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Copilot Studio: criando solução multiagentes

Entendendo multiagentes no Copilot Studio - Apresentação

Apresentando o curso e o instrutor

Olá! Bem-vindo ao curso de Multiagentes com Copilot Studio. Se desejamos avançar na especialização em construção de soluções que envolvam agentes de IA, estamos no lugar certo. Meu nome é Cássio Costa, sou servidor público e engenheiro de software há quase 20 anos, e estarei aqui para nos auxiliar nessa jornada.

Audiodescrição: Cássio é um homem branco, calvo, usa óculos, tem olhos castanhos e uma barba rala.

Explicando o conteúdo do curso

Neste curso, desenvolveremos uma solução para a clínica Volmed. Essa solução envolve três agentes de IA, cada um especialista em realizar um conjunto de tarefas coeso e correlato.

Para desenvolvermos esses agentes, o que vamos abordar em cada aula? Vamos entender como se dá uma solução multi-agente, principalmente aplicada ao Copilot Studio. Veremos como aprimorar nossos agentes com ferramentas e ações derivadas das intenções e dos prompts dos usuários. Exploraremos como integrar fluxos de automação aos nossos agentes, utilizando fluxos determinísticos. Além disso, aprenderemos a publicar e coletar métricas da nossa solução que envolve esses vários agentes.

Para realizar este curso, será necessário ter uma conta da Microsoft com acesso ao Copilot Studio, que é a ferramenta da Microsoft utilizada para criar esses agentes. Esperamos vocês ao longo desta jornada para desenvolver uma solução que será bastante interessante. Lembrem-se, a inovação não nasce do acaso, mas do conhecimento. Nos vemos no primeiro vídeo. Até mais.

Entendendo multiagentes no Copilot Studio - Conexões entre agentes no Copilot Studio

Introduzindo a solução da clínica Vomad

Você foi contratado para desenvolver a solução da clínica Vomad, que envolve três contextos de atividades bem definidos: um agente para a base de conhecimento, um agente para gerenciar as consultas e um agente para notificar os pacientes. Após escolher, pesquisar e decidir, optamos por utilizar o Copilot Studio como ferramenta para a construção e disponibilização desses agentes.

Antes de começarmos a arquitetar essa solução, é importante revisarmos os elementos da anatomia de um agente do Copilot Studio, pois essa ferramenta está em constante evolução. Precisamos estar atualizados com as novidades.

Explorando a anatomia de um agente do Copilot Studio

O agente possui um planejador, um componente que organiza e entende a entrada do usuário. Ao invés de simplesmente acionar um tópico específico, o Copilot Studio agora possui uma inteligência aprimorada para compreender a intenção do usuário. Esse planejador traça um plano de resposta, acionando diversos elementos para atender à solicitação do usuário.

Além do planejador, temos os tópicos, que são áreas de foco específicas para conversas mais direcionadas, controlando o fluxo de conversa. Também há a parte de conhecimento, onde podemos adicionar bases de conhecimento de diversas fontes, como sites, arquivos do SharePoint, Dataverse, Microsoft e Power Platform.

Integrando ferramentas e fluxos no Copilot Studio

Recentemente, foram introduzidas ferramentas que, em conjunto com o planejador, permitem direcionar a melhor forma de resolver solicitações. Por exemplo, o agente pode se conectar ao Outlook para enviar um e-mail ou realizar uma pesquisa em uma planilha do Excel. O agente possui a inteligência de acionar cada uma dessas ferramentas conforme necessário.

Outra melhoria é a possibilidade de criar fluxos, facilitando a integração do agente com fluxos automatizados inspirados no Power Automate. A Microsoft incrementou os agentes do Copilot Studio e a forma como integramos esses agentes com os fluxos.

Implementando agentes vinculados e soluções multi-agente

Por fim, o Copilot Studio agora permite a criação de agentes vinculados, o que traz um grande potencial. Em uma solução multi-agente, ao invés de o usuário precisar trocar de contexto para interagir com diferentes agentes, ele tem um único ponto de entrada. Esse ponto de entrada é inteligente o suficiente para distribuir a carga de trabalho entre agentes especializados, melhorando a experiência do usuário.

Essa dinâmica de solução multi-agente difere da solução tradicional, onde apenas duas entidades conversam: o usuário e o agente. Na solução multi-agente, o usuário envia o prompt para um agente orquestrador, que entende a intenção do usuário e decide qual agente deve processar o prompt.

Orquestrando a interação entre múltiplos agentes

Dependendo da intenção do usuário, o orquestrador pode direcionar para o agente 1. O agente 1 realiza sua tarefa, por exemplo, o agente que cuida da base de conhecimento faz a pesquisa na base de conhecimento, devolve a resposta para o orquestrador, e o orquestrador pode seguir três caminhos. Ele pode entender que a resposta está adequada e já devolver a resposta do jeito que o agente 1 informou, ou pode ajustar a resposta no tom de voz, por exemplo, para torná-la mais amigável para o usuário. Alternativamente, ele pode acionar outro agente para compor a resposta final para o usuário. Assim, ele pode acionar vários agentes em um único prompt do usuário, orquestrar a interação desses agentes e devolver a resposta final.

Uma solução multiagente traz a possibilidade de ter um único canal de entrada e vários agentes colaborando entre si para realizar a atividade do usuário. Do ponto de vista do usuário final, é uma solução mais agradável, com melhor usabilidade. Vamos adotar essa arquitetura para desenvolver a solução da VoMed.

