Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Ilustração Digital > Conteúdos de Ilustração Digital > Primeiras aulas do curso Desenho: esboço e composição de imagens

Desenho: esboço e composição de imagens

Aprendendo a Esboçar - Introdução

Bem-vindos ao curso de esboço e composição. Aqui, nós vamos começar a desenhar. Esse é um curso para quem ainda não sabe desenhar nada, está precisando aprender. Vamos começar com papel e lápis, basicamente. O papel, pode ser o mais tranquilo que você tiver. Qualquer papel mesmo, serve. É importante, só, que você consiga usar vários e poder amassar vários, não tenha apreço, não seja muito caro. Não pode ter pena de gastar o papel.

Pegue um bloco. Tem um bloco de papel vegetal bem fininho que eu consigo usar, inclusive, como transparência. Você não precisa comprar dele. Mas, se quiser comprar dele, pode. E lápis, compre lápis variados. Eu vou falar melhor sobre eles. Mas, é lápis 2B, lápis HB, lápis 9B. São lápis, também, que você não precisa comprar dos mais caros. O importante é você pegar vários lápis, lapiseiras e ir experimentando para ver como que você funciona melhor.

Se você quiser, pode usar também uma mesa digitalizadora, o tablet. O pessoal que chamava mais, antes, de tablet tem a Wacom, tem um modelo da Wacom que é o que eu uso. Tem vários modelos, inclusive. Tem alguns modelos de entrada que são mais baratos, em torno de 200 reais. Vale muito a pena, é a melhor marca.

Tem outras marcas, também, que podem fazer o serviço. Vale procurar. Vale se você quiser, tiver dúvidas sobre isso: no fórum, você pode consultar o que nós já fizemos lá algumas vezes, algum guia sobre qual é o melhor tablet e o melhor custo benefício.

Hoje, vamos falar basicamente, na aula, de papel e lápis. Mas, você pode usar o seu tablet, se você já tiver. E, uma coisa importante é que, depois, no fim do curso, nós já vamos ter feito vários estudos, vamos ter feito vários desenhos e ter chegado a resultados interessantes.

Como, por exemplo: aprender a fazer esboços como esse, que nós pensamos numa situação e conseguimos passá-la para o papel. Claro que ainda não finalizado, mas onde você vai aprender a mexer com dimensões de espaço, a preencher o papel de uma forma harmoniosa e, principalmente, de usar formas simples para poder traduzir visualmente o que você está vendo.

Preste muita atenção nos exercícios porque, nesse momento, o que você vai precisar realmente é de muita prática. Então, mãos à obra!

Aprendendo a Esboçar - Exercitando movimentos

Vamos começar a desenhar. Nós vamos estudar esboço e composição. Vamos começar a estudar esboço. Mas, para isso, precisamos começar a desenhar. Temos papel. Qual papel comprar? Tem tanto papel. Você não precisa comprar nenhum papel caro.

Para começar, você só precisa de um papel qualquer - pode ser até folha de pão - e qualquer lápis.

Tem lápis de vários tipos: tem lápis HB - aqui, você vai sempre ver escrito "HB" - lápis 6B, lápis 2B, lapiseira. Tem vários tipos de coisas para você fazer.

Pegue qualquer lápis. Pode pegar um lápis 2B, por exemplo. O importante é que vamos começar a rabiscar, mesmo. Eu vou pegar um lápis 2B e começar a fazer rabiscos no papel. Vamos fazer isso.

Porque estamos fazendo isso? Bom, primeira coisa: quando vamos começar a desenhar, é como se estivéssemos fazendo um treino, como se fossemos atletas da mão. O que isso quer dizer? Quer dizer que nós mexemos com músculos enquanto estamos desenhando, e esses músculos vão se aperfeiçoando, como qualquer músculo do corpo.

Quando desenhamos, nós acionamos certos músculos que, normalmente, nós não acionamos. É importante nós começarmos a desenhar e acostumar esses músculos. Então, vamos esquentar: vamos fazer um monte de rabiscos no papel, mesmo.

E, nesse processo você vai entendendo como usar o lápis, a relação do seu corpo com o lápis e o papel. No caso do papel, você pode ter vários tipos de papel.

