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Criação de personagem: trabalhando no concept de um personagem

Estudo do briefing - Introdução

Olá! Sou Rainer Petter e serei seu instrutor no curso de concept art de personagens. Criaremos um personagem a partir de uma descrição de texto. Trata-se de um tipo de trabalho bastante comum para quem pretende atuar na área de video games, animação, filmes e assim por diante.

Todo personagem que conhecemos em jogos e filmes passou por um processo de criação. Receberemos um briefing que simulará a relação com o cliente, e neste documento teremos a descrição do personagem a ser criado.

O personagem será aplicado em um jogo de videogame, e terá uma cabeça de cebola e habita um ambiente pós-apocalíptico. O personagem terá algumas ferramentas, como uma faca de cozinha e um escudo feito de colher. Por se tratar um jogo, precisaremos adicionar detalhes de movimento e características do corpo do personagem.

Elaboraremos inicialmente o esboço simplificado desse personagem, em seguida começaremos a pensar em sua silhueta. É importante que ele seja reconhecível de maneira rápida, portanto pensaremos em uma silhueta que valorize sua identidade.

A partir da silhueta, faremos vários estudos de roupas, acessórios, armas e assim por diante. Desenvolveremos uma série de opções para que posteriormente possamos selecionar as características que funcionam ou não.

Chegaremos em três versões que serão apresentadas ao cliente e receberemos um feedback.A partir disso chegaremos ao resultado final e trabalharemos com diferentes poses: de frente e de costas.

Feito isso, começaremos a lidar com o aspecto cromático, então definiremos as cores que serão utilizadas. Para encerrar, faremos algumas posições ativas.

Essa é a primeira etapa na criação de um personagem: seu conceito. Depois haverá um profissional que modelará essa figura, uma animação e todas as outras cadeias necessárias.

Estudo do briefing - Overview

Para realizarmos todo o desenvolvimento do personagem utilizaremos muitas referências. Nesta aula foi disponibilizado um arquivo que contém todas as imagens base que usaremos no projeto. Há também um passo a passso de como baixar o visualizador de imagens, além de todos os pincéis e outros recursos.

Neste arquivo, teremos referências gerais, poses, silhuetas, objetos e outros itens. Antes de pensarmos a fundo a construção do personagem e seguir bem as referências, faremos esboços rápidos com base no briefing enviando pelo cliente. O primeiro esboço não deve ser muito preciso, apenas soltaremos o traço para testar ideias.

rascunho cebola

Em seguida, faremos algumas versões de silhueta para compreendermos com mais precisão as estruturas do personagem e seus aspectos mais significantes.

silhueta

Definiremos uma versão que mais atende nossas necessidades e ressalta a identidade do personagem. Não há muita sobreposição de elementos, então conseguimos compreender os atributos gerais da figura.

melhor

A partir desse ponto começaremos a utilizar as referências que selecionamos, e então chegaremos a oito versões do personagem. Cada uma delas conterá um tipo diferente de roupa, equipamentos e armas.

roupinhas

Quando finalizarmos esse processo, selecionaremos quais elementos são os mais interessantes para chegarmos em três versões do personagem para apresentarmos ao cliente.

Poderemos já começar a trabalhar com a parte traseira do personagem e desenvolver aspectos mais precisos.

mochila

Terminada esta etapa, começaremos a definir possibilidades de cor e apresentar as opções para o cliente.

cores

Chegaremos a uma versão final, com algum efeito de luz, e apresentaremos também algumas posições de ação.

versão final

Esse será o conteúdo geral do curso!Vamos começar a produzir.

Estudo do briefing - Estudo do briefing e pesquisa por referências

Download do arquivo aqui

O primeiro passo é ler o briefing do projeto do personagem que deveremos criar e enteder quais são as ideias do cliente.

Personagem para jogo pós-apocalíptico de sobrevivência (ex. Fallout, The Last of Us). Um guerreiro com cabeça de cebola

-Ele tem apenas olhos e sobrancelhas no rosto

-A cebola em sua cabeça possui brotos.

-Algumas marcas de batalhas.

-Faquinha de serra como espada.

-Colher dobrada como escudo.

-Carrega itens na cintura.

-Tem uma mochila nas costas.

Nem sempre receberemos um briefing tão detalhado do cliente como é o caso, e então devemos fazer vários esboços para trilhar a ideia final.

Sabemos que o cenário é pós-apocalíptico, então modelaremos os itens de acordo com essa ideia: roupas rasgadas, itens improvisados, marcas de batalha.

As armas são itens de cozinha, portanto desenharemos um personagem pequeno, a referência de tamanho pode ser realmente uma cebola real.

O cliente já citou duas referências de games para entendermos o tom do jogo: Fallout e The Last of Us, mas devemos enriquecer mais nosso repertório.

Para coletar e armazenar referências existe um aplicativo muito interessante, chamado PureRef. É gratuito e bem útil para armazenamento de imagens.

Feito isso, buscaremos no Google imagens de cebola! Podemos simplesmente arrastar a imagem para a página de trabalho do PureRef que ela será armazenada automaticamente.

Já foram selecionadas algumas referências gerais para a criação do personagem, essas serão os motores iniciais.

referencias gerais

Depois, selecionamos referências tipicamente pós-apocalípticas de dos jogos citados pelo cliente e outros mais. Assim poderemos estudar os itens e objetos utilizados para a criação de personagens desse universo.

apocalipse

Buscaremos ainda referências de colheres, facas e mochilhas que algumas poses de personagens guerreiros que utilizam espada e escudo.

poses

Agora estamos prontos para fazer estudos rápidos no rascunho.

Sobre o curso Criação de personagem: trabalhando no concept de um personagem

O curso Criação de personagem: trabalhando no concept de um personagem possui 125 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ilustração Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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