Criando e conectando agentes no Copilot Studio

No Copilot Studio, existem mecanismos para criar e conectar agentes. Na anatomia do próprio agente que criamos, já conseguimos criar agentes embutidos, também chamados de agentes filhos. Essa categoria é interessante porque é a maneira mais simples de criar uma solução multiagente no Copilot Studio, trazendo várias facilidades. Se somos a única equipe desenvolvendo um agente e distribuímos os subagentes entre algumas pessoas, é mais fácil gerenciar isso com um agente embutido. Se precisamos compartilhar configurações entre vários agentes, esse mecanismo é adequado, pois permite compartilhar configurações de maneira centralizada, refletindo em todos os agentes que fazem parte do agente maior. A publicação também é facilitada, pois publicamos uma única vez. Ao publicar o agente pai, todos os agentes filhos vão juntos no mesmo pacote. É um mecanismo interessante para começar a trabalhar com uma solução multiagente dentro do Copilot Studio.

Avaliando a complexidade organizacional para agentes conectados

No entanto, é necessário avaliar se precisamos de algo mais complexo ou se o cenário organizacional é mais complexo. Se temos vários agentes e equipes dentro da organização que disponibilizam agentes independentes, mas que podem se integrar para melhorar a usabilidade para o usuário, adotamos o que chamamos de agente conectado no Copilot Studio. Quando a responsabilidade é distribuída entre múltiplas equipes, essa é a melhor abordagem. Se os agentes que compõem a solução precisam de configurações diferentes, não unificadas, também devemos optar por agentes conectados. Outra justificativa para adotar agentes conectados é a necessidade de publicações independentes. Às vezes, áreas da organização têm necessidades de evolução em ritmos diferentes. Uma área pode ser mais estável, enquanto outra precisa de inovações mais rapidamente. Nesse caso, agentes que precisam ser publicados com mais frequência devem ser independentes e conectados posteriormente.

Concluindo a discussão sobre soluções multiagente

Essa discussão visa abrir a mente para a possibilidade de arquitetar uma solução com vários agentes colaborando entre si e direcionar nossas discussões futuras. Adotaremos essa solução, essa arquitetura de multiagente, para desenvolver a solução do Avonmed. Vamos começar a trabalhar no próximo vídeo. Até mais!

Entendendo multiagentes no Copilot Studio - Criando agente orquestrador

Iniciando a criação da solução da clínica Volmed

Agora que vimos o panorama e a anatomia de uma solução que envolve mais de um agente colaborando, vamos começar a criar a solução da clínica Volmed. Para isso, iniciaremos pelo agente orquestrador. Vamos, então, pôr a mão na massa.

Na tela inicial do Copilot Studio, clicamos no botão "Agentes", no menu lateral esquerdo, e em seguida no botão "Novo Agente", localizado no canto superior esquerdo. Essa ação nos leva a uma tela onde podemos usar a própria ferramenta generativa para criar o agente. Particularmente, preferimos configurar manualmente, adotando uma abordagem mais tradicional. Clicamos no botão "Configurar" para exibir os campos necessários para configurar o agente.

Configurando o agente orquestrador

O nome do agente será "Agente Virtual Volmed". Já temos todos os textos preparados para focarmos no Copilot Studio e otimizar o tempo assistindo aos vídeos. A descrição do agente é: "Um agente que facilita as atividades operacionais da clínica Volmed, como responder dúvidas, gerenciar consultas e enviar lembretes aos pacientes." Essa descrição é destinada ao usuário final, para que compreenda como o agente pode auxiliá-lo.

Agora, abordamos um ponto crucial para a criação do orquestrador. É necessário direcionar o orquestrador para que ele não assuma o papel dos agentes especialistas. Ele deve responder às dúvidas do usuário apenas quando não estiverem relacionadas a um agente especialista. Caso contrário, o orquestrador deve redirecionar a questão para o agente especialista adequado. Já temos um direcionamento mais sucinto para isso, que é basicamente o seguinte: "Você é um recepcionista virtual da clínica Volmed."

Definindo a função do agente orquestrador

A principal e única função do agente orquestrador é entender a necessidade do usuário e direcioná-lo para o agente especialista correto. Ele é o primeiro ponto de contato, mas não é especialista. Portanto, quando houver um especialista para determinado assunto, o agente orquestrador deve encaminhar o usuário para o agente especialista, sem responder em nome dele.

É importante ser sempre cordial, profissional e muito eficiente. A meta é direcionar o usuário o mais rápido possível, evitando conversas desnecessárias. Com isso, já estabelecemos limites. Podemos ser mais específicos, enumerando os agentes que compõem a solução e indicando que, caso o assunto não seja coberto por nenhum desses agentes, o orquestrador pode responder ao usuário.

Finalizando a criação do agente orquestrador

Podemos trabalhar de diversas maneiras esse prompt. No entanto, estamos com o mínimo necessário para criar o agente orquestrador. Agora, podemos clicar no botão "criar" no menu superior direito. Após clicar, o agente será criado e carregará algumas outras informações. Quando finalizar, as instruções estarão carregadas.

Uma funcionalidade fundamental do agente orquestrador é a orquestração. Verifique se essa funcionalidade está habilitada, pois geralmente vem ativada por padrão. Essa funcionalidade foi introduzida nos últimos lançamentos do Copilot Studio e é essencial para que o orquestrador selecione os sub-agentes mais adequados para responder à necessidade do usuário.

Preparando para criar sub-agentes

Com o agente orquestrador configurado, podemos criar o primeiro sub-agente. No entanto, essa tarefa será abordada no próximo vídeo. Até mais.

Sobre o curso Copilot Studio: criando solução multiagentes

O curso Copilot Studio: criando solução multiagentes possui 101 minutos de vídeos, em um total de 30 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Programação em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.

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