas nessa outra arte eu tenho um azul mais escuro n símbolo de sinal de adição, de velocidade. Então a cor é o elemento talvez mais importante de todos, você ter cores específicas relativas à sua marca.

Depois note como também temos a tipografia, o texto acontecendo de maneira similar nas mesmas peças. Claro que o texto em si é diferente, mas a família tipográfica utilizada se repete.

Vamos notar que nessa publicação de feliz dia do amigo, como a palavra “amigo” tem um estilo, uma fonte, que tem uma sombra em traçado atrás e acontece de maneira muito parecida nessa outra arte - “quem é você na hora de estudar online?”

As palavras “quem é você” tem esse mesmo traçado por trás, então notamos agora um segundo elemento muito importante - que é a tipografia, que ajuda a construir a sua identidade.

As fotografias, por sua vez, também têm certa semelhança. Vamos notar que são sempre imagens, nesse caso de um público mais jovem, mas não necessariamente precisa ser. Com um fundo recortado, enxergamos o azul por trás.

Mas você não precisa ficar refém, evidentemente, de sempre repetir a mesma cor ao fundo. Essa outra empresa, a HeptaNet, varia as cores. Eu tenho às vezes publicações com fundo roxo e às vezes publicações com o fundo branco.

Mas note que mais uma vez esse estilo, essa unidade, essa identidade vai perpassando o material - porque além das cores, eu começo a ter as tipografias se repetindo; eu começo a ter imagens também que seguem o mesmo estilo, criando essa tal unidade, essa tal identidade.

Você não precisa ficar restrito, claro, a sempre ter fundos lisos, você pode ter, como no caso dessa publicação, um fundo que está com uma camada de roxo por cima, mas que é um fundo que tem uma composição natural da própria fotografia.

Nessa outra empresa, a Ligo Telecom, nós temos mais uma vez um estilo que vai acontecendo, um fundo azul por trás; mas também temos as publicações com seus fundos originais.

O que eu quero deixar de mensagem mais importante para você nesse papo que levamos? Que é importante você criar um estilo, você ter uma identidade própria do seu material gráfico. Você não sair criando a esmo, você parar para pensar, se isso já não estiver definido para você: quais são as cores, as tipografias e o estilo geral do seu material gráfico.

Caso isso não esteja pronto para você, nós vamos ver na próxima aula como você pode tomar essas decisões. Como eu posso escolher as cores? Como eu posso escolher a família ou as famílias tipográficas que vão acontecer nas minhas peças?

Essa aula foi bem rápida, para trocarmos esse primeiro papo inicial antes de colocarmos a mão na massa. Na próxima aula vamos conversar sobre como tomar essas decisões de estilo, caso elas ainda não tenham acontecido para você. Vamos nos ver na próxima aula.

Como sempre, o espaço do fórum está aberto para você tirar suas dúvidas e fazer os comentários. Até a próxima!

Sobre o curso Inkscape: produzindo imagens para mídias sociais

O curso Inkscape: produzindo imagens para mídias sociais possui 189 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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