Olá! Meu nome é Thalita Daneluz. Sou gerente de Change Management em uma instituição financeira.
Audiodescrição: Thalita é uma mulher branca, com cabelos castanhos e olhos castanhos. Ela está usando uma camisa marrom e óculos.
Se já compreendemos que não basta ter boas ideias, mas também é necessário engajar e mobilizar as pessoas certas para que elas se concretizem, este curso de Negociação, Influência e Relacionamento com Stakeholders é ideal para nós. Nos conteúdos, serão apresentadas técnicas sobre gestão de stakeholders, como entender melhor o perfil dos nossos stakeholders, técnicas para aumentar nossa influência e poder pessoal, gestão de conflitos e manutenção da nossa reputação. Nos encontramos nos próximos vídeos.
Neste vídeo, vamos apresentar os primeiros passos para realizar a gestão dos nossos stakeholders (partes interessadas). Antes disso, vamos discutir quem são os stakeholders. O termo vem do inglês, onde stake significa interesse e holder significa aquele que detém, ou seja, são as partes interessadas. São indivíduos ou grupos que exercem influência em um determinado contexto, e seu engajamento impacta na tomada de decisão e no sucesso do nosso projeto ou do que estamos conduzindo na empresa. Portanto, são pessoas extremamente importantes para serem envolvidas, estarem próximas e para que possamos gerar uma comunicação fluida de acordo com seus interesses.
Para começar, é importante listar todos os possíveis stakeholders.
Quem seriam esses stakeholders (partes interessadas)? Podem ser clientes, parceiros, fornecedores, colegas de trabalho, investidores, concorrentes e diversos outros grupos que exercem influência e é importante manter atualizados. De acordo com as mudanças que podem acontecer no contexto, os stakeholders podem mudar.
Também é importante entender as expectativas e interesses desses stakeholders por meio de conversas, grupos focais, se necessário, e debates sobre o projeto. Podemos até perguntar à liderança por que determinado stakeholder é importante e o que está acontecendo na empresa que gera interesse em termos dessa pessoa próxima de nós, além de classificar esses stakeholders.
Em breve, vamos mostrar uma maneira de classificar os stakeholders. Nas aulas, traremos os stakeholders e as práticas que vamos aplicar, pensando em stakeholders internos, para tangibilizar e ajudar a entender os conceitos. No entanto, essas práticas são aplicáveis também para stakeholders externos, como clientes e investidores.
Nos vemos no próximo vídeo.
A partir do momento em que listarmos os principais stakeholders (partes interessadas), é importante realizar uma classificação. Uma maneira interessante de fazer isso é através da matriz de poder e interesse.
Recapitulando, devemos identificar possíveis indivíduos e grupos que exercem influência no contexto em que estamos inseridos ou no projeto que estamos conduzindo. Esses grupos ou indivíduos podem impactar na tomada de decisão, apresentar resistências que geram impedimentos para o projeto ou serem pessoas extremamente engajadas que ajudarão no sucesso do projeto.
Esse processo pode ser realizado a partir de conversas, entendendo com a liderança ou com as outras áreas envolvidas no contexto quem são essas pessoas. A partir dessa lista, podemos utilizar a matriz de poder e interesse. A matriz de poder e interesse possui dois eixos: o de influência e o de interesse.
Por exemplo, se temos um indivíduo ou um grupo de indivíduos que são considerados stakeholders e têm baixo interesse e baixa influência, não é algo para nos preocuparmos tanto no primeiro momento.
Podemos monitorar para entender se os stakeholders continuam na mesma categoria ou se começam a apresentar outros comportamentos e falas que indiquem uma migração para outra posição na matriz. Se uma pessoa tem baixo interesse, mas alta influência, é importante mantê-la satisfeita. Com a satisfação, o interesse pode aumentar, e isso pode gerar mais impacto positivo se mantivermos essa pessoa satisfeita dentro do projeto.
Por outro lado, se houver baixa influência e alto interesse, é importante mantê-los informados e sempre atualizados sobre o que está acontecendo. Essas pessoas devem se sentir valorizadas, já que têm interesse, mesmo que talvez não exerçam tanta influência nos impactos do projeto.
Se houver alta influência e alto interesse, esses são os stakeholders que devemos gerenciar de perto. Precisamos entender quais aspectos do projeto geram satisfação ou insatisfação, quais são os inputs ou insights que esses stakeholders trazem para o contexto e que são importantes para serem incorporados na estratégia, além de possíveis resistências ou pontos de atenção que eles possam apresentar, impactando o andamento do projeto.
O curso Gestão de Stakeholders: estratégias de influência e comunicação possui 98 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Liderança em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Matricule-se no plano PLUS e garanta:
Jornada de estudos progressiva que te guia desde os fundamentos até a atuação prática. Você acompanha sua evolução, entende os próximos passos e se aprofunda nos conteúdos com quem é referência no mercado.
Mobile, Programação, Front-end, DevOps, UX & Design, Marketing Digital, Data Science, Inovação & Gestão, Inteligência Artificial
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você participa de eventos exclusivos, pode tirar dúvidas em estudos colaborativos e ainda conta com mentorias em grupo com especialistas de diversas áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Para estudantes ultra comprometidos atingirem seu objetivo mais rápido.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Conecte-se ao mercado com mentoria individual personalizada, vagas exclusivas e networking estratégico que impulsionam sua carreira tech para o próximo nível.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.