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Gestão de Stakeholders: estratégias de influência e comunicação

Gestão de Stakeholders - Apresentação

Apresentando a instrutora e o curso

Olá! Meu nome é Thalita Daneluz. Sou gerente de Change Management em uma instituição financeira.

Audiodescrição: Thalita é uma mulher branca, com cabelos castanhos e olhos castanhos. Ela está usando uma camisa marrom e óculos.

Se já compreendemos que não basta ter boas ideias, mas também é necessário engajar e mobilizar as pessoas certas para que elas se concretizem, este curso de Negociação, Influência e Relacionamento com Stakeholders é ideal para nós. Nos conteúdos, serão apresentadas técnicas sobre gestão de stakeholders, como entender melhor o perfil dos nossos stakeholders, técnicas para aumentar nossa influência e poder pessoal, gestão de conflitos e manutenção da nossa reputação. Nos encontramos nos próximos vídeos.

Gestão de Stakeholders - Quem são os stakeholders?

Introduzindo o conceito de stakeholders

Neste vídeo, vamos apresentar os primeiros passos para realizar a gestão dos nossos stakeholders (partes interessadas). Antes disso, vamos discutir quem são os stakeholders. O termo vem do inglês, onde stake significa interesse e holder significa aquele que detém, ou seja, são as partes interessadas. São indivíduos ou grupos que exercem influência em um determinado contexto, e seu engajamento impacta na tomada de decisão e no sucesso do nosso projeto ou do que estamos conduzindo na empresa. Portanto, são pessoas extremamente importantes para serem envolvidas, estarem próximas e para que possamos gerar uma comunicação fluida de acordo com seus interesses.

Para começar, é importante listar todos os possíveis stakeholders.

Identificando e entendendo os stakeholders

Quem seriam esses stakeholders (partes interessadas)? Podem ser clientes, parceiros, fornecedores, colegas de trabalho, investidores, concorrentes e diversos outros grupos que exercem influência e é importante manter atualizados. De acordo com as mudanças que podem acontecer no contexto, os stakeholders podem mudar.

Também é importante entender as expectativas e interesses desses stakeholders por meio de conversas, grupos focais, se necessário, e debates sobre o projeto. Podemos até perguntar à liderança por que determinado stakeholder é importante e o que está acontecendo na empresa que gera interesse em termos dessa pessoa próxima de nós, além de classificar esses stakeholders.

Antecipando a classificação dos stakeholders

Em breve, vamos mostrar uma maneira de classificar os stakeholders. Nas aulas, traremos os stakeholders e as práticas que vamos aplicar, pensando em stakeholders internos, para tangibilizar e ajudar a entender os conceitos. No entanto, essas práticas são aplicáveis também para stakeholders externos, como clientes e investidores.

Nos vemos no próximo vídeo.

Gestão de Stakeholders - Matriz de poder e interesse

Classificando stakeholders com a matriz de poder e interesse

A partir do momento em que listarmos os principais stakeholders (partes interessadas), é importante realizar uma classificação. Uma maneira interessante de fazer isso é através da matriz de poder e interesse.

Recapitulando, devemos identificar possíveis indivíduos e grupos que exercem influência no contexto em que estamos inseridos ou no projeto que estamos conduzindo. Esses grupos ou indivíduos podem impactar na tomada de decisão, apresentar resistências que geram impedimentos para o projeto ou serem pessoas extremamente engajadas que ajudarão no sucesso do projeto.

Utilizando a matriz de poder e interesse

Esse processo pode ser realizado a partir de conversas, entendendo com a liderança ou com as outras áreas envolvidas no contexto quem são essas pessoas. A partir dessa lista, podemos utilizar a matriz de poder e interesse. A matriz de poder e interesse possui dois eixos: o de influência e o de interesse.

Por exemplo, se temos um indivíduo ou um grupo de indivíduos que são considerados stakeholders e têm baixo interesse e baixa influência, não é algo para nos preocuparmos tanto no primeiro momento.

Monitorando e gerenciando stakeholders

Podemos monitorar para entender se os stakeholders continuam na mesma categoria ou se começam a apresentar outros comportamentos e falas que indiquem uma migração para outra posição na matriz. Se uma pessoa tem baixo interesse, mas alta influência, é importante mantê-la satisfeita. Com a satisfação, o interesse pode aumentar, e isso pode gerar mais impacto positivo se mantivermos essa pessoa satisfeita dentro do projeto.

Por outro lado, se houver baixa influência e alto interesse, é importante mantê-los informados e sempre atualizados sobre o que está acontecendo. Essas pessoas devem se sentir valorizadas, já que têm interesse, mesmo que talvez não exerçam tanta influência nos impactos do projeto.

Se houver alta influência e alto interesse, esses são os stakeholders que devemos gerenciar de perto. Precisamos entender quais aspectos do projeto geram satisfação ou insatisfação, quais são os inputs ou insights que esses stakeholders trazem para o contexto e que são importantes para serem incorporados na estratégia, além de possíveis resistências ou pontos de atenção que eles possam apresentar, impactando o andamento do projeto.

Sobre o curso Gestão de Stakeholders: estratégias de influência e comunicação

O curso Gestão de Stakeholders: estratégias de influência e comunicação possui 98 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Liderança em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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