Você vai sentir a diferença quando pegar um papel de pão, como eu falei, e pegar um papel como esse; que é uma folha vegetal, por exemplo, que ele tem uma transparência. Você vai sentir diferenças.

Essa é uma folha que é pouco porosa, ela não é tão porosa. O lápis esfarela pouco na superfície dela. Dá para sentir isso, o grafite corre mais. Se eu pegar uma folha mais porosa, - por exemplo, um papel Canson, - você vai ver que o lápis vai esfarelar mais na superfície do papel.

Mesma coisa com os lápis. Nós temos lápis de diversos tipos. Por exemplo, eu estou pegando um lápis HB. O que isso quer dizer? Os lápis HB esfarelam menos no papel. Eles são mais lisos, por assim dizer. O grafite é mais liso.

Então, quando eu rabisco, ele esfarela menos no papel e, para rasurar bem, para fazer um traço mais escuro no papel, eu preciso fazer bastante força. Ele acaba danificando mais o papel, ele é mais para fazer traços levinhos. Fazer traços levinhos com ele é bem simples.

Eu consigo fazer traços quase imperceptíveis, bem de levinho. A família 2B já é mais porosa: quando eu coloco aqui e faço força no papel, fica bem mais escuro bem mais fácil.

Inclusive, se você pegar o dedo e passar no trilho que eu fiz com o HB, e fizer no 2B, você vai ver que vai manchar mais no 2B porque tem mais porosidade, esfarela mais o grafite.

E o 6B? O 6B é da família B e, assim como o 2B, ele esfarela bem. Só que ele é ainda mais grosso, mais forte.

Então, tem várias funções. Conforme você vai rabiscando nesse papel, vai entendendo para que serve cada um deles, para que serve cada lápis desse.

Por exemplo: se eu quiser pintar uma área. Eu tenho esse círculo, - sei lá, parecido com círculo - quero pintar essa área do círculo. É melhor usar esse lápis 6B do que usar esse lápis HB, que eu vou ficar pintando e tem que passar várias vezes para começar a ficar escuro.

Se eu quiser, por outro lado, desenhar uma coisa bem de levinho, é melhor eu pegar logo o lápis HB. E esses outros lápis? Essa lapiseira, por exemplo? Essa é uma lapiseira que parece com um 2B, tem a mesma espessura do 2B e o mesmo tipo de grafite.

Quando você compra uma lapiseira, você só tem que ver qual o grafite. O grafite também vai ter essas propriedades. Claro que tem grafites, lapiseiras que são muito fininhos. Por exemplo: 0.5, 0.2. Normalmente, servem mais para desenhos técnicos.

Mas, se você quiser, por exemplo, trabalhar com desenhos muito fininhos e muito imperceptíveis, você pode pegar uma lapiseira mais fininha. Mas, o importante agora é nós aquecermos e entendermos nossa relação com o papel e com os traços que estamos fazendo.

Por exemplo: vamos encher essa folha de círculos. Então, vou pegar e começar com meu lápis 2B. O lápis comum, 2B. Começar a fazer círculos. Agora é difícil. Normalmente, começa a ficar oval. Ou então, a ponta começa a ficar assim.

Como nós fazemos um círculo direitinho? Bom, primeira coisa: nós não precisamos pegar o lápis como pegamos para escrever. Nós podemos pegá-lo mais de leve, mais suave. Quanto mais extensão à frente, melhor até nós conseguimos controlar a leveza do traço, desde o mais levinho e escurecendo. Nós controlamos melhor a rasura que fazemos no papel, está vendo?

Então, vamos experimentando com isso. Para fazer o círculo, podemos começar a desenhar esse círculo em etapas. Nós vamos fazendo esse círculo bem devagarinho. E vamos deixando a nossa mão empurrar o lápis pelo papel.

Se nós quisermos, nós vamos e começamos a fazer mais forte e chegamos num círculo. É mais fácil assim: vamos trabalhando o primeiro com estamos riscando, riscando... E conforme vai ficando mais forte, vai ficando mais exato.

Qual o nome disso? O nome disso é esboço. Isso é um esboço. Se começarmos a fazer, bem de levinho, com um lápis HB, por exemplo; vamos conseguir fazer, bem de levinho, esse trabalho, não vai sujar tanto o papel. Eu estou fazendo bem de levinho e, aí, ficou pouco impressionado no papel. Mas, eu consigo ver.

Então, eu consigo pegar o grafite 2B, e dar mais força nele. Posso até vir com o 6B, agora que eu já tenho segurança nele; já tenho praticamente o círculo feito, e desenho. Eu já tenho um círculo legal.

Vamos fazer isso: vamos encher essa folha de círculos com os mais diferentes grafites que tivermos. Você não precisa comprar grandes papéis, papeis caros, nem grafites caros. Você pode comprar lápis baratos dentro dessas especificações que vai servir, já.

Então, se você for pela Faber Castell, por exemplo, não tem erro. Tem vários tipos. Tem esses lápis da Bic, também. O da Bic é bem tranquilo. Tem vários tipos, que você vai ver: tem lápis caros. Mas nós, nesse momento, realmente não precisamos tanto de um lápis caro.

Eu vou fazer aqui vários círculos. Você vê que, com o tempo, a sua mão mesmo vai se habituando com o movimento e vai fazendo círculos melhores.

E para fazer um retângulo, - por exemplo - um quadrado? Mesma coisa. Você vai fazendo de levinho, vai vendo se está ficando um quadrado direitinho, do jeito que você quer. Vai fazendo, vai vendo se está legal. Depois, você vem aqui e o desenha melhor. Pode fazer assim com retângulos, também.

Agora, é importante, também, treinar o próprio traço em si. Vamos supor: eu quero fazer várias linhas retas. Então, vamos lá: vamos desenhar várias linhas retas saindo do mesmo ponto.

Como é que funciona melhor para você fazer essas retas? É importante você descobrir. No meu caso, eu coloco a mão, a ponta do lápis no ponto e empurro o traço. Será que é melhor o contrário para você? Você pegar e puxar o traço? Ou seja: você coloca o traço lá e puxa até onde está a bolinha? É importante para você descobrir como funciona melhor para você.

Tem gente que diz que é melhor empurrar o traço, ou puxar o traço. Eu prefiro que isso seja de cada um, que você descubra sozinho.

Ou fazer um semicírculo ou, pelo menos, um segmento, uma linha curva. Como é que você faz uma linha curva? Tem como fazer assim? Assim, dá para fazer. Você pode fazer essa linha simplesmente tirando a mão do papel e empurrando o traço.

Mas, como ficar mais exato? Você pode botar a mão no papel, botar o lápis, usar essa parte da mão como pivô e, aí, você só empurra. Isso ajuda.

Para fazer uma linha curva, por exemplo, assim: faça isso com esse pivô para ver como é que fica. Não dá. Uma hora, você vai ter que arrastar a mão. Então, é melhor tirar a mão do papel e deixar o traço fluir. Você acaba desenhando com o braço e não somente com punho.

A mesma coisa você pode dizer sobre reta. Às vezes, você vai fazer a reta sem a mão apoiada no papel. Às vezes, a mão no papel leva a fazer a linha um pouco mais curva.

Bom, isso são sensibilidades que você vai pegar treinando. Enquanto você esquenta os seus músculos da mão, vai pegando essa sensibilidade do traço.

Encha a sua folha de desenhos e vamos ver como é que fica. Se ficar borrado. Está vendo como borrou? Inclusive, a minha mão que borrou aqui embaixo, não sei se dá para ver. A minha mão ficou toda borrada. O que é isso? É porque o grafite esfarelou no papel.

Para evitarmos isso quando estamos mexendo com um papel muito poroso ou um grafite muito poroso, nós podemos pegar um papel dobrado assim, colocar no papel, apoiar a mão em cima e desenhar o que você precisa, apoiando. E, quando você não precisar apoiar, você desenha livre, evitando tocar a mão no papel.

É isso. São algumas técnicas que você vai pegando. Mas, só com muita prática que você vai internalizando isso. Então, mãos à obra e desenhe muito, encha essa folha de riscos. Duas, três folhas; se preciso. Vamos esquentar os tamborins para o nosso curso. Até o próximo vídeo!

Aprendendo a Esboçar - Objeto simples

Bom, vamos começar a desenhar. Eu vou tentar desenhar um objeto comum, do dia-a-dia. Eu trabalho com uma xícara de café na minha frente. Então, vou tentar desenhar uma xícara de café.

Vou pegar tranquilamente no lápis e desenhar, com um traço bem de leve, a minha xícara de café.

[00:34 ]Mais ou menos assim, a minha xícara de café.

Ela ficou meio grande aqui. De repente, isso menor um pouco. E, aqui, mais largo.

É mais para cá. Mais para isso, assim. Vou esboçando. Está ficando meio difícil, eu estou me perdendo. Quanto mais eu rabisco, mais eu estou me perdendo. Eu não estou sentindo que isso está chegando em lugar nenhum.

Como é que nós podemos fazer para desenhar melhor essa caneca? A primeira coisa que nós podemos fazer é pensar, quando formos esboçar, em observar.

Então, pega a caneca, dá um observada nela, e tenta entender naquela caneca quais são as formas geométricas que podemos usar para resumir aquela forma.

Se olharmos na caneca, ela tem primeiro - vou até esboçar, vou pegar um lápis HB para esboçar mais de levinho - ela tem um retângulo. O corpo da caneca, nós podemos dizer que é um retângulo.

Então, eu vou tentar desenhar esse retângulo. Vou tentar analisar a caneca sem a alça, só aquela parte vista de frente e vou desenhar com um retângulo, bem de leve. Seria, mais ou menos, assim. É, eu acho que é, mais ou menos, assim. Ou será que é um pouco mais curta? Mais longa? Observa bem.

Eu acho que é meio quadrado o formato dela. Um pouquinho mais para cima. Então, vou desenhar um pouquinho mais aqui. Acho que é, mais ou menos, assim.

E aqui, esse braço, essa asa da xícara. Bom, eu vou dividir essa xícara em três partes. Uma parte um pouquinho mais grossinha no meio. Mais ou menos, isso aqui. O braço da xícara: a asa da xícara vem, mais ou menos. Ela pega, mais ou menos, esse terço.

Aqui, eu posso fazer um círculo e, aqui, outro círculo. E ela vem e faz essa curva. Nós vemos que já está chegando em algum lugar utilizando formas geométricas simples.

E embaixo, ela é reta assim? Nós, quando vemos, percebemos que ela tem uma parte arredondada e ela é arredondada embaixo. Então, vamos fazer assim: desenhar uma elipse aqui e outra aqui em cima. Porque ela também, aqui em cima, é uma elipse.

Agora, eu estou vendo que já temos a caneca muito bem esboçada. Agora, você vê como o esboço melhorou quando nós começamos a entender melhor as formas geométricas que compõem esse objeto.

Agora, eu posso pegar um lápis mais forte e desenhar. Eu vou pegar o lápis 6B e vou desenhar mais forte.

Nós vamos trabalhando em cima do esboço que fizemos.

Aqui em cima, também.

Essa linha curva, aqui; e essa linha curva, aqui. Você viu como não precisou nem de borracha? Nós chegamos à conclusão de que, por formas geométricas básicas, conseguimos desenhar a minha caneca.

Ficou claro como é que podemos esboçar, entender melhor a estrutura dos objetos para melhorar nosso esboço. Acho que ficou claro. Agora, experimenta: pega vários objetos que tem a sua volta e começa a desenhar. Começa a entender o mundo que você olha a partir de formas geométricas, que vai ficar mais fácil de você começar a desenhar.

Então é isso: vamos treinar, agora. Do mesmo jeito que fizemos antes com a folha, com várias formas e vários riscos e várias coisas, vamos fazer a mesma coisa com essa folha: vamos enchê-la de objetos, desenhar tudo que vermos pela frente. Assim, começamos a treinar, a mão se habitua e o olhar, também. Até o próximo vídeo!

Sobre o curso Desenho: esboço e composição de imagens

O curso Desenho: esboço e composição de imagens possui 119 minutos de vídeos, em um total de 32 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ilustração Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Ilustração Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas