Primeiras aulas do curso Desenho: Descomplicando o desenho do rosto

Desenho: Descomplicando o desenho do rosto

Introdução - A estrutura da cabeça - Introdução

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um curso. Nesse curso eu vou mostrar como estruturar e desenhar um rosto humano.

No início, nós vamos aprender essa estrutura e as medidas. Para então aplicar no desenho do rosto de frente, do rosto de lado e no rosto 3/4. Entendendo bem essa estrutura e as medidas, nós vamos estar passando para área de planos da figura. Não são todos os planos do rosto, mas os mais importantes.

Daqui, nós vamos pular para áreas mais específicas, então eu vou estar mostrando como desenhar o olho, o nariz, a boca, a orelha, e então o cabelo. Como um extra, eu vou estar mostrando um pouco da estrutura da barba também. Como podemos estruturar o pelo facial com a figura masculina.

E então, fechar o nosso curso com um projeto final de um desenho de um rosto. Vale lembrar que esse curso pode ser acompanhado usando o Photoshop ou qualquer outro software. Também pode ser acompanhado pelo método tradicional, usando lápis e papel.

Durante o curso eu vou estar usando Photoshop, mas não vou focar e nem entrar a fundo nas ferramentas. Então não se preocupem, o objetivo desse curso não é de ensinar e passar técnicas de pinturas digital no Photoshop, e sim, de ensinar a estrutura do desenho.

Então, vamos começar o nosso curso. Até lá!

Introdução - A estrutura da cabeça - Estrutura da cabeça parte I

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos à primeira aula do nosso curso de desenho do rosto. Nessa aula eu vou mostrar como desenhar, estruturar e entender as medidas do rosto. Nesse primeiro vídeo eu vou falar um pouco das estruturas e das medidas, para então, nos próximos, cairmos no desenho

Eu já tenho desenhado aqui, um rosto em vermelho. Eu tenho as medidas que eu usei para desenhar esse rosto e aqui eu criei algumas camadas com mais ou menos um passo a passo desse desenho para vermos uma por uma.

Então eu vou esconder essas camadas e vamos começar com a mais básica de todas, que seria a parte inicial do desenho do rosto, que é um círculo. Então, se você quer desenhar um rosto, a primeira coisa que você vai fazer no papel ou no computador, vai ser um círculo.

E aí vem aquele ponto. Ah! Por que não um oval? Um quadrado? E você cai naquilo. Pode? Pode, mas qual seria o problema de começar o desenho do rosto fazendo um oval?

O problema é que nem todo rosto tem o formato ovalado. Esse seria o mesmo ponto de não poder desenhar um rosto começando por um quadrado. Nem todo rosto tem o formato quadrado ou retangular. Então, por isso que o mais fácil é começar por um círculo.

Então aqui embaixo, nós conseguimos traçar a silhueta que queremos. Se você quer uma silhueta mais retangular, pode fazer. Mais pontuda, também dá. Uma ovalada, também dá. Então o círculo seria o melhor ponto de partida para estar desenhando o rosto.

Então, tendo o círculo desenhado, eu vou marcar o topo dele e vou marcar a base. Vou dividir ele ao meio na horizontal e vou dividir ele mais uma vez na vertical. Aqui eu vou ter o centro do meu círculo, e nesse caso, como é o rosto de frente, também vai ser o centro do meu rosto.

Essa linha que eu fiz na horizontal também vai ser a linha da sobrancelha. Então já temos a nossa primeira marcação para fazer o desenho do rosto.

Agora eu vou pegar da metade do círculo até o topo e dividir em três partes iguais. Uma, duas e três. Essa primeira eu vou estender, e aqui eu vou ter a linha do cabelo. Daqui para cima, eu vou desenhar o cabelo. Daqui para baixo, vai ficar a testa.

Com a parte de baixo, eu vou fazer a mesma coisa. Do meio até a base eu vou dividir em três partes iguais. Uma, duas e três. Aqui eu vou pegar a última parte e estender. Eu vou ter aqui a linha da base do nariz. Então, nós já temos três medidas para o nosso rosto.

Para fechar a silhueta desse rosto de frente falta a medida do queixo. Como nós já temos essas duas aqui, fica bem fácil encontrar a posição do queixo. Eu vou pegar a distância da linha da sobrancelha até a base do nariz e jogar aqui em baixo, assim eu encontro a linha do queixo da minha figura.

Do queixo até a base do nariz, a distância vai ser igual da base do nariz até a linha da sobrancelha, que também vai ser igual da linha da sobrancelha até a linha do cabelo. Então eu vou ter aqui, três medidas iguais no meu rosto.

Então, já temos tudo que precisamos para continuar o desenho desse rosto.

Introdução - A estrutura da cabeça - Estrutura da cabeça parte II

Eu vou passar para a camada seguinte.

E o próximo passo é fazer um corte na lateral do rosto, dos dois lados. Esse corte eu vou fazer porque a cabeça não é tão arredondada na lateral. Ela é mais achatada, um pouco mais planificada, e isso conseguimos notar bem quando observamos um crânio.

Como esse aqui por exemplo. Notem que essa parte está bem achatada, ela não é tão arredondada quanto esse círculo que nós desenhamos. Então é interessante fazer esse corte, cujo corte nós vamos ter duas opções: uma bem fácil e a outra um pouquinho mais difícil. Vamos começar com a mais fácil.

Eu posso continuar esse corte aqui e ir descendo para definir o formato do meu rosto, a largura do maxilar e a largura do queixo, mas já sabendo que eu vou fechar o rosto aqui nessa linha do queixo. Nesse caso, esse rosto vai ganhar um formato ovalado, mas eu posso fazer isso aqui mais largo ou posso fazer mais fino. Vai depender do rosto que cada um vai querer desenhar.

A forma um pouquinho mais difícil: eu vou desenhar uma linha na diagonal, um pouquinho antes de fechar esse corte. Eu vou criar mais uma linha aqui, um pouquinho mais para dentro, então notem que vai ter um espaço. Essa linha na diagonal vai marcar um dos volumes que nós vamos ter no crânio, e essa outra linha vai estar marcando o maxilar.

Então, deixe-me pegar aqui um exemplo para mostrar. Nessa imagem aqui nós já vamos ver essa diagonal. Olhando de frente fica bem mais claro, seria essa marcação daqui. Claro que eu não vou colocar todos esses detalhes, é uma simplificação só para marcar e indicar a presença desse osso e dessa área aqui. Então eu vou ter essa diagonal.

A entrada do maxilar. Se eu pegar a lateral do crânio e ir descendo - notem o dedinho do meu mouse - eu tenho uma distância, um espaçamento aqui. Então o maxilar fica um pouquinho mais para dentro e é exatamente essa linha que vai estar mostrando isso.

E para que fazer essa marcação a mais? Como ela vai te ajudar? Em alguns rostos você tem essa região aqui bem acentuada, então é interessante já ter essa marcação. Claro que em alguns casos você não vai precisar, você pode fazer pela forma mais simples.

Mas um exemplo bem clássico, que eu acho que todo mundo conhece esse personagem, ele tem isso bem evidente, é o Senhor Madruga do Chaves. Notem aqui na foto dele, que você consegue ver essa área aqui bem acentuada. É muito bem marcado.

Então se você quiser desenhar um rosto como o dele, vai ser interessante você fazer essa marcação. Aqui desse lado você vê isso bem nítido, essa linha na diagonal. Então em alguns casos, vão ter figuras e personagens que vão estar pedindo por essa marcação a mais para te facilitar o desenho.

Então, continuando aqui. Vamos passar para a próxima camada e aqui já entramos na parte de posicionar os elementos do rosto. Então eu vou começar a colocar as orelhas, os olhos, o nariz e a boca.

Vamos começar com a orelha, que é a mais fácil de todas. A orelha vai ficar posicionada entre a linha da sobrancelha e a linha da base do nariz. Ela vai ficar bem aqui. Do outro lado a mesma coisa.

Os olhos não chegam a ser complicados, mas você vai ter que medir um pouquinho mais para encontrar a posição correta. Então a primeira coisa que eu vou fazer, vai ser marcar. Vou fazer uma marcação aqui no meio do meu rosto e criar uma distância.

Vou pegar essa distância e vou jogar aqui para o lado, e vou jogar para o outro. Então eu vou ter três partes iguais. Essa primeira eu vou colocar o primeiro olho. Aqui na segunda eu vou pular, não vou colocar nada aqui.

Nessa terceira eu vou colocar o segundo olho. Então essa marcação que eu fiz aqui no início é para definir a largura do olho no rosto do meu personagem. Entre um olho e outro eu vou ter um olho de distância, é por isso que eu começo fazendo a marcação do centro.

Aqui na lateral é interessante deixar esse espaço aqui porque vai ser exatamente aqui onde nós vamos desenhar a lateral do cabelo. Então tomem cuidado para não deixar o olho muito para o lado e espremer muito essa área livre aqui e não ter como construir o cabelo na lateral da cabeça.

Normalmente essa distância aqui da lateral, que vai vir do final do olho até a lateral da cabeça, não conta a orelha. É a lateral da cabeça, vai ser de mais ou menos meio olho ou um pouquinho mais da metade.

Então se eu pegar a distância daqui para cá e dividir ao meio, vocês vão ver que é mais ou menos a mesma distância que eu tenho aqui. Talvez um pouquinho mais, mas é por volta disso.

Então, com isso nós já temos a marcação para desenhar os olhos.

Sobre o curso Desenho: Descomplicando o desenho do rosto

O curso Desenho: Descomplicando o desenho do rosto possui 152 minutos de vídeos, em um total de 54 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Pintura Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1272 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1272 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1272 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1272 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas