Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Softskills e carreira > Conteúdos de Softskills e carreira > Primeiras aulas do curso Estresse parte 2: equilibre seu estilo de vida

Estresse parte 2: equilibre seu estilo de vida

A importância do sono - Introdução

Seja bem-vindo à segunda parte do nosso curso sobre estresse, o meu nome é Priscila Stuani eu vou te acompanhar nessa jornada.

Lembrando que se você ainda não fez a parte um, eu recomendo que você dê uma pausa nesse vídeo e vá lá, porque nós falamos de vários conceitos básicos sobre o estresse e a ideia deste curso é justamente nos aprofundarmos neles.

Nós esperamos que você aprenda várias coisas, dentre as quais eu destaco algumas, como melhorar a qualidade do seu sono e qual é o impacto positivo que isso pode trazer no combate ao estresse, como você consegue gerenciar melhor as suas metas, quais são os tipos de estresse, será que todos são ruins? Será que todos são iguais? Nós vamos aprender também como podemos planejar os nossos momentos de descanso.

A lidar melhor com os nossos problemas que acontecem em função do estresse, a identificar as principais fontes que geram esse estresse no nosso dia a dia.

E ao final do curso nós esperamos que você tenha uma visão geral sobre o que é estresse, que você também consiga praticar métodos saudáveis para relaxar, que consiga identificar as razões do seu estresse e desenvolver e fortalecer sua resiliência, e através de tudo isso consiga conhecer quais são os sinais do estresse, porque isso vai impactar negativamente no seu dia a dia, mas a partir do momento em que você tenha consciência sobre o que isso gera, você consegue criar alternativas para combater.

E por último, mas não menos importante, vamos falar também sobre como podemos ganhar confiança ao lidar com situações difíceis que acontecem em função do estresse.

Lembrando que nós temos o nosso Fórum de dúvidas na Alura que você pode compartilhar as respostas dos exercícios que você quiser, tirar dúvidas, porque eu, os instrutores da Alura e vários alunos estão sempre por lá para trocar ideias, tirar dúvidas, interagir com você e facilitar o seu aprendizado, fazer com que você consiga ver mais sentido nas coisas e a partir dessa experiência você tenha condições de aplicar no seu dia a dia.

A importância do sono - Sono em dia

A Camila começou a observar melhor os seus hábitos e ela percebeu que o sono é uma das coisas que ela mais negligência em função do estresse, porque ela acaba caindo num grande medo onde ela acredita que se ela diminuir a quantidade de sono, ela vai ter uma hora a mais para fazer aquelas coisas que ela precisa. Então precisamos entender que o sono pode ter várias implicações no nosso dia a dia, por isso atenção.

A privação de sono pode prejudicar algumas coisas no nosso dia a dia, como por exemplo o nosso humor, a nossa capacidade cognitiva, ou seja, a Fabiana chega na peperia e mal sabe por onde começa, se ela responde e-mail, ela começa a fazer uma tarefa daqui a pouco ela para e vai fazer outra e no final do dia ela quase não concluiu nada do que ela começou e também acaba impactando na produtividade que ela tem.

Então quanto tempo a Fabiana precisa dormir? A resposta é simples, suficiente, mas o que é suficiente? No caso da Fabiana, ela não tem uma referência muito clara, porque tem dia que ela dorme 8 horas e ela acha que dormiu pouco, tem dias que ela dorme 6 horas, ela acha que dormiu pouco, tem dias que ela dorme 12 horas, ela acha que não foi o suficiente. Então eu quero trazer aqui uma leitura para fazermos, inclusive eu vou deixar disponível no Para Saber Mais, porque eu quero destacar aqui alguns pontos.

O título é: Confira quantas horas você precisa dormir de acordo com a sua idade. Foi feita aqui uma pesquisa pelos especialistas do National Sleep Foundation, que tem uma grande estrutura que vai cuidar de tudo isso. E eles chegar a algumas conclusões, como por exemplo, adultos jovens de 18 a 25 anos, a Fabiana tem 24 então ela pode se encaixar aqui.

Diz que o ideal é que ela durma de 7 a 9 horas por dia, não deve dormir menos de 6 horas ou mais que 10 ou 11, então isso daqui é uma referência para ela entender como é a questão do sonho dela, porque olha aqui o adolescente entre 14 e 17 anos, eles devem dormir em torno de 10 horas.

Então tem essas mudanças que precisamos ficar atentos, e ela vai começar a se desafiar “Vou me esforçar para dormir 7 horas”, e aí ela começa a avaliar como tem sido o rendimento dela, como ela se sente durante aquele dia, e ela vai chegar na conclusão de que “Realmente, para mim é importante dormir 8 horas, 7 horas”, e começamos a entender como que funciona.

Porque um amigo da Fabiana pode chegar para ela e falar assim “Mas você dorme tudo isso? Eu durmo 4 horas e fico ótimo”, isso varia de pessoa para pessoa, não é uma regra, mas isso aqui é uma referência que ela pode olhar e falar assim “Realmente, eu estou dormindo pouco, então pode ser que o meu estresse seja impactado em relação ao sono”.

Quanto mais a Fabiana dorme, ela vai começar a se sentir melhor, aumenta-se a tendência dela consegui melhorar a sua concentração e ela também passa a gerenciar melhor as suas emoções, por quê? Porque o seu corpo está descansado, ela não está acumulando as emoções, o estresse que vem se arrastando dos outros dias, então por isso que o sono é importante, o momento onde nos estabilizamos.

Mas como a Fabiana faz para dormir mais? Ela está super preocupada, estamos em um cenário bem crítico, onde imaginamos que ela tem muita coisa para fazer em pouco tempo, espero que isso seja uma fase da Fabiana, porque ela vai ter vários momentos na vida dela em que ela vai precisar se dedicar muito mais do que ela já se dedica, então a ideia é fazer com que ela não fique nesse período permanentemente, mas que ela entenda que vai ter momentos que ela vai ser mais exigida.

Porque afinal de contas, ela trabalha na peperia freneticamente fazendo várias coisas, quando ela chega em casa você acha que ela não ela vai relaxar? Não, ela vai fazer os freelas dela, e isso acaba também trazendo um peso para o sono.

E como que podemos melhorar a qualidade e a quantidade do nosso sono? Tem alguns truques que podemos começar praticar, como por exemplo, anotar as tarefas pendentes do dia seguinte antes de dormir, isso é muito útil porque fazemos um exercício de mandar uma mensagem para o nosso cérebro avisando ele “Eu sei o que eu tenho que fazer, está aqui registrado”.

E aí vem a outra coisa que é tentar dormir mais cedo e no horário fixo, talvez para a Fabiana isso seja um grande desafio porque ela está acostumada a dormir pouco, mas estamos vendo aqui os resultados estão aparecendo, o acúmulo de estresse.

E também começar a relaxar pelo menos 45 minutos antes de apagar a luz, porque se ela chega no pique da empresa ou da aula que ela teve a noite, e pensando em várias coisas que ela precisa fazer, e ela tomar um banho e deitar, achar que vai dormir em 5 minutos, pode até ser, mas o ideal é que ela comece a relaxar, ficar mais tranquila. Quando o momento chegar dela dormir, ela já estar mais tranquila, então são algumas dicas que podem colaborar para que ela tenha uma melhor qualidade no sono.

Eu não quero dizer que o estresse dela significa que ela está estressada porque ela não dorme bem, não, existem vários fatores que podem contribuir para o crescimento do nosso estresse, então estamos vendo aqui vários fatores, e o nosso desafio é começar a observar melhor.

“Não, meu sono está em dia, então tudo bem, está tranquilo isso daqui”, legal, então começa a observar aí faz um check list mental, no dia, o que você precisa pôr um pouquinho mais de atenção e vamos conhecendo várias maneiras de começar a administrar melhor o nosso estresse.

E o que a pessoa que tem dificuldade em dormir faz? Então temos aqui alguns conselhos, como por exemplo, diminua a quantidade de produtos que tenham a cafeína, cuidado também com alta luminosidade do seu computador, às vezes trabalhando, o ambiente está escuro, mas aquela luz intensa nos olhos pode mandar uma mensagem para o nosso cérebro, “Está claro, é dia, então se está dia vamos trabalhar”.

Então podemos ter essa confusão e o ideal é que sempre trabalhemos com uma menor quantidade de luz no computador, inclusive do ambiente. E também faço referência a questão da alimentação, quando for jantar, faz a ingestão de alimentos mais leves, que não forcem tanto o seu organismo a fazer a digestão e assim podemos melhorar também a qualidade do nosso sono.

A importância do sono - Estágios do estresse

Na primeira parte do curso nós vimos o que é realmente estar estressado e agora só para recapitularmos, eu vou ler esse pequeno trecho: O estresse é uma reação do organismo que ocorre quando é preciso lidar com situações que exijam um grande esforço emocional. E vamos entender um pouquinho melhor isso, porque o estresse se desenvolve em estágios.

O primeiro estágio é o de alerta, então é uma fase boa do estresse, lembra-se que na primeira parte do curso eu falei sobre o estresse, que ele vai fazendo com que liberamos adrenalina e vamos ter mais energia, vigor, vai ter mais criatividade para fazer os nossos trabalhos, então essa energia extra é para lidar com as emergências, com as coisas inesperadas.

Se você parar para pensar, é um estresse positivo porque vai fazer com que tenhamos boas ferramentas para lidar com aquele momento emergencial que estamos enfrentando, então se passamos por aquele momento de estresse de uma forma positiva, onde conquistamos aquilo que esperávamos, tivemos ferramentas próprias para conseguir ultrapassar aquela etapa que era vista assim com certo anseio de uma forma positiva, legal, ultrapassamos o estresse.

No entanto, se ficamos em uma dessas fases, de uma forma mais dispersa, não sabemos muito bem o que está acontecendo, o que precisamos fazer, aí vamos para o próximo estágio que é o da resistência.

Quando eu digo estresse de resistência, eu digo que começa a acontecer algumas coisas no nosso organismo, como por exemplo dificuldade de memória, começamos a ficar um pouco mais esquecido, em função até mesmo do próprio cansaço físico e mental que vamos acumulando durante esse processo.

E começamos a perceber que começamos a fazer uma série de esforços para conseguirmos sair do processo de estresse, e começamos a perceber, “Será que tem um estresse ideal?”, a Fabiana ia dizer assim “Só quero que tenha esse estresse na minha vida, porque eu vou ter muita adrenalina, as coisas vão fluir muito bem porque eu vou ficar criativa, com vigor”.

Mas não é tão simples assim, por mais que temos a consciência de que isso é importante, precisamos nos lembrar que existe um estresse negativo, que é o estresse em excesso, que vai ter uma finalidade que vai acabar esgotando nossa capacidade de adaptação, redução de energia mental, e prejudica também nossa qualidade de vida, porque não conseguimos fazer outra coisa que não seja a pensar nos problemas.

Outra tipo de estresse é o positivo, então nos identificamos com ele quando eu falo da fase inicial do estresse, que é aquela fase do alerta, começa a produção de adrenalina, e é uma fase da produtividade, e percebemos que vamos passando por essas fases de uma maneira mais saudável, não ficamos tão preocupados, achando que aquelas coisas não vão dar certo.

E tem um estresse ideal, que é quando chega um momento onde conseguimos aprender a manejar o estresse, conseguimos ter uma alternância no estado de alerta, porque se ficarmos sempre no estado de alerta entramos no estresse crônico e é isso justamente que queremos evitar, então por exemplo, a Fabiana está numa semana de prova, o estresse dela vai muito alto porque ela está apreensiva, são avaliações importante, então ela quer fazer o melhor dela.

Mas na semana seguinte ela passou nas provas, vai só fazer vista de prova, tirou boas notas, ela volta a focar mais no seu trabalho, então ela tem essa alternância, ás vezes ela está super tranquila na faculdade, mas é uma semana de entrega de projeto, que ela tem que ficar no cliente, ficar atenta para corrigir os bugs, então tem que ter essa alternância, esse é o estresse ideal.

E aí faz com que comecemos a perceber que “Estou apreensiva porque eu tenho uma semana muito difícil”, pode ser o pico, mas no dia seguinte pode ser que as coisas estabilizem, então é importante termos essa alternância.

E principalmente quando falamos de estresse ideal, falamos que o nosso organismo entra em equilíbrio, porque sabemos que vai ter dias em que vamos ter que abrir mão do nosso sono porque temos umas outras coisas para fazer, e vai ter momentos em que vamos conseguir manter a nossa rotina, e isso traz esse equilíbrio, não só dormir muito, não só dormi pouco, temos que estar sempre tentando entrar em equilíbrio para não prejudicar nenhum dos lados do nosso dia a dia.

Sobre o curso Estresse parte 2: equilibre seu estilo de vida

O curso Estresse parte 2: equilibre seu estilo de vida possui 89 minutos de vídeos, em um total de 62 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Softskills e carreira em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Softskills e carreira acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas