Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Pintura Digital > Conteúdos de Pintura Digital > Primeiras aulas do curso Criação de personagem: Model Sheet

Criação de personagem: Model Sheet

Esboços das proporções - Introdução

Boas vindas ao curso Criação de personagem: Model Sheet!

Sou o instrutor e ilustrador Rainer Petter, e trabalho com Concept Art para jogos e história em quadrinhos.

Entre outras aulas sobre arte digital, neste aprenderemos como fazer o Model Sheet de um personagem criado no curso anterior de Criação de personagem: Trabalhando no Concept de um personagem.

Caso não tenha feito este, é recomendável fazê-lo para aprender sobre vários conceitos de transformação visual de uma ideia em um personagem.

Além disso, é interessante ter conhecimentos básicos de desenho e colorização digital. Caso contrário, há <a href="">várias opções disponíveis aqui na Plataforma Alura para ajudar.

Aqui, continuaremos com esta mesma figura para fazer todos os ângulos e posições, descrevendo visualmente cada detalhe de como funciona.

Teremos as visões frontal, laterais e traseira, a textura do lenço, os braços que são diferentes entre si, as alternativas de vestimentas, as armas, acessórios entre outros elementos importantes.

Todas essas informações são importantes para que o próximo profissional, neste caso o modelador 3D, saiba como trabalhar com esse personagem. Portanto geramos o conceito, criamos o Model Sheet e passamos adiante para produção.

Esperamos que goste!

Vamos lá!

Esboços das proporções - Overview

Veremos tudo o que iremos fazer neste curso.

Teremos como base inicial duas visões do mesmo personagem resultantes do curso de concept art citado anteriormente.

Antes de começarmos o desenho de fato, veremos várias referências e exemplos de Model Sheet que podem ser encontrados na próxima etapa deste curso. Para abrir e instalar o arquivo no formato .pur, é necessário ter instalado o PureRef.

Faremos o personagem em visão frontal, lateral e traseira, depois adicionaremos a estamparia do lenço em um espaço separado, pois como está ao redor do pescoço da figura, pode ser que o modelador 3D não compreenda bem sua textura.

Em seguida, faremos a versão somente com a roupa que está embaixo da jaqueta, já que esta cobre muitos detalhes. Na visão lateral, faremos os braços esquerdo e direito separados, tanto porque são diferentes quanto para não prejudicar a imagem do personagem nesta posição.

Sua mochila também será exibida em três ângulos, afinal o herói poderá manipulá-la durante o jogo. Esta desaparecerá na visão traseira do personagem para não cobrir detalhes da ilustração.

Também faremos suas facas e o escudo em ângulos diferentes para o modelador 3D entender bem como a figura funcionará.

Vamos começar?

Esboços das proporções - O que é Model Sheet?

Download do arquivo aqui

Começaremos analisando algumas referências de Model Sheet para vermos que cada um possui uma finalidade diferente com objetivos diversos.

O primeiro é mais comum para animação, onde temos a visão frontal, lateral e traseira somente com contornos simples das formas básicas da figura.

O personagem de lado possui o braço com uma certa transparência para podermos visualizar o que está abaixo. No caso dessa posição, costuma-se adotar esta forma de representação quando o desenho é simples, ou fazer o braço separadamente quando é mais detalhado. É importante pensar que a pessoa que irá modelar ou animar precisará entender como é o tronco lateralmente.

O segundo exemplo também é um Model Sheet para animação apenas com contornos, porém com as visões de 3/4 tanto de frente quanto de costas.

O seguinte segue o mesmo esquema, mas o personagem está mais detalhado e apresenta poses diferentes em cada visão.

Neste caso, o profissional da etapa seguinte não precisará de um guia exato como se fosse passar por uma modelagem 3D. Em nosso projeto, seguiremos com um Model Sheet mais técnico para ser modelado posteriormente.

Portanto, faremos mais parecido com este exemplo:

Há uma ilustração colorida e mais detalhada como fizemos no curso anterior de Concept Art, seguida dos desenhos somente com linhas da visão lateral sem o braço e as visões frontal e traseira com um dos braços levantados que dispensam o desenho do braço separado como uma das possibilidades. Além disso, existem os detalhes do óculos à parte que é sobreposto pelo cabelo, posições das armas e dos pés, até mesmo traçados pontilhados para exibir o volume das roupas em relação ao corpo.

O quinto exemplo segue esta mesma lógica; notaremos que o personagem principal do concept inicial está finalizado com todas as cores, volumes e detalhes.

O restante é construído somente com linhas como o anterior, servindo como um guia para o próximo profissional do processo. Há duas versões frontais com roupas diferentes, pois pode ser que haja alterações de vestimentas durante o jogo ou filme. Na visão lateral, o artista usa tanto a transparência para o braço quanto faz seu desenho à parte também.

As referências seguintes seguem práticas parecidas, e é importante observarmos que os equipamentos desenhados separadamente já estão na proporção correta em relação ao personagem.

Também teremos exemplos bem mais detalhados com relação à pintura e tratamento; com caráter mais técnicos, veremos variações de expressões faciais, amostras de texturas, mecânica de alguns movimentos, cores, objetos de referência, proporções e outras informações para o modelador 3D.

Por fim, usaremos a ilustração finalizada que foi feita no curso anterior para darmos continuidade à construção do Model Sheet mais parecido com as primeiras referências.

Sobre o curso Criação de personagem: Model Sheet

O curso Criação de personagem: Model Sheet possui 133 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Pintura Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas